Um gramado bem cuidado é parte integrante do projeto do local. Para que o local permaneça atrativo pelo maior tempo possível, é importante ter o máximo de cuidado na escolha do material para a semeadura. Ao mesmo tempo, muitos residentes de verão novatos têm dúvidas sobre que tipo de gramado é melhor plantar no local. Para conseguir um resultado bonito e elegante, é importante levar em consideração um grande número de recursos.
Benefícios de um gramado vivo
Ao projetar seu terreno, muitos residentes de verão preferem gramado artificial. A motivação deles é bastante clara. Este revestimento não requer poda ou rega. No entanto, é impossível compará-lo com um gramado vivo. As principais vantagens deste revestimento natural incluem o seguinte:
- Frescura e frescura – é muito mais fácil respirar numa área com plantas vivas. Eles ajudam a sobreviver ao calor do verão. Além disso, o orvalho da manhã ajuda a ozonizar ainda mais o ar.
- Segurança - as plantas vivas geralmente não causam alergias em crianças. É agradável correr descalço nessa superfície. Portanto, um gramado vivo pode ser plantado com segurança em um playground.
- Compatibilidade com outros materiais - criar um gramado na dacha ajuda a zonear áreas individuais. Para projetar áreas de passagem, deve-se dar preferência ao revestimento de borracha sem costura. Para complementar o espaço próximo à garagem ou anexos, recomenda-se a utilização de concretagem.
Além disso, um gramado vivo apresenta excelentes características estéticas. No entanto, muitos residentes de verão têm certeza de que organizar tal espaço é muito difícil. Para obter um resultado preciso, é necessário levar em consideração muitas nuances.
Tipos de gramados
Hoje existem diversas variedades de gramados que podem ser plantados no local. Isso inclui o seguinte:
- jardinagem - também chamada de comum;
- Inglês - muitas vezes é chamado de parterre;
- floral - inclui trevo e variedades mouriscas;
- universal - também é chamado de roll;
- Esportes.
Além disso, cada uma das variedades possui características próprias:
- A jardinagem paisagística é considerada o tipo mais comum, utilizado em chalés de verão.Claro, parece menos luxuoso em comparação com o inglês. No entanto, esse gramado pode ser facilmente arranjado com suas próprias mãos, sem o envolvimento de especialistas. A principal vantagem desta opção é que ela foi criada não só para resolver problemas estéticos, mas também permite passar o tempo ativamente. Este gramado ficará ótimo em qualquer lugar. Pode ser plantada tanto ao sol como em locais com sombra. É importante escolher a grama certa para misturar. O gramado paisagístico é fácil de manter. É importante manter a umidade suficiente do solo e ajustar constantemente a altura da grama.
- O inglês é considerado muito denso e de alta qualidade. Este revestimento parece muito aristocrático e tem uma aparência impecável. Porém, para obter o efeito desejado, a grama deve ser plantada no lado ensolarado. Em áreas sombreadas, os resultados ideais não serão alcançados. Apesar do seu aspecto impecável, o relvado inglês apresenta uma série de desvantagens. Sua operação é considerada cara e requer cuidados especiais. Este revestimento precisa ser regado e alimentado todos os dias. Além disso, precisa ser cortado com frequência.
- Floral - uma área decorada desta forma ficará impecável. Ela não requer cuidados complexos. Ao mesmo tempo, a variedade mourisca é adequada exclusivamente para a decoração de um terreno, enquanto a variedade trevo é capaz de suportar cargas acrescidas. No entanto, os revestimentos também apresentam desvantagens. Assim, um gramado mourisco pode se assemelhar a um jardim de flores mal cuidado. Quando as flores murcham, parece desarrumado. Um gramado de trevo pode crescer muito rapidamente e parecer ervas daninhas.
