Herbicidas para batatas são preparações especiais que destroem plantas indesejadas no jardim. As ervas daninhas sempre crescem junto com as batatas e usam os mesmos nutrientes e umidade. Essa proximidade afeta o surgimento da cultura, e de forma negativa. Isso contribui para o desenvolvimento de diversas doenças e o ataque de insetos parasitas.
O crescimento e desenvolvimento de ervas daninhas no canteiro podem reduzir o rendimento da batata. Para evitar que isso aconteça, é necessário destruir as ervas daninhas em tempo hábil. Felizmente, isso não precisa mais ser feito manualmente.Para se livrar das plantas parasitas, são usados herbicidas.
Tipos de drogas
O controle de ervas daninhas é feito com herbicidas. De acordo com o método de utilização e tempo de processamento, são divididos em:
- pré-emergência;
- pós-emergência;
- independentemente da fase de crescimento e desenvolvimento da cultura.
Apenas plantas saudáveis são tratadas com herbicidas. O efeito máximo pode ser alcançado se você escolher o produto certo. É melhor navegar pelas mudas de batata.
Lápis lazúli
Uma das drogas mais populares e populares é o herbicida Lazurit. Algumas variedades de batata não toleram os seus efeitos. Isso indica que a planta é altamente sensível. Se o tratamento tiver ocorrido, o crescimento e o desenvolvimento das culturas diminuem.
O herbicida Lapis lazuli é apresentado em pó. Tem um longo período de influência ativa. Apenas uma pulverização ajudará a pessoa a se livrar das ervas daninhas antes do final da temporada. A dose é selecionada levando em consideração o tamanho do terreno que necessita de tratamento, o estado do terreno e a quantidade de ervas daninhas.
O lápis-lazúli é um auxiliar indispensável no combate às ervas daninhas. Fornece proteção confiável durante todas as fases do desenvolvimento da batata. Sua principal vantagem é não prejudicar os vegetais.
O lápis-lazúli é um medicamento com ação seletiva contra parasitas de plantas, cuja base é a metribuzin. Quando os brotos da batata atingirem uma altura de 3–5 cm, você poderá começar a pulverizar. Exatamente um mês depois, o procedimento é repetido para destruir novas ervas daninhas.
Uma vez nas folhas, a substância ativa penetra na raiz. Evita que as ervas daninhas fiquem saturadas de umidade, nutrientes e oxigênio. A planta parasita começa a murchar e eventualmente morre completamente.As instruções de uso indicam que ao trabalhar com o medicamento é necessário seguir as normas de segurança.
Toxicidade
O uso da droga é proibido em áreas próximas às colmeias. É importante entender que o lápis-lazúli é uma espécie de veneno para um organismo vivo. A distância segura é de pelo menos 2 km. Se a velocidade do vento exceder 5 m/s, o processamento também é proibido. Precauções para humanos:
- coloque óculos de proteção e respirador;
- durante o processamento, use um terno de tecido grosso;
- abster-se de fumar e comer.
O produto possui classe de perigo III. Apesar disso, é recomendável tomar precauções. Além disso, uma pessoa está proibida de permanecer na área tratada por mais de 4 horas.
Preparação da solução
É necessário preparar uma solução herbicida somente antes do uso. Se sobrar alguma coisa após o processamento, o líquido é descartado. Não adianta armazenar a solução preparada, pois ela perde muito rapidamente todas as suas propriedades benéficas. Preparação:
- Sem abrir a embalagem original, misture bem o pó.
- Prepare um recipiente para pulverização.
- Despeje nele metade da quantidade necessária de água e adicione a dose necessária da substância.
- Misture tudo bem até que o pó esteja completamente dissolvido.
- Adicione o restante do líquido e mexa novamente.
Depois de pulverizar as batatas contra as ervas daninhas, lave o recipiente com água limpa corrente. As condições mais adequadas para o tratamento das culturas com herbicida são o tempo seco. Não deveria estar muito quente lá fora. Chuva fraca é permitida.
Antes de passar a usar o Lápis Lazuli, é necessário determinar a suscetibilidade da variedade vegetal que cresce na horta. Os herbicidas são uma excelente oportunidade para cultivar sem remover ervas daninhas.Mas não devemos esquecer que este é um verdadeiro veneno, apenas na forma branda. Essas substâncias agressivas são utilizadas como último recurso.
Para facilidade de uso, os herbicidas são produzidos em embalagens especiais.
