Um herbicida sistêmico que consiste em vários componentes é usado para controlar plantas daninhas de cereais anuais e perenes em áreas ocupadas por espécies de culturas folhosas. O herbicida Quickstep é altamente eficaz em plantações de batata, colza e beterraba. A droga atua rapidamente e tem efeito inibitório nas partes verdes e subterrâneas das ervas daninhas.
- Ingredientes ativos do Quickstep
- Forma preparativa de herbicida
- Finalidade do herbicida
- Princípio e velocidade de ação
- Taxa e sintomas de exposição
- Período de ação protetora
- Vantagens e desvantagens do medicamento
- Taxa de consumo
- Preparação e uso da solução de trabalho
- Precauções de segurança
- Grau de toxicidade
- Primeiros socorros para envenenamento
- É compatível com outros produtos?
- Condições e regras de armazenamento
- Análogos de herbicidas
Ingredientes ativos do Quickstep
O herbicida Quickstep é baseado em dois componentes ativos:
- cletodim (incluído na categoria das ciclohexanodionas oximas) – 130 g/l;
- haloxifop-R-metil (composto de ácido ariloxifenoxipropiônico) – 80 g/l.
Ambos os compostos têm efeito herbicida sistêmico.
Forma preparativa de herbicida
Quickstep, produzido pela empresa russa August, é uma emulsão concentrada de óleo classificada como uma composição herbicida seletiva. Vendido em latas de 5 litros.
Finalidade do herbicida
O herbicida Quickstep destina-se à destruição de cereais anuais e perenes com ervas daninhas em áreas onde crescem espécies de plantas cultivadas de folhas largas.
A droga é eficaz contra:
- vassouras;
- grama de trigo;
- milho selvagem;
- grama azul;
- bristlecone;
- aveia selvagem;
- capim-colchão;
- rabo de raposa
O herbicida Quickstep não tem efeito tóxico nas plantas dicotiledôneas cultivadas; seu efeito se estende apenas aos cereais anuais.
Princípio e velocidade de ação
Quickstep é caracterizado pela seletividade de ação. Os componentes ativos, penetrando no tecido vegetal através da superfície das folhas e caules, inibem a acetil-CoA carboxilase, que inibe a síntese de ácidos graxos. O haloxifop-R-metil nos tecidos vegetais, após sofrer hidrólise, transforma-se em haloxifop-R, que suprime o desenvolvimento do meristema. E o cletodim se move das folhas para o sistema radicular, onde afeta negativamente os pontos de crescimento.
Esses processos ocorrem rapidamente. 2-3 dias após o tratamento, os sintomas de supressão de ervas daninhas são perceptíveis. A resistência ao herbicida não se desenvolve.
Taxa e sintomas de exposição
A taxa de morte da vegetação indesejada depende do tipo específico de erva daninha, do estágio de sua formação e do clima. Mas geralmente a morte da planta ocorre uma ou duas semanas após o tratamento.
Há uma morte gradual da erva daninha:
- na primeira fase, a planta para de se desenvolver, desenvolve-se clorose, alterações necróticas são visíveis nas lâminas das folhas, as nervuras ficam vermelhas;
- no segundo estágio, as folhas ficam marrons, murcham e secam.
Período de ação protetora
O herbicida Quickstep penetra no tecido da planta através da superfície dos órgãos acima do solo, não é um produto químico do solo, portanto sua eficácia se estende às gramíneas presentes na área semeada durante o período de cobertura. O herbicida não tem efeito inibitório sobre as ervas daninhas emergentes na segunda onda da temporada.
Se você escolher o momento certo para a pulverização, o efeito do medicamento Quickstep dura durante todo o período de cultivo.
Vantagens e desvantagens do medicamento
A popularidade do herbicida Quickstep se deve a muitas vantagens. Uma droga:
- combina dois componentes herbicidas que afetam as partes aéreas e subterrâneas da planta;
- eficaz contra todos os cereais anuais e perenes comuns;
- age rapidamente;
- aplicado em qualquer fase de desenvolvimento das plantas cultivadas;
- usado economicamente;
- Compatível com muitos produtos químicos usados contra ervas daninhas dicotiledôneas.
Taxa de consumo
O consumo do herbicida e o período de tratamento são determinados pelo tipo de erva daninha que cresce na área tratada e pelo estágio de sua formação.
cultura | taxa de consumo, l/ha | tempo de processamento ideal |
beterraba, colza, soja | 0,4 (ervas daninhas anuais) | no estágio de 2-4 folhas |
0,8 (perene) | quando as ervas daninhas atingem uma altura de 10-12 cm | |
linho | 0,4 (anuais) | no estágio de 2-4 folhas |
0,8 (perene) | quando as ervas daninhas atingem uma altura de 10-12 cm | |
batatas, girassol | 0,4 (anuais) | no estágio de 4-6 folhas |
0,8 (perenes) | quando as ervas daninhas atingem uma altura de 15-20 cm |
O estágio de desenvolvimento da vegetação cultivada não é importante para determinar o tempo de processamento. A exceção é o linho, o processamento desta cultura é feito na fase de desenvolvimento em “espinha de peixe”.
