Em comparação com escorregadores alpinos e canteiros de flores, os gramados são mais fáceis de cuidar. Porém, para que mantenham por muito tempo sua aparência ideal, é necessário podá-los em tempo hábil e remover as ervas daninhas emergentes. A vegetação indesejada acrescenta um elemento de caos à aparência estética e retira nutrientes do solo. Vejamos como você pode se livrar das ervas daninhas do gramado com a máxima eficiência.
Como aparecem as ervas daninhas?
O próprio solo é um repositório de sementes de diversas ervas daninhas, que começam a crescer junto com os exemplares cultivados. Nos gramados, principalmente nos recém-semeados, o aparecimento de ervas daninhas é inevitável. Suas sementes são transportadas pelo vento, pássaros e animais. Além disso, as pessoas costumam carregar sementes de ervas daninhas nas solas dos sapatos.
Ervas daninhas em um gramado são quaisquer plantas que não tenham sido usadas como grama. O seu principal perigo é a diminuição da imunidade das plantas cultivadas e o abrandamento do seu desenvolvimento.
A vegetação mais indesejável em gramados verdes são dentes-de-leão, bluegrass anual, trevo, banana-da-terra, quinoa, trepadeira, cravo-da-índia, piolhos e outros.
Arar o solo antes de semear a grama
A preparação preliminar do gramado para semeadura inclui várias etapas:
- Testar o solo para determinar sua composição mecânica. Para fazer isso, umedeça levemente um pequeno pedaço de terra e enrole-o até formar uma salsicha. Se isso acontecer facilmente, o solo é argiloso. Se a salsicha for um anel sem uma única rachadura, é uma argila pesada. Um anel com fissuras significa que o solo é argiloso, de gravidade média. Uma fratura no solo durante tentativas de enrolar uma salsicha indica um tipo leve ou médio.
- Nivelar o solo, livrar-se de buracos e caroços, planejar o escoamento da água.
- Preparando o solo ideal para o gramado. A estagnação da umidade é inaceitável, portanto, em caso de alagamento severo, será necessária drenagem adicional ou arranjo de drenagem superficial. A opção preferida de solo é friável, com quantidade suficiente de areia e fertilizantes orgânicos.
- Afrouxando a terra.Nesta fase, é necessário cavar o solo até uma profundidade de 25 centímetros. Em áreas pequenas isto pode ser feito manualmente, mas áreas maiores requerem o uso de equipamentos especiais.
- Remoção de ervas daninhas. Para fazer isso, você precisa tratar a área com Rounda ou outro que tenha efeito semelhante e soltar o solo até uma profundidade rasa - cerca de 3-5 centímetros.
- Nivelar e compactar solo fértil antes da semeadura.
- Aplicação pré-semeadura de fertilizantes contendo fósforo, potássio e uma pequena quantidade de nitrogênio.
Como combater as ervas daninhas no gramado?
Para combater as ervas daninhas que aparecem no gramado, você pode usar métodos populares mecânicos, químicos e suaves.
Método mecânico
Em gramados pequenos, o controle de ervas daninhas pode ser feito mecanicamente.
Cortar as ervas daninhas acima do solo não é suficiente, pois as raízes permanecem profundamente enterradas no solo. Após 2-3 dias, a planta prejudicial se recupera novamente. Portanto, o trabalho deve ter como objetivo destruir o sistema radicular das ervas daninhas.
Para capinar, você pode usar um garfo de jardim, uma faca afiada, uma espátula com pontas afiadas ou uma enxada. Se for necessário destruir ervas daninhas rasteiras, é recomendável usar um ancinho.
Herbicidas contínuos
Os herbicidas de ação contínua são preparações químicas não seletivas que têm efeito universal e podem matar uma ampla variedade de ervas daninhas. Nos gramados, esses produtos são utilizados na fase de preparo inicial, antes da semeadura.
