As ervas daninhas são os piores inimigos do jardineiro. Eles atrapalham o pleno desenvolvimento das culturas hortícolas e desfiguram o aspecto do gramado do terreno. Muitos métodos mecânicos, técnicos, químicos e populares foram inventados para combater as ervas daninhas, mas é melhor escolher aquele que causará menos danos à cobertura do solo e à vegetação cultivada.
Os benefícios e malefícios das ervas daninhas
Na classificação botânica não existe o conceito de “ervas daninhas”.Os jardineiros deram esse nome a espécies herbáceas indesejáveis que crescem ativamente em gramados, canteiros de flores e canteiros. Na natureza, essas ervas são úteis e são uma parte importante dos ecossistemas, mas no jardim eles fazem o possível para se livrar delas.
As ervas daninhas causam os seguintes danos:
- interceptar a umidade e a nutrição das espécies cultivadas, o que reduz a produtividade em até 50%;
- ervas daninhas altas protegem da luz solar as culturas de baixo crescimento;
- algumas espécies de ervas daninhas são parasitas que extraem sucos de plantas cultivadas;
- matagais densos nos canteiros impedem a circulação do ar, o que aumenta a probabilidade de doenças infecciosas;
- entre as ervas daninhas existem espécies venenosas que crescem em gramíneas e cereais forrageiros, perigosas para animais e humanos;
- as ervas daninhas, parentes das plantas agrícolas, as polinizam, razão pela qual as qualidades varietais se deterioram;
- Muitas ervas daninhas são portadoras de infecções e pragas.
Mas entre as ervas daninhas existem espécies que são benéficas e utilizadas pelo homem:
- algumas ervas podem fornecer proteção contra pragas de insetos (mil-folhas, urtiga);
- o dente-de-leão que cresce próximo aos canteiros de pepino melhora o desenvolvimento dos frutos;
- Entre as ervas medicinais destacam-se a camomila, a erva de São João, o coltsfoot;
- comem-se algumas ervas daninhas (rizoma de bardana, urtiga jovem, quinoa, dente-de-leão);
- as plantas colhidas, se ainda não produziram sementes, não podem ser descartadas, mas utilizadas para preparar composto.
A qualidade do solo pode ser determinada pelas ervas selvagens predominantes (a miscelânea cresce em áreas salinas, a cavalinha e a samambaia crescem em áreas ácidas, o absinto cresce em áreas secas, a urtiga e a quinoa crescem em áreas férteis).
Características do controle de ervas daninhas
Hoje, no campo, o controle de ervas daninhas é feito por métodos mecânicos e químicos.No primeiro caso, estão implícitos o corte e a remoção de ervas daninhas. Você não deve esperar que o problema desapareça após o primeiro evento. A luta deve ser travada continuamente.
Princípios de controle de ervas daninhas:
- Não use pá, pois pode danificar plantas cultivadas ou cortar raízes de ervas daninhas.
- Durante a obra, é importante evitar perturbações graves do solo.
- As ervas nocivas são cuidadosamente removidas pelas raízes, até os menores pedaços de raízes são removidos do solo, caso contrário a planta restaurará rapidamente a parte aérea.
- Arranque as plantas do solo com cuidado para que as sementes não se espalhem pelos canteiros.
- As plantas arrancadas não ficam no jardim, mas são descartadas.
Herbicidas são usados para controle químico. São eficazes mesmo em casos avançados, mas devem ser usados com cautela, seguindo rigorosamente as instruções. O processamento é realizado em clima calmo e seco.
Eles trabalham com equipamentos de proteção: luvas de borracha, respirador.
Maneiras de controlar ervas daninhas
Muitos métodos foram inventados para combater ervas daninhas. Cada jardineiro escolhe o mais conveniente e aceitável.
Tradicional
Muitos residentes de verão consideram este método o melhor daqueles realizados sem produtos químicos. Cavar é a única opção eficaz para remover ervas daninhas perenes com sistema radicular desenvolvido e resistência a produtos químicos. O trabalho é trabalhoso e meticuloso, mas é realizado quando outros métodos de luta são impotentes.
Na primeira etapa são utilizados um garfo, um cultivador e um trator. Na segunda etapa, as raízes das ervas daninhas são removidas manualmente do solo escavado.
Uma cerca pode ser erguida em uma área livre de ervas daninhas. A faixa protetora de espaçamento entre linhas é uma vala de 15 cm de profundidade na qual são inseridas placas de ardósia ou metal.
Químico
Os herbicidas são altamente eficazes e de ação rápida, mas tóxicos para a natureza e para os seres humanos, substâncias que reduzem a qualidade do solo. Portanto, eles são usados apenas em situações avançadas.
As drogas são divididas em duas categorias:
- ação contínua - matar toda a vegetação adequada para o processamento de terras não cultivadas e abandonadas;
- ação seletiva - destruição de tipos específicos de ervas daninhas sem afetar a vegetação cultivada.
