Um gramado bem cuidado e sem ervas daninhas é o sonho de jardineiros e veranistas. Esse gramado parece aristocrático e é conveniente para jogos ao ar livre. Manter as ervas daninhas longe do seu gramado favorito não é uma tarefa fácil. É importante preparar adequadamente o local e escolher uma variedade de grama que seja capaz de destruir e deslocar as ervas daninhas do solo. Esse gramado é resistente à limpeza e forma um sistema radicular poderoso que não permite a germinação de ervas daninhas.
Como um gramado ajuda contra ervas daninhas?
Para evitar que ervas daninhas cresçam no local e estraguem a paisagem, as áreas problemáticas são semeadas com misturas de grama. É impossível se livrar completamente das ervas daninhas em um local sem o uso de herbicidas, mas é possível reduzir ao mínimo a quantidade de grama indesejada. Selecione cuidadosamente uma variedade de grama, que deve ter as seguintes propriedades:
- Maior resistência à seca.
- Poderoso sistema radicular capaz de entrelaçar as raízes de outras plantas.
- Baixa estatura.
- Resistência ao pisoteio.
Importante! O gramado só ajudará a controlar as ervas daninhas se for semeado densamente. Para obter maior efeito, a taxa de semeadura por 1 metro quadrado é duplicada.
O princípio de ação sobre as ervas daninhas baseia-se na criação de uma densa camada de rizomas entrelaçados de grama, que não permite que as ervas daninhas germinem e existam com conforto.
A grama é frequentemente usada como adubo verde: é desenterrada com o solo como cobertura orgânica. Esses tipos de gramíneas incluem: trevo, festuca, tremoço. Estas plantas eliminadoras de ervas daninhas enriquecem adicionalmente o solo com potássio e aumentam a sua fertilidade. No ano seguinte, as plantas cultivadas são plantadas em solos descansados e limpos.
Grama que não tem medo de ervas daninhas
Você pode derrotar ervas daninhas em seu local sem o uso de herbicidas e outros produtos químicos. Há um grande número de tipos de gramíneas que não têm medo de ervas daninhas.
Ao escolher uma variedade de grama, preste atenção a um parâmetro como o nanismo. São essas variedades de plantas que são capazes de criar um denso entrelaçamento de raízes.A vegetação que não tem medo de ervas daninhas tem forte imunidade e é capaz de crescer em condições de clima mutável, seca e alagamento.
Variedades de grama que matam ervas daninhas
As ervas que destroem as ervas daninhas nas áreas distinguem-se por um sistema radicular altamente desenvolvido, são capazes de crescer rapidamente e ganhar massa verde, não adoecem e resistem aos caprichos do clima e dos períodos de frio. As ervas de adubo verde ajudam a eliminar as ervas daninhas e a enriquecer o solo com húmus. Gramados floridos vão decorar a paisagem e criar aconchego no local. Vejamos variedades populares de grama que podem destruir ervas daninhas, expulsando-as para sempre do local.
grama curvada
Pertence à família dos cereais. Distingue-se pela sua baixa estatura e pela capacidade do sistema radicular de criar um tapete denso que mata as ervas daninhas. Os verdes são de uma rica cor verde clara e suculentos. Bentgrass é caracterizado por forte imunidade a doenças fúngicas, é resistente à geada e pode resistir ao pisoteio. Mas a variedade tem medo da seca, sendo necessária rega adicional durante os períodos de seca.
Festuca vermelha
Para evitar que ervas daninhas cresçam no local e estraguem a paisagem, são utilizadas diversas gramíneas. Talvez a grama menos exigente em termos de condições de cultivo seja a festuca vermelha. Capaz de crescer em solos pobres, lida bem com as ervas daninhas, não lhes deixando chance de germinar. Ganhou popularidade entre os jardineiros por sua capacidade de tolerar cortes baixos. Tolera pisoteios e invernos gelados. Tem um ritmo de crescimento lento, consegue crescer à sombra e tolera a seca com dignidade. Você pode semear um gramado de festuca vermelha no outono ou na primavera. Este tipo de grama está incluído em quase todas as misturas de grama.
Prado bluegrass
Uma safra de inverno que pode ser usada para semear uma parcela como adubo verde no outono. Brotos suculentos de grama aparecem no início da primavera, imediatamente após o derretimento da cobertura de neve. O corte estimula a formação de novos brotos, para que o gramado fique bem cuidado, sem “carecas”. Bluegrass é autopolinizadora e está em estágio de crescimento ativo por 4-5 anos.
