O alecrim selvagem do pântano é considerado uma cultura da família Heather. Também é chamado de estupor do pântano ou bagoong perfumado. Esta planta contém muitos componentes valiosos, razão pela qual é frequentemente usada na medicina popular. A erva ajuda a lidar com vários problemas. Também é usado em cosmetologia e para uso doméstico. É importante considerar as contraindicações ao uso da cultura.
- Descrição
- Aparência
- Área de crescimento
- Composição química
- Indicações de uso
- Para homens
- Para mulheres
- Para crianças
- Receitas
- Tintura
- Infusão
- Decocção
- Gotas
- Chá
- Óleo
- Pomada
- Recomendações das pessoas
- Para o tratamento de articulações
- Contra hipertensão
- Para cicatrização de feridas
- Contra varizes
- Contra a tosse
- Uso em cosmetologia
- Uso na vida cotidiana
- Contra-indicações
- Coleção de plantas
Descrição
O alecrim selvagem do pântano é uma planta perene perene que pertence à família Ericaceae. Uma característica distintiva da cultura é um aroma específico semelhante ao incenso.
Aparência
A planta é um arbusto perene e ereto, cuja altura da parte do solo é de 50 a 60 centímetros. Às vezes chega a 1 metro. Ledum é caracterizado por um caule reclinado, capaz de enraizar e com muitos ramos ascendentes. Os brotos são cobertos por penugem tipo feltro. Os galhos velhos têm casca nua de cor marrom-acinzentada. O sistema radicular pode penetrar a uma profundidade de 35 a 40 centímetros.
O alecrim selvagem do pântano distingue-se pela folhagem regular com pecíolos curtos. Pode ter formato alongado elíptico ou linear e cor verde escura. As flores estão localizadas em longos caules e podem apresentar tonalidade branca ou avermelhada. São caracterizados por um aroma intenso. As flores formam inflorescências umbeladas ou corimbosas. A corola é composta por cinco pétalas livres, de formato elíptico.
Os arbustos floridos de alecrim selvagem parecem muito atraentes. Após o término da floração, formam frutos elípticos com múltiplas sementes em forma de caixas, preenchidas com pequenas sementes planas de tonalidade amarelo claro.
Área de crescimento
Ledum é considerada uma planta resistente ao frio encontrada em florestas e tundras. Ela cresce em áreas pantanosas de florestas de coníferas, turfeiras e vales de rios. Às vezes a cultura é encontrada em florestas de bétulas. Ledum é capaz de crescer em solos ácidos muito pobres, caracterizados por alta umidade.
Esta cultura cresce principalmente no norte da parte europeia da Rússia.Pode ser encontrada na Sibéria e no Extremo Oriente. Ledum é comum nas montanhas e florestas de Sayan e Altai Oriental. A cultura também é encontrada no norte e centro da Europa. Ele está disponível no Japão, China e América do Norte. No centro da Europa, o alecrim selvagem forma densos matagais em pântanos elevados. Às vezes ocupam grandes áreas.
Composição química
A composição única da planta confere-lhe propriedades medicinais. A cultura é caracterizada por um cheiro específico, que está associado a um alto teor de óleos essenciais. Seu conteúdo máximo é observado nas folhas. Além disso, o alecrim selvagem contém muitas vitaminas e minerais. A planta também contém gelo, que é usado na produção de medicamentos. Este componente lida eficazmente com dores nas articulações e reumatismo.
Além disso, o alecrim selvagem contém os seguintes componentes:
- flavonóides;
- cumarinas;
- arbutina;
- glicosídeos;
- taninos;
- óleos essenciais;
- ácido ascórbico;
- fitoncidas;
- neomertelina;
- andromedotoxina.
Devido ao conteúdo de componentes de bronzeamento, o alecrim selvagem combate eficazmente a inflamação e tem um efeito positivo nos processos digestivos. Neomertellin atua como uma insulina natural. Ajuda a diminuir o açúcar no sangue.
Indicações de uso
O alecrim selvagem do pântano pode ser usado para combater muitas doenças respiratórias.Esta cultura enfrenta com sucesso até mesmo a asma brônquica e a tuberculose. Além disso, é especialmente eficaz no tratamento de vários tipos de tosse.
