Quase nenhum jardim pode viver sem macieiras. As frutas, ricas em vitaminas e microelementos necessários ao ser humano, são apreciadas por adultos e crianças. Lindos, cobertos de flores brancas como a neve ou curvados sob o peso da colheita, os galhos das árvores são motivo de orgulho para o jardineiro. Portanto, é especialmente ofensivo se aparecerem teias de aranha nas macieiras, pois elas são afetadas por doenças e pragas.
- Fonte de teias de aranha e sinais de danos à macieira
- Mariposa da maçã
- Mariposa de inverno
- mariposa cigana
- Bicho-da-seda anelado
- Absinto de maçã
- Ácaro aranha
- Pulgão-aranha
- Como tratar um pomar de maçãs contra teias de aranha
- Remédios populares
- Produtos químicos
- Bitoxibacilina
- Bicol
- Endobacterina
- Pulverização com preparações biológicas
- Método mecânico de combate à traça da maçã
- Técnicas agrotécnicas
- Momento do tratamento
- Antes que os botões se abram
- Após a brotação
- Durante a floração
- Durante a frutificação
- Processamento final
- Prevenção da ocorrência de pragas
Fonte de teias de aranha e sinais de danos à macieira
Se aparecerem teias de aranha nas macieiras, é sinal de que as árvores foram atacadas por pragas. Na maioria das vezes, são diferentes tipos de lagartas. Se for detectado algum problema, é necessário tratar imediatamente a macieira, caso contrário poderá ficar não só sem colheita, mas também perder a árvore frutífera. Quais insetos podem causar o aparecimento de teias de aranha em uma macieira e como combatê-las, isso será discutido.
Mariposa da maçã
Esta praga das árvores frutíferas é conhecida pelos jardineiros como mariposa arminho. As lagartas são perigosas para as macieiras. Sua capacidade de se proteger da geada com escudos permite que os insetos sobrevivam ao frio e, quando as temperaturas estão acima de zero, as pragas se tornam mais ativas. As lagartas alimentam-se intensamente de vegetação durante quase um mês e meio, as folhas roídas enrolam-se e secam. E então a praga se transforma em um ninho formado por teias de aranha.
Depois de algumas semanas, uma pequena borboleta branco-prateada aparece e põe várias dezenas de ovos cobertos por um escudo protetor. A borboleta cria uma ninhada na casca dos galhos das árvores jovens.
Se a macieira não for tratada em tempo hábil, a praga pode destruir uma muda jovem e até mesmo uma árvore adulta. Privadas de folhagem, emaranhadas em teias de aranha, as macieiras produzem uma visão deprimente e muitas vezes não toleram invernos gelados.
Mariposa de inverno
Uma borboleta marrom-acinzentada com asas subdesenvolvidas que não consegue voar é uma mariposa fêmea do inverno.O inseto nocivo destrói até metade das folhas da árvore e afeta árvores frutíferas (peras, macieiras) e a maioria das outras árvores decíduas.
Os machos desta praga são de cor cinza claro, com bordas arredondadas nas asas. Borboletas desta espécie aparecem no jardim quando o calor do verão diminui. Eles podem botar ovos até meados de dezembro. Eles não têm medo de temperaturas até -15 °C. Esses insetos são ativos à tarde e à noite. A fêmea põe ovos sob a casca das árvores, nos galhos, na base dos botões.
As lagartas verdes-amareladas emergentes com uma faixa escura nas costas destroem muito rapidamente os botões tenros e as folhas verdes frescas. As lagartas ficam ativas por um mês, depois descem pela teia tecida nas folhas, transformam-se em pupas, subindo no subsolo na área do tronco da árvore e aguardam o outono.
mariposa cigana
As borboletas pertencem à família das mariposas. As fêmeas se distinguem por um abdômen cilíndrico espesso e asas brancas. Os machos têm asas marrom-claras com padrões escuros e abdômen fino. Os indivíduos são ativos à noite. Os machos fertilizam as fêmeas sentadas na casca das árvores, que depositam um grande número de ovos na casca. Pode haver até 1000 deles em uma embreagem.
