Como semear grama passo a passo e corretamente com suas próprias mãos em sua casa de verão

Todo morador de verão sonha com um gramado lindo e bem cuidado perto de sua casa de campo. Os iniciantes neste assunto nem sequer pensarão em como semear corretamente a grama com as próprias mãos em sua casa de verão. No entanto, este processo é caracterizado por uma série de características distintivas. Para obter um resultado bonito e uniforme, é necessário preparar bem o canteiro e cuidar de qualidade dos brotos.


Seleção de grama

O paisagismo do solo é realizado na fase final de desenvolvimento do território.Isso deve ser feito após a conclusão de todas as obras de construção, estabelecimento de comunicações e arranjo de caminhos de jardim. Nesse caso, você precisa pensar com antecedência na planta do local e determinar a localização da grama. Os gramados de prados e parques são mais adequados para uma casa particular. Eles são resistentes ao pisoteio e outros fatores mecânicos.

Para criar esse gramado, geralmente são usadas gramíneas perenes. Esses incluem:

  • prado bluegrass;
  • grama dobrada;
  • azevém;
  • pentear;
  • festuca.

Para conseguir uma cobertura uniforme, recomenda-se plantar uma mistura de grama. Isso ajuda a evitar áreas de cores e texturas diferentes. Deve-se tomar como base um tipo de grama, que deve representar pelo menos 80% da semente. Depois disso, você deve adicionar o restante das plantas.

Ao escolher as sementes, é recomendável considerar o seguinte:

  1. Fatores climáticos. Deve ser tida em conta a capacidade das culturas para resistirem a determinados factores climáticos característicos da região. Por exemplo, bluegrass, bentgrass e festuca podem resistir bem a invernos rigorosos. O mesmo não se pode dizer do azevém, que também não tolera bem a seca.
  2. O grau de sombreamento da área. Em locais ensolarados você pode plantar grama curvada, bluegrass e trevo. Também é permitido colocar azevém aqui. A festuca cresce bem à sombra.
  3. Nível de umidade do solo. Plantas pouco exigentes incluem trevo, festuca vermelha e bluegrass. Entre as culturas que gostam de umidade, vale destacar o capim-curvado e a festuca ovina.
  4. Produtor de sementes. Você precisa comprar sementes apenas de empresas confiáveis. Estas incluem principalmente empresas holandesas e dinamarquesas.
  5. Custo das sementes. Um produto de qualidade não pode ser barato.Tentar economizar em sementes provocará gastos ainda maiores.
  6. Melhor antes da data. Muitas pessoas se esquecem dessa nuance. Porém, o material vencido não dará o resultado desejado.

Recomenda-se comprar grama em lojas especializadas, de reputação confiável e bem avaliadas.

semeando grama

Preparando a área

A grama requer muita luz. Portanto, devem ser plantadas em área bem iluminada. Na sombra, a grama começará a esticar e ficar pálida. Como resultado, o gramado parecerá mal cuidado.

Ao cultivar grama, deve-se dar preferência a áreas planas ou elevadas. Ao mesmo tempo, é estritamente proibido criar um gramado em uma planície. Na primavera e após a precipitação, observa-se estagnação da umidade. Isso pode causar o apodrecimento das raízes.

Para preparar a área, recomenda-se fazer o seguinte:

