As ervas daninhas esgotam o solo, retiram nutrientes das plantas varietais e são fonte de doenças. A remoção regular de ervas daninhas é uma atividade que consome energia para um jardineiro, exigindo muito tempo e esforço. O nível de custos trabalhistas pode ser reduzido significativamente usando meios modernos - herbicidas. "Tornado" é um herbicida seguro contra ervas daninhas, usado com sucesso em jardinagem, jardinagem e trabalho de campo.
- Composição e forma de liberação do herbicida "Tornado"
- Mecanismo de ação do produto
- Taxa de exposição e sintomas
- Espectro de ação
- Prós e contras da droga
- Variedades
- Como preparar uma solução funcional
- Instruções de uso do herbicida "Tornado"
- Taxa de consumo para diferentes plantas
- Momento e características de pulverização de várias culturas
- Condições de temperatura durante o processamento
- Como pulverizar a mistura acabada
- Antes de semear
- Antes da germinação da colheita
- Após a colheita
- Em jardins e vinhas
- Em áreas abandonadas
- Precauções ao trabalhar com o produto
- Toxicidade de herbicida
- Compatibilidade com outros produtos químicos
- Termos e condições de armazenamento
- Existem análogos
Composição e forma de liberação do herbicida "Tornado"
O principal ingrediente ativo do herbicida Tornado é o sal de isopropilamina ou glifosato. Fabricante - Rússia, "Tornado" é aceitável para processamento aéreo. Disponível na forma de concentrado, dissolvido em água. Dependendo da área de tratamento, a dosagem é selecionada. "Tornado" está disponível em latas, ampolas e frascos.
Mecanismo de ação do produto
O herbicida é aplicado por pulverização na parte verde da planta daninha. A substância ativa penetra nos sucos das plantas através das folhas e o veneno atinge gradativamente o sistema radicular. A erva daninha para de crescer, os processos metabólicos são bloqueados e a planta morre. Os excipientes do preparo garantem a absorção instantânea do veneno pela erva.
Taxa de exposição e sintomas
Sinais externos do efeito da droga após o tratamento de plantações em ervas daninhas podem ser observados após uma semana, em arbustos - após 15-20 dias, em árvores - dentro de 2 meses. As folhas das ervas daninhas começam a amarelar e enrolar, a planta parece deprimida e começa um período de decomposição.
Espectro de ação
Capaz de destruir completamente cerca de 200 tipos de ervas daninhas. O efeito da droga pode ser superado por:
- Erva de São João;
- artemísia;
- lamentar;
- bordo;
- amieiro;
- bétula;
- acácia.
Um herbicida sistêmico combate eficazmente matagais de salgueiro e álamo tremedor, framboesas silvestres e roseiras.
Prós e contras da droga
As principais vantagens de um herbicida sistêmico incluem:
- A capacidade de absorver e penetrar rapidamente nos tecidos das ervas daninhas.
- O efeito da droga não depende da temperatura ambiente.
- O produto químico não se acumula no solo, não afeta a fertilidade e é seguro para humanos e animais.
- É um herbicida popular e está disponível na maioria das lojas agrícolas.
- É utilizado como meio de secagem de girassóis.
- Tem um preço baixo.
As desvantagens do herbicida moderno incluem:
- Se a quantidade do medicamento for insuficiente e a dosagem não for observada, o sistema radicular da erva daninha pode permanecer vivo, não ocorrerá destruição e a planta germinará novamente.
- O contato do veneno com uma planta cultivada leva à sua morte.
- Não aplicar na chuva; lavar com água.
- Não é eficaz contra sementes de ervas daninhas lançadas no solo.
Importante! Ao pulverizar as plantações com o herbicida Tornado, preste atenção na dosagem. Se a quantidade do medicamento utilizado for menor que a necessária, o tratamento precisará ser repetido.
Variedades
Disponível nas seguintes variedades:
- "Tornado" 540;
- "Tornado" 500;
- ação contínua.
Se um jardineiro precisar se livrar do crescimento de raízes de frutas com caroço ou destruir matagais de salgueiro ou álamo tremedor, é melhor usar o herbicida “Tornado” 540, a concentração da substância ativa nesta variedade de “Tornado” é aumentada .
Como preparar uma solução funcional
“Tornado” deve ser diluído em água. É melhor usar água da chuva macia. Jardineiros experientes adicionam um pouco de sulfato de amônio à mistura resultante.Antes de preparar a mistura de trabalho, leia as instruções.
É necessário seguir as precauções de segurança e observar a dosagem.
