Entre as variedades de abóbora, a abóbora é popular. Pertence à família da Abóbora e é considerada uma planta anual. Os frutos apresentam formatos diversos: redondos, levemente achatados, ovais ou em formato de pêra. Distingue-se pelo alto rendimento e excelente sabor, polpa suculenta e casca de laranja brilhante.
- Recursos benéficos
- Região e clima adequados
- Como crescer?
- Selecionando um local e época de plantio
- Preparando a cama
- Preparando sementes para semear
- Como plantar sementes de abóbora?
- Propagação de abóbora
- Fatores negativos
- Cuidado
- Rega
- Formação de cílios
- Alimentando
- Polinização
- Capina
- Variedades de abóbora
- Arabatskaya
- Pérola
- Marina de Chioggia
- Vitamina
- Provençal
- Querida Princesa
- Noz
- Mascate
- Mascate da Provença
- Hokkaido
- guitarra espanhola
- Tsukatnaia
- Bylinka
- Vita
- Prikubanskaia
- Mármore
- Palav Kadu
- pêra dourada
- Agostinho
- Rendimento, colheita e armazenamento de abóbora
- Doenças e pragas da abóbora
- Bacteriose
- Oídio
- Podridão da raiz
- Antracnose
- Mosaico amarelo
- Pragas da abóbora
- Ácaro aranha
- pulgão melão
- Lesmas
- Verme
- Prevenção de pragas e doenças
O nome do saboroso vegetal foi dado por causa do aroma que dele emana. A abóbora foi desenvolvida pela primeira vez na América Central. Em média, seu peso é de 3 kg, e a diferença especial entre as frutas é que elas têm sabor doce.
Recursos benéficos
Popular na Colômbia, Peru, Ásia e México. Este tipo de abóbora foi trazido para a Europa apenas no século XVIII. O vegetal é um alimento dietético saudável, é composto quase por água, que é 90%, embora a polpa da abóbora seja densa.
Esta abóbora deveria estar em todas as mesas. Você pode preparar uma variedade de pratos com ele - mingaus, sopas, confeitaria. É estufado, assado, fervido, em conserva e seco. Além disso, a abóbora é o único tipo de abóbora que, graças à sua casca fina, é agradável de comer fresca e acompanhar saladas.
O vegetal é saudável. A gama de suas propriedades valiosas é incrível:
- Melhora a visão devido à presença de caroteno, luteína e zeaxantina.
- Tem efeito diurético, limpando os rins e a bexiga de toxinas e sais.
- Fortalece o sistema cardiovascular, limpando os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e também ajuda a remover o colesterol “ruim”.
- Previne doenças perigosas como angina de peito, infarto do miocárdio, aterosclerose e acidente vascular cerebral.
- Contém fibras, melhorando o funcionamento do trato gastrointestinal.
- Possui baixo teor calórico: 45 kcal por 100 gramas de produto, portanto é considerado um produto dietético. Graças a ela, você pode se livrar dos quilos extras.
- Ajuda a melhorar o funcionamento do sistema imunológico devido ao teor de vitamina C e ácido fólico.
- Retarda o envelhecimento do corpo, pois contém potássio e vitamina K. Eles protegem as células dos radicais livres, bem como dos resíduos e toxinas acumuladas no corpo.
- Melhora a condição dos dentes e articulações. O cálcio que contém fortalece o esmalte dos dentes e os ossos.
- Pode melhorar o estado do paciente durante a gripe, pois a vitamina C contida ajuda a eliminar rapidamente os vírus e a restaurar a dor de garganta.
- Este produto é útil para gestantes, pois praticamente não causa alergias, fornece ao corpo apenas tudo de útil que contribuirá para o pleno desenvolvimento do feto.
Em termos de conteúdo, a abóbora noz-moscada é considerada um depósito de vitaminas e microelementos. Contém vitaminas A, B, C, PP, E, além de microelementos - magnésio, potássio, cálcio, ferro e outros.
