O herbicida sistêmico Galera é usado para controlar ervas daninhas dicotiledôneas anuais e perenes. A droga tem propriedades seletivas, destrói apenas ervas daninhas e não prejudica a cultura principal (colza, mostarda, grãos, milho). O herbicida é usado apenas uma vez por safra, no início da safra.
- Composição, forma de liberação e finalidade do herbicida Galera
- Mecanismo de ação da droga
- Prós e contras do produto
- Medidas de consumo
- Como preparar uma mistura de trabalho
- Instruções de uso da solução preparada
- Precauções de segurança para uso
- Compatibilidade e toxicidade
- Como armazenar adequadamente o medicamento
- Meios semelhantes
Composição, forma de liberação e finalidade do herbicida Galera
É um herbicida sistêmico de dois componentes com ação seletiva. É utilizado nas culturas de colza, soja, mostarda, grãos e milho. Destrói ervas daninhas dicotiledôneas anuais e perenes, incluindo camomila, cardo, cardo, centáureas, grama de bolota, palha de cama, dente de leão, meimendro e ambrósia.
Este herbicida contém dois princípios ativos: clopiralide e picloram. O medicamento é produzido sob licença da empresa americana Dow AgroSciences. O herbicida está na forma de solução aquosa. Embalagem: garrafa plástica de 5 litros.
Mecanismo de ação da droga
O herbicida Galera é dissolvido em água na dosagem especificada nas instruções. As ervas daninhas são irrigadas com pesticida dissolvido logo no início do crescimento. O medicamento é utilizado no tratamento pós-emergência das principais culturas.
As substâncias ativas do herbicida Galera são formas sintéticas de hormônios vegetais e atuam apenas nas ervas daninhas. A droga penetra na planta através das folhas e raízes e é distribuída por todos os seus órgãos.
Poucas horas após a aplicação, as ervas daninhas param de crescer. Os primeiros sinais visíveis de danos (deformação de folhas, caules, ondulação, clorose) são perceptíveis após um dia.
As ervas daninhas morrem completamente em 1-3 semanas.
Prós e contras do produto
Vantagens do herbicida Galera:
- pode ser utilizado após a germinação da cultura principal;
- tem efeito sistêmico e seletivo;
- fornece proteção de longo prazo contra ervas daninhas;
- rapidamente começa a agir;
- destrói o sistema radicular de ervas daninhas;
- compatível com herbicidas anti-cereais.
Desvantagens da droga:
- não utilizado em temperaturas abaixo de 8 e acima de 25 graus Celsius;
- com o uso prolongado, pode ocorrer resistência.
Medidas de consumo
O herbicida Galera é utilizado nas seguintes dosagens (com consumo de fluido de trabalho de 200-300 l/ha):
- Para a destruição de dicotiledôneas anuais: 300 ml/ha.
- Para a destruição de dicotiledôneas perenes e em períodos tardios: 350 ml/ha.
Como preparar uma mistura de trabalho
A solução é preparada a partir do herbicida e água limpa, macia e isenta de impurezas. Para pulverizar o campo, use um pulverizador fino de qualquer marca.
Primeiro, uma solução de matriz é preparada em um recipiente plástico. Pegue a quantidade necessária do medicamento para o volume do tanque do pulverizador e dissolva em água. A solução é bem misturada. Em seguida, encha o tanque do pulverizador até a metade com água. A mistura da matriz é vertida com o agitador ligado. O herbicida deve dissolver-se bem. Em seguida, a batedeira é desligada e a quantidade necessária de água é adicionada.
Instruções de uso da solução preparada
Uma solução herbicida preparada a partir de água e o preparado Galera ou Galera Super é utilizada para tratamento pós-emergência (na fase de 3 folhas verdadeiras) das culturas principais (antes do aparecimento dos botões florais na colza). O herbicida mata ervas daninhas emergentes.
Galera é eficaz em culturas com muitas ervas daninhas e combate as ervas daninhas nos estágios posteriores de desenvolvimento.
A droga é usada em temperaturas ambientes de 8 a 25 graus Celsius. É proibido tratar culturas básicas enfraquecidas por geadas, doenças, insetos ou falta de nutrientes. A solução herbicida não é aplicada nas ervas daninhas molhadas, ou seja, de manhã cedo, antes que o orvalho seque, ou imediatamente após a chuva.
Um tratamento com este herbicida é realizado por safra (no início da primavera, logo no início do período vegetativo). Irrigue o campo em tempo seco e sem vento.Os produtos químicos dissolvidos terão tempo de penetrar nas ervas daninhas se chover 1 hora após a pulverização.
Precauções de segurança para uso
Ao trabalhar com solução herbicida, você deve seguir as precauções de segurança. É proibido inalar vapores ou beber herbicida dissolvido em água. A pessoa que irriga o campo deve usar traje de proteção, respirador ou máscara, botas de borracha e luvas. Após o trabalho de campo, é necessário lavar o rosto e as mãos com água morna e sabão e enxaguar a boca com solução de refrigerante.
Compatibilidade e toxicidade
O preparado químico Galera pode ser utilizado com herbicidas anticereais, inseticidas e fungicidas para tratamentos complexos de campo. O medicamento é utilizado em misturas com reguladores de crescimento e fertilizantes líquidos. Todos os produtos químicos devem ser testados quanto à miscibilidade física. Ao usar vários medicamentos juntos, a dosagem de cada um é reduzida.
O herbicida Galera foi classificado como classe de perigo 3. A droga é segura para humanos, animais, pássaros e insetos benéficos do solo. Não é aconselhável pulverizar o campo durante o verão ativo das abelhas. O tratamento aéreo é proibido na zona protegida dos corpos d'água. Se forem seguidas as dosagens do herbicida recomendadas nas instruções, não se observa fitotoxicidade para as culturas principais.
Como armazenar adequadamente o medicamento
O herbicida Galera deve ser usado antes do prazo de validade. O medicamento não pode ser armazenado por mais de 2 anos a partir da data de fabricação. Para este pesticida é alocada uma sala separada que atende a todas as normas sanitárias e de segurança contra incêndio.
Temperatura ideal: +5…+20 graus Celsius.O herbicida deve ser armazenado em frasco original bem fechado, em ambiente protegido da umidade e da luz solar. A solução à base de água é imediatamente utilizada para tratar o campo.
Meios semelhantes
O medicamento químico Galera possui análogos com composição e princípio de ação semelhantes. Por exemplo, os herbicidas Naraps e Galeas. Os medicamentos contêm os mesmos princípios ativos - clopiralide e picloram. Os herbicidas são usados para tratamento pós-emergência e controle das principais ervas daninhas nas culturas de colza.