A planta possui propriedades antiinflamatórias pronunciadas. Portanto, pode ser usado como anti-séptico. A composição desinfeta perfeitamente as feridas e ajuda a impedir a proliferação de estafilococos no corpo. Além disso, o alecrim selvagem pode ser usado para combater as seguintes patologias:
- bronquite;
- rinite aguda;
- traqueíte;
- disenteria;
- reumatismo;
- infecções virais;
- artrite;
- pneumonia;
- tuberculose;
- lesões inflamatórias dos órgãos geniturinários;
- patologias intestinais;
- disbacteriose;
- hipertensão arterial.
Uma das propriedades mais valiosas do alecrim selvagem do pântano é a capacidade de lidar com microorganismos patogênicos. Graças a isso, pode ser usado para combater quase todas as inflamações.
Para lidar com doenças estomacais, você precisa usar as raízes da planta. Folhas e caules devem ser usados para combater resfriados. Porém, antes de utilizar a cultura para fins medicinais, vale a pena fazer um teste de alergia.
Para homens
Ledum Marsh lida eficazmente com a impotência e a prostatite nos homens. Os componentes que compõem a cultura ajudam a lidar com a inflamação, o que elimina com sucesso a congestão. Isto ajuda a melhorar a circulação sanguínea na área genital e tem um efeito benéfico na ereção.
Para mulheres
As mulheres podem usar a planta para combater infecções geniturinárias, que muitas vezes provocam o desenvolvimento de infertilidade. Para fazer isso, você deve usar uma decocção de ervas medicinais. Pode ser tomado por via oral e ducha higiênica. Durante o tratamento, é importante levar em consideração que a infusão de alecrim selvagem aumenta o tônus do útero.
Para crianças
Os medicamentos à base de alecrim selvagem podem ser administrados a crianças com mais de 7 anos de idade. Em idades mais precoces é proibido o uso da planta, pois contém substâncias tóxicas que podem prejudicar um organismo frágil. Em uma idade mais avançada, você definitivamente deve consultar um pediatra.
Na infância, a decocção de alecrim selvagem ajuda a combater a tosse. Também limpa o muco dos pulmões. Às vezes a composição é usada para combater infecções intestinais.
Receitas
Existem muitas receitas para usar alecrim selvagem no tratamento. Pode ser utilizado para preparar infusões, decocções, chás, gotas e outros remédios. Tais formulações diferem na concentração de componentes ativos e no regime de tratamento. A duração do tratamento é influenciada pela natureza da patologia. Ao preparar uma composição medicinal, é importante seguir a receita e uma determinada sequência de ações.
Tintura
Para preparar uma tintura à base de alecrim selvagem, a erva deve ser misturada com vodka na proporção de 1:5. A composição finalizada deve ser deixada em infusão em local quente e escuro por 2 a 3 dias. O produto resultante é usado para esfregar em diversas patologias - radiculite, reumatismo, artrite.
Infusão
Para fazer essa composição, é necessário pegar 2 colheres de sopa de matéria-prima triturada, colocá-las em um recipiente esmaltado e despejar 200 mililitros de água fervente. Em seguida, cubra a panela com uma tampa e leve ao banho de vapor por um quarto de hora. Em seguida, a composição deve ser resfriada por uma hora em temperatura ambiente e filtrada. Depois disso, é necessário adicionar água para obter o volume original. O produto acabado deve ser guardado na geladeira. Seu prazo de validade não deve ultrapassar 2 dias.
A composição deve ser bebida quente 2 a 3 vezes ao dia, um quarto de copo após as refeições.A substância é utilizada como bactericida e expectorante para bronquite crônica e outras doenças respiratórias acompanhadas de tosse.
Decocção
Para preparar este remédio, é necessário pegar 1 colher pequena de alecrim selvagem triturado e adicionar 250 mililitros de água. Depois disso, a composição deve ser colocada no fogão e mantida por 1 minuto após a fervura. Em seguida, o caldo deve ser retirado do fogão e deixado em infusão por meia hora. Depois disso, pode ser coado. Beber a composição é necessário para resfriados, tosse e bronquite. Isso deve ser feito 1 colher de sopa três vezes ao dia após as refeições.
