É útil saber como proteger as abóboras em terreno aberto contra doenças e pragas. A cultura tem boa imunidade, mas na presença de fatores negativos sofre infecções e pragas. A identificação da doença numa fase inicial e o tratamento adequado podem salvar a planta e a colheita da morte.
Oídio
As más práticas agrícolas são a principal causa do oídio nas abóboras. O clima úmido e frio acelera seu desenvolvimento. O oídio é uma doença fúngica transmitida por esporos. Ervas daninhas e restos de plantas no jardim tornam-se criadouros de infecções.O excesso de nitrogênio no solo e as regas pouco frequentes provocam o aparecimento da doença.
Você pode descobrir o início da doença pelos sintomas - uma pequena mancha branca redonda nas folhas. À medida que a doença progride, uma camada branca aparece nos pecíolos e caules. As áreas afetadas da planta ficam marrons e secam. Em uma planta doente, o processo de fotossíntese é interrompido, o que retarda a formação dos ovários (frutos) e deteriora sua qualidade (sabor, forma).
Medidas de controle do oídio da abóbora:
- remoção e destruição de áreas da planta afetadas por fungos;
- tratamento de arbustos com solução de enxofre coloidal - 20 g por 10 l;
- pulverização com fosfato de sódio - 50 g por 10 l;
- o verbasco é infundido por 3 dias (1:3) e os arbustos são tratados com uma solução preparada com 3 litros de água e 1 litro de infusão de verbasco;
- em casos excepcionais, recorrem à química - tratam arbustos de abóbora com Topázio.
Você pode escolher variedades modernas de abóbora para plantio que sejam resistentes ao oídio.
Míldio ou míldio
Uma doença que se assemelha ao oídio na aparência. A diferença está na tonalidade da placa, se no oídio é acinzentada, na peronosporose as manchas têm tonalidade roxa e ficam localizadas no verso da folha. Manchas amarelas são visíveis na parte frontal da lâmina foliar, que escurecem e secam rapidamente.
O curso intensivo da doença é observado com alta umidade do ar e temperatura moderada (17–22 °C). O orvalho e a neblina intensificam os sintomas da doença nas plantas e seu tratamento se resume a mais do que apenas borrifar os arbustos de abóbora com oxicloreto de cobre. É imperativo cultivar o solo ao redor dos arbustos doentes. Para 10 litros de água são necessários 40 g do medicamento. Um litro de solução é suficiente para tratar 10 m² de solo.
Antracnose
Você pode dizer que sua abóbora tem antracnose quando aparecem sinais da doença – manchas marrom-amareladas nas folhas. Têm formato redondo e mudam gradativamente de cor, adquirindo tonalidade rosada. O mais desagradável dessa doença é a inadequação da fruta para consumo. O sabor da polpa adquire um sabor amargo.
Com infecção grave, a doença afeta o sistema radicular e leva à morte da planta. Esta doença da abóbora ocorre devido a um fungo, o seu combate inclui um conjunto de medidas:
- tratamento das sementes antes da semeadura com infusão de cinzas (20 g por 1 litro de água), ficam de molho por 5 horas;
- rotação de colheitas;
- tratar o solo com fungicida antes do plantio;
- no outono, remova todos os restos de plantas.
Bacteriose
A bacteriose de todas as doenças da abóbora causa os maiores danos, os sintomas da doença são: infecção das folhas - manchas marrons angulares e úlceras marrons nos cotilédones. Úlceras também aparecem na casca dos frutos, tornando-os feios.
As sementes de abóbora são afetadas pela bacteriose e tornam-se fontes de infecção.
O sistema radicular e os caules sofrem. Buracos aparecem em locais onde havia manchas. A bacteriose é tratada com um líquido branco obtido pela mistura de cal (10 g) e sulfato de cobre (10 g) em água. Esta mistura deve ser usada para tratar a abóbora doente quando aparecerem os primeiros sintomas. É melhor destruir as plantas afetadas pela doença. Isto é recomendado por jardineiros experientes.
