Livrar-se do mato de uma área não é uma tarefa fácil. As ervas daninhas prejudicam a aparência das plantações cultivadas e interferem no crescimento normal das plantas. A capina manual é um processo trabalhoso, que exige muito esforço e tempo e também não dá resultados duradouros. Os herbicidas são meios modernos de proteção química contra a vegetação indesejada. Consideremos o espectro de ação dos preparados tecnologicamente avançados e as instruções de uso.
- Por que os herbicidas são necessários?
- Que tipos de herbicidas existem por tipo de ação?
- Ação contínua
- Ação seletiva
- Como diluir fundos
- Como usar drogas
- Método de pulverização
- Prazos para depósito
- Danos aos humanos
- Os melhores herbicidas para ervas daninhas
- "Agromatador"
- "Antiburyano"
- "Antipirei"
- "Arsenal"
- "Deimos"
- "Zenkor"
- "Lápis lazúli"
- "Lontrel"
- "Miura"
- "Arredondar para cima"
- "Tornado"
- "Tornado BAU"
- "Furacão"
- "Hacker"
- "Chistopol"
- "Chistogríade"
- "Polvo extra"
- "Corsário"
- Dr. Klaus
- "Rápido"
- "Prisance"
- Seleção de herbicidas para diferentes plantas
- Para o alho
- Para framboesas
- Para gramados
- Para morangos
- Para o arco
- Para abobrinha
- Para trigo
- Para abóbora
- Para melão
- Para cenouras
- Para beterraba
Por que os herbicidas são necessários?
As ervas daninhas esgotam o solo, retiram nutrientes das plantas varietais, são fonte de doenças e absorventes de fertilizantes orgânicos. O nível de custos trabalhistas pode ser reduzido usando meios modernos - herbicidas.
Benefícios do uso de herbicidas:
- Destruição de ervas daninhas, evitando a propagação de ervas daninhas para dachas vizinhas.
- Efeito rápido, sistêmico e duradouro.
- Não há necessidade de capina mecânica frequente do solo.
- Controle de plantas anuais e perenes, incluindo árvores.
A remoção manual de ervas daninhas muitas vezes causa danos aos caules e folhas das plantas cultivadas, e a parte subterrânea da raiz sofre. Os herbicidas são pulverizados sob a raiz da erva daninha durante o período de pré-emergência ou pós-emergência das plantas cultivadas, a planta varietal não sofre estresse mecânico.
Que tipos de herbicidas existem por tipo de ação?
Preparações químicas - os herbicidas diferem em seu espectro de ação, composição química e método de ação nas plantas. A classificação dos medicamentos é extensa.
Ação contínua
Um herbicida com mecanismo de ação contínuo (geral) destrói e limpa a área de todos os tipos de plantas. As drogas vêm em espectro amplo e estreito.Esses produtos são usados para preparar terrenos para campos esportivos, gramados e para limpar estradas e canais de irrigação.
Ação seletiva
Drogas de ação seletiva são utilizadas na agricultura. Esses herbicidas são chamados de seletivos; afetam apenas certas espécies e famílias de ervas daninhas.
Como diluir fundos
Na maioria dos casos, os herbicidas estão disponíveis na forma de concentrados e devem ser diluídos em água. É melhor usar água da chuva macia. Jardineiros experientes adicionam um pouco de sulfato de amônio à mistura resultante para melhor absorção da substância principal.
Antes de preparar a mistura de trabalho, é importante ler as instruções. É necessário seguir as precauções de segurança e observar a dosagem.
Como usar drogas
As instruções indicam todas as características e métodos de utilização do herbicida, destacando as etapas de preparo da mistura de trabalho. Recomenda-se que a pulverização seja realizada em clima calmo, sem precipitações.
Evite o contato da substância ativa com áreas expostas do corpo, cabelos e roupas. A solução deve ser usada com cautela. Certifique-se de se familiarizar com a classe de toxicidade do herbicida utilizado.
Método de pulverização
A solução preparada deve ser utilizada imediatamente após a mistura, independentemente de o tratamento ser para ervas daninhas anuais ou perenes. Quando diluídos, os herbicidas começam a perder eficácia após 2 horas. O medicamento é tóxico, a pulverização é feita com respirador e luvas.