Gotas
Este remédio é usado no combate à rinite. Recomenda-se instilar em cada narina 3-5 vezes ao dia. Neste caso, devem ser utilizadas 2 gotas da composição.
Para fazer um remédio útil, recomenda-se misturar 25 gramas de brotos de alecrim selvagem e 1 litro de água. Primeiro, os galhos precisam ser picados e enchidos com água, depois deixados em infusão por 8 horas em local aquecido. Antes de usar, o produto deve ser coado.
Chá
Para fazer o chá medicinal, recomenda-se levar de 5 a 6 folhas inteiras de alecrim silvestre e 1 litro de água. Para isso, é necessário encher a matéria-prima com água quente e deixar por 2 a 3 horas. O produto acabado deve ser adicionado a uma chaleira com chá preto. Recomenda-se usar 2 a 3 colheres de sopa. Recomenda-se beber esta bebida 1 copo 2 a 3 vezes ao dia.
Óleo
Para fazer uma composição útil, recomenda-se tomar 1 colher de sopa de alecrim picado e 100 mililitros de azeite. Eles precisam ser misturados e deixados por 21 dias em local escuro. Então a composição precisa ser filtrada.
Pomada
Este produto é adequado para uso tópico. Ajuda a lidar com dores nas articulações e reumatismo.Às vezes a substância é usada para tratar patologias de pele. Para fazer uma pomada curativa, você precisa de 2 colheres de sopa de alecrim selvagem seco e 5 colheres de sopa de óleo vegetal.
Os ingredientes devem ser bem misturados em um recipiente fundo e levados ao forno em temperatura baixa por 12-15 horas. Depois disso, a composição deve ser resfriada.
Recomendações das pessoas
As propriedades medicinais do alecrim selvagem do pântano permitem que ele seja usado ativamente na medicina popular. Na maioria das vezes, esta erva é usada para combater a tosse. Porém, existem outras indicações para o uso desta substância.
Para o tratamento de articulações
Para lidar com doenças articulares, você precisa usar uma pomada medicinal feita de gordura de porco. Para fazer isso, você precisa colocar a folhagem e a gordura do alecrim selvagem em camadas em uma panela. Após o que o recipiente deve ser levado ao forno em temperatura mínima e aí mantido por 4 horas. Em seguida, a composição deve ser filtrada em gaze. Esfregue a pomada nas articulações afetadas duas vezes ao dia.
Contra hipertensão
Ledum também beneficia o desenvolvimento de hipertensão arterial. Para isso, recomenda-se o uso de uma infusão medicinal. Deve ser usado 1 colher de sopa 3-4 vezes ao dia. Isso permite estabilizar os parâmetros da pressão arterial e melhorar a saúde.
Para cicatrização de feridas
O alecrim selvagem do pântano tem propriedades regenerativas notáveis. O óleo com sua adição ajuda a eliminar patologias dermatológicas e estimular a cicatrização de áreas danificadas. Recomenda-se aplicar este produto nas áreas problemáticas antes de dormir.
Contra varizes
Para varizes, vale a pena usar tintura de alecrim selvagem com vodka. Neste caso, as áreas afetadas são tratadas com a composição duas vezes ao dia. Isso deve ser feito dentro de 10 dias.Graças a isso é possível diminuir a gravidade dos nós e eliminar a sensação de peso nas pernas.
Contra a tosse
Para enfrentar a tosse e eliminar processos inflamatórios nas mucosas do trato respiratório, vale a pena fazer uma decocção à base de alecrim selvagem e mãe e madrasta. Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte:
- Misture ervas em proporções iguais.
- Pegue 2 colheres de sopa da mistura e misture com 250 mililitros de água fervente. Ferva em fogo baixo por 15 minutos e deixe em infusão.
- Depois de um quarto de hora, coe e coloque em local fresco.
- Beba 1 colher de sopa 6-8 vezes ao dia. Isso é feito no mesmo intervalo de tempo.
A decocção precisa ser preparada a cada 2 dias. A mistura não pode ser armazenada por mais tempo, pois perderá suas propriedades medicinais.
Para lidar com a tosse em crianças, é permitido o uso de chás de ervas ou decocções de alecrim selvagem. Eles ajudam a aliviar a expectoração. Para preparar esses produtos você precisa fazer o seguinte:
- Pegue 1 colher pequena de caules de plantas e despeje 1 copo de água fervente.
- Cozinhe por 15 minutos.
- Variedade.
- Coloque o caldo na geladeira.
Uso em cosmetologia
Ledum contém muitos bioflavonóides. Também contém vitaminas E e C, além de selênio. Todos estes componentes têm um efeito rejuvenescedor na pele e ajudam a prevenir o seu desbotamento. Produtos à base de alecrim selvagem tonificam a derme e fortalecem as paredes dos capilares. Eles também melhoram o processo de circulação linfática e nutrição a nível celular.
Para tratar a pele, é necessário preparar uma decocção e usá-la para limpar o rosto após a lavagem. Para fazer uma composição medicinal, é necessário tomar 1 colher pequena de erva seca por copo de água fervente. Você precisa cozinhar a mistura por 10 minutos. Após o resfriamento, deve ser resfriado.
Uso na vida cotidiana
Nas regiões onde esta erva cresce, ela é utilizada na fabricação de vassouras de banho. Para potencializar o efeito, o produto é feito a partir de galhos de diversas árvores - bétula, bordo, carvalho. Para dar um cheiro agradável ao ambiente e conseguir um efeito desinfetante, vários ramos de alecrim selvagem são pendurados no balneário.
A cultura também ajuda a repelir insetos. Para isso, recomenda-se dispor os galhos da planta na casa e nas prateleiras dos armários. Seu odor pungente ajuda a repelir mariposas e mosquitos.
Contra-indicações
É importante considerar que o alecrim selvagem apresenta uma série de contra-indicações importantes. Isso inclui as seguintes condições:
- hepatite;
- pancreatite;
- glomerulonefrite;
- lactação;
- gravidez;
- infância;
- intolerância individual.
O consumo excessivo de folhas de alecrim selvagem costuma provocar intoxicações, tonturas e aumento da irritabilidade. É importante considerar que a cultura possui propriedades tóxicas. Portanto, deve ser tomado sob supervisão de um médico.
Vale ressaltar que é estritamente proibido o uso de alecrim selvagem junto com bebidas alcoólicas fortes. A planta potencializa significativamente o efeito do álcool no organismo, aumentando o grau de intoxicação.
Coleção de plantas
Os brotos de alecrim selvagem podem ser usados como matéria-prima medicinal. Recomenda-se a colheita dos ramos folhosos do ano em curso. Não se deve dar preferência a fragmentos lignificados.A coleta da matéria-prima deve ser feita no período de agosto a setembro - época de maturação dos frutos. Neste caso, os brotos devem ser cortados manualmente ou aparados com faca ou tesoura de poda. Seu comprimento deve ser de 10 centímetros.
Recomenda-se secar os brotos no sótão ou à sombra sob um dossel. É importante garantir uma boa ventilação. As matérias-primas devem ser espalhadas em camada fina sobre pano ou papel e viradas regularmente. Você também pode secar matérias-primas em secadores. Neste caso, a temperatura não deve ser superior a +30-40 graus.
É importante ter cuidado ao trabalhar com a cultura, pois ela possui propriedades tóxicas e aroma pungente que pode causar náuseas, dores de cabeça e tonturas. Você pode trabalhar com alecrim selvagem no máximo 2 a 3 horas por dia. Isso deve ser feito com respirador ou atadura de gaze. As matérias-primas acabadas devem ser armazenadas em locais frescos e secos, em prateleiras.
O alecrim selvagem do pântano é uma cultura útil que contém muitos componentes valiosos. Por isso, a planta é frequentemente utilizada na medicina popular para tratar diversas patologias. É importante levar em consideração as recomendações para o uso de medicamentos e contra-indicações aos mesmos.