Podridão branca ou esclerotinia
Uma doença comum que afeta as abóboras em terreno aberto durante a frutificação é a podridão branca (esclerotinia). O fungo marsupial ataca frutos e outras partes da planta; seus esporos hibernam no solo, são carregados pelo vento e são ativados pelo aumento da umidade do solo e do ar.
Uma camada branca aparece primeiro na superfície dos frutos infectados, sob a influência da infecção a polpa e a casca dos frutos amolecem e perdem seu valor nutritivo. O tratamento consiste na retirada de folhas e frutos afetados pelo fungo. Durante um surto de infecção, a abóbora é pulverizada com sulfato de cobre (5%). Para evitar a podridão branca, os arbustos são borrifados com solução de uréia (10 g por 10 litros de água) e regados apenas com água morna.
Como combater os pulgões na abóbora?
Os pulgões enfraquecem as plantas jovens, pois se reproduzem intensamente em pouco tempo. Nas abóboras, os pulgões formam colônias inteiras, instalando-se no dorso das folhas. O pulgão do melão é claramente visível a olho nu. As folhas enroladas de uma abóbora são um dos sinais de pulgões. Esses pequenos insetos sugam o suco e estragam não só as folhas, mas também os botões e os ovários já formados.
Os insetos adultos são portadores de muitas doenças. As plantas enfraquecidas têm crescimento atrofiado, com infecção grave elas morrem e os frutos não amadurecem. Os jardineiros combatem os pulgões usando métodos tradicionais. Usar:
- casca de cebola;
- absinto e celidônia;
- sabão em pó.
Para preparar a infusão de cebola, pegue 200 g de casca de cebola, despeje em 10 litros de água quente e faça a infusão. Antes de usar, adicione sabão em pó ralado.
Absinto e celidônia são infundidos de maneira semelhante. Pegue 2 kg de matéria-prima triturada, encha um balde de água quente, deixe descansar por um dia, adicione uma solução de sabão e borrife as folhas de abóbora por todos os lados. Depois de alguns dias, o tratamento é repetido.
Em casos graves, recorrem à química. Usar:
- Actélico.
- Trifos.
- Karbofos.
Prevenção de doença
As principais doenças da abóbora são causadas por fungos que hibernam no solo ou persistem nos restos das plantas. As plantas enfraquecidas são especialmente suscetíveis a doenças.Lista de causas que causam doenças:
- plantar sementes infectadas com esporos do fungo patogênico;
- plantas densamente plantadas;
- rega frequente e abundante, aumento da umidade na zona radicular;
- falta de rotação de culturas, acúmulo de infecção no solo;
- presença de ervas daninhas no jardim;
- overdose de fertilizantes nitrogenados.
Para prevenir doenças dos melões e melões, existe um conjunto de medidas agrotécnicas que têm sido comprovadas ao longo dos anos. Em primeiro lugar, a rotação de culturas. O planejamento adequado do plantio envolve o retorno da colheita de abóbora ao seu local original, no máximo uma vez a cada 3-4 anos.
Limpeza do local: ausência de ervas daninhas durante o período vegetativo, remoção completa de todos os resíduos vegetais no outono após a colheita. Queimar plantas doentes. Escavação do solo no outono com aplicação obrigatória de matéria orgânica (estrume, húmus, composto).
A escolha certa de vizinhos. Não plante melões, melancias e abobrinhas ao lado de abóboras. Encontre vizinhos mais úteis: milho, feijão. Seguir os padrões de plantio recomendados desempenha um grande papel na saúde das abóboras. O plantio denso leva à umidade excessiva na zona radicular e provoca a proliferação de fungos.