Os representantes mais famosos e eficazes deste grupo de herbicidas são “Tornado” e “Dikovat”.
"Tornado"
O herbicida universal "Tornado" é mais procurado no combate a ervas daninhas dicotiledôneas, cereais e arbustos.A droga é muito fiel às plantas cultivadas, ajuda a manter um nível ideal de umidade do solo e não atrapalha a rotação de culturas.
"Tornado" contém uma alta concentração de princípios ativos, por isso é utilizado em quantidades mínimas.
"Selvagem"
“Dikovat” é um herbicida de contato que contém a substância ativa com o mesmo nome. Ele seca completamente as ervas daninhas do gramado em apenas 2 a 3 dias. Ao trabalhar com esta substância, é importante levar em consideração que se processada precocemente e com muita umidade, pode prejudicar as culturas vegetais.
Herbicidas seletivos
Os herbicidas seletivos visam suprimir um ou mais tipos de ervas daninhas no gramado. São utilizados para tratar culturas específicas de plantas sem prejudicá-las, mas agindo exclusivamente sobre ervas daninhas.
Herbicidas seletivos podem ser usados no local na forma de grânulos, pó ou líquido. Os medicamentos mais comuns são Lontrel 300, Hacker e Demos. Se as dosagens especificadas nas instruções forem seguidas, as plantações de gramado não serão afetadas.
O princípio de ação dos medicamentos desta categoria é o seguinte:
- Os componentes ativos penetram na barreira foliar das ervas daninhas.
- Gradualmente, à medida que se movem por conta própria, eles se movem para as partes do solo e os rizomas.
- O crescimento e desenvolvimento adicionais da erva daninha são interrompidos.
"Lontrel 300"
"Lontrel 300" à base de clopiralide é aplicado após a germinação. Sua ação visa a destruição de ervas daninhas anuais dicotiledôneas e perenes. Os primeiros sinais de supressão de ervas daninhas são observados 18 horas após o tratamento.A destruição completa leva até três semanas.
"Deimos"
Este produto à base de sal de dimetilamina, graças à destruição das ervas daninhas de folhas largas, mantém um aspecto esteticamente atraente do relvado. Altamente eficaz contra mais de uma centena de variedades de ervas daninhas, incluindo trepadeira, dente-de-leão e outras.
"Hacker"
"Hacker" é um herbicida sistêmico pós-emergência baseado em clopiralide. Disponível para venda na forma de grânulos, solúveis em água. É usado para remover knotweed, cardo, camomila, cardo e outras ervas daninhas em gramados.
As vantagens do medicamento são a facilidade de uso, a compatibilidade ideal com outros tipos de herbicidas, bem como a destruição eficaz de partes aéreas e radiculares de ervas daninhas.
Receitas populares
Para o crescimento de ervas daninhas em pequena escala no gramado, você pode usar métodos populares comprovados e seguros.
O vinagre com sal é um remédio tradicional bem conhecido para a remoção de ervas daninhas. É necessário preparar uma solução de um litro de água, cinco colheres de vinagre (9%) e duas colheres de sal. Depois de esperar esfriar, regue as ervas daninhas.
Outros métodos populares são:
- uma mistura de uma parte de ácido cítrico com três partes de vinagre;
- álcool medicinal com água na proporção de 1:10.
- ácido clorídrico;
- sal-gema, que é usado na forma seca para tratar ervas daninhas (uma colher de sopa para cada).
Como cuidar do seu gramado sem ervas daninhas
A primeira coisa a considerar é que o gramado deve estar bem coberto de grama para que as ervas daninhas não tenham chance.
Também é necessário seguir regras simples de cuidado:
- Fertilize com fertilizantes em tempo hábil.
- Regue o gramado regularmente para protegê-lo contra ervas daninhas que gostam da seca.
- Da primavera ao outono, corte a grama.
Não são necessários herbicidas para cuidar de um gramado jovem. O corte resolverá o problema das ervas daninhas anuais.