Cordus Plus é um herbicida pós-emergente com atividade sistêmica e seletiva. Usado para controlar todas as ervas daninhas nas culturas de milho. O medicamento tem composição de três componentes, destrói rapidamente as ervas daninhas e tem efeito protetor de longa duração. Apenas um tratamento é realizado por temporada. O herbicida está disponível em uma forma conveniente como grânulos solúveis em água.
- Composição, finalidade e forma de liberação do medicamento Cordus Plus
- Princípio da Operação
- Vantagens e desvantagens
- Taxa de consumo
- Como preparar adequadamente a mistura de trabalho
- Como usar a solução pronta
- Precauções de segurança para uso
- Grau de toxicidade do herbicida
- Compatibilidade com outras substâncias
- Períodos e regras de armazenamento
- Meios semelhantes
Composição, finalidade e forma de liberação do medicamento Cordus Plus
O herbicida seletivo sistêmico Cordus Plus é produzido sob licença da empresa americana DuPont em instalações de produção construídas na Rússia.
Este produto contém três substâncias ativas: dicamba, nicosulfurão, rimsulfurão. Um herbicida de três componentes é usado para destruir todas as ervas daninhas dicotiledôneas e de cereais nas plantações de milho.
A droga tem a forma de grânulos solúveis em água. Vendido em potes plásticos de 440 gramas. Antes do uso, o herbicida é dissolvido em água conforme as instruções.
As lavouras de milho são irrigadas com solução aquosa apenas uma vez por safra.
Cordus Plus destrói as ervas daninhas que já brotaram. Quanto antes o tratamento for realizado, melhor será o resultado. Este medicamento não tem efeito no milho em si.
Princípio da Operação
O herbicida é absorvido pelas folhas e raízes das ervas daninhas e se espalha por todos os órgãos. 3-4 horas após o tratamento, a divisão celular para, a planta para de crescer e começa a murchar lentamente. Após 3-5 dias, aparecem os primeiros sinais visíveis da ação do herbicida - necrose e clorose. A planta morre completamente após 2-3 semanas. O herbicida não afeta o milho em si.
Vantagens e desvantagens
Vantagens do Cordus Plus:
- atua de forma rápida e duradoura;
- possui atividade sistêmica e seletiva;
- não requer outros herbicidas para tratamentos complexos;
- destrói todas as ervas daninhas;
- não há necessidade de restrições à rotação de culturas;
- resistência não foi identificada.
Desvantagens:
- proibido para uso em lavouras com milho doce e pipoca;
- eficaz apenas em climas quentes; a atividade diminui em dias frios.
Taxa de consumo
Uma solução é preparada com água e herbicida.O consumo de fluido de trabalho é de 200-300 l/ha. O produto é utilizado para pulverizar ervas daninhas emergentes nas lavouras de milho. Taxa de consumo - 22-44 g/ha. Para vegetação moderada ou fraca, utiliza-se a dosagem mínima. Se houver muitas ervas daninhas, a solução fica mais concentrada.
A pulverização de um campo de milho é realizada apenas uma vez por safra.
Como preparar adequadamente a mistura de trabalho
A solução herbicida para irrigação é preparada nas dosagens especificadas nas instruções. Pulverizadores dispersivos finos são usados para pulverizar o campo. Primeiro, prepare uma solução matricial. Meça a quantidade necessária do medicamento e dissolva-o em água em um pequeno recipiente de plástico.
Em seguida, o tanque do pulverizador fica cheio até a metade com água. Em seguida, liga-se o agitador e despeja-se a solução matriz. Após o qual o misturador é desligado, a quantidade necessária de água é adicionada e a mistura é misturada novamente. A solução de trabalho é preparada no dia da irrigação. O restante da mistura não é armazenado, mas despejado fora das terras agrícolas.
Como usar a solução pronta
O medicamento Cordus Plus pode ser usado para milho, que é utilizado para grãos, óleo ou massa verde. O herbicida destrói dicotiledôneas anuais na fase de 1 a 4 folhas, bem como rosetas jovens de dicotiledôneas perenes e grama de trigo (10 a 15 centímetros de altura). O milho em si deve ter de 2 a 6 folhas.
O herbicida deve ser utilizado com o surfactante Trend (200 ml/ha), que melhora a umectação das ervas daninhas com a solução e aumenta a atividade herbicida.
Não é recomendado tratar com o herbicida Cordus Plus ervas daninhas molhadas por orvalho ou chuva, que estejam sob estresse por seca, mudanças de temperatura, má nutrição, doenças ou insetos.Na noite anterior à irrigação, a temperatura não deve cair abaixo de 10 graus Celsius. Você não pode pulverizar os campos se a temperatura diurna subir acima de 25 graus Celsius. Depois de tratar o campo com herbicida, o cultivo entre fileiras só pode ser realizado após 1-2 semanas.
Precauções de segurança para uso
Ao trabalhar com solução herbicida, devem ser observadas precauções de segurança. A pessoa que processa o campo deve usar traje de proteção, máscara ou respirador, botas de borracha e luvas. Não inale vapores nem beba a solução. Após o trabalho de campo, é necessário lavar as mãos e o rosto com água morna e sabão e enxaguar a boca com solução de refrigerante.
Grau de toxicidade do herbicida
Cordus Plus pertence ao 3º grau de toxicidade. A droga é inofensiva para humanos e animais, não faz mal a pássaros e insetos benéficos. Não é recomendado tratar campos de milho com este herbicida durante o verão ativo das abelhas ou perto de corpos d'água onde os peixes são criados.
Compatibilidade com outras substâncias
É proibido o uso em misturas com inseticidas organofosforados. O herbicida não pode ser misturado com fertilizantes para tratamento foliar. Pode ser usado com outros herbicidas, além de fungicidas e inseticidas. Antes de realizar o tratamento, todos os produtos químicos devem ser verificados quanto à compatibilidade.
Períodos e regras de armazenamento
O herbicida Cordus Plus pode ser armazenado em embalagem original bem fechada por 3 anos após a data de fabricação. Normalmente a data de validade está indicada no rótulo. O frasco deve ser guardado em depósito especial destinado ao armazenamento de agrotóxicos. A temperatura ideal de armazenamento é de 10 a 20 graus Celsius.O medicamento é armazenado em ambiente protegido da umidade e da luz solar.
Meios semelhantes
Um análogo do herbicida Cordus Plus é o medicamento Cordus. Possui o mesmo fabricante e a mesma composição química de três componentes. Ambas as drogas são usadas para destruir todas as ervas daninhas que retiram água e nutrientes da cultura principal - o milho.