Região e clima adequados
A abóbora é uma cultura que adora o calor e cresce ao ar livre apenas nas regiões do sul. Nas condições do norte, é cultivado em estufas.
Como crescer?
O vegetal leva muito tempo para amadurecer: a estação de cultivo varia de 115 a 140 dias. Mas ainda existem variedades de maturação precoce que são melhor cultivadas na zona intermediária.
Na maioria das vezes, você precisa limpar no final de agosto ou meados de setembro, antes do início da geada. Não há problema se os frutos não estiverem totalmente maduros: eles amadurecerão durante o armazenamento. Isso levará de 45 a 60 dias.
Selecionando um local e época de plantio
Antes de escolher um local para a abóbora, é preciso lembrar que ela é considerada uma cultura sulista e que adora o calor. O local deve ser ligeiramente elevado (para que a água não fique estagnada) e iluminado pelo sol o dia todo. Se a menor sombra cair sobre as plantas, você não terá colheita.
É preciso lembrar: a abóbora prefere canteiros espaçosos. Afinal, seus cílios podem esticar até 3 metros para os lados. A abóbora permanece imune a muitas doenças e tolera facilmente mudanças de temperatura.
Para que a abóbora noz-moscada da zona intermediária amadureça totalmente, é necessário plantá-la em mudas. As sementes são semeadas no final de abril em recipientes separados. São plantadas em local de cultivo permanente no início de junho, quando não há perigo de geadas.
Os seguintes são considerados fatores perigosos:
- onda de frio que durou muito tempo;
- chuvas prolongadas;
- geadas de primavera.
Preparando a cama
Para plantar mudas, é necessário preparar um canteiro. É desejável que o solo esteja solto e bem saturado com fertilizantes orgânicos. Estrume podre e composto devem ser colocados em cada buraco.
É ainda melhor se houver uma pilha de esterco perto do canteiro de abóboras.
Preparando sementes para semear
Antes de realizar o processo de semeadura, recomenda-se prepará-las. Para isso, primeiro são embebidos em solução de permanganato de potássio por 30 minutos, depois imediatamente transferidos para o simulador de crescimento dissolvido Epin e nele mantidos por mais 30 minutos. Em seguida, são envoltos em gaze úmida ou tecido de algodão e colocados em local aquecido para a germinação.
Como plantar sementes de abóbora?
Para obter mudas fortes, você precisa fazer o seguinte:
- Mantenha as mudas em casa por cerca de um mês.
- Em seguida, prepare os recipientes com antecedência. É melhor que sejam separados para cada planta. Eles são preenchidos com solo especial para o cultivo de mudas.
- Plante 2 sementes em cada recipiente.
- Os recipientes são cobertos com filme para manter a umidade do solo e colocados em local escuro, mas o mais importante, quente.
- Assim que aparecerem os brotos, é recomendável retirar a película e levar as plantas para um parapeito de janela bem iluminado.
- Em seguida, uma planta forte é selecionada das mudas e a fraca é removida. Deixando apenas um broto.
- Depois de meio mês, é necessário começar a endurecer as plantas. Recomenda-se levá-los para a varanda, prolongando gradativamente o tempo.
- No final de maio ou junho, recomenda-se o plantio de brotos de abóbora em campo aberto.
No plantio de mudas em campo aberto, é necessário monitorar a temperatura do ar e do solo: não deve ser inferior a 15 °C. A abóbora tem medo da menor geada. É melhor esperar até que o tempo melhore.
Propagação de abóbora
Existem dois métodos principais de propagação - sementes e mudas. As sementes são retiradas da abóbora melhor e bem madura, há muitas no meio da fruta. As sementes são retiradas, secas e armazenadas até a próxima primavera.
Fatores negativos
Os fatores negativos que pioram e dificultam a obtenção de uma boa colheita são:
- desenvolvimento de doenças;
- ataque de insetos;
- desastres naturais (geadas, chuvas frequentes, secas).