- Enrolado – também chamado de universal. Esta opção é considerada muito conveniente, mas não pode ser considerada barata.Esta variedade é uma cobertura de corte natural que inclui gramíneas perenes. É cultivada com uma tecnologia especial que permite cortar a grama e cultivá-la em outras áreas. A variedade universal tem muitas vantagens. Pode ser usado dentro de 2 semanas após a instalação. Além disso, nenhuma erva daninha cresce aqui no primeiro ano. Este revestimento resiste perfeitamente à geada e à seca. Além disso, é quase impossível pisoteá-lo. A única desvantagem do revestimento é o seu alto custo. Para economizar dinheiro, você pode tentar fazer o gramado sozinho, sem recorrer a especialistas.
- Esportes - este tipo é adequado para decorar um parque infantil ou local de lazer ativo. Uma característica distintiva deste tipo de gramado é que ele contém gramíneas persistentes que podem se recuperar rapidamente. Tais locais são caracterizados por uma base particularmente rígida. Na hora de projetar um espaço é preciso levar em consideração que tipo de esporte você pretende praticar ali.
Qual erva escolher
Hoje existem muitas misturas de ervas à venda que se caracterizam por propriedades únicas. Na hora de escolher a semente, antes de mais nada, vale considerar o clima da região. A composição do solo e os parâmetros de iluminação não são de pouca importância. As opções mais populares incluem os seguintes tipos de misturas de grama:
- Universal – essas sementes germinam perfeitamente. Eles germinam quase imediatamente após a semeadura. Essas gramíneas são resistentes a diversas condições ambientais e ajudam a controlar o crescimento de ervas daninhas.
- De forbs - este tipo de mistura ajuda a obter um gramado. Esta superfície de grama parece fresca e original. Neste caso, a mistura geralmente inclui variedades de plantas altas e baixas.
- Esportes - essas sementes são perfeitas para decorar gramados de estádios e playgrounds infantis. Os revestimentos acabados são despretensiosos e resistentes a fatores mecânicos.
- Elite - tal composição pode exigir condições ambientais específicas e um grande número de procedimentos de cuidados. Superfícies de grama feitas de misturas de elite têm altas qualidades decorativas e podem decorar qualquer área.
Culturas como festuca vermelha, trevo branco e grama são frequentemente usadas para decorar gramados. Essas plantas são capazes de tolerar cargas moderadas e têm alta capacidade de recuperação.
Como fazer um gramado com as próprias mãos
Se você preparar adequadamente o local do outono à primavera, precisará executar etapas simples. É importante realizar os trabalhos com tempo calmo. Então, para plantar um gramado, é recomendável fazer o seguinte:
- Na véspera do plantio, regue bem a área.
- Afrouxe o solo usando um ancinho em leque.
- Se houver grandes torrões de terra, compacte o solo com um rolo. Graças a isso, as sementes não sofrerão erosão nem serão lavadas durante a rega. É desejável que o solo permaneça solto e quebradiço. Neste caso, a cama deve estar nivelada.
- Misture as sementes com areia seca. Graças a isso, eles ficarão mais uniformemente posicionados na superfície do solo. Na hora de determinar a quantidade de sementes, deve-se focar nos padrões indicados na embalagem.
- Plante a grama manualmente ou use uma semeadora especial. É necessário colocar os grãos em diferentes direções, movendo-se ao longo do local.
- Coloque as sementes no solo. É importante que a semente não seja deixada em superfície aberta.
- Polvilhe o solo com mistura de turfa.Esta camada não deve ultrapassar 1 centímetro.
- Compacte a cama com um rolo de jardim.
- Regue a área com um jato fino de água.
Cuidados posteriores
Para garantir o desenvolvimento normal do gramado, é importante prestar-lhe um cuidado completo e de qualidade.
Regar e fertilizar
Para que as sementes germinem de forma rápida e uniforme, elas precisam ser bem regadas. Para isso, recomenda-se a instalação de um sistema de irrigação automático. A primeira vez que você precisa cortar a grama é quando ela atinge 8 a 10 centímetros. Para fazer isso, você precisa usar um aparador ou cortador de grama com lâminas afiadas. Neste caso, você precisa cortar 1 a 2 centímetros de grama na velocidade mínima. Após 3-4 semanas, a grama é reduzida para 5 centímetros por hectare. Nesse caso, é necessário deixar a altura padrão, que é de 4 centímetros.