Muitas vezes as instruções indicam os tipos de pulverizadores recomendados e uma lista de equipamentos necessários para a pulverização, bem como a técnica de utilização do produto. O método de pulverização pode ser terra ou contato.
Prazos para depósito
O período de aplicação é determinado pela época de crescimento das ervas daninhas e das plantas cultivadas e pelas recomendações de uso do agrotóxico.
Normalmente, o uso de um herbicida é realizado antes da semeadura ou plantio de gramíneas varietais - uma forma popular de matar ervas daninhas antes de semear gramíneas cultivadas, em particular grama. A pulverização é frequentemente realizada quando as ervas daninhas atingem uma altura superior a 3 centímetros ou imediatamente após a colheita.
Danos aos humanos
Importante! Ao usar herbicidas, é necessário usar luvas, roupa de proteção, lenço na cabeça e respirador..
Herbicidas são pesticidas pertencentes a várias classes de perigo para humanos e animais de sangue quente. A química é prejudicial aos humanos em qualquer caso. Certifique-se de ler as precauções de segurança para usar o produto que você escolher. Após o tratamento, recomenda-se sair da área e parar de trabalhar por pelo menos 24 horas. Os herbicidas não seletivos seguros para humanos começam com a classe de perigo 3 de acordo com a classificação.
Os melhores herbicidas para ervas daninhas
A moderna indústria química oferece herbicidas nacionais e estrangeiros com diferentes tipos de ação sobre ervas daninhas. Vejamos os mais populares e os melhores deles.
"Agromatador"
Pesticida sistêmico de ação contínua. O principal ingrediente ativo é o sal de isopropilamina. A droga é altamente tóxica e não é recomendada para uso em jardins e hortas onde crescem frutas e vegetais cultivados para alimentação. "Agrokiller" é perigoso para abelhas e humanos.
Penetra nas plantas através da parte verde do solo. Inibe o processo de fotossíntese e interrompe a síntese de aminoácidos. Após o uso, não é necessário novo tratamento, o medicamento é altamente eficaz.
"Antiburyano"
Herbicida sistêmico de ação contínua. Adequado para a destruição de gramíneas anuais e perenes no local. Mata mais de 300 espécies de ervas daninhas. O "Antiburyan" não se acumula no solo e não afeta as plantas seguintes na rotação de culturas.
O ingrediente ativo é o sal de isopropilamina. Disponível na forma de emulsão concentrada.
"Antipirei"
Pesticidas sistêmicos com ação pós-emergência. Recomendado para uso no plantio de hortaliças, colza e batata. O principal ingrediente ativo é o chisalofop-P-tefuril. Ao atingir as folhas das ervas daninhas, atrapalha o metabolismo lipídico, o resultado do tratamento é perceptível já no terceiro dia.
"Arsenal"
Herbicida de ação contínua, cujo principal princípio ativo é o imazapir. Disponível na forma de concentrado solúvel em água. Adequado para combater a porca. Eficiência 90%, não lavada pela chuva. O veneno é absorvido pelas ervas daninhas através das folhas e do sistema radicular simultaneamente. Pertence à 2ª classe de perigo para o homem, perigoso para as abelhas e habitantes de corpos d'água.
"Deimos"
Pesticida sistêmico de produção nacional. Penetra nas ervas daninhas através das folhas e do sistema radicular simultaneamente, garantindo a destruição do cardo. O uso de "Deimos" é proibido em plantações de hortaliças. "Deimos" é classificado como classe de perigo 3 para humanos.
"Zenkor"
Para controle de ervas daninhas em plantações de batata e o tomate, valorizado pela sua capacidade de controlar rapidamente as ervas daninhas. O ingrediente ativo é a metribuzina. Penetra nas plantas através das folhas e do sistema radicular. O tratamento pode ser realizado antes ou depois da germinação. Não é tóxico para as abelhas, possui pequenas restrições para uso em áreas próximas a corpos d'água.
