A cebola é uma das plantas cultivadas mais sensíveis às ervas daninhas, por isso os especialistas desenvolveram um grande número de produtos químicos destinados a tratá-las. Os herbicidas para pulverização de cebola devem ser utilizados de forma sistemática, estudando primeiro as instruções da embalagem do fabricante.
Ervas daninhas comuns em plantações de cebola
As cebolas precisam do máximo de nutrientes. Recebe a maior parte de seus nutrientes do solo.Mas as ervas daninhas, crescendo com um rizoma maciço, não permitem que o bulbo se desenvolva normalmente, absorva e armazene componentes orgânicos e minerais, causando a morte de mais de 85% da cultura.
O controle de ervas daninhas é uma prática agrotécnica obrigatória no cultivo de hortaliças que possuem bulbos ou raízes.
Os seguintes tipos de ervas daninhas são conhecidos no cultivo de cebolas:
Grupo de plantas | Exemplos |
Dicotiledôneas anuais e bienais
|
Carrapicho comum;
erva-daninha; beladona preta; grama de campo; beldroega; erva daninha; final de campo; terreno comum; bolsa de pastor comum |
Dicotiledônea perene | Thistle é eriçado;
campo semear cardo; trepadeira de campo |
Cereais anuais | Bristlecone cinza;
milheto de frango; capim-colchão vermelho sangue |
Cereais perenes | Junco comum;
grama de trigo rasteira |
Anteriormente, no processamento dos campos, utilizava-se exclusivamente a capina mecânica, mas o método revelou-se ineficaz, pois foi causado por enormes perdas materiais e físicas, a morte de mais de 10% das cebolas. A prática tem demonstrado que o cultivo de cebolas com recurso à mão-de-obra reduz os rendimentos em 20 por cento.
Portanto, a solução ideal é usar produtos químicos para eliminar ervas daninhas.
Lista de fundos
Antes de adquirir um herbicida, é preciso se familiarizar com sua diversidade, estudar as características de marcas conhecidas que são utilizadas por jardineiros experientes e empresas em escala industrial.
"Baguera"
Herbicida seletivo pós-emergência que controla gramíneas anuais e perenes, controlando seu crescimento. A substância ativa é o quizalofop-P-tefuril numa quantidade de 40 g/l.A droga tem um efeito prejudicial no sistema radicular, o que impede o novo crescimento e o desenvolvimento de ervas daninhas.
As principais vantagens do medicamento são que ele é altamente eficaz independentemente das condições de temperatura, não tem efeito fototóxico e não afeta a rotação de culturas.
Para o processamento, bastam 200-300 litros por 1 hectare. Pulverize as ervas daninhas na fase de 2-4 folhas verdadeiras.
"Gramião"
Herbicida seletivo com método de penetração sistêmica para controlar uma ampla gama de ervas daninhas de cereais, especialmente grama de trigo. A composição é dominada por cletodim num volume de 150 g/l.
As vantagens da droga são a alta velocidade de ação, penetra rapidamente em todas as partes das ervas daninhas, inclusive nos rizomas, e interrompe seu desenvolvimento.
O consumo de fluido de trabalho é de 100 a 300 l/ha. Pode ser utilizado na fase de 2-3 folhas verdadeiras. Não usado quando cultivo de cebolas.
"Meta 2E"
O herbicida é capaz de proteger as cebolas dos efeitos nocivos das ervas daninhas anuais. Contém a substância oxifluorfeno. Sua quantidade é de 240 g/l. Elimina rapidamente ambrósia, caruru, knotweed crucífero e outras dicotiledôneas. Ao mesmo tempo, a droga controla a regerminação de ervas daninhas sem limitar a rotação de culturas.
Para 1 hectare, são necessários 200-300 litros de fluido de trabalho. A irrigação deve ser realizada somente após a planta cultivada atingir a fase de 2 folhas verdadeiras. O medicamento não se destina ao cultivo de cebola.
"Galigan"
Um herbicida seletivo adequado para uso em pré e pós-emergência. A substância ativa da composição é o oxifluorfeno (240 g/l). O "Galigan" é considerado um preparo indispensável para o cultivo de cebola e alho. O efeito começa 3-4 horas após o tratamento.
Para o tratamento de culturas anuais e bienais de ervas daninhas, 200-300 ml por hectare são suficientes. Não usado para processar cebolas.
"Akzifor"
Um herbicida moderno exclusivo para suprimir ervas daninhas durante o cultivo de cebola e girassol. A composição inclui o ingrediente ativo oxifluorfeno (240 g/l). Pode ser usado antes e depois da germinação. Após o uso, observa-se um aumento do crescimento das plantas cultivadas e a germinação das sementes aumenta significativamente.