Preparação e uso da solução de trabalho
Antes de despressurizar o recipiente, agite bem o herbicida. O tanque do dispositivo de pulverização é preenchido com água até metade do volume e uma quantidade medida do medicamento é despejada. Mexa bem. Adicione água até a borda do tanque enquanto mexe continuamente com um agitador mecânico.
A área é tratada por pulverização, para o linho uma vez por safra, para as demais culturas o período de espera é de 60 dias. As instruções de uso indicam que o consumo de fluido de trabalho é de 200-300 l/ha.
As ervas daninhas que desenvolveram massa foliar para absorver os componentes ativos do produto químico são pulverizadas. Deve ser processado com cuidado para que a solução não caia nas folhas das plantas cultivadas.
Precauções de segurança
O herbicida Quickstep tem um efeito tóxico moderado no corpo humano, por isso deve ser manuseado com precauções padrão. Não se pode iniciar o procedimento sem proteger a pele, os olhos e os órgãos respiratórios. É aconselhável realizar os trabalhos de manhã ou à noite, com pouco ou nenhum vento.
Como o Quickstep não é um produto químico do solo, a rotação de culturas não é limitada após a sua aplicação.
Grau de toxicidade
A classe de perigo do herbicida para humanos e insetos é a 3ª – substância moderadamente tóxica. Para não prejudicar as abelhas, devem ser levadas em consideração as seguintes regras:
- a zona fronteiriça do apiário é de pelo menos 3 km;
- limitar o voo das abelhas a pelo menos 4 horas.
É proibido o uso do Quickstep na zona sanitária de reservatórios pertencentes a pisciculturas.
Primeiros socorros para envenenamento
Uma pessoa afetada pelos efeitos do Quickstep deve receber assistência imediata:
- se um produto químico tóxico for inalado, retire a vítima da sala e peça para respirar profundamente;
- em caso de ingestão acidental - enxaguar abundantemente a boca com água, beber bastante água, tomar carvão ativado (1 g de medicamento sorvente por 1 kg de peso humano), induzir o vômito, repetir os passos se necessário;
- em caso de contato com a pele, limpe o produto químico com cotonete ou pano, mas não esfregue a pele, lave a região do corpo com água e sabão;
- em caso de contato com a roupa, retirar e lavar a peça de roupa contaminada, lavar com água a área do corpo com a qual a roupa suja entrou em contato;
- Em caso de contato com os olhos, abra as pálpebras com os dedos e enxágue generosamente o globo ocular com água morna.
Se o envenenamento for grave, é necessário chamar imediatamente uma ambulância e, antes que ela chegue, retirar os equipamentos e roupas de proteção da vítima.
Mesmo que a intoxicação não seja grave, é aconselhável que a vítima procure um centro médico, onde um especialista prescreverá terapia sintomática.
É compatível com outros produtos?
Quickstep é combinado com uma grande lista de herbicidas, inseticidas e fungicidas. Não pode ser combinado apenas com produtos químicos alcalinos cujo pH seja superior a 8,5.Alta compatibilidade do herbicida com produtos químicos à base de etofumesato, clopiralide, sulfonilureia, desmedifam, fenmedifam.
O próximo componente é adicionado após a dissolução completa do anterior.
Condições e regras de armazenamento
Armazene o herbicida Quickstep no recipiente hermeticamente fechado em que foi adquirido. É aconselhável deixar o medicamento em armazém ou outro local fechado. A temperatura de armazenamento pode variar de -30 a +30 °C.
Prazo de validade – 2 anos, desde que o recipiente permaneça lacrado.
Análogos de herbicidas
Dos análogos baseados em xetodim, deve-se notar:
- Cletodim Plus;
- Legado;
- Censurar;
- Gramíneo;
- Selecione;
- Centurião Pró;
- Elefante;
- Cutelo;
- Rondó.
Herbicidas à base de haloxifop-R-metil:
- Galaction;
- Zelleck Super.
Todas essas drogas inibem a síntese lipídica nos tecidos vegetais, o que leva à morte das ervas daninhas em pouco tempo. Eles são eficazes contra cereais anuais e perenes que crescem em áreas ocupadas por tubérculos, girassóis e batatas.