Usar "Grand Plus" ajuda a lidar com vários tipos de ervas daninhas. A droga é um herbicida eficaz que tem efeito seletivo. A composição lida com sucesso com ervas daninhas dicotiledôneas anuais. Com sua ajuda, é possível destruir cardo, ambrósia e pardal. A substância também inibe o crescimento da erva-de-bico, da mostarda e de outras plantas.
Composição e forma de liberação do herbicida
O componente ativo do produto é considerado tribonuron-metil.Em 1 quilograma do produto existem 750 gramas desse componente. A composição pertence à classe química das sulfonilureias. É produzido na forma de grânulos dispersíveis em água.
O produto é comercializado em embalagens de 600 gramas. Contém 30 sachês hidrossolúveis de 20 gramas cada.
O princípio de ação e finalidade do medicamento "Grand Plus"
O componente ativo do herbicida é o tribonuron-metil. Esta substância pertence à classe química das sulfonilureias. A substância activa é caracterizada por actividade sistémica. É absorvido pela folhagem e pelo sistema radicular das plantas e move-se facilmente pela estrutura da erva daninha. Em plantas sensíveis, o herbicida inibe a enzima acetolactato sintase. Esta substância participa na produção de aminoácidos valiosos. Quando a enzima é suprimida, o crescimento da grama para rapidamente e então ocorre sua morte.
Ao mesmo tempo, muitas plantas cerealíferas são resistentes ao componente ativo do produto. Isso se aplica ao trigo de inverno e de primavera. Isto é menos verdadeiro para aveia e cevada.
As principais vantagens do herbicida incluem o seguinte:
- É altamente eficaz. Além disso, a composição é selectiva em relação às plantas cerealíferas.
- Tem uma ampla gama de efeitos em ervas daninhas resistentes a herbicidas hormonais - MCPA, dicamba, 2,4-D. Portanto, o produto pode ser utilizado contra diversos tipos de ervas daninhas, inclusive aquelas resistentes a outros herbicidas.
- Adequado para uso em primavera fria. A substância não provoca efeitos tóxicos.
- Decompõe-se na estrutura do solo em pouco tempo.Portanto, não há restrições para outras plantas, observadas as regras de rotação de culturas.
- Afeta enzimas encontradas exclusivamente em plantas. Portanto, a substância é quase segura para animais e pessoas.
- É um produto sistêmico que é absorvido pela folhagem.
- Ajuda a reduzir significativamente a carga de herbicida no solo.
O desenvolvimento de ervas daninhas sensíveis cessa algumas horas após o uso do produto. Ao mesmo tempo, é possível reduzir significativamente o consumo de elementos úteis e de água. Manifestações visíveis ocorrem 2 a 3 dias após o tratamento. Nesse caso, a morte completa das ervas daninhas é observada posteriormente. Isso acontece após 10 a 15 dias ou mais tarde - tudo depende do clima.
Dosagem e uso do produto
Para evitar overdose do produto, é importante configurar o equipamento corretamente. Ao processar, é importante evitar aplicações repetidas, curvas ou desacelerações. O consumo de fluidos de trabalho, em média, é de 200-300 litros por 1 hectare. É importante evitar o contato com outras plantas cultivadas, pois podem ser suscetíveis a este herbicida.
O efeito mais pronunciado do “Grand Plus” é produzido durante o desenvolvimento ativo de ervas daninhas jovens. Recomenda-se utilizá-lo na fase de aparecimento de 2 a 4 folhas. Os sintomas variam dependendo da variedade da grama, do estágio de crescimento e do clima.
Os primeiros sinais na forma de clorose e necrose são observados vários dias após o tratamento. Neste caso, após 1-2 semanas a erva morre completamente. Ao utilizar a composição para ervas daninhas menos suscetíveis, em período posterior ou durante a seca, os sinais podem aparecer posteriormente.Algumas ervas daninhas moderadamente sensíveis permanecem verdes por muito tempo. No entanto, o seu desenvolvimento já foi suprimido.
Algumas horas após o tratamento, a grama para de se desenvolver e de absorver água e minerais da estrutura do solo. Assim, não há concorrência com as culturas cerealíferas.
Pode-se concluir que o aumento da seletividade do herbicida em combinação com o controle eficaz do desenvolvimento de ervas daninhas numa fase inicial do seu desenvolvimento ajuda a alcançar elevados rendimentos de cereais. Para obter esse efeito, você deve seguir as regras de uso da substância. A dosagem do produto é dada na tabela:
Cultura | Norma de uso de substâncias, gramas por 1 hectare | Erva | Recursos de uso | Período de espera (número de tratamentos) |
Aveia | 15-20 | Ervas daninhas dicotiledôneas anuais, incluindo aquelas resistentes a 2,4-D e 2M-4X | As plantações devem ser pulverizadas na fase de 2-3 folhas. Isto é feito na fase inicial do perfilhamento e nas fases iniciais do crescimento das ervas daninhas. São necessários 200-300 litros de solução de trabalho por 1 hectare. | 60 (1) |
Cereais de primavera e inverno, exceto aveia | 20-25 | Ervas daninhas dicotiledôneas anuais, incluindo cardo de campo resistente a 2,4-D e 2M-4X | É necessário pulverizar as culturas na fase de perfilhamento e nas fases iniciais de crescimento das ervas daninhas. As plantações de inverno são tratadas na primavera. São necessários 200-300 litros de solução de trabalho por 1 hectare. | |
Girassol, que é resistente à substância ativa do medicamento | 25-50 | Ervas daninhas dicotiledôneas anuais e algumas perenes | As plantações devem ser pulverizadas na fase de 2-4 a 6-8 folhas verdadeiras e nos estágios iniciais de crescimento das ervas daninhas. Para 1 hectare vale a pena usar 200-300 litros de solução de trabalho. |
Medidas de precaução
O produto pertence à terceira classe de perigo.Isso significa que é um composto moderadamente perigoso. No entanto, precauções ainda precisam ser tomadas. Para tanto, são utilizados equipamentos de proteção individual.
Compatibilidade do produto
Não se deve combinar a substância em misturas em tanque com inseticidas do grupo dos compostos organofosforados. Isso pode causar envenenamento das plantações.
Recursos de armazenamento
A composição pode ser armazenada em temperaturas de -10 a +30 graus. O prazo de validade da composição é de 3 anos.
Análogos de herbicidas
Substitutos eficazes incluem:
- "Agrostar";
- "Gersotil";
- "TriAlt";
- "Sanfló."
"Grand Plus" é considerado um herbicida eficaz que ajuda a controlar muitas ervas daninhas. É importante seguir rigorosamente as instruções de uso.