  1. Remover pedras. Primeiro você precisa limpar o leito de pedras. É importante que o gramado esteja nivelado. Neste caso, até as pedras mais pequenas precisam ser removidas.
  2. Elimine ervas daninhas. Eles precisam ser removidos radicalmente. Ao mesmo tempo, é importante livrar-se das raízes. Caso contrário, a grama crescerá através do gramado e será muito problemático removê-la.
  3. Reduza a acidez do solo. As gramíneas preferem solo neutro, cujo pH é 6,5-7. A farinha de dolomita deve ser adicionada ao solo ácido, seguindo as instruções da embalagem.
  4. Adicione fertilizante. Antes de semear a grama, é necessário adicionar um conjunto de fertilizantes ao solo. Por 1 metro quadrado você precisa adicionar 3 colheres de sopa de nitrato de amônio e superfosfato duplo, além de 1,5 colheres de sopa de sulfato de potássio. Os nutrientes podem ser espalhados pela superfície da área e depois desenterrados. O húmus deve ser adicionado ao solo argiloso pesado.A grama precisa de solo solto e fértil.
  5. Desenterre a área. Antes de colocar o gramado, é necessário cavar o canteiro até uma profundidade de 30 centímetros. Ao mesmo tempo, é importante quebrar cuidadosamente os torrões de terra e nivelar o solo com um ancinho.
  6. Nivele a área. Não deve haver buracos ou saliências na superfície. Caso contrário, a umidade começará a estagnar nas depressões e nas colinas não será possível cortar a grama.
  7. Compacte o solo. Muitas plantas se desenvolvem apenas em solo solto. No entanto, isto não se aplica ao gramado. Um gramado ideal só pode ser criado em solo muito denso. Para isso, deve ser enrolado com um rolo manual especial, cuja massa é de 50 a 100 kg.
  8. Marque a cama. Depois de preparar o terreno, é necessário traçar os contornos do gramado. Isso é mais fácil de fazer se a cama tiver o formato correto. Porém, é importante considerar que esses gramados podem parecer artificiais. Uma opção mais espetacular seria um gramado de formato irregular e curvas suaves. Recomenda-se o uso de pinos para marcação. Eles precisam ser cravados firmemente no chão e a corda bem esticada.

semeando foto de grama

Instruções de pouso

Na maioria das vezes, os gramados são criados com culturas de cereais. Para isso, via de regra, utiliza-se o prado e o bluegrass comum, a festuca vermelha e ovina, o azevém perene e multiflorido e muito mais.

Recomenda-se plantar gramado durante a estação quente. Isso deve ser feito do final de abril até o final de setembro. Porém, a primavera e o verão ainda são considerados as melhores opções. Graças a isso será possível obter o resultado mais decorativo.

Especialista:
Ao plantar um gramado, é recomendável distribuir as sementes de maneira uniforme por toda a área. É melhor usar semeadoras especiais para essa finalidade. Neste caso, as sementes precisam ser divididas em 2 partes.Neste caso, um deles é colocado em uma determinada direção e o segundo – transversalmente.

Se você planeja plantar a grama manualmente, é recomendável combinar as sementes com areia na proporção de 1:1. Isso torna mais fácil espalhá-los pela área. Recomenda-se usar 30-60 gramas de sementes de gramado por 1 metro quadrado. Salvar neste caso não é recomendado. Se você plantar menos do que o normal, seu gramado ficará careca. Se você usar uma quantidade excessiva de sementes, a aparência decorativa do gramado não melhorará em nada.

No plantio manual, as sementes devem ser distribuídas uniformemente na superfície do solo e enterradas cuidadosamente com ancinho. Depois disso, as plantações devem ser bem regadas. Recomenda-se umedecer a grama todos os dias até que apareçam os brotos. Em clima quente, isso deve ser feito duas vezes ao dia - de manhã e à noite. Depois disso, a rega deve ser reduzida para uma vez por semana.

semeando gramado dacha

Custo de colocar um gramado

Recomenda-se comprar sementes na proporção de 30-60 gramas por 1 metro quadrado. A embalagem geralmente indica o consumo da semente e contém breves instruções. As sementes são vendidas em sacos de papel ou plástico de 1, 3, 5 ou mais quilos. Neste caso, o custo aproximado de 1 quilograma depende da mistura e pode ser o seguinte:

  • decorativo – 400-600 rublos;
  • esportes – 200-500 rublos;
  • jardim - 200-250 rublos;
  • prado - 300-500 rublos.

