Agentes químicos contínuos destroem não apenas as ervas daninhas, mas também todas as culturas indiscriminadamente. Para necessidades agrícolas, são produzidos herbicidas seletivos que matam certas plantas sem afetar arbustos frutíferos, gramados e plantações de milho. O uso de herbicidas em framboesas elimina a tediosa remoção de ervas daninhas de canteiros de grama de trigo, celidônia, serralha e grama de bolota. Em áreas cobertas de vegetação, a cobertura morta não garante um resultado positivo.
Tipos de herbicidas usados em framboesas
Alguns produtos químicos são introduzidos no solo, onde são absorvidos pelas raízes das plantas. Outros produtos são pulverizados na superfície dos caules e folhas das ervas daninhas, decompõem-se rapidamente e não envenenam o solo. Poucos herbicidas seletivos para arbustos frutíferos foram criados até agora. A área destinada ao plantio de framboesa deve ser tratada um ano antes do plantio com preparações de ação contínua.
Na primavera as plantas são pulverizadas com:
- “Furacão Forte”;
- "Atamã";
- "Buran";
- "Arredondar para cima".
As ervas daninhas morrem quando a área é tratada com Chistopol, Glyphos e Kosmik. Para melhorar o efeito do produto químico, adiciona-se uréia ao solo e adiciona-se nitrato de amônio. Se as sementes da grama brotarem novamente, uma dessas preparações é usada novamente no outono.
É possível destruir ervas daninhas anuais adicionando herbicidas Treflurex ou Treflan ao solo, e as framboesas podem ser plantadas imediatamente.
Na primavera, as plantas são tratadas com solução de Simazina. Um herbicida sistêmico que bloqueia a fotossíntese mata gramíneas de cereais, destrói ervas daninhas de folhas largas, mas não é removido do solo por até seis meses. Para processar 1 hectare 1 kg de pó.
Revisão de ferramentas populares
Empresas nacionais e estrangeiras criaram e continuam a produzir pesticidas que são utilizados pelos agricultores no tratamento dos seus campos, utilizados pelos veranistas e pelos jardineiros.
"Arredondar para cima"
O herbicida, cujo componente ativo é o glifosato, adere à superfície dos caules e folhas, é direcionado para as células pelos poros, atrapalha o metabolismo, a planta fica amarela e murcha. O “Roundup” tem consistência viscosa, quase sem odor, é acondicionado em ampolas de 100, 50, 5 ml, comercializado em frascos e latas de 1 litro.O componente ativo da droga entra nas células vegetais em 6 horas e se espalha pelos tecidos em 7 dias.
Ao usar o Roundup:
- todas as ervas daninhas morrem;
- a germinação das sementes melhora;
- a estrutura do solo não se deteriora.
Você pode plantar framboesas em uma área tratada com herbicida não no próximo ano, mas imediatamente. O produto combate a porca-porca, cardo, urtiga, grama de trigo e suprime o crescimento de gramíneas de cereais.
Para preparar a solução, a consistência viscosa é misturada com água e armazenada por no máximo 7 dias. Para destruir as ervas daninhas anuais, 60 ml do medicamento são combinados com um balde de líquido, para combater as perenes a dose é dobrada.
A desvantagem do Roundup é que sua composição mata bactérias benéficas que vivem no solo e destrói hortaliças e arbustos frutíferos.
"Glisol"
O herbicida, desenvolvido por um instituto de pesquisa russo, quando absorvido pelas folhas das plantas, suprime a síntese de flavonóides e aminoácidos e se desloca do caule até as raízes. Após o tratamento com Glysol, grama de trigo, cardo, dente-de-leão e outras gramíneas perenes morrem em 3 semanas. O efeito da droga diminui em climas chuvosos e frios.
O herbicida é comercializado como uma solução aquosa contendo sal de glifosato. O produto não polui o meio ambiente e não afeta as sementes. O tratamento com o medicamento é realizado em dia seco e sem vento.
"Glifos"
Jardineiros que estão cansados de remover ervas daninhas manualmente de seus canteiros usam herbicidas para controlar ervas daninhas em seus campos de framboesa. Você precisa manusear o Glyphos com cuidado, pois a droga destrói as plantações que atrapalham. A composição penetra nas folhas e é absorvida pelos caules, o que leva à morte do sistema radicular.
O efeito do medicamento não diminui em climas desfavoráveis, pois contém surfactantes e é adicionado amaciante de água.
As ervas anuais murcham no 4º dia após o tratamento com Glyphos; as instruções do medicamento indicam a dosagem para diferentes ervas daninhas; dissolver de 80 a 120 ml em um balde de água.
