O milho para silagem é cultivado com uma tecnologia especial. Para cultivar um produto de qualidade é preciso seguir todas as técnicas agrícolas e utilizar tecnologia moderna para fazer silagem. Este é um alimento vegetal valioso para herbívoros domésticos. A silagem pode ser combinada (é feita a partir de espigas) e regular (é aproveitada toda a parte verde da planta).
Recursos de cultivo de milho para silagem
Para obter a massa mais produtiva, a silagem de milho é feita seguindo determinadas técnicas tecnológicas.Mas antes de começar a fazer isso, você precisa se familiarizar com as regras de cultivo.
O cultivo do milho para silagem difere da tecnologia do grão. A semelhança é que são selecionadas as mesmas variedades de grãos de milho para silagem e observadas as mesmas datas de semeadura.
Antes de cultivar milho para silagem, é necessário conhecer suas características biológicas. O milho é uma cultura anual de cereal que adora o calor, com caule, folhas e raízes bem desenvolvidos. No início, as raízes crescem nas camadas superiores aquecidas do solo, aprofundando-se gradualmente em 1–2 metros.
O caule tem 7 cm de espessura e uma planta pode ter até 25 folhas. O caule é dividido em nós, cujo número não aumenta com o crescimento da planta. Pode crescer até 5 metros de altura aumentando o espaço entre os nós. Na parte superior existe uma inflorescência masculina - uma panícula. Os enteados são formados nos nós inferiores. Se o milho for cultivado para grãos, eles devem ser removidos.
As sementes de milho começam a germinar a uma temperatura de +10 graus. Quanto mais quente fica lá fora, mais ativamente a colheita cresce. A uma temperatura de +15 graus, os primeiros rebentos aparecem após 8 dias. A cultura resiste a geadas de até -3 graus, falta de umidade e calor, mas apenas durante o período de germinação. Se tais fatores desfavoráveis aparecerem durante a floração, o rendimento poderá ser reduzido significativamente.
É muito importante determinar o momento correto de colheita da silagem de milho, mantendo a relação matéria seca e o estágio de maturação. O teor de matéria seca é um critério confiável para determinar a qualidade da silagem de milho. A colheita é melhor iniciada quando o teor de matéria seca é de 28–30%.
Rotação de colheitas
Com muito cuidado, o rendimento da silagem de milho por 1 hectare pode ser de 50 a 60 toneladas. Se o milho for cultivado para alimentação animal, para o rápido desenvolvimento da massa verde, é necessário regar a plantação com a maior freqüência possível. Ao usar sistemas de irrigação especiais, o rendimento pode ser aumentado para 80–100 toneladas por hectare.
O milho para silagem é utilizado como ração para bovinos, coelhos e aves devido ao seu alto valor alimentar. As propriedades benéficas do produto incluem:
- o funcionamento dos órgãos digestivos nos animais é normalizado;
- a massa muscular aumenta;
- os parâmetros sanguíneos dos animais melhoram;
- a quantidade de produção de leite nas vacas aumenta;
- contém muitas vitaminas, aminoácidos, gorduras orgânicas.
Para obter uma colheita rica e de alta qualidade, também é necessário observar a rotação de culturas. É aconselhável plantar depois dos cereais ou leguminosas, gramíneas perenes. Os melhores antecessores são vegetais como batata, pepino, tomate e feijão. A cada 3–4 anos é recomendado mudar o local de plantio da cultura.
O solo
Para a semeadura de milho para silagem, solos chernozem, argilosos, franco-arenosos e arenosos com acidez normal são os mais adequados. Para cultivar milho, é necessário preparar o solo com cuidado.
Se o solo for propenso a encharcamento e alta acidez, o cultivo não funcionará. Recomenda-se a calagem de solos ácidos 1–2 anos antes da semeadura.
O milho necessita de boa aeração, principalmente na fase de germinação. Os embriões absorvem muito oxigênio e uma boa colheita só ocorrerá se houver cerca de 20% de oxigênio no ar do solo.
No outono, a área é escavada até uma profundidade de 25 a 30 cm e, quando aparecem ervas daninhas ou após as chuvas, é realizada a gradagem. Ao mesmo tempo, você pode adicionar fertilizantes orgânicos, como esterco.Na primavera é feita a gradagem até a profundidade de 5 cm, após a qual o solo é cultivado até a profundidade de 8 cm.
