Zontran é um herbicida que, de acordo com as instruções de uso, pode ser utilizado contra ervas daninhas que crescem em plantações de tomate e batata. O agente herbicida tem atividade seletiva e atua apenas sobre ervas daninhas. A droga penetra nas plantas e interrompe os processos de fotossíntese, levando à morte completa das ervas daninhas.
- Composição, forma de liberação e finalidade do remédio para ervas daninhas Zontran
- Mecanismo de ação da droga
- Vantagens e desvantagens do herbicida
- Taxa de consumo para diferentes plantas
- Preparação e uso da solução de trabalho
- Precauções de segurança
- Grau de toxicidade do herbicida
- Compatibilidade de medicamentos
- Prazo de validade e condições de armazenamento
- Análogos
Composição, forma de liberação e finalidade do remédio para ervas daninhas Zontran
O herbicida Zontran é usado para combater ervas daninhas anuais dicotiledôneas e de cereais que interferem no crescimento de tomate, batata e soja. É usado contra ambrósia, camomila, cardo, bolsa de pastor, centáurea, knotweed, piolhos. Não afeta grama de trigo, cardo, trepadeira ou ervas daninhas perenes. O medicamento contém metribuzina, que pertence à classe das triazinonas. O herbicida sistêmico penetra nas ervas daninhas e leva à sua morte.
O produto químico tem atividade seletiva, ou seja, atua apenas nas plantas daninhas e não causa danos às principais culturas. O herbicida é usado antes e depois da germinação das plantas.
A dose máxima é tomada antes do aparecimento dos rebentos do tomate e da batata. Após o surgimento das culturas principais, a dosagem é reduzida.
A droga está na forma de uma solução coloidal concentrada. Antes de usar, dilua com água. Usado para irrigar campos e matar ervas daninhas. Produzido pela empresa russa Shchelkovo Agrokhim.
Embalagem - vasilha plástica com volume de 5 a 10 litros, ampolas de 5 mililitros, garrafas plásticas de 10,50,100 mililitros. O herbicida pode ser usado em grandes propriedades e pequenas propriedades privadas.
Mecanismo de ação da droga
O herbicida penetra nas ervas daninhas através das folhas e raízes. A substância ativa inibe a fotossíntese. O herbicida se decompõe lentamente no solo, portanto tem efeito protetor de longo prazo, protegendo as lavouras de ervas daninhas durante todo o período de cultivo.
O crescimento das plantas pára imediatamente após a ingestão da substância ativa. Após 2-5 dias, ocorre necrose e clorose. As ervas daninhas morrem completamente após 2-3 semanas. O herbicida apresenta maior atividade durante o crescimento inicial das ervas daninhas.
Vantagens e desvantagens do herbicida
Vantagens do Zontran:
- penetra rapidamente nas ervas daninhas e imediatamente começa a agir;
- tem atividade seletiva, oferece proteção de longo prazo contra ervas daninhas;
- a solução de trabalho é resistente à delaminação;
- as taxas de consumo de drogas são mínimas.
Taxa de consumo para diferentes plantas
O herbicida Zontran é utilizado nas seguintes dosagens (por 100 metros quadrados):
- Para mudas de tomate. Consumo do medicamento: 17 mililitros por 5 litros de água. A pulverização é realizada 15-20 dias após o plantio das mudas no canteiro. Durante a temporada podem ser realizados 2 tratamentos com intervalo de 60 dias.
- Para semear tomates. Taxa de consumo de herbicida: 4-15 mililitros por 3 litros de líquido. O tratamento é realizado na fase de 2 a 4 folhas da cultura principal. São permitidas 2 pulverizações com intervalo de 60 dias.
- Para batatas. Consumo de herbicida: 10-15 mililitros por 3 litros de água. A pulverização é feita antes do surgimento das batatas e quando as pontas atingem mais de 5 centímetros de altura. Durante o segundo tratamento, a dosagem é reduzida pela metade. Existem 2 irrigações por temporada. O intervalo entre os tratamentos é de 30 dias.
Preparação e uso da solução de trabalho
A solução de trabalho é preparada em recipiente plástico no dia da pulverização. Tome a dose necessária do medicamento e dissolva em um pouco de água. Em seguida, adicione líquido até o volume necessário. O herbicida dissolvido em água é despejado em um pulverizador ou no tanque de um pulverizador de dispersão fina.
A irrigação é realizada em clima seco e sem vento. Não é recomendado tratar ervas daninhas durante chuva, ventos fortes ou durante o verão ativo das abelhas. Você precisa usar toda a solução preparada em um dia e despejar o restante além dos limites das terras agrícolas.
Precauções de segurança
Zontran não é tóxico para humanos, porém, ao trabalhar com este herbicida você deve seguir as precauções de segurança. Não inale vapores nem beba a solução herbicida. O trabalho de campo é realizado com traje de proteção, máscara ou respirador, botas e luvas de borracha. Após pulverizar o campo, é necessário tirar a roupa, lavar as mãos e o rosto com água morna e sabão e enxaguar a boca com solução de refrigerante.
Grau de toxicidade do herbicida
Zontran pertence à classe de toxicidade 3. A droga é inofensiva para humanos e animais, mas o herbicida não pode ser usado próximo a reservatórios onde os peixes são criados ou durante o verão ativo das abelhas. Decompõe-se no solo dentro de 1-3 meses. Não afeta insetos do solo.
Compatibilidade de medicamentos
Zontran é compatível com outros pesticidas. O produto químico pode ser usado com herbicidas à base de rimsulfuron (Cassius) para tratamento complexo de ervas daninhas em plantações de tomate e batata.
Quando combinado com vários medicamentos ao mesmo tempo, é necessário reduzir a dosagem de cada componente. Zontran é usado em conjunto com agentes fungicidas e inseticidas para proteger as plantações. Antes do uso, todos os medicamentos devem ser verificados quanto à compatibilidade.
Prazo de validade e condições de armazenamento
O medicamento deve ser utilizado em embalagem original bem fechada antes do prazo de validade. O herbicida não pode ser armazenado por mais de 2 a 3 anos. Para armazenar um produto químico, você precisa de um armazém especial protegido da umidade e da luz solar. O medicamento é mantido fora do alcance das crianças, longe dos alimentos. A temperatura ideal de armazenamento é de 10 a 20 graus acima de zero.
Análogos
O produto químico Zontran possui análogos, ou seja, herbicidas com composição e princípio de ação semelhantes.
Os seguintes medicamentos contêm a substância ativa metribuzin: Zenkor Ultra, Contact, Lazurit, Metrifar, Soil, Torero, Tiron, Unimark. Em lotes domiciliares particulares, além do herbicida Zontran, os preparados Lazurit e Zenkor Ultra são mais utilizados. Os pesticidas são usados em campos de batata, tomate, soja, milho, para processamento de rosas, equinácea e alfafa.