Instruções de uso do herbicida "Tornado"
As instruções indicam todas as características e métodos de uso do medicamento, destacando as etapas de preparo da mistura de trabalho. Evite o contato da substância ativa com áreas expostas do corpo, cabelos e roupas.
Recomenda-se que a pulverização seja realizada em clima calmo, sem precipitações.
Taxa de consumo para diferentes plantas
Dependendo do tipo de cultura de ervas daninhas e da área da superfície tratada, a taxa de aplicação será diferente. Para plantas perenes, a dosagem é duplicada. A quantidade da droga é maior na destruição de árvores e arbustos.
Momento e características de pulverização de várias culturas
O Tornado pode ser aplicado em ervas daninhas a qualquer momento. Para uma maior eficácia do impacto, é importante ter em conta o tipo e a idade das culturas pulverizadas, bem como os seguintes factores:
- O tratamento é realizado antes que as ervas daninhas joguem suas sementes no solo.
- O tratamento das culturas anuais é realizado na fase de aparecimento da terceira folha.
- As perenes devem atingir uma altura de pelo menos 5 centímetros.
- A pulverização não é realizada se houver precipitação ou se o orvalho não tiver desaparecido.
"Tornado" não é eficaz contra porcas e porcas.
Condições de temperatura durante o processamento
O medicamento não impõe exigências maiores à temperatura ambiente, este indicador não afeta a eficácia do herbicida.
Como pulverizar a mistura acabada
A solução preparada deve ser utilizada imediatamente após a preparação. Quando diluído, o medicamento começa a perder eficácia após 2 horas. O medicamento é tóxico, a pulverização é feita com respirador e luvas.
Antes de semear
Usar o Tornado antes da semeadura é uma forma popular de matar ervas daninhas antes de semear gramíneas cultivadas, em particular grama. O tratamento é realizado quando as ervas daninhas atingem uma altura superior a 3 centímetros. É ineficaz tratar o solo vazio: a substância ativa, o veneno, entra no sistema vegetal através das folhas.
Antes da germinação da colheita
O tratamento pré-emergente pode ser realizado em plantações de batata, beterraba, cenoura e outras culturas. Neste caso, as ervas daninhas germinam mais cedo do que a cultura principal, os jardineiros experientes aproveitam esta propriedade.
Após a colheita
Após a colheita, o tratamento contra ervas daninhas com Tornado pode ser realizado a qualquer momento, é importante que as ervas daninhas do solo ganhem 3-4 folhas.
Em jardins e vinhas
As plantações de uvas e os pomares são tratados com herbicidas nas entrelinhas. A pulverização é realizada em clima calmo e seco, evitando o contato da mistura de trabalho com os troncos e folhas das plantas.
Em áreas abandonadas
O processamento contínuo pode ser realizado. Se houver árvores e arbustos no local, a concentração do medicamento aumenta.
Precauções ao trabalhar com o produto
O herbicida pertence à 3ª classe de perigo para o homem e é uma substância moderadamente tóxica. Ao usar a mistura de trabalho, é necessário usar luvas, roupa de proteção, lenço na cabeça e respirador.
Caso existam apiários próximos à área tratada, os apicultores devem ser avisados 5 dias antes da pulverização.
Toxicidade de herbicida
O herbicida “Tornado” não representa perigo para o homem, pois pertence à 3ª classe de toxicidade.Mas ao usar o produto químico é importante tomar precauções, pois em altas concentrações é perigoso e venenoso para animais de sangue quente, por exemplo, gatos ou roedores.
Após o tratamento, não é recomendado permanecer no local por 24 horas.
Compatibilidade com outros produtos químicos
"Tornado" é combinado com outras drogas. Para aumentar a eficácia do controle de ervas daninhas, Magnum ou Bi-58 são usados em conjunto com Tornado. A pulverização das plantações com herbicida pode ser combinada com a fertilização do solo com substâncias nitrogenadas: sulfato de amônio ou nitrato de amônio é adicionado à solução de trabalho.
Termos e condições de armazenamento
Em sua embalagem original, o herbicida é armazenado em sala especial destinada ao armazenamento de agrotóxicos a uma temperatura de -10 0De a +25 0Com no máximo 3 anos a partir da data de emissão. A substância não é armazenada como solução de trabalho. O produto deve ser misturado imediatamente antes do uso.
Existem análogos
Os análogos do herbicida moderno "Tornado" incluem:
- “Agromatador”;
- "Arredondar para cima";
- "Chão".
Esses produtos químicos têm um efeito semelhante sobre as ervas daninhas e diferem do Tornado em preço e dosagem. "Tornado" e seus análogos são certificados e recomendados para uso na Rússia.