Os dois primeiros devem ser combatidos com produtos químicos e métodos populares.
Cuidado
Depois de plantar plantas com sementes ou mudas, elas precisam de cuidados. Isso significa regar em tempo hábil, soltar o solo, fertilizar, tirar ervas daninhas, formar bengalas e combater pragas e doenças.
Rega
A rega é uma condição importante para a obtenção da colheita da abóbora. É necessário regar de manhã ou à noite, apenas com água morna e macia. É aconselhável regar pela raiz para que a água não caia nas folhas, principalmente quando o sol brilha.
Para a abóbora é importante comer tudo com moderação. Não tolera seca e umidade excessiva do solo. Se a temperatura externa for alta e a planta estiver ao sol, é aconselhável sombrear um pouco com palha ou feno.
Formação de cílios
Para obter frutos grandes é necessário ajustar a formação das vinhas. Deixa-se o chicote central e retiram-se os laterais, exceto dois ramos: não devem ultrapassar 70 cm de comprimento.
Alimentando
A fertilização é importante para o crescimento fetal. Fertilizantes orgânicos são bem-vindos. Pode ser verbasco, composto, esterco podre.
A cinza de madeira é necessária como suplemento mineral. Durante todo o período vegetativo (verão), é necessário aplicar cerca de 4 fertilizações pelo menos 1 a 2 vezes por mês. É aconselhável comprar superfosfato, sulfato de potássio.
Polinização
Sabe-se que a abóbora noz-moscada não poliniza sozinha, por isso precisará da ajuda de insetos, mas é mais seguro se o dono fizer isso sozinho. Para isso, é necessário encontrar uma flor masculina (floresce primeiro) durante o período de floração, arrancar as pétalas, deixando apenas o pistilo. Eles tocam os estames da flor feminina.
Capina
Depois de plantar uma verdura, é preciso ter cuidado para que não cresçam ervas daninhas nas proximidades, que começarão a absorver as substâncias benéficas destinadas à abóbora. Remova as ervas daninhas em tempo hábil, afrouxando levemente o solo próximo. Para limitar o seu crescimento, você pode cobrir a abóbora com palha ou cobri-la com agrospan.
Variedades de abóbora
Esta é uma cultura saudável, por isso os criadores trabalharam muito e desenvolveram muitas variedades diferentes.
Eles diferem um do outro:
- aparência;
- tamanhos;
- forma;
- propósito;
- conteúdo de vitaminas e microelementos.
Arabatskaya
Esta variedade de abóbora tem um período de maturação médio-tardio. Cresce em terreno aberto. Cresce até 8kg. O fruto é coberto por uma fina casca laranja clara. A polpa é densa, suculenta, aromática e de cor laranja. Os frutos ficam perfeitamente armazenados.
A variedade é boa para quem gosta de saborear esse vegetal no frio do inverno. O prazo de validade chega a 4 meses.
Pérola
De acordo com a descrição, as abóboras Zhemchuzhina pertencem às variedades meio-tardias. Eles têm casca laranja e formato cilíndrico redondo. A polpa é laranja, suculenta e doce.
As frutas ficam perfeitamente armazenadas na geladeira ou na adega. A estação de cultivo é de 110 dias.
O arbusto é compacto, os frutos pesam cerca de 8 kg. O plantio e o cultivo da pérola, como a moscatel, é feito em campo aberto com sementes a uma distância de 60 cm e se desenvolve bem com a aplicação de fertilizantes orgânicos. Possui qualidades de resistência ao frio quando cultivado.
Marina de Chioggia
O vegetal vem da Itália. Na aparência, lembra um monstro marinho, pois a crosta é levemente achatada, mas o fruto tem formato redondo. Reza a lenda que este tipo de abóbora foi trazido ao povo de Chioggia pelo mar.
