Como lidar com a ferrugem nas folhas da macieira, como tratar e o que fazer

A macieira é a árvore preferida da maioria dos jardineiros, e tudo graças ao facto de a cultura ser fácil de cuidar e despretensiosa. A ampla gama de utilizações de frutas, folhas e flores na vida cotidiana aumenta ainda mais a popularidade das árvores frutíferas. As macieiras, como outras plantas, são suscetíveis a diversas doenças que surgem devido a alguns fatores negativos. Vale a pena considerar com mais detalhes os motivos do aparecimento de manchas marrons na folhagem e como lidar com a ferrugem nas folhas da macieira.


O que causa ferrugem

A principal razão para o aparecimento de manchas de ferrugem é a presença de fungos. Muitas vezes, as culturas frutíferas plantadas próximas a coníferas sofrem. À medida que crescem, é possível notar o aparecimento de protuberâncias em forma de estrela nas folhas das macieiras, sobre as quais se formam novos esporos, que na primavera serão carregados pelas rajadas de vento até as árvores do jardim. Após a infecção, a doença se espalha para folhas, brotos e frutos.

aparecimento de ferrugem

As regiões mais desfavorecidas em termos de ferrugem nas macieiras são as regiões Sul, Sudoeste e Sudeste da Ucrânia e a República da Crimeia.

O período de desenvolvimento ativo do fungo e como ele é perigoso para a macieira

A doença é de natureza fúngica e, depois que a árvore é danificada, interrompe a capacidade de fotossíntese das folhas. O rendimento é visivelmente reduzido devido a perturbações no metabolismo água-mineral. A árvore começa a murchar bem diante de nossos olhos. Primeiro, aparece uma camada enferrujada, depois aparecem manchas marrons e depois manchas marrons.

folhas de macieira

Danos adicionais são causados ​​​​aos rebentos jovens, dos quais já não é útil esperar uma colheita. Danos graves causam a morte de árvores jovens. Na maioria das vezes isso acontece no início do verão - de junho a julho.

Assim que a doença for identificada, ela deve ser tratada, caso contrário poderá perder todas as árvores frutíferas do jardim.As macieiras afetadas pela ferrugem morrem em poucos anos, período durante o qual o fungo se desenvolve cada vez mais.

de outra forma

Sinais de doenças nas árvores

Quaisquer manchas na folhagem, ou se as folhas estiverem enroladas, é um sinal para o jardineiro. A ferrugem torna-se perceptível a partir do momento em que as folhas florescem. Atenção especial deve ser dada às plantas nos últimos meses da primavera.

Inicialmente aparecem nas folhas pontos redondos de diferentes tamanhos, de coloração verde-amarela ou verde-clara-branca. Gradualmente aumentam de tamanho, a cor muda para vermelho brilhante e, posteriormente, a folhagem torna-se fortemente enrolada. Os esporos parasitas começam a sugar a umidade das partes vegetativas da árvore. Se a doença for iniciada, ela começa a afetar a casca e os brotos.

sinal para o jardineiro

Ao primeiro aparecimento da ferrugem é necessário iniciar o tratamento para evitar a propagação da infecção pelo jardim e proteger os futuros frutos.

Fungicidas sistêmicos para controlar infecções fúngicas

Para se livrar da ferrugem, os agentes fungicidas são mais frequentemente usados ​​como medidas de controle. Eles são mais usados ​​para identificar a doença. Os medicamentos mais eficazes são aqueles classificados como de contato ou de contato sistêmico.

infecção fúngica

Nomeadamente:

  • "Estroboscópio";
  • "Topázio";
  • "Vectra";
  • "Zineba";
  • “Polimento.”

Todos os produtos têm aproximadamente o mesmo efeito, visando destruir a colônia do fungo. São derrotados os esporos que, graças às partículas ativas do medicamento, não serão mais capazes de gerar fungos.

colônia de fungos

Você pode tratar usando vários meios alternados, o que evitará que o parasita se acostume com os produtos químicos. O fungo se adapta perfeitamente a agentes fungicidas.Isto acontece de forma muito simples: ele espera os efeitos adversos na forma de esporos e então a doença começa a se desenvolver de forma muito mais ativa.