O melhor precursores do milho Para a silagem, são consideradas culturas de grãos de inverno e primavera, trigo sarraceno, batata e legumes. Não é recomendado plantar depois de beterraba, milheto e girassol, pois essas culturas levam à deficiência de microelementos no solo e à falta de umidade.
Variedades e híbridos de milho
Para cultivo de milho Não há necessidade de esperar que o grão amadureça completamente para a silagem. Portanto, é melhor escolher variedades de maturação tardia, que acumulam muitos nutrientes ao atingir a maturação cerosa leitosa. Para aumentar o tamanho da colheita, você pode semear variedades de maturação precoce e intermediária misturadas com variedades de maturação tardia.
As variedades mais populares de milho cultivadas para silagem incluem: Sterling, Partizanka, Osetinskaya, Dnepropetrovsky, Adavey, Dubrava, Kalina. Todas essas variedades têm maior digestibilidade pelos animais, desenvolvem-se rapidamente e produzem uma rica colheita.
Para que as sementes da variedade selecionada germinem bem e a planta tenha boa imunidade, elas devem ser desinfetadas. Para tanto, as sementes são tratadas com manganês.
A palha de milho (talos e folhas após as espigas) de qualquer variedade é melhor ensilada com cerca de 45% de umidade. Neste estado amolecem e depois são esmagados em pequenos pedaços (1 cm). A palha pode ser seca em unidades de secagem especiais ou espalhada em camada fina em áreas planas. A palha seca é utilizada na forma granulada ou briquetada.
Datas de semeadura
Os campos começam a ser semeados somente depois que o solo aquece até +12 graus até uma profundidade de 8 cm.Se o solo for pesado e argiloso a profundidade de semeadura deve ser de cerca de 4 cm.As datas caem aproximadamente no início de maio.
Após a semeadura é necessário realizar a gradagem. A segunda gradagem é realizada após o desdobramento de 4–5 pares de folhas na planta. Mais detalhes sobre a tecnologia de cultivo de milho para silagem podem ser encontrados na tabela.
Tipos de empregos | datas | Requisitos |
Aração de outono | Do final de agosto ao início de outubro | Camadas de terra são reviradas, restos de plantas são removidos do local |
Primeiro angustiante | Primeiros dias de abril | Profundidade de afrouxamento 4 cm |
Segunda gradagem e cultivo | abril | Profundidade de cultivo 15 cm, remoção de ervas daninhas, o cultivo é realizado até uma profundidade de 5 cm |
Semeadura | De 5 a 10 de maio | Preparação de sementes |
Angustiante antes do surgimento | Uma semana após a semeadura | Afrouxando a camada superior do solo |
Angustiante por mudas | No dia 20 de maio | Afrouxando e matando ervas daninhas |
Tratamento de canteiros de ervas daninhas e tratamento com herbicidas | À medida que cresce | O tratamento é feito com medicamentos diluídos de acordo com as instruções. |
Colheita | Meados de agosto | Cortando e picando a planta |
Para obter uma grande colheita de espigas e evitar o desenvolvimento de problemas, é necessário seguir as regras básicas de cultivo da cultura. O que importa é a densidade de semeadura, o cumprimento da rotação de culturas, a composição e preparo adequado do solo, o momento da semeadura e da colheita, os métodos de controle de ervas daninhas, pragas e doenças.
Densidade de semeadura de milho para silagem
A densidade do milho depende do grupo de maturação, variedade e umidade do solo. A norma para a semeadura de milho para silagem é uma densidade de plantio de 55 a 100 kg por hectare de área. A densidade de plantas no jardim para massa verde no jardim é de 6 a 8 plantas por metro de terreno. Nestes casos, as espigas quase nunca são inseridas, apenas a massa verde é coletada para alimentação.A maioria das plantas fica na sombra, mais umidade é retida no solo - essas são todas as condições necessárias para o cultivo de plantas para alimentação.
Variedades precoces de milho Você pode semear mais grosso do que os de maturação tardia. Quanto mais alto o caule da planta se estende, menos plantas devem ser semeadas por 1 metro quadrado. m. Um aumento na densidade de milho para silagem em pelo menos 10% leva a um rendimento médio.
Ao semear no campo, mantenha uma distância entre as fileiras de 65 a 70 cm.Na horta, elas são semeadas principalmente em cacho quadrado, no padrão 40x40 cm.
