Buckthorn é o nome dado às árvores decíduas e arbustos que pertencem à família Buckthorn. São plantas lenhosas que possuem ramos lisos e folhas brilhantes de formato oval. A floração ocorre em maio-junho. Esta cultura é caracterizada por um alto teor de componentes úteis. Suas propriedades medicinais estão associadas a isso. A planta é usada em medicina, cosmetologia e outras áreas.
Descrição botânica
Buckthorn é um arbusto caducifólio de até 7 metros de altura. Às vezes a planta parece uma árvore. Esta espécie pertence à família Krushinaceae e possui 55 tipos. Eles são encontrados predominantemente no continente americano.
Existem também sempre-vivas com espinhos. O tipo amieiro realmente se parece com uma árvore. É caracterizada por grandes ramos castanho-acinzentados com manchas claras. Nas plantas jovens, a casca é avermelhada e brilhante.
O arbusto apresenta botões nus, sem escamas fechadas e folhas inteiras de formato elíptico, que se distinguem por um arranjo alternado. A planta começa a florir em maio. Nesse período aparecem flores verde-amareladas, que se acumulam em pincéis que aparecem nas axilas das folhas.
Uma característica distintiva do espinheiro é o seu fruto. São bagas esféricas preto-azuladas. Seu diâmetro é de até 10 milímetros. Os frutos amadurecem em agosto.
Produtos químicos na planta
Todos os fragmentos de plantas acima do solo incluem derivados de antraceno na forma de glicosídeos. A casca, a folhagem, os frutos e os botões do espinheiro contêm derivados do antraceno - antraglicosídeos. O teor máximo desses compostos foi encontrado na casca - até 8%. Além disso, contém agliconas, resinas, alcalóides, flavonóides e triterpenos.
Além disso, a casca do espinheiro inclui antranol, cumarinas, pectina e óleos essenciais. Ele também contém saponinas, naftaquinonas e taninos. Além disso, esta parte da planta contém muitas vitaminas.
A madeira inclui taninos, sacarose e alcalóides. Contém ácido málico, óleos essenciais, alizarina. As folhas contêm muitos alcalóides, vitamina C e franganina. Os frutos e sementes contêm grandes quantidades de palmidina e crisofanol.
Propriedades medicinais
As principais características farmacológicas da planta se devem ao alto teor de antraglicosídeos. Juntamente com outros ingredientes, têm os seguintes tipos de efeitos no corpo:
- ajudar a obter um efeito laxante;
- lidar com uma infecção bacteriana;
- destruir micróbios;
- lidar com vírus;
- curar feridas;
- lidar com fungos;
- proporcionar um efeito sedativo;
- remova sais;
- limpar órgãos internos - intestinos e fígado;
- lidar com vermes;
- melhorar os processos metabólicos.
Recomenda-se que o pó seco da casca triturada seja tomado para helmintíases, diarréia intensa e sangramento intenso durante a menstruação. Os frutos da cultura também podem ser utilizados como anti-helmíntico, mas é importante considerar que possuem propriedades tóxicas. Este medicamento só deve ser tomado sob supervisão de um médico.
Aplicativo
Buckthorn é uma cultura popular usada em diversas áreas da vida.
Casa e vida
Os frutos e a casca da planta são usados para tingir tecidos de lã. Esses fragmentos também são utilizados para curtir couro. Graças à utilização destas substâncias, é possível obter uma pronunciada cor castanha ou azeitona. Buckthorn possui galhos flexíveis que podem ser usados para tecer cestos e outros produtos.
Cosmetologia
Na cosmetologia, o espinheiro é usado de diferentes maneiras. Uma decocção desta planta pode ser tomada por via oral para limpar o intestino e o corpo como um todo. Também pode ser usado externamente para lavagem.Uma infusão da casca da cultura tem propriedades antiinflamatórias pronunciadas. Graças a isso, tem efeito secante sobre a acne e garante sua rápida cicatrização. Devido ao teor de vitamina C da planta, é possível melhorar a tez.
Fazer uma infusão para lavar não é difícil. Para fazer isso, recomenda-se pegar 2 colheres de sopa de casca de espinheiro triturada e despejar um copo de água fervida. A composição deve ser infundida por 30 minutos, após os quais deve ser coada e adicionada água fervida até obter o volume original. Você pode limpar o rosto com o produto resultante umedecendo um algodão nele. Também é permitido congelar a infusão e utilizá-la na forma de cubos de gelo pela manhã.