As preparações universais incluem fungicidas sistêmicos, graças aos quais, se usados ​​corretamente, você pode curar completamente o jardim de folhas vermelhas e doenças.

Quanto às dosagens, os medicamentos são diluídos em um balde com água nas seguintes quantidades:

se acostumar com produtos químicos

  • "Strobe" - 2 gramas;
  • “Topázio” - 2 mililitros;
  • "Vectra" - 2 gramas;
  • "Polyram" - 2 gramas.

Todos os produtos acima são diluídos na mesma quantidade e, portanto, é difícil cometer erros no preparo de uma solução medicinal. Mas “Tsenebu” é adicionado à água na quantidade de 40 gramas.

 a mesma quantidade

Vale a pena saber: se as culturas hortícolas foram tratadas contra sarna, não há necessidade de pulverizar adicionalmente as árvores contra a ferrugem. O remédio escolhido terá efeito sobre ambos os patógenos.

"Topázio"

O produto é um poderoso medicamento antifúngico. Forma de liberação: líquido ou pó. Uma árvore requer 2 litros por 10 metros quadrados. O tratamento é realizado várias vezes com intervalo de 14 dias entre elas.

Recomenda-se pulverizar árvores em clima seco e sem vento. Se chover algumas horas após a utilização do produto, não é realizado o novo tratamento, este tempo será suficiente para a absorção do produto.

pulverizar adicionalmente

"Estroboscópio"

O medicamento possui algumas vantagens que permitem a utilização do produto na hora da formação da flor. O fungicida não é perigoso para as abelhas.

O processamento pode ser realizado em baixas temperaturas e alta umidade. O produto é eficaz contra diversas doenças fúngicas, sendo especialmente eficaz no combate à ferrugem.

formação de flores

"Vectra"

O ingrediente ativo desta droga poderosa é chamado bromuconazol. Para uma árvore jovem bastam dois litros de produto diluído. Macieiras frutíferas adultas são pulverizadas com uma solução de 10-15 litros.

O produto em spray pode ser usado no máximo 3 vezes e não deve ser misturado com outras preparações.

chamado bromuconazol

Medicamentos contendo cobre para o tratamento de doenças

O fungo da ferrugem é atacado com sucesso pela calda bordalesa, considerada um dos métodos mais conhecidos de tratamento da doença. Uma solução funcional de 1% é usada.

O jardim é cultivado pela primeira vez na primavera, quando o clima fica mais ou menos quente. Em climas quentes é terminantemente proibido o uso do produto devido ao risco de queimaduras nas árvores.

Existem também medicamentos que podem combater a ferrugem nas macieiras.

tratamento da doença

"Bordéus Azul"

Substitui perfeitamente a calda bordalesa e está disponível na forma granulada. O produto se dissolve facilmente em água. A vantagem é que a solução é adequada para uso em condições climáticas adversas.

"Blue Bordeaux" destrói colônias patogênicas junto com esporos. A ferramenta é o contato.

colônias patogênicas

"Pico Abiga"

A substância principal é o cobre. A droga também pertence ao grupo de substâncias de contato. O produto deve ser aplicado nas áreas afetadas da árvore. A droga não penetra nas camadas internas da madeira.

Você precisa saber que o uso do “Abiga Peak” só é possível em tempo seco. Para obter uma solução de trabalho, é necessário diluir 50 gramas do medicamento em um balde com água.

grupo de substâncias

"Kuproxat"

Consiste em nitrogênio e acetato de cobre. Se você preparar uma solução a 0,25%, ela neutralizará todos os esporos de fungos.

O produto é adequado para rega de raízes. A vantagem do produto é que ele destrói a ferrugem e satura o solo com componentes úteis.

destrói a ferrugem

"Campeão"

Pode ser usado tanto como agente preventivo quanto terapêutico. As folhas são cobertas por uma camada protetora e, portanto, o fungo não consegue infectar e se espalhar pela macieira.