Variedade meio tardia. O período vegetativo é de cerca de 130 dias. As abóboras crescem grandes e podem pesar cerca de 12 kg. A abóbora possui alto teor de açúcar em sua composição, por isso é considerada um vegetal universal para o preparo de diversos pratos. Com ele fazem conservas e geléias, até adicionam em bolos e pudins e preparam frutas cristalizadas.
Vitamina
A abóbora vitaminada é considerada uma variedade de maturação tardia. Os frutos ficam prontos para consumo após 140 dias. Possuem formato oval alongado, com pele fina, de cor marrom intercalada com tonalidade amarelo-rosa. A polpa tem cor laranja brilhante, suculenta, crocante e de sabor adocicado.
O peso do feto chega a 5 kg. Você pode plantar sementes, mas é melhor escolher o método de plantio de mudas para que os frutos amadureçam mais cedo. É melhor plantar colocando os buracos em fileiras.
Provençal
Tem formato redondo e ligeiramente achatado, a crosta não é espessa, ligeiramente nervurada. A casca é laranja fosca. É considerado meia temporada em termos de maturidade. A estação de cultivo é de 120 dias. A fruta cresce pesando até 8 kg.
A polpa é laranja brilhante, de excelente sabor. Tem uma característica interessante: quanto mais tempo você guarda a abóbora, melhor fica o sabor. Acompanha sobremesas, sucos e frutas cristalizadas.
Querida Princesa
Esta variedade é considerada meia temporada. Os frutos amadurecem no dia 115. A planta distingue-se pelo facto de crescer muito poderosa, por isso é plantada a uma grande distância uma da outra. Os buracos devem ser cavados com 100 cm de distância.
Os frutos crescem em tamanho médio até 4 kg. A polpa é laranja brilhante e de sabor doce. Não é à toa que a fruta tem esse nome. A peculiaridade é que a abóbora permanece imune a muitas doenças e tolera facilmente mudanças de temperatura.
Noz
É uma variedade de maturação precoce com período vegetativo de 90 dias. Foi desenvolvido na Itália e possui formato oblongo. A peculiaridade da fruta é que as sementes começam a se formar no fundo da abóbora. Devido a isso, há mais polpa.
Possui um agradável aroma de abóbora e um sabor adocicado. Muitas vezes esta variedade é utilizada como alimento dietético.
Mascate
A abóbora, conforme descrito, é uma das variedades do melão tardio com lindos frutos alaranjados. O fruto amadurece em 140-150 dias e tem formato oblongo. O cultivo e os cuidados são realizados após o plantio em campo aberto.
Dele se obtêm sucos vitamínicos, já que a polpa é laranja, de aroma agradável, suculenta e crocante. Adequado para nutrição dietética.
Mascate da Provença
Esta variedade é considerada meio-tardia, pois amadurece em 115–120 dias. A abóbora tem uma crosta grossa. Ajuda a prolongar o armazenamento das frutas, preservando todas as suas valiosas qualidades.
Os frutos crescem até 8–10 kg. A polpa é de cor laranja rica, com sabor muito agradável a mel. Esta variedade é resistente a mudanças de temperatura e doenças.
Hokkaido
A variedade Hokkaido está se tornando cada vez mais popular entre os amantes de vegetais. É considerada uma planta de maturação precoce. Pode ter formatos diferentes: em forma de pêra, redondo, ligeiramente achatado. Os frutos não são particularmente grandes. Pesam de 700 gramas a 2,5 kg.
A polpa varia do amarelo ao quase vermelho. O sabor lembra batata doce ou castanhas. A casca da fruta pode ser verde, branca ou cinza. Possui alto teor de nutrientes. Para obter um alto rendimento, são necessárias rega e fertilização oportunas.
guitarra espanhola
Não é à toa que essa variedade leva esse nome, pois a fruta tem um formato incomum, que lembra um violão. Já que cresce em formato de pêra, tem até um metro de comprimento e pesa de 5 a 10 kg. A casca é verde-amarelada e a polpa é laranja. Seu sabor lembra cenoura, um pouco de damasco. Externamente, esta abóbora guitarra parece mais uma abobrinha.