Medicamento
Os medicamentos à base de casca de espinheiro são adequados para uso externo e interno. Vale a pena usar decocções e infusões da planta por via oral. Esses medicamentos são usados como laxantes. Eles também provocam vômitos.
As propriedades laxantes da decocção da casca do espinheiro podem ser usadas por pessoas com sobrepeso. No entanto, a composição não deve ser usada com muita frequência, pois apresenta um grande número de efeitos colaterais. Antes de usar a composição, é necessário consultar um médico.
Decocções e infusões de casca de espinheiro também são adequadas para uso externo. Eles têm propriedades antibacterianas pronunciadas. Esses produtos podem ser usados para infecção por estreptococos, furunculose e patologias dermatológicas.
Indicações de uso
Decocções e infusões de casca e frutas de espinheiro são utilizadas nos seguintes casos:
- constipação crônica associada à atonia intestinal;
- hemorróidas;
- rachaduras no ânus;
- helmintos;
- sangramento intenso durante a menstruação.
Bagas de espinheiro têm propriedades diuréticas pronunciadas. Eles podem ser usados para tratar hidropisia abdominal e edema associado ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca crônica.
Contra-indicações
O uso prolongado de espinheiro provoca dependência. Neste caso, é necessário aumentar a dosagem ou usar outros laxantes. Com o uso prolongado de uma quantidade aumentada da composição, existe o risco de aumentar o volume sanguíneo nos órgãos pélvicos. Isto é perigoso nas seguintes condições:
- gravidez – aumenta o risco de aborto;
- patologias ginecológicas;
- tendência ao sangramento uterino.
Produtos à base de espinheiro são proibidos de serem utilizados nos seguintes casos:
- doença de Crohn;
- formações tumorais malignas nos órgãos digestivos;
- sangramento do útero;
- lactação.
Para tratar a constipação, remédios à base de espinheiro podem ser usados por no máximo 8 a 10 dias. Neste caso, você não pode usar outros laxantes. Isso pode causar irritação intestinal, prejudicar o peristaltismo e aumentar significativamente a constipação.
Receitas
Para tratamento, você pode usar uma variedade de produtos à base de espinheiro. Para isso, pode-se usar decocção de casca, extratos secos e líquidos. Essas formulações são frequentemente usadas como parte de terapias complexas.
Os chás são feitos de casca de espinheiro para constipação, hemorróidas e dores de estômago. As raízes da planta são usadas para preparar diuréticos e preparações coleréticas. Os frutos do espinheiro têm propriedades anti-helmínticas e são benéficos para doenças do fígado. O xarope feito de casca de espinheiro é usado em pediatria.
Decocção de casca
Para fazer uma decocção medicinal, você precisa tomar o seguinte:
- 1 colher de sopa de casca de espinheiro;
- 250 mililitros de água.
Recomenda-se colocar a mistura em banho de vapor e aquecer por 20 minutos. Depois disso, é necessário adicionar um pouco de água fervida para obter o volume original.
Recomenda-se tomar meio copo 2 vezes ao dia. É melhor fazer isso ao mesmo tempo - por exemplo, às 8h e às 20h. Via de regra, o medicamento só começa a agir após 8 horas. No entanto, às vezes o efeito pode ocorrer mais cedo.
Esta composição é prescrita para febre e insuficiência hepática. O uso externo é possível quando a sarna aparece em crianças. A composição também é frequentemente prescrita por veterinários para o tratamento de animais de estimação.
Todas as formulações medicinais devem ser preparadas a partir de matérias-primas secas. Caso seja necessário utilizar fragmentos de plantas frescas, eles devem ser aquecidos a uma temperatura de +100 graus. Isso deve ser feito dentro de 1 hora.
Tintura de álcool
Para fazer tal composição, recomenda-se levar o seguinte:
- 1 parte de casca triturada;
- 5 partes de álcool comestível 30%.
A composição deve ser infundida por 10 dias. De tempos em tempos, os componentes precisam ser misturados. A composição resultante é recomendada para uso em diversas patologias dermatológicas - piodermite, estreptodermia, furunculose e outras lesões cutâneas acompanhadas de infecção por estafilococos e E. coli.