"Lápis lazúli"
Um pesticida seletivo que é efetivamente utilizado nas plantações de tomate e batata. Penetra nas plantas através das folhas e do sistema radicular. Distingue-se pelo preço acessível e alta eficácia no controle de ervas daninhas. O ingrediente ativo é a metribuzina. O período de proteção é de até 60 dias.
"Lontrel"
Medicamento de ação seletiva para destruição de ervas daninhas de difícil remoção. A substância ativa é o clopiralide. Afeta as ervas daninhas através das folhas e penetra rapidamente no sistema radicular. Não causa resistência. Seguro para humanos, abelhas, animais de sangue quente e microorganismos aquáticos.
"Miura"
Agente seletivo, a substância ativa é o chisalofop-P-etil. Disponível na forma de emulsão concentrada. Usado para controlar ervas daninhas em hortaliças. Apresenta baixo índice de consumo sem perda de eficiência. Tem um efeito duradouro e é seguro para humanos.
"Arredondar para cima"
Herbicida sistêmico de ação contínua. A substância ativa é o glifosato. Penetra nas ervas daninhas através das folhas e atinge rapidamente o sistema radicular. Bloqueia processos metabólicos na planta. Utilizado em jardins e pomares. Eficaz contra porcas, árvores e arbustos. Seguro para humanos.
"Tornado"
Químico de ação completa. O ingrediente ativo é o sal de isopropilamina. É um dos herbicidas mais seguros. Conveniente de usar, o processamento pode ser realizado a qualquer momento e em diferentes temperaturas. Seguro na rotação de culturas. Não é tóxico para abelhas, humanos, pequenos animais e habitantes aquáticos.
"Tornado BAU"
Medicamento de ação contínua, substância ativa - glifosato. Penetra nas ervas daninhas através das folhas. O medicamento é seguro para humanos e animais e, quando usado corretamente, aumenta a germinação das lavouras.Disponível na forma de solução aquosa.
"Furacão"
Pesticida sistêmico de ação contínua. A substância ativa é o glifosato. Recomendado para uso em parcelas pessoais. A pulverização é realizada antes do surgimento das culturas. Não é perigoso para abelhas e humanos, é perigoso para os habitantes dos corpos d'água. A qualidade do processamento não é afetada pela temperatura ambiente.
"Hacker"
Pesticida sistêmico pós-emergência com ação seletiva. A substância ativa é o clopiralide. “Hacker” é capaz de destruir ervas daninhas difíceis de remover, em particular cardo. Usado para limpar o solo sob o gramado. Não é tóxico para abelhas, humanos, pequenos animais e habitantes aquáticos. Seguro na rotação de culturas.
"Chistopol"
Herbicida sistêmico de ação contínua. O ingrediente ativo é o sal de isopropilamina. Disponível na forma de solução aquosa. O tratamento é realizado na faixa de temperatura de +12 0De a +30 0C. Pertence à 3ª classe de perigo para o homem. "Chistopol" é seguro para as abelhas.
"Chistogríade"
Pesticida sistêmico de ação contínua. A substância ativa é o glifosato. “Chistogryad” refere-se a dessecantes, produtos químicos que podem desidratar as plantas. Adequado para limpeza de áreas de semeadura de grama. Lavado pela chuva. Pertence à 3ª classe de perigo para o ser humano.
"Polvo extra"
Medicamento sistêmico de ação contínua. A substância ativa é o glifosato. Disponível na forma de sal. O pesticida só pode ser usado antes do plantio de plantas cultivadas. Penetra nas plantas através das folhas, depois atinge o sistema radicular e bloqueia todos os processos metabólicos, a erva daninha morre. Pertence à classe de perigo 3.
"Corsário"
Ação seletiva, substância ativa - bentazona. Disponível na forma de concentrado solúvel em água. O tratamento é realizado após a germinação.Pode ser usado com subsemeadura de trevo e alfafa.
Dr. Klaus
Agente de ação seletiva ou contínua, a substância ativa é o glifosato, eficaz contra porca, dente-de-leão e bardana. Usado em caminhos de jardim. Adequado para limpeza de áreas de semeadura de grama.