Tsukatnaia
Este vegetal produz frutos largos e ligeiramente achatados.Em termos de maturação, pertence às variedades meio-tardias. O período vegetativo dura até 140 dias. A fruta pesa até 5 kg.
Uma característica especial é a mudança de cor da crosta à medida que amadurece. No início é verde, quando maduro é quase marrom. Você pode facilmente dizer pela cor que a abóbora está pronta para comer. A polpa da abóbora é laranja, suculenta e doce. É adequado para fazer produtos de confeitaria.
Bylinka
É uma variedade plana e a casca é acinzentada, mas torna-se mais clara à medida que amadurece. A polpa é laranja, de sabor adocicado. Adequado para fins dietéticos.
Vita
Esta planta é classificada como meia estação em termos de maturação. O período vegetativo é de 115 dias. Tem uma pele cinza. A fruta cresce pesando até 4,5 kg.
A polpa é suculenta, com agradável aroma a noz-moscada, pelo que qualquer prato preparado tem um sabor agradável. Mantém-se muito bem.
Prikubanskaia
A abóbora Prikubanskaya tem formato de pêra e é considerada meio-tardia em termos de maturação, de 115 a 140 dias. O fruto é pequeno. Seu peso é de 2,5 kg, podendo chegar a 4,5 kg. Tem pele fina.
Mármore
A abóbora é considerada meia temporada em termos de maturação, é cerca de 130 dias. Os frutos são redondos, mas ligeiramente achatados. Tem uma cor de mármore. Esta é uma combinação de verde e cinza.
A polpa é laranja, doce e aromática. Esta abóbora tem a vantagem de poder ser armazenada por muito tempo, a fruta não racha nem apodrece.
Palav Kadu
É uma variedade de maturação tardia, com período de cultivo de 150 dias. Portanto, é melhor cultivar com mudas. A abóbora cresce redonda, a superfície não é lisa, as suas nervuras são perceptíveis. A casca é laranja, a polpa é suculenta e doce. O peso médio do feto é de 10 kg.
pêra dourada
A abóbora se distingue pelos frutos alaranjados brilhantes e tem o formato de uma gota. Amadurece rapidamente em 95 dias. A polpa é de cor laranja, muito suculenta e com sabor a castanha.
Os frutos são pequenos e porcionados. Peso cerca de 2 kg. Vários pratos são preparados a partir da abóbora Golden Pear: caçarolas, sopas, mingaus. Siga o padrão de plantio, cavando buracos com cerca de um metro de distância.
Agostinho
Esta variedade é caracterizada pela alta produtividade. Os frutos da abóbora Agostinho amadurecem em 105 dias. São de formato cilíndrico, de cor verde, com pequenos pontos claros. Esta abóbora é utilizada crua para fazer saladas, e também para preparar mingaus, panquecas e purês aromáticos.
Rendimento, colheita e armazenamento de abóbora
É necessário retirar as abóboras dos canteiros em tempo hábil. Depende muito da variedade e do momento de maturação. As variedades precoces são colhidas em meados de agosto, as tardias no final do mês e as tardias em setembro.
Para saber o amadurecimento da abóbora, recomenda-se pressionar a crosta com o dedo, se não houver buraco a abóbora está dura, o que significa que está pronta para a colheita. Existem variedades de abóbora que mudam a cor da fruta à medida que amadurecem. Consulte as instruções na embalagem da semente para obter detalhes.
Colheita em tempo seco e ensolarado. É aconselhável fazer antes da geada, caso contrário seu prazo de validade será reduzido.
Devemos lembrar que a abóbora finalmente amadurecerá durante o armazenamento. Para fazer isso, você precisa esperar mais 1,5–2 meses.
É cortado com faca afiada, se estiver muito sujo recomenda-se limpá-lo com pano úmido.
O armazenamento da colheita de abóbora depende da variedade. Existem abóboras que precisam ser armazenadas em câmaras frigoríficas, mas geralmente conservam bem todas as suas qualidades em temperatura ambiente.
Se pretende armazenar a abóbora por muito tempo, deve-se examinar cuidadosamente a fruta, pois ela não deve apresentar danos na crosta. Embora a abóbora tenha habilidades incríveis, as feridas cicatrizam sozinhas depois de um tempo. Durante o armazenamento, ele amadurece, momento em que a crosta fica muito mais espessa, a cor muda e a polpa fica laranja brilhante. A abóbora pode ser armazenada por 3–12 meses.
Doenças e pragas da abóbora
A abóbora raramente é suscetível a várias doenças e possui forte imunidade. Mesmo assim, plantas individuais podem adoecer ou ser suscetíveis a pragas de abóbora, então você precisa saber quais doenças podem existir e como combatê-las. Afinal, qualquer doença pode afetar a qualidade da colheita.
As doenças comuns da abóbora incluem:
- bacteriose;
- oídio;
- podridão branca da raiz;
- antracnose;
- mosaico amarelo.
Bacteriose
A doença aparece como manchas verdes escuras nas nervuras das folhas. Uma consistência oleosa começa a se acumular no verso da folha. Então as folhas onde há danos ficam marrons e depois secam. Depois de algum tempo, essas manchas caem e as folhas ficam cheias de buracos.
Além disso, os frutos começam a sofrer com esta infecção: tornam-se irregulares e ficam deformados.
Freqüentemente, esta doença se desenvolve em clima úmido, quando são observadas mudanças bruscas de temperatura entre o dia e a noite. É nesse clima que esta doença se desenvolve muito rapidamente e depois de um tempo pode destruir completamente a abóbora se não forem tomadas medidas de controle.
Para o tratamento utiliza-se a calda bordalesa e o oxicloreto de cobre, ou seja, HOM. Antes da semeadura, as sementes de abóbora devem ser tratadas com sulfato de zinco.Se as plantas forem infectadas, é melhor destruí-las e depois queimá-las.
Para manter as abóboras saudáveis, é necessário mudar o local de plantio. Curiosamente, a propagação desta infecção pode ser causada pelo vento, pássaros, insetos e chuva.
Oídio
Uma doença comum dos melões, incluindo as abóboras, é o oídio. Pode ser reconhecido pelas manchas brancas que aparecem inicialmente nas folhas em pequenas quantidades, depois com o tempo cobrem completamente toda a folha com uma camada branca.
A doença é de natureza fúngica. Aos poucos começa a sugar todos os nutrientes das folhas, elas secam completamente. Isso leva à interrupção da fotossíntese das folhas: com o tempo, o fruto começa a se deformar e amadurece muito mais tarde. O fungo deposita esporos nas plantas próximas à abóbora, incluindo ervas daninhas e equipamentos. Eles são transportados de um lugar para outro pelo vento.
O ambiente para o rápido desenvolvimento da doença é considerado muito raro regando abóbora, com aplicação frequente de nitratos no solo. É melhor escolher variedades que tenham imunidade duradoura contra esta doença.
Uma medida preventiva é a remoção oportuna de ervas daninhas. Se estiver infectada, pode-se tratar a abóbora com os seguintes meios: solução de enxofre coloidal, além de fosfato de sódio. Você pode tratá-la com infusão de verbasco fresco na proporção de 3:1. Três vezes mais água é consumida.
Podridão da raiz
Uma doença que é muito difícil de reconhecer imediatamente porque ocorrem alterações no sistema radicular. As raízes ficam marrons, macias e rachadas. Como resultado, as folhas inferiores começam a amarelar e então a planta inteira morre e os frutos param de se desenvolver.
Mudas fracas são mais suscetíveis a esta doença, e fatores naturais também afetam negativamente se houver mudanças bruscas de temperatura durante o dia e a noite. Regar as plantas com água fria tem um efeito negativo.
As medidas de controle incluem a introdução de um fungicida - Previkur. Perto do pescoço da abóbora, você pode remover uma pequena camada de terra e preencher uma nova. Trate as folhas polvilhando-as com cinza. O colo da planta na raiz pode ser pulverizado com Fundazol.
Antracnose
Esta doença é reconhecida pelas folhas da abóbora cobertas de manchas acastanhadas. Depois secam e esfarelam, ficam cheios de buracos e secam gradativamente.
A doença se espalha para os caules e para o próprio fruto. Eles são pintados de preto com um tom rosado. As plantas morrem, os frutos murcham e não se desenvolvem. Para o tratamento, utiliza-se calda bordalesa ou oxicloreto de cobre (CHOM).
Mosaico amarelo
A doença pode afetar plantas jovens. É identificada pela cor em mosaico das folhas com alternância de manchas amarelas e verdes. Com esta doença, o crescimento da abóbora fica mais lento. As plantas são processadas estritamente de acordo com instruções para o medicamento Farmayod-3.
Pragas da abóbora
Além de doenças, insetos podem se instalar na abóbora, o que pode reduzir a colheita da abóbora ou destruir as plantas jovens.
Ácaro aranha
Uma das pragas comuns. Começa na parte inferior da folha e gradualmente entrelaça toda a folha com sua teia. Alimenta-se de nutrientes das folhas. Tornam-se ásperos e duros, racham e a planta morre gradativamente.
O carrapato se espalha especialmente bem quando o tempo está quente e sem chuva. Para prevenção, recomenda-se pulverizar as plantas com infusão de casca de alho ou cebola ou, em casos extremos, com Karbofos.
pulgão melão
O pulgão do melão costuma atacar as abóboras.Começa em colônias no verso da folha. Alimenta-se da seiva da planta, aos poucos as folhas secam e a abóbora morre.
Recomenda-se tratar as folhas com absinto, celidônia, casca de cebola e alho. É aconselhável atrair joaninhas, que darão início ao combate a essas pragas. Se houver muitos deles, você pode usar Trifos ou Karbofos.
Lesmas
Essas pragas adoram festejar com folhas jovens e brotos. Eles geralmente se escondem durante o dia, mas são claramente visíveis à tarde e à noite. Eles têm um grande apetite. Eles preferem umidade e calor.
Para combater, use pó ou cinza Thunderstorm. Pulverize com infusões de ervas de alho, camomila e absinto.
Verme
Esse clique em larvas de besouro. Eles prejudicam o sistema radicular das plantas jovens. Eles são coletados mecanicamente por meio de iscas. Batatas e beterrabas são colocadas ao lado da abóbora, quando há muitas na batata são jogadas fora junto com os vermes.
Se houver muitos deles, o solo é tratado com Bezudin.
Prevenção de pragas e doenças
Para cultivar frutas saudáveis, é recomendável seguir algumas medidas preventivas.
Para fazer isso você precisa:
- Mude constantemente o local onde a abóbora é plantada.
- Após a colheita, os caules e folhas são secos e queimados.
- Não plante outros melões e melões próximos à abóbora.
- Não plante plantas muito próximas.
- As sementes para plantio devem ser colhidas apenas de frutas saudáveis.
- Trate as sementes antes de plantar pelo menos com permanganato de potássio.
- Remova ervas daninhas constantemente, pois pode haver esporos de fungos.
- Se a abóbora estiver gravemente afetada por doenças, é melhor retirá-las para não infectar outras plantas.
- Alimente as plantas para que fiquem fortes e tenham boa imunidade.
- Inspecione as plantas regularmente para detectar doenças e pragas a tempo.
A abóbora é um vegetal saudável e saboroso que um jardineiro iniciante pode cultivar se seguir as regras de cultivo.