O uso de herbicidas contínuos é um dos principais métodos de proteção de áreas contra ervas daninhas. As drogas são frequentemente usadas em campos e fazendas, bem como em lotes residenciais particulares. Consideremos as vantagens e desvantagens dos herbicidas, tipos e classificações de medicamentos populares. Como dosá-los no preparo de uma solução, como utilizá-los corretamente. Como escolher o melhor herbicida.
O que são herbicidas contínuos?
Os herbicidas não seletivos ou não seletivos afetam todas as plantas na área tratada. Os herbicidas contínuos geralmente têm efeito de contato; eles destroem as paredes celulares, causando necrose dos tecidos e morte das ervas daninhas. São utilizados, via de regra, em ervas daninhas vegetativas, mas entre elas também existem agentes de solo.
Vantagens e desvantagens
Desvantagens: os herbicidas contínuos atuam em todas as plantas ao mesmo tempo; se usados incorretamente, as plantas cultivadas também podem ser danificadas. O tratamento é possível com proteção de plantas.
Tipos principais
Os herbicidas contínuos são divididos em 2 grupos: de contato e sistêmicos. Eles diferem nas substâncias ativas e na forma como agem sobre as ervas daninhas.
Sistema
As substâncias dos medicamentos do 1º grupo atuam na superfície da parte aérea das ervas daninhas sobre as quais caem, são resistentes à precipitação e têm ação rápida.
Contato
As substâncias dos produtos do grupo 2 entram nos tecidos, raízes e pontos de crescimento das plantas e afetam as ervas daninhas por dentro. Os herbicidas sistêmicos são altamente eficazes contra ervas daninhas perenes, incluindo aquelas com sistema radicular forte.
Classificação de herbicidas para ervas daninhas
Vejamos dez medicamentos populares conhecidos por sua eficácia, como usá-los de acordo com as instruções e dosagem.Os produtos são frequentemente utilizados não apenas nos campos, mas também em fazendas particulares.
"Rap"
Contém glifosato, uma das substâncias herbicidas mais poderosas. A taxa de aplicação é de 2 a 8 litros por hectare. Pulverize frutas, vegetais e culturas industriais contra ervas daninhas vegetativas na primavera e no verão ou após a colheita. Consumo – 100-200 l/ha. O processamento é único.
"Furacão Forte"
Contém glifosato. A taxa de aplicação varia de 1,5 a 3,5 litros por hectare. Pulverização de ervas daninhas na fase de crescimento ativo e no outono. Tratamento único, consumo de líquido - 200-300 l/ha.
"Tornado"
A substância ativa é o glifosato. O herbicida destrói mais de 150 tipos de vegetação indesejada. Concentração – de 25 a 75 ml por 3 litros de água, tratamento durante a temporada. Eles cultivam vinhas, pomares, gramados, campos para semear e áreas próximas a estradas. Frequência dos tratamentos – 1.
"Total"
O ingrediente ativo é o glifosato. Eles cultivam campos para culturas, hortas e áreas não agrícolas. A concentração é de 2 a 8 litros por hectare, são consumidos 200-300 litros da solução resultante por hectare. A pulverização é feita uma vez.
"Tocha"
Também contém glifosato como composto ativo. Projetado para o cultivo de campos para a semeadura de culturas de inverno e final de primavera, vinhas e pousios. As ervas daninhas são pulverizadas uma vez na primavera, verão e outono, usando 100-200 litros por hectare.
"Avaliador"
A substância ativa é o imazapir. Utilizado em áreas não agrícolas, colza e girassol. Concentração – 0,075-0,12 e 2-5 l por ha. Tratamento de ervas daninhas nos estágios iniciais de desenvolvimento e em crescimento ativo. O consumo da solução é de 50 a 300 litros por hectare. Frequência de aplicação – 1, período de espera para girassol e colza – 2 meses.
"Arredondar para cima"
O herbicida contém glifosato. É usado na primavera para controlar ervas daninhas perenes e de 1 ano que infestam as plantações da primavera. O processamento é feito o mais tardar 3-5 dias antes da semeadura ou antes da formação dos brotos. Concentração – 20-40 ml por 3-4 litros de água. Gaste esse volume por 50-100 m². M. área.
"Glifosato Wolnik"
O composto ativo é o glifosato. Eles cultivam campos para semear diversas culturas, áreas não agrícolas e pousios durante o período de desenvolvimento ativo de ervas daninhas e no outono. O tratamento é feito uma vez, utilizando 100-200 litros de solução por hectare.
"Arsenal"
O composto ativo é o imazapir. Destrói ervas daninhas, árvores e arbustos em áreas locais, perto de postos de gasolina, estradas ferroviárias, cercas, linhas de energia. Taxa de aplicação: para pulverização de arbustos 15 ml/5 l de água; para tratamento de árvores injetar o mesmo volume do medicamento sob a casca com uma seringa especial.
"Polvo"
Incluído o herbicida é o glifosato. Cultivam parcelas não agrícolas, pousios e campos destinados à semeadura de diversas culturas. Taxa de aplicação – 1,4-2,5 l, 1,4-2,8 l, 2,5-4 l, 2-3 l, 3-5 l. Tempo de pulverização - antes da germinação e durante o crescimento ativo, consumo - 100-200 litros por hectare. Frequência de pulverização – 1.
Como escolher o melhor herbicida?
A escolha depende da finalidade da aplicação. Muitos herbicidas gerais são projetados para matar completamente as ervas daninhas em áreas onde não há plantas cultivadas. Eles têm um efeito poderoso e são capazes de completar sua tarefa com sucesso. Na hora de escolher é preciso estar atento ao ritmo de uso e consumo, pois é isso que determina se o uso do medicamento será economicamente rentável.Quando utilizado em áreas com lavouras, um importante critério de seleção será o nível de fitotoxicidade do produto.
Medidas de precaução
O trabalho com herbicidas contínuos deve ser realizado somente com o uso de roupas e equipamentos de proteção especiais. Certifique-se de usar óculos de proteção de plástico, respirador e luvas. A duração do trabalho com solução de agrotóxicos não deve ultrapassar 6 horas, em fazendas particulares - 1 hora.É proibido comer, fumar e beber, além de retirar os equipamentos de proteção individual até a conclusão do trabalho.
Se a solução entrar em contato com a pele, rosto ou olhos, enxágue imediatamente a área com água limpa corrente. Se houver sintomas de intoxicação, consulte um médico.
Herbicidas de ação contínua são utilizados nos casos em que é necessário eliminar de forma rápida e eficaz mudas e plantas daninhas adultas. Eles cultivam não apenas campos, pousios, pomares, mas também muitas vezes terras e territórios não agrícolas. Normalmente, 1 tratamento é suficiente para destruir completamente as ervas daninhas. A pulverização é realizada em qualquer época da estação: antes da semeadura, depois, para ervas daninhas nos estágios iniciais de crescimento, para ervas daninhas em crescimento ativo e no outono, quando a colheita é colhida. Isso torna os herbicidas contínuos verdadeiramente versáteis.