Fertilizantes
Para obter uma boa colheita de milho destinado à alimentação de herbívoros, é necessário aplicar fertilizantes na hora certa. O milho responde igualmente bem a fertilizantes minerais e orgânicos.
No cultivo de milho para silagem animal a ênfase está no desenvolvimento de massa verde, portanto estágios iniciais de desenvolvimento do milho O nitrogênio é de grande importância. Em caso de deficiência, o crescimento e o desenvolvimento da planta ficam mais lentos. Calcule aproximadamente 25 kg de fertilizante nitrogenado por hectare. Após 3–4 semanas, a fertilização é repetida.
Com a falta de potássio, as folhas ficam verdes escuras, o crescimento das partes verdes e das raízes da planta fica mais lento, então as folhas começam a enrolar, amarelar e secar.
Durante todo o período de cultivo, o milho precisa de fósforo. A cultura necessita especialmente deste microelemento após a germinação, bem como durante a fase de floração e formação de grãos. Com sua deficiência, a formação de grãos na espiga fica mais lenta, as folhas tornam-se verde-escuras com nervuras vermelho-violeta e morrem gradativamente.
Recomenda-se a aplicação de fertilizantes fosfatados e potássicos no outono.O esterco não forrado é especialmente útil para silagem de milho. É útil aplicar fertilizantes nitrogenados entre as fileiras antes da semeadura.
Herbicidas
As ervas daninhas causam diminuição da produtividade, propagação de pragas e diversas doenças. Portanto, além da observação das práticas agrotécnicas, o cultivo do milho não pode ser feito sem o controle oportuno de ervas daninhas. O uso de herbicidas é considerado um método eficaz.
Antes do surgimento das mudas, herbicidas como Aurorex, Erodikan, Reglon são incorporados ao solo (a taxa de consumo é de cerca de 8–10 l/ha). A superfície da terra pode ser tratada com preparações como Harnes, Roundup (taxa de consumo 3 l/ha).
Se os herbicidas de pré-emergência não demonstraram eficácia, use preparações de pós-emergência: Ballerina, Milady, Adengo, Dialen, Turbin, Desormont, Luvaram (taxa de consumo 2 l/ha). Pode-se utilizar o preparado Cowboy 200 g/ha.
A colheita da silagem começa em agosto. Ao semear 50 mil sementes por hectare, obtêm-se cerca de 55 centavos de unidades de alimentação por hectare e cerca de 220 centavos de massa verde.
Doenças e pragas
Se forem detectadas doenças ou pragas nas plantas, o problema deve ser resolvido em tempo hábil. Isso evitará a propagação massiva da infecção, o que salvará a maior parte da colheita.
Entre as pragas mais atacadas:
- wireworm (as larvas penetram nos caules, espigas e depois de algumas semanas os grãos ficam pretos);
- mariposa do prado (as larvas se alimentam das folhas jovens da planta);
- lagarta das folhas (os insetos roem não só toda a parte verde da planta, mas também os grãos);
- Mosca da aveia sueca (os insetos comem brotos jovens).
As doenças que afetam com mais frequência são o oídio, ferrugem e manchas de bolhas.As folhas do milho ficam claras, pontos e listras pretas podem aparecer, secar e enrolar.
É muito importante tratar adequadamente as sementes antes do plantio e realizar tratamentos preventivos com inseticidas. Você pode usar drogas como Force, Karate, Vantex.
Para reduzir o risco de desenvolvimento de doenças e infestação de pragas, é necessário seguir a tecnologia de cultivo de milho para silagem. É imperativo monitorar a rotação de culturas, cultivar profundamente o solo no outono, tratar as sementes, semeá-las na hora certa e colher.
Colhendo milho para silagem
No milho, existem 4 estágios de desenvolvimento do grão: formação do grão (dura duas semanas desde o início da fertilização), leite e leite-cera (esses dois estágios duram cerca de 10-12 dias), cera (cerca de 15 dias) e maturidade plena .
A colheita do milho para silagem começa a partir do momento em que o grão atinge a maturidade cerosa leitosa. Ao pressionar o grão, um líquido leve e uma massa espessa são liberados. Nesta fase, os grãos contêm em média 46% de umidade, as folhas 34% e os caules 80%. A colheita continua até atingir a fase de maturação cerosa.
A roçada é realizada com equipamentos agrícolas especiais (colhedora de forragem) até uma altura de 12 a 15 cm. Observando os horários e as regras de colheita, é possível obter alimentos saudáveis e de alta qualidade para os animais de estimação.