Recomendações para iniciantes

Para obter um gramado bonito e bem cuidado, você precisa seguir as seguintes recomendações:

  1. Regue o gramado frequentemente com água morna. Qualquer grama em crescimento requer solo úmido. Portanto, recomenda-se umedecer o solo pelo menos a cada 3 dias. Se possível, vale a pena organizar um sistema de irrigação.Se isso falhar, você deve usar uma mangueira comum. Neste caso, recomenda-se colocar um sprinkler. Regar a grama com regador é muito problemático. Isso requer bastante água. Além disso, existe o risco de pisar na grama.
  2. Remova ervas daninhas das plantações. Mesmo com uma preparação cuidadosa do canteiro, algumas raízes ainda permanecerão no solo. Gradualmente, as ervas daninhas começarão a surgir, piorando as propriedades decorativas do gramado. É por isso que é tão importante remover sistematicamente ervas daninhas do gramado – especialmente no início do seu crescimento. Depois que a grama crescer, suas raízes serão capazes de suprimir parcialmente o desenvolvimento de ervas daninhas.
  3. Corte a grama regularmente. Recomenda-se fazer isso pela primeira vez quando a altura das plantas for de 10 a 15 centímetros. Neste caso, a grama deve ser encurtada aproximadamente pela metade. Depois disso, recomenda-se cortar ou aparar a grama uma vez por semana. Como último recurso, isso pode ser feito em intervalos de 10 dias. Neste caso, o gramado ficará bem cuidado. Neste caso, a grama será curta e não desbotará ao sol.
  4. Fertilize o solo periodicamente. Como todas as outras culturas, a grama requer fertilização. Os fertilizantes orgânicos são mais adequados para esse propósito. No entanto, também existem misturas especiais para relvados que devem ser aplicadas simultaneamente à rega. Isso precisa ser feito uma vez por mês. Não é recomendado realizar este procedimento com mais frequência. Se você superalimentar a grama, ela começará a crescer de forma desigual.

Qualquer gramado requer tais condições, com exceção dos gramados. Precisa de menos capina, fertilização e corte. Ao mesmo tempo, é necessário regar o gramado exatamente da mesma maneira.

semeando grama

Erros comuns

Cultivar um gramado bonito e bem cuidado é considerado uma tarefa bastante difícil.Ao mesmo tempo, os jardineiros novatos geralmente cometem os seguintes erros:

  1. Escolha errada de material de semente. Muitas vezes as pessoas negligenciam a importância desta questão comprando a mistura errada. Ao mesmo tempo, não levam em consideração os traços característicos do relevo, do solo e da localização do gramado. Além disso, muitos iniciantes não se concentram nas características climáticas. Uma mistura de ervas pode ter ótimas propriedades, mas simplesmente não é adequada para uma área específica.
  2. Preparação inadequada do local. Isto diz respeito principalmente ao nivelamento das camas. É importante realizar todas as ações em uma sequência específica. Depois de nivelar o local pela primeira vez, ele deve ser deixado por algum tempo. Depois disso, é necessário realizar o procedimento novamente. Isso ajudará a eliminar possíveis irregularidades após o assentamento do solo.
  3. Falta de drenagem. Quantidades excessivas de umidade causam os mesmos danos à grama que sua deficiência. Por isso é tão importante prestar atenção à composição do solo. Se o solo for dominado por solo argiloso ou preto, é necessário garantir o livre fluxo de água. Caso contrário, você terá que lutar constantemente contra musgo, carecas e mofo.
  4. Plantio heterogêneo de grama. Não há absolutamente nenhuma necessidade de pressa nesta fase. É melhor gastar um pouco mais de tempo plantando do que preencher os vazios depois.

O cultivo de grama é um processo complexo que requer o cumprimento de certas condições. Para obter um bom resultado, é importante preparar bem o local e cuidar de qualidade das plantas.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim