Granadeiro é um herbicida sistêmico usado para controlar a vegetação indesejada em plantações de grãos. A droga destrói todos os inimigos do trigo, da cevada e do girassol. As ervas daninhas desaparecem completamente em apenas um tratamento. As substâncias activas não se acumulam no solo, desintegram-se rapidamente e não são encontradas nas principais culturas cerealíferas. O herbicida tem atividade seletiva e atua apenas sobre ervas daninhas.
- Composição, finalidade e forma de liberação do medicamento Granadeiro
- Mecanismo de ação do herbicida
- Vantagens sobre análogos
- Taxa de consumo para diferentes plantas
- Como preparar uma solução funcional
- Instruções para uso de herbicida
- Precauções ao trabalhar com o produto
- O grau de toxicidade da droga
- Compatibilidade com outras substâncias
- Data de validade e regras de armazenamento
- Análogos
Composição, finalidade e forma de liberação do medicamento Granadeiro
O herbicida é usado para matar ervas daninhas em culturas de cereais e de girassol. É utilizado contra camomila, vegetais crucíferos, dente-de-leão, cardo, papoula, cardo e outras ervas daninhas que retiram componentes nutricionais das principais culturas.
A substância ativa é o tribonurão-metilo. Durante a pulverização, o medicamento dissolvido em água penetra nas ervas daninhas e as destrói no nível celular. O herbicida sistêmico tem atividade seletiva, combate apenas ervas daninhas dicotiledôneas anuais e perenes que interferem no crescimento das principais culturas. A droga não afeta os grãos em si.
O herbicida é produzido pela Agrochemical Technologies (Ucrânia). Apresenta-se na forma de grânulos solúveis em água, acondicionados em garrafas plásticas de 500 gramas.
Mecanismo de ação do herbicida
A substância ativa, tribonuron-metil, penetra na erva daninha através das folhas e raízes. Granadeiro atua sobre enzimas responsáveis pela divisão celular. Algumas horas após a irrigação, o crescimento da vegetação para. Após uma semana, aparecem sinais de necrose e clorose. As ervas daninhas morrem completamente após 2-3 semanas. O herbicida tem efeito residual de curto prazo e é rapidamente destruído no solo, por isso é recomendado seu uso apenas para tratamento pós-emergência.
Vantagens sobre análogos
O herbicida Granadeiro apresenta as seguintes vantagens:
- não se acumula no solo;
- o plantio de qualquer safra é permitido para a próxima safra;
- tem atividade seletiva, não prejudica as culturas principais;
- afeta todos os principais tipos de ervas daninhas;
- compatível com vários pesticidas;
- pode ser usado em temperaturas de 5 graus Celsius.
Taxa de consumo para diferentes plantas
Ao preparar a solução, siga a seguinte dosagem (a uma vazão da solução de trabalho de 200-300 l/ha):
- Para grãos de inverno. O consumo da droga é de 0,020-0,025 kg/ha.
- Para grãos de primavera. Consumo de herbicidas - 0,015-0,020 kg/ha.
Como preparar uma solução funcional
O agente herbicida é dissolvido em líquido antes do uso. Para preparar uma solução de trabalho para pulverização, use água limpa e macia. Se um pulverizador for usado para irrigar as plantações, leve a quantidade do medicamento que será necessária para reabastecer um tanque.
Primeiro, uma solução de matriz é preparada em um balde com água. O tanque do pulverizador é preenchido até a metade com água e o herbicida dissolvido é despejado com o misturador ligado. Em seguida, adicione o restante da água. Se o Granadeiro for usado com outros pesticidas, primeiro este herbicida é adicionado ao tanque do pulverizador e depois os outros medicamentos são adicionados. O misturador deve estar ligado durante o preparo da solução e durante a pulverização.
Instruções para uso de herbicida
A irrigação das ervas daninhas é realizada no início da primavera, numa fase inicial de crescimento das ervas daninhas (na fase de 3-4 folhas). Os trabalhos devem ser realizados com tempo calmo ou com ventos com velocidade não superior a 6 m/s. É melhor pulverizar as ervas daninhas imediatamente após a chuva, quando ainda estão molhadas. O tratamento com herbicida é realizado apenas uma vez por temporada.
A pulverização pode ser realizada com pulverizadores de dispersão fina. Se outros herbicidas forem adicionados ao tanque desse pulverizador para controle abrangente de ervas daninhas, a dosagem de todos os medicamentos deverá ser reduzida à metade. Os produtos químicos devem primeiro ser verificados quanto à compatibilidade.
Ao pulverizar culturas de grãos, é necessário garantir que a solução herbicida não atinja os vegetais próximos.
Precauções ao trabalhar com o produto
O herbicida não é tóxico para humanos, mas é necessário trabalhar com esse produto químico com respirador ou máscara protetora, luvas de borracha, botas e traje de proteção. Não inale vapores nem beba a solução de trabalho. Após o trabalho de campo, é necessário lavar as mãos e o rosto com água morna e sabão e enxaguar a boca com solução de refrigerante.
O grau de toxicidade da droga
A droga Granadeiro recebeu um 3º grau de perigo. O herbicida não é tóxico para as abelhas, mas é aconselhável não utilizá-lo durante o verão ativo desses insetos. É proibida a pulverização deste produto na zona sanitária próxima a corpos d'água onde são criados peixes. A droga se desintegra rapidamente no solo, não se acumula no solo e não polui o meio ambiente.
Compatibilidade com outras substâncias
O herbicida Granadeiro pode ser utilizado em misturas em tanque juntamente com preparações à base de ácido clorofenoxiacético 2,4-d, dicamba ou fluroxipir. É permitido o uso combinado de fungicidas e inseticidas.
Se a cultura principal estiver sob estresse, não é permitido o uso de inseticidas organofosforados.
Data de validade e regras de armazenamento
O granadeiro em embalagem original bem fechada pode ser armazenado em temperatura ambiente por 3 anos após a data de fabricação. Não use o herbicida após o prazo de validade. O granadeiro deve ser mantido em depósito separado, projetado especificamente para o armazenamento de pesticidas.
O herbicida deve ser armazenado em local protegido da umidade e da luz solar direta.A solução preparada não pode ser armazenada por mais de um dia, deve ser utilizada imediatamente e os restos despejados fora dos terrenos agrícolas.
Análogos
Preparações semelhantes com composição e princípio de ação semelhantes são os seguintes herbicidas: Granstar, Agrostar, Grande Plus, Calibre, Magnum, Grande Status, Himstar. Os pesticidas são usados para tratar culturas de grãos e controlar ervas daninhas sem prejudicar as culturas principais.