Na primavera, as lagartas emergem dos ovos, cujas grandes cerdas permitem que sejam transportadas por distâncias consideráveis por rajadas de vento. A pequena lagarta é amarela, o adulto é escuro, quase preto. A mariposa cigana destrói os botões, folhas e flores da planta. O período de desenvolvimento das lagartas leva de 30 a 50 dias, durante os quais elas destroem árvores decíduas em uma ampla área e depois transformam-se em pupas.
Bicho-da-seda anelado
As borboletas desta espécie também são chamadas de mariposas casulo aneladas. As fêmeas são muito maiores que os machos.Todos os indivíduos são coloridos em tons de marrom, dependendo da região de distribuição, podem ser claros ou escuros.
Para botar ovos, a borboleta prefere galhos jovens e finos, organizando os ovos em um anel uniforme.
As lagartas são grandes, com até 5,5 centímetros de comprimento, com listras e cerdas multicoloridas brilhantes (brancas, azuis, laranja) características dos bichos-da-seda. Aparecem durante o período de inchaço dos botões, destroem-nos e às folhas jovens, formando enormes aglomerados de teias de aranha.
Absinto de maçã
O nome psilídeo que esse inseto possui se deve ao pequeno tamanho da praga. É de cor esverdeada, com asas transparentes e cerca de 3 milímetros de comprimento. No final da temporada de verão, os indivíduos ficam mais escuros. O inseto põe ovos nas dobras da casca, na base dos botões. Na primavera emergem larvas que, à medida que crescem, são capazes de destruir todas as partes da macieira (botões, verduras e até cascas jovens).
Ácaro aranha
Um pequeno inseto artrópode da família dos aracnídeos. Os indivíduos têm até 1 milímetro, são transparentes, de cor esverdeada, tornando-se vermelhos ou marrons com o passar do tempo. As pragas se alimentam da seiva das plantas. Eles se reproduzem especialmente ativamente em climas quentes e secos. Essas pragas são capazes de atacar árvores de diferentes espécies. Quando os ácaros se espalham pelo jardim e o clima é favorável para eles, todas as árvores e arbustos ficam cobertos de teias de aranha.
Pulgão-aranha
Esta praga aparece junto com o ácaro. Os pulgões atacam rapidamente as partes jovens e suculentas da macieira. Também se alimenta da seiva das plantas: as folhas afetadas pela praga primeiro incham, mudam de cor e depois secam.
Como tratar um pomar de maçãs contra teias de aranha
Respondendo à pergunta sobre o que fazer se aparecerem teias de aranha nos galhos das macieiras, deve-se notar que existem muitas maneiras eficazes de combater as teias de aranha no jardim. São remédios populares usados nos estágios iniciais da infecção e inseticidas industriais complexos que ajudam a derrotar as pragas em caso de danos graves ao jardim. É claro que cada jardineiro decide por si mesmo como lidar com o flagelo.
Remédios populares
Os remédios populares envolvem o uso de decocções de ervas medicinais (celidônia, mil-folhas, dente-de-leão, tanásia) para pulverizar árvores frutíferas.
Importante: esses produtos podem ser usados a cada 4 semanas, o principal é alterná-los, pois as pragas se acostumam rapidamente.
Além disso, as plantações são pulverizadas com infusão de trepada ou casca de cebola. Efetivamente, para combater as lagartas, use uma mistura de cinza de madeira e sabão em pó.
Produtos químicos
Ao escolher como tratar macieiras contra pragas, você deve preferir agentes complexos que sejam eficazes contra a maioria dos insetos. Por exemplo: Fufanon, Karbofos, Tanrek, Fitoverm. Hoje surgiram preparações biológicas que protegem contra pragas, são seguras e eficazes em uso.