Você pode se livrar das ervas daninhas usando os seguintes medicamentos populares:
- Tornado;
- Lápis lazúli;
- Arredondar para cima;
- Chão;
- Agromatador.
Biológico
Os organismos vegetais precisam da luz solar para se desenvolver. No escuro, os processos bioquímicos nos tecidos internos das plantas param e o sistema radicular morre. Portanto, a privação de luz é uma boa maneira de matar ervas daninhas sem herbicidas.
Para tanto, são utilizados geotêxteis - material especial para cobertura da superfície do solo. Não apodrece, não se deteriora com a geada e o calor. A tela é colocada sobre os canteiros, são feitos buracos por onde as plantas cultivadas passam para a luz e as ervas daninhas ficam no escuro.
Se não quiser usar material sintético, pode cobrir o solo com cobertura morta: serragem, feno, casca de árvore. A camada deve ser espessa, no mínimo 5 cm, para que as ervas daninhas não a rompam.
Substituto
Após a colheita na horta, chega um momento favorável para o desenvolvimento do mato, pois há terreno vazio por toda parte. Para evitar a proliferação de ervas daninhas, deve-se semear plantas com adubo verde:
- trevo;
- estupro;
- ervilhaca;
- tremoço;
- mostarda.
A adubação verde é útil porque:
- depois de escavados, tornam-se um bom fertilizante natural;
- quando cortados e secos, podem ser usados como cobertura morta;
- a colza e a mostarda secretam glicosídeos - compostos que têm efeito herbicida;
- Eles também secretam óleos essenciais que repelem insetos e inibem o desenvolvimento de infecções fúngicas.
Alcoólico
O método inventado pelos americanos não é barato. É preciso comprar álcool medicinal, diluir em água na proporção de 1 para 10. Trate os canteiros apenas nas entrelinhas, onde costuma crescer o mato. Para 2 acres são consumidos 11 litros.
Fogosa
Use um maçarico. A remoção da grama é realizada antes da colheita das sementes culturais semeadas.
As plantas nocivas são queimadas com fogo, processadas uniformemente e não permanecem no mesmo lugar. Após o evento, o solo é regado abundantemente.
Exaustivo
Se a parte aérea de qualquer planta for danificada, isso afetará negativamente o sistema radicular. Se você cortar todos os brotos, para restaurar a planta será forçada a retirar nutrientes das raízes. A roçada de ervas daninhas no local deve ser feita regularmente, e então as reservas de alimentos nas raízes se esgotarão e as plantas murcharão.
Remédios populares
Anteriormente, os jardineiros não tinham produtos químicos e equipamentos, tinham que inventar meios de controle. Alguns remédios populares revelaram-se tão eficazes que ainda hoje são usados. Eles são escolhidos por moradores de verão que desejam controlar ervas daninhas sem capina e sem produtos químicos.
Receitas populares:
- Pegue um copo de vinagre 9%, uma colher de sopa de sal e detergente para louça. Sal e vinagre são bem misturados. Adicione detergente. Mexa até obter uma solução líquida homogênea. Eles borrifam ervas daninhas à noite.
- Você pode remover ervas daninhas de uma área onde não há plantações borrifando sal no solo pré-umedecido.
- Faça uma solução de refrigerante altamente concentrada e adicione um pouco de sabão. O produto é utilizado para regar as ervas daninhas.Toda a vegetação desta área desaparecerá, senão para sempre, pelo menos por muito tempo, pois o álcali afeta negativamente os processos de crescimento.
- Uma pequena quantidade de ervas daninhas pode ser derramada com água fervente ou gordura quente restante após a fritura em uma frigideira.
Medidas preventivas
Prevenir o aparecimento de ervas daninhas é mais fácil do que exterminá-las. Para reduzir a probabilidade de um problema, você precisa seguir as seguintes regras preventivas:
- Antes do uso, o composto ou esterco deve ser coberto com polietileno e deixado assim durante todo o verão. No fertilizante apodrecido, devido à geração excessiva de calor, as sementes de ervas daninhas morrem.
- Procedimento semelhante é realizado em canteiros de hortaliças: eles são cobertos com filme 2 a 3 semanas antes da semeadura para que as sementes no solo morram.
- Nas lavouras de sementes pequenas, antes da emergência, é realizada gradagem transversal para proteção contra ervas daninhas.
- As plantas cortadas com sementes não devem ser dadas ao gado sem serem cozidas no vapor. Muitas sementes permanecem vivas mesmo depois de passarem pelo sistema digestivo do animal, indo parar no esterco e germinando novamente.
Manter seu jardim limpo é uma tarefa difícil. Felizmente, o arsenal de luta é grande: os moradores do verão escolhem para si os métodos mais simples e convenientes. Para maior eficiência, jardineiros experientes aconselham agir de forma abrangente.