O controle de plantas daninhas é considerado importante na tecnologia agrícola de hortaliças e grãos. Nas hortas a capina é feita manualmente. Mas em grandes áreas é necessário combater as ervas daninhas com a ajuda de produtos químicos. Com o herbicida “Bailarina” será muito mais fácil cultivar plantas cultivadas.
- Composição e forma de liberação do herbicida
- Prós e contras do produto
- Tipo de produto e alcance de ação
- Preparação da solução
- Taxa de consumo
- Instruções de uso
- Tempo de espera e eficiência
- É compatível com outros herbicidas?
- Precauções para uso
- Ações em caso de envenenamento
- Duração do transporte e armazenamento
- Análogos
Composição e forma de liberação do herbicida
Nos campos de milho e grãos, o herbicida “Ballerina” é usado para eliminar ervas daninhas dicotiledôneas anuais e ervas daninhas perenes que se reproduzem por rebentos de raiz.
Contém sais e ésteres do ácido 2,4 diclorofenoxiacético, ou 2,4 D. A substância é um herbicida que atua seletivamente sobre as ervas daninhas sem prejudicar as lavouras. Este grupo de substâncias pertence às substâncias hormonais. A atividade das preparações com 2,4 D é elevada em relação não só às plantas dicotiledôneas anuais, mas também às ervas perenes. A droga não penetra nas culturas de grãos, pois sua cutícula é mais espessa que a das ervas daninhas. As culturas de cereais são especialmente resistentes aos herbicidas na fase de perfilhamento. A quantidade de éter 2-hexiletílico no pesticida é de 410 gramas por litro.
Outro componente do agroquímico são as triazolpirimidinas. Atuando como enzima chave na síntese de aminoácidos, causam a morte de ervas daninhas. O Florasulam está contido em um litro do medicamento na quantidade de 7,4 gramas.
O herbicida “Ballerina” é produzido na forma de emulsão em suspensão em embalagens de 5 e 1 litro.
Prós e contras do produto
A vantagem de usar um herbicida é que o medicamento:
- eficaz contra ervas daninhas comuns como bedstraw, camomila, cardo, spurge cipó, dente-de-leão, centáurea azul e outras, cerca de 150 espécies de dicotiledôneas;
- age rapidamente e destrói ervas daninhas;
- pode ser usado após o aparecimento de 3-5 folhas no milho, o segundo entrenó nas plantas de grãos;
- usado em todos os tipos de rotação de culturas.
A droga protege os campos semeados até que apareça a próxima onda de ervas daninhas.
A desvantagem do medicamento, além do alto preço, é o aumento da toxicidade. É necessário escolher o momento certo de utilização da emulsão para obter um resultado positivo.. O herbicida não funcionará se as ervas daninhas tiverem entrado na fase de floração. Vale ressaltar o alto grau de toxicidade do produto para humanos e menos para abelhas.
Tipo de produto e alcance de ação
Existem 3 variedades conhecidas da droga “Bailarina”:
- O produto “Ballerina” contém maior volume do componente 2,4 D do que o grupo triazolpirimidina. As substâncias bloqueiam os pontos de crescimento das ervas daninhas e impedem que se multipliquem.
- O produto “Ballerina Super” contém vários aditivos e produtos químicos biologicamente neutros que aumentam a eficácia do medicamento contra certas ervas daninhas.
- “Ballerina Mix” tem um efeito mais forte e destrói rapidamente plantas dicotiledôneas anuais e perenes que interferem no crescimento do milho, aveia e arroz. A ação do medicamento é baseada na utilização de um herbicida de fórmula binária na produção. O herbicida deve ser utilizado em conjunto com o medicamento “Mortira”. Isso complica o processo de preparação da solução de trabalho.
Todos os tipos de suspensões são projetados para uso no controle de ervas daninhas em campos agrícolas.
Preparação da solução
O fluido de trabalho é preparado imediatamente antes do cultivo do campo. Despeje metade da água no tanque do pulverizador.
Para preparar uma solução estoque a 15%, é necessário misturar separadamente 7,5 litros de água com 1,5 litros de emulsão. Em seguida, mexendo, acrescente até 10 litros. Depois de mexer por 5 minutos, despeje em um tanque cheio até a metade com água. Misture em um pulverizador até obter uma emulsão homogênea.
O recipiente onde o herbicida foi misturado é bem enxaguado, despejando o restante da água no tanque do pulverizador.
É necessário preparar a solução em áreas separadas, que poderão então ser desinfetadas.
Taxa de consumo
A taxa normal de consumo de agroquímicos por hectare é de 200 a 300 litros de fluido de trabalho.Recomenda-se aumentar ligeiramente a dose se o campo estiver completamente coberto de ervas daninhas. É necessário realizar o tratamento na hora certa, nas seguintes fases de desenvolvimento das plantas cultivadas, para não prejudicar a cultura:
- Para plantas de primavera, cevada e trigo, o período de perfilhamento ou erupção em tubos é selecionado na segunda fase do entrenó. As culturas de inverno são pulverizadas com 0,5 litros da droga por hectare na primavera.
- Para limpar as ervas daninhas de um campo de milho, use o produto “Ballerina” quando as plantas cultivadas tiverem produzido 3-5 folhas.
- As ervas daninhas podem ser destruídas em campos com sorgo e milho-miúdo nas fases iniciais do desenvolvimento das ervas daninhas.
Se as ervas daninhas começarem a florescer, será mais difícil livrar-se delas. O pesticida penetra nas ervas através das folhas.
Instruções de uso
Antes de usar uma emulsão tóxica, você precisa ler as instruções. O herbicida "Ballerina Mix" é usado quando os campos estão muito entupidos, especialmente com brotos de raízes perenes.
Se o bedstraw, as margaridas e outras ervas daninhas atingirem um crescimento de 15 a 20 centímetros, será necessário pulverizar com um tipo de herbicida mais forte.
As gramíneas crescem ativamente em temperaturas do ar de 8 a 25 graus Celsius. Portanto, nesse clima, a eficácia da solução tóxica aumenta. O congelamento pode levar à decomposição da solução e à ausência de resultados com seu uso.
Pulverize as plantações de manhã ou à noite em dias claros, o que deve durar mais alguns dias.
Tempo de espera e eficiência
O herbicida sistêmico penetra nas plantas 1 hora após o tratamento. As substâncias bloqueiam o crescimento das células vegetais nos tecidos jovens das ervas daninhas. Após 3-4 dias há sinais do efeito da droga. As folhas das ervas daninhas enrolam-se, as partes verdes ficam descoloridas e os entrenós ficam mais curtos.
As ervas daninhas finalmente morrem após 3-4 semanas.O período de destruição completa depende das condições climáticas e da presença de ervas daninhas no campo.
O campo tratado ficará protegido de ervas daninhas até a próxima onda de crescimento.
É compatível com outros herbicidas?
O herbicida "Bailarina" é usado em misturas em tanque com outras drogas. O produto funciona melhor em conjunto com Mortira, Magnum e outros herbicidas à base de sulfonilureia. A droga combina bem com agentes fungicidas e inseticidas. Para culturas de grãos, são utilizadas misturas de herbicidas com graminicidas. Por hectare tome 0,3-0,6 litros de “Bailarina” e o medicamento “Borracha” na quantidade de 0,9 litros.
Precauções para uso
A toxicidade da droga para humanos é classe 2, para abelhas – classe 3. Após o tratamento, as pessoas não devem comparecer aos campos sem máscara e roupas especiais.
As precauções de segurança ao trabalhar com o medicamento incluem o fato de ser proibido realizar o processamento próximo a:
- apiário;
- zona de proteção da água;
- áreas de lazer, sanatórios, acampamentos infantis;
- viveiros de animais, pastagens;
- jardins privados.
O local de exposição ao agrotóxico deverá ficar a uma distância de 500 metros de habitações e depósitos de alimentos. Ao usar um conjunto completo de herbicidas, deve-se pensar em sua alta atividade contra humanos.
Ações em caso de envenenamento
Quem não seguir as regras para trabalhar com herbicidas de 2ª classe de toxicidade pode ser envenenado. Ao entrar em contato com a pele e mucosas, a substância tóxica penetra rapidamente no corpo, causando:
- dor de cabeça dolorosa;
- respiração superficial;
- fraqueza, náusea, vômito;
- lacrimejamento, aumento da salivação;
- coordenação prejudicada dos movimentos.
Se gotas da solução entrarem em contato com a pele, seque a área danificada com um cotonete embebido em solução de bicarbonato de sódio. Após o tratamento, as roupas são enviadas para descontaminação. Lavar regularmente com sabão não é suficiente. Certifique-se de tomar banho, lavando bem todas as áreas do corpo.
O aparecimento dos primeiros sinais de envenenamento é um sinal para chamar um toxicologista.
Duração do transporte e armazenamento
O transporte e armazenamento do herbicida “Bailarina” são realizados em recipientes bem fechados. A sala com agrotóxicos deve estar localizada a uma distância de 150 metros de prédios residenciais.
E a preparação do fluido de trabalho ocorre em um local localizado a menos de meio quilômetro.
A emulsão é armazenada por 3 anos a partir da data de fabricação. Em baixas temperaturas, o herbicida se decompõe e perde eficácia
Análogos
Os herbicidas “Asterix”, “Primadonna”, “Primavera”, “Florax” têm composição e efeito semelhantes. Todos os produtos são eficazes contra uma ampla gama de ervas daninhas dicotiledôneas.