Bitoxibacilina
A droga é inofensiva para pessoas e insetos, mas destrói a maioria das pragas de jardim (adultos e larvas). Use estritamente de acordo com as instruções.
Bicol
O produto biológico, classificado como produto fitofarmacêutico bacteriológico, é eficaz contra um grande número de pragas de jardim (cerca de 80) e é seguro para o homem.
Endobacterina
Um produto eficaz adequado para controlar a maioria dos tipos de lagartas e outras pragas de árvores de jardim. Mais eficaz em condições de clima quente.Para lagartas e borboletas, são realizados 2 tratamentos com intervalo de 7 a 10 dias.
Pulverização com preparações biológicas
Produzido em clima quente e seco, estritamente de acordo com as instruções do fabricante. Para evitar uma reação alérgica, você deve usar óculos de segurança, luvas e proteção respiratória.
Método mecânico de combate à traça da maçã
Métodos de controle mecânico traça da maçã incluem arranjo:
- casas de pássaros que destroem pragas de jardim;
- armadilhas de feromônios que atraem os machos, impedindo-os de fertilizar as fêmeas;
- pegando cintos.
Algumas espécies de vespas destroem as lagartas da mariposa-maçã colocando seus ovos nelas.
Técnicas agrotécnicas
Eles incluem a eliminação oportuna de ervas daninhas, a escavação do círculo radicular das macieiras, a caiação dos troncos e, se necessário, o tratamento das árvores com verniz de jardim. A poda oportuna das árvores também ajuda a reduzir a probabilidade de propagação de pragas.
Momento do tratamento
Para proteger as macieiras da invasão de lagartas, as árvores são tratadas várias vezes por temporada..
Antes que os botões se abram
O primeiro tratamento é realizado na primavera, quando chega o tempo seco e as temperaturas superiores a +10-15 °C. As árvores são tratadas com preparações à escolha do jardineiro. Este efeito permite destruir as larvas das lagartas que se alimentam dos botões jovens.
Após a brotação
Após a abertura dos botões, é realizado um segundo tratamento. Você pode pulverizar as árvores com calda bordalesa ou sulfato de cobre.
Durante a floração
É melhor não tratar as árvores com inseticidas durante a floração. Durante este período, recomenda-se coletar teias de aranha manualmente.
Durante a frutificação
Se necessário, o tratamento é realizado com preparados biológicos pelo menos três semanas antes da colheita. Durante este tempo, as substâncias tornam-se inofensivas.
Processamento final
É realizada no outono, depois que as árvores perdem as folhas. As árvores são processadas em clima seco e calmo, a +8-10 °C. Para o processamento utiliza-se a calda bordalesa, fácil de adquirir em uma loja de jardinagem. As árvores são tratadas sem poupar a solução de trabalho. Eles também derramam terra ao redor da macieira para destruir as pupas.
Prevenção da ocorrência de pragas
Na primavera, antes que os botões se abram, você deve inspecionar cuidadosamente as árvores. As larvas, quando detectadas, são raspadas manualmente. Você deve desenterrar as macieiras e branquear não só o tronco, mas também os galhos mais baixos. Se aparecerem teias de aranha nos galhos, elas precisam ser coletadas e queimadas.
Durante a temporada primavera-verão, você deve inspecionar cuidadosamente as árvores frutíferas. Quando uma teia é detectada, ela é imediatamente removida e queimada. Além de todos os métodos indicados, as lagartas são derrubadas com jatos de água na rega ou sacudidas sobre um pano ou polietileno espalhado sob uma árvore e depois queimadas.
Com muita atenção ao seu próprio jardim, processamento oportuno e aplicação de um conjunto de medidas de controle de pragas, a probabilidade de as macieiras serem seriamente danificadas por lagartas e outros insetos é muito pequena. Em resposta aos seus cuidados, as plantas responderão com uma colheita invejável.