Pulverizar num volume de 200-300 l/ha. O procedimento é realizado na fase de 2-3 folhas das lavouras. O produto não se destina ao cultivo de cebola.
"Gaitano"
Herbicida seletivo sistêmico para tratamento antes da emergência das plantas. Entre os componentes predomina a pendimetalina na quantidade de 330 g/l. É capaz de proteger a cultura das ervas daninhas por um longo período, evitando sua germinação, e também não tem contra-indicações para rotação de culturas.
Para o tratamento, são utilizados 200-400 litros de solução por 1 hectare. A droga é proibida no cultivo de cebolas.
"Lêmure"
Herbicida pós-emergência para o controle de ervas daninhas anuais e perenes. A composição contém quizalofop-P-tefuril numa quantidade de 40 g/l. Inibe a atividade vital da vegetação desnecessária em uma hora, interrompendo todos os processos biológicos.
Assim que as ervas daninhas atingirem um estágio inicial de desenvolvimento, irrigue de acordo com um esquema de 200-300 litros de fluido de trabalho por 1 hectare.
"Zlakterr"
O herbicida tem como objetivo controlar ervas daninhas de cereais. A composição contém cletodim (240 g/l), graças ao qual o medicamento é conhecido pela sua eficácia biológica e se caracteriza pela alta seletividade às culturas.
A aplicação independe da fase da planta cultivada, o principal é não perder a fase ativa de crescimento das ervas daninhas.Para um resultado positivo, tome 200-300 l/ha.
"Gramião"
Herbicida sistêmico seletivo para a remoção de uma impressionante variedade de ervas daninhas anuais e perenes em um curto período de tempo. O medicamento contém cletodim numa quantidade de 150 g/l.
Para o tratamento, selecione a fase desejada da erva daninha (2 a 6 folhas verdadeiras). O consumo de fluido de trabalho é de 100-300 litros por 1 hectare.
"Zlakoff"
Um herbicida universal que combate qualquer tipo de erva daninha de cereal com grande rapidez. A principal substância constituinte é o cletodim 240 g/l. É seguro para a cultura que está sendo cultivada, não permanece no solo e não afeta a rotação posterior da cultura.
O efeito pode ser alcançado aplicando 200-300 litros de solução por 1 hectare de campo.
"Cobra"
Um herbicida produtivo desenvolvido para eliminar uma grande variedade de ervas daninhas monocotiledôneas e dicotiledôneas. A composição contém pendimetadina 330 g/l, que proporciona proteção completa à planta cultivada durante todo o seu crescimento e tem efeito positivo na sua germinação. O medicamento não tem contra-indicações para rotação de culturas.
Pulverizar antes da emergência da cultura, a quantidade de composição de trabalho é de 200-300 l/ha. A substância não é adequada para o cultivo de cebola.
"Legionário"
Herbicida seletivo para tratamento de cebolas de todas as gerações (não para penas). A substância ativa é o fluazifope-P-butilo (150 g/l). A pulverização não depende da fase de desenvolvimento da planta cultivada, a erva daninha deve atingir um estágio de crescimento intensivo (2-4 folhas).
A taxa ideal de consumo da composição é de 200-300 l/ha.
"Deméter"
O herbicida sistêmico é uma arma contra plantas dicotiledôneas anuais. Ingrediente ativo: 350 g/l. A substância pode não apenas eliminar as ervas daninhas, mas também destruir suas raízes.
Use 200-300 litros de substância de trabalho por 1 hectare.
Qual medicamento é melhor escolher?
Ao escolher um medicamento, leve em consideração a diversidade de espécies de ervas daninhas e as características individuais da variedade de cultura. Também é igualmente importante levar em consideração as fases de crescimento das plantas e, dependendo delas, selecionar o preparo adequado.
Características do uso de herbicidas no plantio de cebola
O controle de ervas daninhas deve começar muito antes do plantio das cebolas; geralmente o tempo de processamento é definido para o outono, a fim de preparar o campo para o inverno, removendo ervas daninhas perenes e suas raízes.
O principal é calcular corretamente o momento de aplicação do herbicida para não prejudicar a cultura. Após a brotação da cebola, recomenda-se esperar até que apareçam 3-4 folhas verdadeiras e sejam cobertas por uma espessa camada cerosa.
Importante! Se você tratar plantas na fase de uma folha falsa, existe o risco de as plantações morrerem pela ação do dessecante.