O tratamento pré-semeadura da semente é a principal medida preventiva. Ao plantar sementes infectadas com fungos, você tem a garantia de perder a colheita e infectar o solo e outras culturas sensíveis a esse tipo de infecção. Existem preparações especiais para o tratamento de sementes de abóbora:
- Permanganato de potássio.
- Fentiuram.
- Sulfato de zinco 0,02%.
A fertilização é a base para a saúde de qualquer planta.É graças à aplicação radicular e foliar de fertilizantes (orgânicos, minerais) que os jardineiros fornecem às plantas o conjunto de nutrientes necessário, o que lhes permite enfrentar infecções de qualquer tipo.
Controle de Doenças
Não se deve descartar que no verão você notará sintomas de uma determinada doença ou praga em suas plantas. Você pode determinar com precisão o nome de uma doença da abóbora em terreno aberto a partir de uma foto com seus sinais. Resta escolher o método certo de combatê-lo - com que e como tratar o solo e o arbusto doente.
Doença | Tratamento |
Oídio | Remova todas as folhas que apresentem os menores sinais de doença, prepare uma solução de enxofre coloidal - dissolva 20 g do medicamento em um balde e pulverize o arbusto doente. |
Míldio | Retire as áreas afetadas do arbusto, para o tratamento é necessário ter oxicloreto de cobre, preparar a solução com água morna (10 l), acrescentando 40 g do medicamento, o consumo recomendado é de 1 litro por 10 m², tratar o solo e plantas. |
Antracose | Em primeiro lugar, retire todas as folhas, caules, frutos doentes, prepare uma solução de calda bordalesa a 1% ou uma solução de oxicloreto de cobre a 90% e trate todos os arbustos, mesmo os saudáveis. |
Podridão branca ou esclerotinia | A doença progride em clima quente e seco; após a retirada das folhas doentes, as áreas quebradas devem ser borrifadas com carvão triturado; em vez disso, as áreas danificadas podem ser tratadas com sulfato de cobre, concentração de solução 0,5%. |
Bacteriose | O melhor é retirar a planta doente junto com as raízes e destruí-la, e tratar o solo e os arbustos que crescem nas proximidades com uma solução preparada a partir de uma mistura de sulfato de cobre e cal, adicionar 10 g de cada produto a um balde de água. |
A abóbora sofre não só de doenças, mas também de pragas. Você precisa ser capaz de ajudar a planta em tempo hábil, um grande número de pragas leva à morte da planta, principalmente nos estágios iniciais de seu desenvolvimento. Os métodos tradicionais de controle são considerados seguros para frutas, pois são eficazes nos estágios iniciais da infecção.
Para combater pulgões e ácaros, é preciso fazer uma infusão de cascas de cebola, pode-se borrifar os arbustos para prevenção nos primeiros dias após a infecção. A infusão é fácil de preparar: despeje 200 g de casca seca em 10 litros de água e deixe por vários dias. Pulverizar arbustos com cascas de cebola é especialmente eficaz em climas quentes e secos.
Água regular com sabão ajuda contra pulgões. Em um balde de água você precisa adicionar um pedaço de sabão em pó de 200 gramas (raspado com uma faca ou ralado em um ralador grosso). Se houver danos massivos nos arbustos, será necessário recorrer a produtos químicos. Você pode usar Karbofos. A solução é preparada a partir de água (10 l) e Karbofos (60 g).
Uma conclusão pode ser tirada. Se você deseja comer abóboras saudáveis sem usar produtos químicos no cultivo, não negligencie as medidas preventivas:
- tratar a semente antes de plantar;
- não se esqueça do preparo anual do solo no outono, que consiste não apenas na remoção de detritos, mas também na aplicação de fertilizantes orgânicos e minerais;
- alimente a abóbora com fertilizantes minerais complexos durante a temporada;
- destruir ervas daninhas.
Seguindo essas dicas simples, você sempre terá uma boa colheita de frutas saudáveis que ficarão bem armazenadas mesmo em um apartamento na cidade.