Análogos
Outro herbicida eficaz para batatas após a germinação é o Titus. Não só controla o aparecimento de ervas daninhas, mas também armazena toda a colheita. Penetrando na planta, retarda seu crescimento. Ele lida bem com ervas daninhas que têm a capacidade de enrolar a trepadeira do campo. Ao longo de todos os anos de sua existência, continua a combater plantas anuais e perenes que parasitam culturas comestíveis.
A forma de liberação do produto são os grânulos. Contém o ingrediente ativo rimsulfuron. O herbicida Titus atua na planta através das folhas. Esta é uma excelente alternativa aos produtos pré-emergentes. As ervas daninhas começam a desaparecer do canteiro após a primeira pulverização com herbicida.
Penetra nas batatas 3 horas depois de atingir as folhas e caules. Ao mesmo tempo, não afeta de forma alguma as copas e as raízes em si, se você seguir rigorosamente as instruções. Ao longo de 2 semanas, Titus se decompõe, após o que perde suas propriedades protetoras. Mas este período é suficiente para destruir todas as ervas daninhas do jardim.
Usar veneno para matar ervas daninhas é muito simples e conveniente. Este componente é adequado para misturas em tanques. Titus é usado apenas em climas quentes e com alta umidade. Em dias nublados a sua eficácia não é tão pronunciada.
Ponto importante
Se houver ervas daninhas nas batatas, o Lapis Lazuli irá eliminá-las rapidamente. Além disso, uma ampla gama de medicamentos similares está disponível. Os meios de pulverização dos vegetais são selecionados em função do tipo de batata e do tamanho da parcela. Herbitox – herbicida, que é mais adequado para cereais.É frequentemente usado em campos ou grandes terrenos.
Se após a pulverização os herbicidas de solo não derem o resultado desejado, use um medicamento adicional - Titus. Você precisa regar seu jardim em tempo seco.
Regras para trabalhar com herbicidas
Ao processar um site, você deve usar as seguintes regras:
- Os medicamentos são diluídos apenas em recipientes de plástico ou vidro.
- A solução para a superfície a tratar é preparada imediatamente antes da sua utilização.
- O tipo de solo, tipo de vegetal, tamanho da parcela e número de ervas daninhas afetam a dosagem dos herbicidas.
- Para batatas, herbicidas para controle de ervas daninhas são pulverizados durante o tempo quente. Faixa de temperatura – de +17 °C a +26 °C. Em temperaturas mais baixas, os medicamentos perdem eficácia.
- Ao planejar o momento da pulverização, elimine a possibilidade de precipitação. Se chover 8 horas após o processamento da colheita, não será possível lavar os nutrientes.
- Ao trabalhar com herbicidas, nunca se esqueça dos cuidados de segurança.
- Assim que a pessoa terminar, ela deve tomar banho e trocar de roupa por uma limpa.
- Se não houver como descartar o líquido que sobrou, ele é despejado em um terreno baldio.
- Não deve haver doenças nas batatas.
- Após o prazo de validade o produto não poderá ser utilizado.
- As ervas daninhas podem se adaptar aos herbicidas, para evitar isso é recomendável trocar periodicamente os preparos.
- Se já passou uma semana desde a pulverização, você pode começar a regar as batatas.
É possível livrar-se das ervas daninhas das batatas. Devido à grande lista de regras, pode parecer que se trata de um assunto muito complexo e trabalhoso, mas não é. Para desfrutar de brotos de batata saudáveis no jardim, você deve seguir regras básicas.Se você segui-los constantemente, isso se tornará um hábito e não será difícil para uma pessoa cultivar o jardim.
Meios adicionais para combater as ervas daninhas
Infelizmente, os herbicidas não são um remédio universal que ajudará a eliminar as ervas daninhas para sempre. Para isso, são utilizados como medicamentos adicionais:
- pesticidas – combatem ervas daninhas;
- nematicidas – destroem os nematóides;
- acaricidas - eliminam a possibilidade de infecção da cultura por ácaros;
- fungicidas – combatem esporos de fungos;
- inseticidas são substâncias químicas que matam insetos parasitas.
Todos os meios acima podem ser usados para qualquer variedade de cultura. Podem ser batatas brancas ou vermelhas. As plantas parasitas que afetam o crescimento das raízes podem reduzir a quantidade de colheita. Nestes casos, é aconselhável utilizar compostos de origem natural.
Pessoas que conseguiram usar a droga falam positivamente sobre Lápis-lazúli e seus análogos contra ervas daninhas em batatas. Avaliações que podem ser encontradas online confirmam isso. Produtos especialmente desenvolvidos funcionam bem contra a trepadeira, da qual é difícil se livrar. Pulverizar vegetais com herbicidas torna muito mais fácil cuidar da colheita.