Herbicidas com ação seletiva ajudam a destruir muitos tipos de ervas daninhas nas hortaliças. Consideremos a ação e a finalidade do "Metribuzin", a composição e forma de liberação, o uso do produto conforme as instruções. Como trabalhar com o medicamento conforme os cuidados de segurança, com o que pode ser combinado, como e por quanto tempo armazená-lo. Que substitutos existem para este produto?
Composição e forma de liberação do herbicida
Metribuzin pertence à classe das triazinonas e é o princípio ativo dos herbicidas.Disponível na forma de grânulos dispersíveis em água, suspensão concentrada e pó molhável. Em termos de ação, é um medicamento do tipo seletivo; em termos de método de penetração nas plantas, é um pesticida sistêmico. As preparações com metribuzin são utilizadas por pulverização.
Espectro e mecanismo de ação do produto
"Metribuzin" é usado para destruir ervas daninhas de 2 lóbulos com 1 ano de idade e a família dos cereais em áreas com tomate, batata, alfafa da 2ª temporada, soja e equinácea e óleo essencial de rosa. A substância funciona como inibidor da fotossíntese e é absorvida pelas folhas e raízes. Decompõe-se no solo em 1-3 meses.
Instruções de uso do medicamento "Metribuzin"
Nos tomates, o Metribuzin é usado em plantas jovens na fase de 2-4 folhas; nas plantações de batata, o solo é pulverizado até a germinação. O consumo da solução depende das características do solo e da época em que ocorre o tratamento. Em solos leves com pequena camada fértil, a norma é menor do que em solos férteis ou argilosos. Recomenda-se levar o maior volume na pulverização do solo e o mínimo na pulverização de mudas de tomate.
Na alfafa, o tratamento é feito na primavera, antes das plantas começarem a crescer, ou quando as plantas atingem uma altura de 10-15 cm. Nas rosas, o solo nas fileiras é pulverizado antes do início da estação de crescimento. Período efetivo: 6-8 semanas, o período varia dependendo do tipo de solo, seu nível de aquecimento e umidade. O herbicida "Metribuzin" não causa fitotoxicidade em muitas variedades populares de batata. A destruição de ervas daninhas nos estágios iniciais garante que as lavouras recebam nutrientes, luz e água na íntegra.
Precauções de segurança
"Metribuzin" pertence a medicamentos com toxicidade de classe 4 para humanos e abelhas, ou seja, levemente tóxicos. Produtos com essa classe de toxicidade quase não causam intoxicações ou irritações, mas ainda assim é necessário trabalhá-los com óculos de segurança, luvas e respirador. Dispositivos de proteção devem ser usados ao trabalhar com a solução e durante a pulverização e não devem ser removidos durante o trabalho. Após o trabalho, é necessário lavar as mãos e o rosto com água e sabão e enxaguar o pulverizador.
Se houver sinais de intoxicação, é necessário beber carvão ativado na quantidade de 1 g por 1 kg de peso, beber com água e depois induzir o vômito. Se a solução entrar em contato com a pele, mucosas ou olhos, lave também essas áreas com água.
Compatibilidade com outras substâncias
Metribuzin é bem compatível com muitos pesticidas em misturas em tanques. Antes de misturar, é necessário verificar a compatibilidade dos produtos em um recipiente separado, misturando um pouco dos dois medicamentos.
Condições e períodos de armazenamento
A vida útil do herbicida é de 3 anos em temperaturas de 0 °C a +35 °C. O medicamento deve ser armazenado em embalagem original fechada, em depósitos para armazenamento de agrotóxicos. Após o término do prazo de validade, o herbicida deve ser descartado. Armazene a solução do produto por no máximo 1 dia.
O que pode ser substituído
Herbicidas com metribuzin são usados na agricultura: “Artista”, “Zino”, “Zontran”, “Contato”, “Zenkor Ultra”, “Zenkoshans”, “Rangoli-Guilhotina”, “Solo”, “Lazurit Super”, “ Metrifar ", "Tiron", "Lazurit", "Torero", "Zenkor Techno", "Unimark". Os herbicidas podem ser usados em lotes domiciliares particulares: “Zenkor Ultra”, “Lazurit”, “Zontran”, “Lazurit T”.
"Metribuzin" protege tomates e batatas de tipos comuns de ervas daninhas, incluindo bolota, beldroegas, ambrósia, knotweed e cardo. O medicamento é usado com moderação, por isso pode ser benéfico tanto para uso doméstico quanto em grandes áreas agrícolas. Protege as plantas das ervas daninhas por 1,5 a 2 meses, o que permite que cresçam até um estágio em que as ervas daninhas não sejam perigosas. O herbicida não é fitotóxico, não é prejudicial ao solo e não é tóxico para humanos e abelhas. A frequência de tratamento é 1 para erva-moura e 2 para alfafa, soja e equinácea.