Se foi utilizado solo fértil na fase de preparação do local, será necessário alimentar o gramado apenas no outono. Os nutrientes devem ser adicionados ao substrato esgotado no momento do plantio. Normalmente, para isso, são utilizados fertilizantes minerais, que têm efeito prolongado.
Escarificação
Este procedimento melhora o desenvolvimento do gramado. A escarificação é realizada com ancinhos convencionais ou dispositivos especiais. Eles precisam atravessar o gramado, removendo a grama seca. Ao mesmo tempo, o solo fica solto. Graças à escarificação, é possível renovar a camada de relva e tornar a camada de relva mais resistente.
O procedimento de primavera é recomendado para gramados com mais de 5 anos. No outono, isso é feito em gramados com dois anos de idade. Ao se livrar da grama velha, o sistema radicular recebe mais oxigênio e a parte aérea produz bem uma vegetação densa.
Desoxidação
As culturas de cereais dificilmente toleram o aumento da acidez do solo. Portanto, ao organizar você mesmo um gramado, o solo precisa de desoxidação. Para tanto, recomenda-se a utilização de farinha de dolomita, observando as seguintes normas:
- em solo argiloso pesado vale a pena adicionar 400-500 gramas da substância por 1 metro quadrado - isso deve ser feito todos os anos;
- em solo leve, basta adicionar 200-250 gramas do produto por 1 metro quadrado - isso é feito 2 vezes a cada 2-4 anos.
Aeração
Ao organizar um gramado, é importante levar em consideração que após 3-5 anos, o gramado denso exigirá aeração. Para saturar o sistema radicular com oxigênio, você precisa usar um forcado comum ou um arejador especial. Recomenda-se fazer furos em áreas de água estagnada, calvas ou grama amarelada. Em gramados com mais de 5 anos, o procedimento deve ser realizado duas vezes por ano - na primavera e no outono.
Possíveis problemas
Ao cultivar um gramado por conta própria, os jardineiros iniciantes geralmente cometem os seguintes erros:
- Escolha errada de sementes. Nesse caso, não se deve contar com o surgimento de brotos amigáveis. Na hora de escolher a semente, vale levar em consideração as condições climáticas. Por exemplo, nem todas as plantas conseguem desenvolver-se normalmente à sombra. Também vale levar em consideração a intensidade de uso do site. Um gramado esportivo pode suportar cargas, enquanto o térreo é melhor admirado de longe.
- Escolha errada do local para o gramado. A grama deve ser plantada em uma superfície perfeitamente plana. Ao colocar plantas em terras baixas, a umidade estagnada levará ao apodrecimento do sistema radicular. Uma quantidade suficiente de luz é importante. Ao plantar grama na sombra, ela estica e fica pálida.
- Preparação inadequada do solo.Antes de plantar o gramado, o solo deve estar bem compactado. Recomenda-se fazer isso com antecedência. Graças a este procedimento será possível obter fotos amigáveis. Além disso, as plantas não levantam o solo com as raízes.
- Falta de um sistema de irrigação organizado. Obviamente, jardineiros experientes recomendam o uso de um sistema automático de umidade do solo. Isso é muito conveniente, especialmente se você estiver planejando férias de verão. Além disso, este sistema será necessário no verão quente. Você também pode comprar uma mangueira e umedecer o solo você mesmo. No entanto, você precisa estar preparado para o fato de que precisará fazer isso todos os dias.
Criar você mesmo um gramado é considerado uma tarefa difícil. Para obter um resultado impecável, é importante levar em consideração uma série de características e nuances - escolher o local e a mistura de ervas certos, realizar o trabalho de plantio corretamente e cuidar bem das plantas.