Ao combater a ferrugem, criam-se condições completamente inadequadas para o fungo, mas a destruição completa não pode ser alcançada. Um balde de água requer 60 gramas. O produto é contraindicado para uso em climas quentes.

remédio

Medicamentos contendo enxofre

O próximo grupo de medicamentos contra manchas vermelhas nas folhas e deterioração dos frutos são os medicamentos que contêm enxofre.

Enxofre coloidal

O enxofre coloidal na forma de solução é recomendado pelos jardineiros como um dos meios populares de combate à ferrugem. Para prepará-lo são necessários 5 litros de água e 40 gramas de enxofre em pó.

O maior efeito ocorre se o produto entrar em contato com a cultura afetada. É importante lembrar que o enxofre coloidal não é usado quando as árvores florescem.

Medicamentos contendo enxofre

"Cúmulos"

O principal componente é o enxofre. Forma de liberação conveniente, dissolve-se rápida e facilmente em água. Não cria poeira.

Produtos biológicos básicos

Os preparados biológicos contra manchas de ferrugem e doenças das macieiras diferem de outros remédios porque melhoram o sistema imunológico das fruteiras e aumentam a resistência a doenças fúngicas. Nenhuma consequência negativa foi encontrada durante o uso.

Componente principal

Os produtos não são perigosos para:

  • de pessoas;
  • flora;
  • insetos;
  • animais de estimação.

Na utilização de produtos biológicos, a colheita é totalmente segura para adultos e crianças.

completamente seguro

"Planriz"

Caso ocorra ferrugem marrom, é aconselhável utilizar este produto. O medicamento na quantidade de 50 ml é adicionado a 10 litros de água. O "Planriz" combate eficazmente os fungos e estimula o crescimento das árvores jovens.

árvores jovens

"Tricodermina"

É um produto muito comum com uma ampla gama de efeitos, inclusive no combate à ferrugem. Você pode preparar uma solução de trabalho da seguinte forma: 100 ml do produto devem ser diluídos em 10 litros de água.

O primeiro tratamento é realizado após a abertura dos botões e, a seguir, duas vezes por mês durante toda a temporada. Quando as macieiras começam a florescer, o produto não é utilizado.

espectro de influência

"Fitosporina M"

Um produto com um grande número de críticas positivas de jardineiros. As árvores podem ser tratadas durante toda a estação de crescimento. Para obter uma solução, é necessário diluir 15 ml do produto em água - 10 litros.

É possível processar não só árvores, mas também culturas de difícil armazenamento.

número de positivo

"Fitologista"

Provou ser um meio bem-sucedido de combate a fungos. Para preparar uma solução de trabalho, é necessário diluir 30 gramas do produto em 10 litros de água. As árvores frutíferas são processadas a cada 14 dias durante a estação de crescimento.

Você pode começar a pulverizar a partir do momento em que os botões começarem a florescer. Pare de usar o produto antes de colher maçãs.

estação de crescimento

Misturas de tanque

Agora fica claro como usar medicamentos biológicos, se desejar, você pode criar uma combinação de vários medicamentos ao mesmo tempo. O uso de misturas em tanque é um método muito eficaz de combate a fungos.

É muito simples de preparar, para 10 litros de água você precisa levar:

  • 50 ml de "Planriza";
  • 50 ml de "Ecoberina";
  • 100 ml “Tricodermina”;
  • 100 ml de "Gaupsin";
  • 30 gramas de “Phytodoctor”.