Microtrevo
Desenvolvimento moderno de paisagistas. O microclover não deixa chance de sobrevivência das ervas daninhas. A altura do arbusto é de 5 centímetros, forma um gramado que cobre uniformemente e da mesma altura. Este tipo de gramado não precisa ser cortado. Ao mesmo tempo, a planta é tão agressiva que preenche espaços vazios do solo e mata as ervas daninhas. Se você plantar seu jardim com microtrevo, poderá esquecer as ervas daninhas. O microclover cresce em qualquer solo, em diversas condições climáticas.
Azevém
Uma herbácea perene com um longo ciclo de vida de 7 a 8 anos, matando as ervas daninhas do local. O gramado mantém sua rica cor verde até novembro. O azevém exibe suas melhores qualidades nos climas quentes do sul. Não tolera bem invernos gelados e está sujeito ao congelamento. No primeiro ano após o plantio, a grama não precisa ser cortada.
Misturas de grama prontas
Para criar um gramado “durável”, geralmente são usadas misturas de grama prontas. O cultivo conjunto de variedades de gramíneas perenes de baixo crescimento no local ajudará a eliminar as plantas inúteis; é importante que as plantas correspondam em taxa de crescimento, altura e requisitos para as condições de cultivo.
"Canadá Verde"
Esta mistura de gramíneas foi selecionada e adaptada às condições de cultivo das regiões norte. A mistura é composta por diversas variedades de festuca e azevém. Os primeiros brotos aparecem 10 dias após a semeadura. A mistura é adequada para cultivo em paisagens urbanas.“Canada Green” é resistente ao pisoteio e não congela no inverno. Nesse gramado você pode jogar futebol e outros jogos ao ar livre. O revestimento não necessita de desbaste e não tem medo de pragas e infecções fúngicas. "Canada Green" pertence a misturas de grama premium.
"Liliput"
Gramado de baixo crescimento com taxa de crescimento lenta. Essa mistura de grama costuma ser chamada de “grama para preguiçosos”, o corte das plantações só é necessário no segundo ano. “Liliput” consiste em um quarto de festuca vermelha. O gramado resiste ao corte baixo e se recupera rapidamente de danos. É necessária rega adicional. A mistura de grama inclui diversas variedades de festuca, grama de prado, grama fina e grama curvada.
"Anão"
Uma mistura de gramíneas de baixo crescimento que não requerem cuidados regulares. Adequado para cultivo nas regiões do norte da Rússia. A mistura consiste em festuca, festuca vermelha e grama. A mistura de ervas é especialmente popular nos Urais.
Um terço da mistura consiste em azevém perene. A composição também inclui festuca de prado, festuca vermelha, grama de prado e grama de trigo. A grama não requer corte frequente e pode crescer em solos pobres. A altura de corte ideal é de 6 a 8 centímetros.
Preparando a área e sua correta semeadura
Você pode se livrar das ervas daninhas em seu local por um longo tempo usando herbicidas ou semeando áreas com grama. Para conseguir o máximo controle de ervas daninhas e um belo gramado, a área deve ser preparada antes do plantio da grama. A preparação do território inclui:
- Tratar o solo com herbicidas.
- Controle manual de ervas daninhas.
- Cavar e soltar o solo.
- Aplicação de fertilizantes especiais para gramados.
- Solos com alta acidez são corrigidos.
- Após afrouxamento e fertilização, o solo é regado e compactado com rolo.
Depois de tomadas todas as medidas necessárias, o solo é deixado em repouso por uma semana. Durante esse período, algumas ervas daninhas crescerão e deverão ser removidas manualmente.
O plantio de grama geralmente é feito na primavera ou no outono. As sementes são semeadas manualmente ou com semeadora especial. Para misturas de gramíneas, a taxa de semeadura está indicada nas instruções. Após espalhar as sementes, o solo é borrifado com uma mistura nutritiva de solo e depois prensado com rolo. A seguir, as plantações precisam ser regadas. O melhor é usar pulverizador, assim a terra não é lavada e as sementes ficam no lugar.
Para dar sofisticação à paisagem da área onde o gramado é semeado, crie adicionalmente canteiros, plante flores e arbustos ornamentais.