"Rápido"
Medicamento sistêmico de ação seletiva, cuja substância ativa é o glifosato. Disponível na forma de solução aquosa. Não é perigoso para abelhas e humanos, pertence à 3ª classe de toxicidade. Eficaz contra grama de trigo e cardo. É utilizado em plantações de hortaliças, para limpeza de caminhos de jardins e áreas ao longo de cercas.
"Prisance"
Preparação pós-emergência sistêmica de dois componentes com espectro de ação seletivo, cuja substância ativa é o éter etilhexílico. Moderadamente perigoso para os humanos, pouco perigoso para as abelhas. Disponível na forma de emulsão.
Seleção de herbicidas para diferentes plantas
Para destruir completamente as ervas daninhas e melhorar a qualidade do tratamento, é importante estudar as instruções do medicamento e determinar para quais variedades o herbicida é adequado. É necessário determinar a taxa ideal de consumo. Se for planejado o consumo de plantas varietais, deve-se dar preferência a herbicidas seletivos seguros.
Para o alho
Na hora de usar é importante observar a dosagem e criar as condições necessárias para o processamento. Para plantações de alho é recomendado usar:
- "Totril";
- "Pisar";
- "Meta";
- "Furacão Forte"
Se as normas para pesticidas forem rigorosamente observadas, os componentes nocivos não se acumulam nos frutos das plantas cultivadas.
Para framboesas
Você pode aumentar o rendimento da framboesa e livrar as ervas daninhas das plantações de frutas perfumadas usando herbicidas. Para limpar plantações de framboesa você pode usar:
- "Antipiray";
- "Mostak";
- "Mortal."
Os preparados são aplicados nas entrelinhas, antes do início do período vegetativo e da colheita dos frutos. Basta realizar um tratamento por temporada.
Para gramados
Para limpar o solo sob o gramado, recomenda-se a utilização de produtos de ação contínua:
- "Hacker";
- “Jardim Limpo”;
- Dr. Klaus.
Você pode se livrar das ervas daninhas em seu local por um longo tempo usando herbicidas ou semeando áreas com grama. Para conseguir o máximo controle de ervas daninhas e um belo gramado, a área deve ser preparada antes do plantio da grama.
Para morangos
Quando as plantações de morango estão cobertas de ervas daninhas, o rendimento é significativamente reduzido. Para facilitar o trabalho manual, recomenda-se utilizar:
- "Goltix";
- "Tornado";
- "Arredondar para cima".
Os preparados são aplicados nas entrelinhas, antes do início do período vegetativo e da colheita dos frutos. Basta realizar um tratamento por temporada. Preste atenção à classe de perigo para humanos.
Para o arco
Você pode preservar cebolas e aumentar a produtividade usando herbicidas:
- "Pisar";
- "Arredondar para cima";
- "Targa".
Herbicidas adequados para cebolas espectro diferente de ação.
Para abobrinha
De acordo com jardineiros experientes, o Hurricane Forte é reconhecido como um herbicida eficaz e seguro para canteiros de abóbora.
Para trigo
Herbicidas para trigo incluem:
- "Herbitoks";
- "Lápis lazúli";
- "Magnum";
- "Prima";
- "Bailarina".
Recomenda-se o uso de herbicidas em conjunto com estimulantes de germinação e crescimento de plantas.
Para abóbora
Para uso de abóbora:
- "Antiburiano";
- “Glifovit Extra”;
- "Furacão Forte"
Os preparados são aplicados nas entrelinhas antes do início do período vegetativo e da colheita das hortaliças.
Para melão
Eficaz para melões:
- “Furacão Forte”;
- "Karatê Sião"
A pulverização é realizada durante a estação de crescimento das ervas daninhas.
Para cenouras
Você pode proteger as cenouras das ervas daninhas usando herbicidas:
- "Pisar";
- "Comando";
- "Pantera".
O tratamento é realizado após a germinação. Depois que as ervas daninhas morrem, os canteiros são afrouxados e as cenouras são alimentadas.
Para beterraba
As seguintes preparações são recomendadas para o tratamento de canteiros de beterraba contra ervas daninhas:
- "Eptam";
- "Goltix 700";
- "Caribu".
Se seguidas as instruções, dosagem e tempo de processamento, a beterraba não sofre com o uso de agrotóxicos e a qualidade da colheita não diminui.