Se as árvores já estiverem afetadas pelo fungo, a cultura deve ser tratada até 3 vezes por mês, desde a abertura dos botões até a colheita.

vários meios

Tecnologia e tempo de processamento

Se as folhas das macieiras estiverem cobertas de ferrugem, você poderá combater a infecção da seguinte maneira:

  1. No primeiro dia, assim que aparecerem os brotos doentes, eles devem ser cortados 7 cm abaixo da área afetada. Destruição obrigatória da fonte de propagação da doença, por exemplo, zimbro doente. O círculo do tronco da árvore é limpo, o solo é tratado com sulfato de cobre em forma de solução.
  2. No segundo dia, pulverize as macieiras com uma solução fungicida. A escolha do medicamento depende da época de cultivo. Juniper também precisa ser tratado com o mesmo produto.
  3. No quarto dia, utiliza-se monofosfato de potássio para alimentação foliar de macieiras. Usando humato de potássio para irrigação.
  4. No sétimo dia, trate as árvores frutíferas e o zimbro com o mesmo fungicida selecionado anteriormente.
  5. No décimo quarto dia, a soda cáustica é usada para tratar macieiras.
  6. No trigésimo dia, é selecionado um novo agente fungicida contra o fungo.
  7. No trigésimo sétimo dia - outro tratamento fungicida.
  8. No quadragésimo dia, o monofosfato de potássio é utilizado na alimentação foliar das macieiras.

precisa ser aparado

Após a colheita, as macieiras passam por podas sanitárias, são retirados os brotos do tronco ou das raízes. É necessário clarear o tronco e as partes inferiores dos ramos do esqueleto. “Fitolavin” é usado para tratar o tronco da árvore e também é usada cobertura morta.

Início da próxima temporada - o sulfato de cobre é usado para pulverizar as árvores quando os botões começam a florescer. O zimbro também precisa ser tratado.
Antes do início da floração, as macieiras são tratadas com uma mistura em tanque.

fosfato monopotássico

Medidas preventivas para prevenir a infecção

Qualquer doença pode ser superada se o tratamento for iniciado em tempo hábil.Medidas de proteção podem ajudar a prevenir a propagação da infecção. Esta prática chama-se prevenção: graças a medidas oportunas, as árvores do jardim podem ser salvas.

Para evitar a formação de fungos, você deve:

prevenção de infecções

  • limpeza do jardim - após a colheita, recomenda-se retirar o máximo possível os restos vegetais;
  • cumprimento das medidas agrotécnicas (processamento oportuno, fertilização, rega adequada);
  • uso de fungicidas para processamento de macieira;
  • plantio de variedades resistentes a doenças fúngicas.

Se você inspecionar prontamente as plantações de frutas para identificar árvores doentes e iniciar o tratamento a tempo, as perdas poderão ser evitadas. Qualquer doença é sempre mais fácil de prevenir do que curar.

rega adequada

Por que o zimbro é perigoso para um pomar de maçãs?

Poucos jardineiros sabem do perigo que os arbustos de zimbro representam para as macieiras. É neles que surgem e persistem os patógenos da ferrugem. Os esporos desse fungo são transportados pelo vento ou nas patas de um inseto até as macieiras. No inverno, a ferrugem é encontrada nas agulhas do zimbro e na primavera ela ganha vida e ataca novamente a macieira.

Para interromper esse processo e não ficar não só sem colheita, mas também sem toda a horta, deve-se livrar-se do zimbro ou transplantá-lo das macieiras distantes. Os rebentos jovens são especialmente suscetíveis à influência do fungo.

arbustos de zimbro

Se você não quiser replantar coníferas, você deve inspecioná-las quanto à presença de patógenos. São caracterizados pela presença de uma cor marrom-enferrujada nas agulhas. Neste caso, você deve combater a doença.

Por esta:

presença de patógenos

  • aparar coníferas;
  • cave profundamente o solo e despeje água fervente sobre ele;
  • tratar com fungicidas;
  • borrife árvores e solo toda primavera;
  • Faça cuidados regulares com o zimbro.

No entanto, mesmo apesar da destruição completa dos arbustos coníferos, a ferrugem pode permanecer. Seus esporos podem percorrer distâncias superiores a 50 km. A melhor saída é cuidar das árvores em tempo hábil.

arbustos coníferos

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim