Uma abóbora saudável e saborosa, crescer e cuidar em campo aberto não apresenta dificuldades particulares mesmo para um jardineiro inexperiente, é cultivada na Rússia há muito tempo e foi muito utilizada na culinária russa para preparar diversos pratos. Durante algum tempo, o vegetal foi desvalorizado, mas agora, na esteira da popularidade da alimentação saudável, está novamente recuperando a posição perdida.
- Abóbora: descrição da cultura do jardim
- Características do cultivo de abóboras: como escolher um local para plantar
- Requisitos de iluminação
- Temperatura ideal para mudas ou sementes
- Como deve ser o solo para o plantio?
- Plantar abóbora no jardim (época de plantio, tecnologia de semeadura, colheita de mudas, preparação de sementes)
- Semeando sementes em terreno aberto
- Cultivo de abóbora em mudas
- Como cuidar adequadamente de uma abóbora?
- Como formar uma planta corretamente?
- Regar e fertilizar abóboras
- Como proteger a abóbora de pragas e doenças?
- Abóbora: quando e como colher
Abóbora: descrição da cultura do jardim
A abóbora comum (Cucurbita pepo), ou de casca dura, é uma planta herbácea rasteira anual da família Cucurbitaceae, com caules finos pentagonais, com nervuras acentuadas e espinhosos, atingindo 8-10 m de comprimento. O sistema radicular é altamente ramificado com uma central haste estendendo-se até 3 m de profundidade e periferia superficialmente ramificada.
Folhas grandes, quíntuplas ou quíntuplas, com diâmetro de até 25-30 cm, em forma de coração na base, alternadas, assentadas sobre longos pecíolos e cobertas por pêlos curtos, duros e espinhosos. Grandes flores monóicas unissexuais em forma de sino, de cor amarelo brilhante ou amarelo alaranjado, em pedicelos com nervuras, florescem em junho-julho e são polinizadas cruzadas, na maioria das vezes por abelhas.
Frutos em forma de baga, com múltiplas sementes e casca dura, com diâmetro médio de 15-40 cm e peso de cerca de 20 kg (há exemplares com peso superior a 100 kg) amadurecem na plantação de melão, na horta ou no campo em campo aberto em agosto-setembro. A forma, o tamanho e a cor das abóboras variam e dependem muito da variedade. Sementes planas e ovais com 1-3 cm de comprimento são cobertas por uma casca lenhosa branco-amarelada e têm uma borda pronunciada ao longo da borda.
Os horticultores experientes recomendam as seguintes variedades de abóbora para terreno aberto, que são adequadas para cultivo em quase todas as regiões:
- Sorriso. Arbusto de maturação precoce de alto rendimento (85-90 dias após a germinação) com grande número de pequenos frutos listrados de laranja brilhante, pesando até 1,5 kg. A polpa é doce, crocante, com sabor de melão. Armazenado em temperatura ambiente por até 5 meses.
- Sarda.Variedade de maturação precoce com frutos pequenos, arredondados e achatados (até 3 kg) com manchas verdes claras. A polpa da laranja tem sabor doce e lembra uma pêra. Tolera bem mudanças bruscas de temperatura e tem boa vida útil.
- Russo. Arbusto trepador de maturação precoce e resistente ao frio, com frutos brilhantes de cor laranja escuro, pesando 3-4 kg, dentro dos quais existe uma saborosa polpa de laranja doce. Tem gosto de melão.
- Zorka. Amadurecimento médio precoce com frutos segmentados cinza escuro pesando cerca de 5 kg, cobertos por manchas laranja-rosadas brilhantes. A suculenta polpa da laranja brilhante é doce, saborosa e rica em caroteno. A variedade é caracterizada pelo aumento da resistência a diversas doenças.
- Terapêutico. Variedade precoce (90 dias), frutos grandes e achatados, pesando de 3 a 5 kg, de cor cinza com rede de tonalidade mais clara. Pode durar até a primavera.
- Vitamina. Variedade moscatel de maturação tardia com frutos verdes ovais alongados e pesando até 6-6,5 kg.
- Amendoim. Variedade de noz-moscada em formato de pêra, de frutos pequenos (até 1 kg), de maturação tardia e frutos cinza claro.
Características do cultivo de abóboras: como escolher um local para plantar
Cultivar abóbora em campo aberto não é difícil, mas para obter uma colheita abundante é necessário seguir algumas regras. São impostos requisitos especiais à alternância ou rotação de culturas, sendo impossível plantar melões (melancias, abobrinhas, melões, pepinos) depois da abóbora. Os melhores antecessores das abóboras são os vegetais crucíferos ou legumes (repolho, beterraba, tomate, cebola). Eles não podem ser replantados no mesmo local antes de 5 a 6 anos.
Requisitos de iluminação
É melhor cultivar abóbora em áreas abertas, bem iluminadas, ensolaradas, ventiladas e secas. A cultura amante do calor não tolera ventos fortes e frios.Portanto, recomenda-se plantá-lo no lado sul das edificações, ao longo de uma cerca ou muro, que protegerá do vento durante o dia e à noite liberará o calor acumulado durante o dia.
Nesse caso, as longas vinhas da planta podem ser direcionadas para a superfície vertical de uma cerca, casa ou celeiro, pois os frutos amadurecem mais rápido e melhor quando bem iluminados pelo sol. A abóbora requer luz solar direta por pelo menos 6 a 7 horas por dia.
Temperatura ideal para mudas ou sementes
O plantio de mudas de abóbora e a semeadura no solo do local só são realizados após o solo a uma profundidade de 10-12 cm ter aquecido até +10 °C. A temperatura diurna deve permanecer acima de +8...+10 °C; com o método de plantio de sementes, este valor deve ser superior a +13...+15 °C. À noite, o ar não deve esfriar abaixo de +3 °C. Nos demais casos, é necessário cobrir as mudas à noite.
A época de plantio é determinada pelas características climáticas da região. As datas de semeadura na região de Moscou geralmente caem nos primeiros dez dias de maio; ao cultivar abóboras nos Urais e na Sibéria, elas mudam mais perto do meio do mês.
Como deve ser o solo para o plantio?
As culturas de abóbora desenvolvem-se bem e produzem colheitas abundantes em solos ricos, férteis, drenados e quentes. Esta planta não crescerá em solo argiloso, pesado e muito úmido. O solo para a abóbora deve ter uma reação neutra ou levemente alcalina.
Solos ácidos não são absolutamente adequados, devem ser desoxidados com penugem ou farinha de dolomita, ou pode-se usar cinza de madeira triturada.
Para cultivar adequadamente uma abóbora em uma casa de verão na zona intermediária, é recomendável preparar um canteiro para ela com antecedência no outono. A área, livre de culturas anteriores e ervas daninhas, deve ser bem adubada.Ao cavar a uma profundidade de pelo menos 20-25 cm, adicione os seguintes componentes por 1 m²:
- húmus - 5 kg ou esterco - 7 kg;
- cloreto de potássio - 15 g;
- superfosfato - 30 g.
Se a cota de malha for pesada, ela será solta com a adição de areia grossa de rio. Todos os componentes devem ser misturados, a seguir o leito deve ser derramado com água quente a uma temperatura de cerca de +80 ° C para desinfecção.
Plantar abóbora no jardim (época de plantio, tecnologia de semeadura, colheita de mudas, preparação de sementes)
A tecnologia agrícola da abóbora em uma horta ou horta é altamente dependente das condições climáticas locais. Antes de decidir se vai cultivar mudas ou semear as sementes diretamente no solo, você deve primeiro estudar as características do clima regional local e avaliar os fatores naturais. Na zona média e nas latitudes norte, o cultivo da abóbora só é possível com a ajuda de mudas, caso contrário a planta termofílica não tem tempo de frutificar plenamente.
Semeando sementes em terreno aberto
Antes da semeadura, o material de plantio deve ser classificado, restando apenas sementes inteiras, densas e intactas. Em seguida, são embebidos durante 3 horas num recipiente com água morna, cuja temperatura é estável entre +40...+50 °C. Depois disso, inicia-se o processo de germinação dos grãos. Para isso, as sementes inchadas são embrulhadas em um pano macio e úmido, colocadas por 3 a 5 dias em local aquecido e iluminado (no parapeito de uma janela) e umedecidas periodicamente. A temperatura não deve ser inferior a +20 °C.
A semeadura é realizada utilizando a seguinte tecnologia:
- Em um canteiro pré-preparado, os buracos são feitos a uma distância de pelo menos 0,6-0,8 m um do outro; para variedades de escalada longa, isso é aumentado para 1,2-1,5 m. Restam cerca de 1-1,2 m entre as fileiras.
- Cerca de 2-3 litros de água morna são colocados em cada buraco.
- As sementes são plantadas a uma profundidade de 8-9 cm (em solo leve), em solo pesado e denso a profundidade de plantio não excede 5-6 cm, 2-3 sementes são colocadas em cada cova, então resta o broto mais forte, o resto está arrancado.
- Polvilhe com uma mistura nutritiva de turfa, húmus, terra de jardim e estrume. Em seguida, cubra com húmus ou turfa.
- As plantações são cobertas com filme ou outro material de cobertura, que fica bem fixado em todo o perímetro.
- Após o surgimento das mudas, o abrigo é retirado ou elevado na moldura. Você pode deixar no canteiro do jardim, fazendo cortes em forma de cruz para os brotos.
Cultivo de abóbora em mudas
O processo de amadurecimento da abóbora é bastante demorado, os frutos de variedades de maturação tardia e de frutos grandes só podem ser colhidos 120-140 dias após a semeadura. Para obter a colheita mais precoce possível, é recomendável cultivar a cultura com mudas. Você pode cultivar mudas em um apartamento no parapeito de uma janela, para isso também são utilizadas estufas, pânicos ou molduras de filme.
Ao cultivar mudas em casa de vegetação, é necessário selecionar o material da semente com mais cuidado. As plantas devem ser resistentes a doenças e as variedades para estufas são selecionadas de acordo.
Após a embebição e o surgimento dos brotos, as sementes germinadas são plantadas em copos plásticos, garrafas plásticas cortadas ou sacos de leite, turfa ou vasos simples com cerca de 10 cm de diâmetro.Os recipientes são preenchidos com turfa pronta ou solo nutritivo mistura de 1 parte de húmus e 4 partes de solo gramado. Recomenda-se adicionar superfosfato (5 g), sal de potássio (4 g) e nitrato de amônio (4 g) a um balde desta mistura.
O solo na tigela é regado com água morna e 1 semente é plantada no centro a uma profundidade de 1,5-2 cm, polvilhada com turfa por cima.Em seguida, os recipientes são cobertos com vidro ou filme e colocados no parapeito de uma janela ou estufa. As mudas cultivadas são plantadas no solo do local depois de bem aquecido (pelo menos +12 °C). O solo pode ser pré-preparado cobrindo-o com filme por várias horas ou despejando cerca de 2 a 3 litros de água quente em cada buraco.
As plantas são colocadas em covas, no fundo das quais é despejada uma camada de húmus misturado com cinzas, depois cobertas com terra de jardim, regadas novamente e cobertas com cobertura morta. Se você usar o método de cultivo de abóbora com mudas, plantar e cuidar da colheita em terreno aberto será semelhante ao método de sementes.
Como cuidar adequadamente de uma abóbora?
Independentemente de como as mudas sejam plantadas, deve-se cuidar da abóbora até a colheita da mesma forma. 5-7 dias após o plantio, o solo nas covas deve ser coberto novamente com composto, turfa, urtiga picada, húmus ou agulhas de pinheiro. O afrouxamento e a remoção de ervas daninhas entre as fileiras são necessários uma vez a cada 10-14 dias. No início você pode ir até 12 cm de profundidade, mas depois de 4-5 semanas eles afrouxam não mais que 5-8 cm para não danificar as raízes.
Para atrair insetos (abelhas) que polinizam as flores, os arbustos de abóbora são borrifados com açúcar ou água com mel (1 colher de chá para cada 10 litros de água). Em tempo nublado e rigoroso, quando as abelhas não voam, a polinização é realizada manualmente para evitar o apodrecimento do ovário não polinizado. As pétalas são arrancadas da flor masculina e as anteras (estames) restantes são tocadas no pistilo da flor feminina.
Como formar uma planta corretamente?
A massa verde das mudas jovens de abóbora cresce rapidamente, longas vinhas se espalham em diferentes direções. Para que a planta permaneça dentro do território que lhe é atribuído, seu número deve ser normalizado.A gema apical e parte do caule são arrancadas do arbusto para estimular o desenvolvimento das hastes laterais onde ocorre a formação das flores femininas.
Ao mesmo tempo, é feita a pinça e o excesso de brotos axilares que atingiram 6 a 8 cm são removidos e as folhas desnecessárias também são arrancadas. Cada chicote é pinçado quando atinge 1,5 m, disposto na direção desejada e borrifado com terra. Para aumentar os frutos, o excesso de ovários é cortado e deixado em cada caule.
Regar e fertilizar abóboras
A tecnologia correta para o cultivo de abóboras em terreno aberto envolve rega regular e abundante com água morna (não inferior a +20 °C). Água fria artesiana ou de poço pode levar ao apodrecimento do sistema radicular e à morte das plantas. A rega quente favorece a formação de flores femininas. A umidade é especialmente necessária durante o período de floração, frutificação e crescimento. Se a rega for fraca, serão pequenos.
Alimentando abóboras comece a realizar após o aparecimento de 5-6 folhas. O próximo procedimento é realizado quando os cílios laterais começam a se desenvolver. Posteriormente, as plantações são fertilizadas a cada 2 semanas durante todo o período de cultivo.
Para alimentação você pode usar:
- grânulos secos de nitrophoska - 10 g por 1 planta (estão espalhados sob os arbustos);
- solução nitrophoska - 15 g por 10 litros de água (cada arbusto é regado com fertilizante);
- cinza de madeira - 1 xícara por arbusto;
- solução de verbasco (1:8) na proporção de 1 balde por 5-6 plantas (durante o período de frutificação, 1 balde por 3 arbustos).
Como proteger a abóbora de pragas e doenças?
O cultivo de abóboras em terreno aberto está associado ao risco de desenvolver doenças fúngicas causadas por umidade excessiva, incluindo:
- Oídio.As lâminas das folhas são cobertas por uma camada branca que se espalha pelos pecíolos e caules. Pulverize com uma solução de sulfato de cobre (2 g por balde de água), permanganato de potássio (3 g por balde) ou calda bordalesa (1%).
- Bacteriose. Manchas marrons e úlceras aparecem nas folhas e frutos. Pulverizar com calda bordalesa (1%) e solução de sulfato de zinco (0,02%) ajuda.
- Podridão branca. Uma espessa camada branca cobre todas as partes da planta acima do solo e o arbusto apodrece gradualmente. As plantações são polvilhadas com carvão amassado ou penugem.
- Podridão da raiz. As folhas e vinhas ficam amarelas e depois desmoronam. Para prevenção, os arbustos são tratados com Previkur a cada 2-3 semanas.
As pragas de insetos mais comuns que atacam as abóboras são os ácaros e pulgões. Para combatê-los, use uma infusão de pontas de batata e cascas de cebola, uma solução de sal de cozinha ou sabão e infusão de absinto. Em caso de danos graves, pulverizar com inseticidas (Karbofos, Actellik, Tsitkor e outros). Na compra de sementes, é recomendável levar em consideração as características da variedade em função do clima local. Em regiões com alta umidade, são plantadas variedades de abóbora resistentes a doenças.
Abóbora: quando e como colher
Os frutos maduros são cortados com faca afiada, deixando 5 a 6 cm do pedúnculo. A maturação é determinada pelas seguintes características:
- o caule é lenhoso;
- a folhagem ficou amarela e seca;
- a crosta ficou dura e brilhante.
A colheita deve ser feita em um dia seco e ensolarado, antes do início da geada. Espécimes ainda não maduros são consumidos ou processados imediatamente. As frutas maduras são armazenadas, a abóbora pode ser guardada em casa no inverno, no apartamento, em temperatura ambiente (debaixo da cama, na despensa).