"Vulcão"
O herbicida, produzido à base do sal isopropilamina do glifosato, destrói todas as ervas daninhas. O componente ativo do produto químico penetra no tecido da planta, danifica as raízes em 2–3 dias e, em três dias, os caules e as folhas ficam amarelos e secam.
O medicamento “Vulcan” não perde eficácia quando diluído em água técnica, quando utilizado em clima quente, em tempo chuvoso.
Para tratar uma mancha de framboesa com área de cem metros quadrados, serão necessários de 20 a 60 ml da substância.
"Atamã"
Um herbicida sistêmico, fornecido ao mercado por uma empresa ucraniana especializada na produção de produtos fitofarmacêuticos, suprime todos os processos que ocorrem nos tecidos das ervas daninhas. “Ataman” é pulverizado na superfície das folhas e caules, mas também destrói as raízes. O efeito do tratamento com pesticidas, realizado no início da primavera e após a colheita, é perceptível após alguns dias. “Ataman” lida com ervas daninhas perenes, atua como dessecante e acelera o amadurecimento das colheitas.
"Buran"
A preparação química de ação contínua não é perigosa para abelhas, animais, microrganismos que vivem no solo, mas lida bem com ervas daninhas dicotiledôneas anuais e perenes, arbustos selvagens.
Ao pulverizar o herbicida “Buran”, a composição das folhas se espalha até o ponto de crescimento e atinge as raízes. Um tratamento com o produto é suficiente para destruir ervas daninhas em uma grande área. A droga se decompõe rapidamente, mas não penetra nas sementes através do solo.
"Dominador 360"
O pesticida, produzido na forma de solução, contém glifosato, que é rapidamente absorvido pelas partes aéreas das plantas. A substância destrói tecidos e danifica raízes:
- trepadeira de campo;
- semear cardo;
- grama de trigo;
- junco
"Dominator-360" é pulverizado antes do plantio de arbustos, vinhas e da semeadura de culturas agrícolas.
Após o tratamento com herbicida, as ervas daninhas perenes não vivem mais do que duas semanas.
"Cósmico"
Com base no sal isopropilamina do glifosato, é produzido um pesticida eficaz que é compatível com a maioria dos produtos químicos para controle de ervas daninhas. O “Cosmik” não é lavado pela chuva, decompõe-se rapidamente no solo e não se acumula nos caules e folhas das culturas agrícolas.
Você pode plantar arbustos e semear 2 semanas após o tratamento. O herbicida não representa perigo para bactérias e vermes que vivem no solo.
"Furacão Forte"
Combate eficazmente as ervas daninhas, remove o capim rasteiro e o cardo, droga suíça que atua em qualquer clima, entrando pelas folhas no tecido vegetal, interrompendo os processos bioquímicos, acumulando-se no meristema.
Ao abrir a embalagem do Furacão Forte, a substância é misturada em 2 litros de água e, após regar o local, a solução é borrifada sobre o mato. As ervas daninhas param de crescer após dois dias, morrem após 10 a 14 dias e o glifosato se decompõe em componentes individuais. O herbicida é recomendado para uso no início da primavera, antes do surgimento das plantas cultivadas.
"Chistopol"
Para cultivar terras para o plantio de arbustos frutíferos, os agricultores utilizam um preparo de ação contínua, cujo resultado é perceptível vários dias após a pulverização.
O “Chistopol” é vendido em garrafas plásticas, 30 ml são dissolvidos em 5 litros de água e são utilizados no tratamento de cereais e ervas daninhas de folhas largas. A dosagem é duplicada quando pulverizada em plantas perenes.
Qual medicamento é melhor escolher?
Nos países europeus que fornecem framboesas ao mercado, utilizam produtos químicos com efeito seletivo. “Stomp” é considerado um dos herbicidas mais eficazes usados no tratamento de plantações de frutas. Produto produzido pela BASF:
- Destrói várias ervas daninhas.
- Garante efeito duradouro.
- Não requer afrouxamento rápido do solo.
- É resistente aos raios ultravioleta.
Para combater as gramíneas anuais, você pode usar o “Select”, que é usado para tratar framboesas quando aparecem 3 folhas. Recomenda-se pulverizar os espaços das fileiras com glifosatos como Roundup, Vulcan e Hurricane Forte.
Regras gerais para uso de herbicidas em framboesas
Recomenda-se tratar a área de plantio de arbustos de frutos silvestres com produtos químicos de ação contínua, no máximo um ano antes do plantio das framboesas.
Para não danificar a plantação ao pulverizar herbicidas, é preciso tentar não deixar a composição nas folhas dos arbustos.
No preparo da solução, deve-se seguir as doses indicadas nas instruções do medicamento.