Na terapia complexa, recomenda-se que a casca seja prescrita para patologias ulcerativas do aparelho digestivo, que são acompanhadas de acidez elevada, lesões inflamatórias do fígado e da vesícula biliar.
Coquetel com ameixas e xarope de rosa mosqueta
Este remédio tem um efeito de limpeza pronunciado nos intestinos. Para fazer isso, é recomendável levar os seguintes componentes:
- 1 sachê de casca de espinheiro;
- 400 gramas de ameixas secas com caroço;
- 1 garrafa de Holosas.
Primeiro é preciso ferver as frutas secas em 1,5 litro de água por 40 minutos. Depois disso, é necessário retirar as ameixas e adicionar 15 gramas de casca de espinheiro à mistura. O caldo deve ser levado à fervura e deixado por 5 horas em local aquecido. Neste caso, é necessário envolvê-lo em uma toalha quente.
Após coar, é necessário adicionar água à composição para obter 1,2 litros. Então você precisa colocar Holosas no produto e misturar bem. Recomenda-se manter a composição laxante resultante na geladeira. Você pode beber à noite - 2 horas depois do jantar. Dose única – 100 mililitros. O melhor é usar o produto quente. O curso do tratamento dura 12 dias. Se necessário, a terapia pode ser repetida após 21 dias.
Recomendações para preparação
A casca do espinheiro, colhida na primavera, costuma ser utilizada como matéria-prima medicinal. É importante coletar a matéria-prima no período entre o inchaço dos botões e o início da floração da cultura. Ao colher a planta, você deve usar um machado ou serra. Recomenda-se deixar tocos pequenos - até 15 centímetros. Isso é necessário para o novo crescimento.
O espinheiro frágil é frequentemente confundido com outros arbustos e árvores. Pode ser confundido com laxante zoster ou cereja de pássaro. Uma característica distintiva da cultura em questão é que quando a camada externa de cortiça é raspada, uma tonalidade vermelho-carmesim pode ser vista na casca. Outros arbustos e árvores apresentam uma camada verde ou marrom.
Para retirar a casca, é necessário fazer cortes circulares.Eles estão conectados aos longitudinais. Essa tecnologia ajuda a remover a casca na forma de pedaços bem organizados em formato de ranhura. Ao mesmo tempo, não se pode planejar a casca com faca, pois seus fragmentos ficarão muito estreitos e conterão resíduos de madeira. Se houver presença de líquenes fruticosos na casca da cultura, eles devem ser removidos.
Da próxima vez será possível colher matéria-prima na mesma área somente após 10 anos. A casca é seca ao ar livre. Isso deve ser feito sob toldos, dispostos em camada solta. Neste caso, a matéria-prima deve ser misturada várias vezes durante a secagem.
À noite, a casca seca ao ar livre deve ser levada para dentro de casa ou coberta com uma lona. Quando a matéria-prima começa a quebrar com força ao ser dobrada, podemos dizer que está seca. No entanto, você não pode usar a casca do espinheiro imediatamente, pois ela contém muitas substâncias tóxicas. Esses componentes podem causar náuseas e vômitos intensos.
Portanto, antes de usar para fins medicinais, a casca deve ser guardada por pelo menos 1 ano. Após o tempo especificado, a substância pode ser usada como laxante. Se precisar usar a composição medicinal imediatamente e só houver casca fresca disponível, ela pode ser aquecida no forno a uma temperatura de +100 graus. Isso deve ser feito por pelo menos 1 hora.
Sob a influência de altas temperaturas, as substâncias tóxicas presentes na casca serão destruídas. Nesse caso, permanecerão os componentes que têm efeito laxante. Vale considerar que matérias-primas devidamente preparadas apresentam leve aroma e sabor amargo. Sua vida útil não excede 5 anos.
Buckthorn é uma planta útil que contém muitos componentes valiosos.Graças a isso, pode ser utilizado para fins medicinais. Esta substância possui propriedades laxantes pronunciadas e ajuda a lidar com muitos outros problemas. Para evitar que o espinheiro prejudique o organismo, é importante utilizá-lo corretamente, observando rigorosamente a dosagem. Se isso não for feito, existe o risco de intoxicações graves. O fato é que a planta contém substâncias tóxicas.