As plantas, assim como as pessoas, são propensas a doenças, por isso precisam do uso regular de produtos especiais - pesticidas. Esse grupo de medicamentos inclui inseticidas, acaricidas, fungicidas e herbicidas, ou seja, substâncias que combatem insetos, patógenos e ervas daninhas. Um dos métodos promissores de proteção fitossanitária é o uso de “Farmayod”.
Composição e princípio de funcionamento do produto
É um desinfetante concentrado que funciona como fungicida com atividade bactericida. Com sua ajuda, a maioria dos microorganismos nocivos são eliminados.Isto significa que “Farmayod”, ou “Farmoed”, pode ser amplamente utilizado para pulverizar estufas, instalações de armazenamento, limpar armazéns e transportes, regar o solo e pulverizar plantações.
O produto contém um complexo de dez por cento de iodo ativo e surfactantes não iônicos. Graças a isso, Farmayod é capaz de combater um grande número de patógenos que perturbam as funções vitais das plantas. Estes incluem as principais bactérias, vírus e fungos que infectam as culturas.
Forma de liberação e finalidade do medicamento
O “Farmayod” é comercializado em potes plásticos de 100 mililitros, latas de 850 mililitros e 5 litros e garrafas de vidro de 85 mililitros.
O produto é utilizado para os seguintes fins:
- Medidas preventivas e terapêuticas contra doenças de hortaliças, arbustos, árvores, plantas ornamentais, bulbosas e tubérculos.
- Tratamento desinfetante de solos com destruição de até 98% dos microrganismos patogênicos.
- Processamento de ferramentas e equipamentos durante todo o período de cultivo e na preparação para armazenamento no inverno.
- Desinfecção de estufas, estufas, armazéns e instalações de armazenamento.
O uso do “Farmayod” é acompanhado de um efeito colateral benéfico, que consiste na redução do número de insetos, ácaros, nematóides, tripes e outras pragas.
Método de uso de "Farmayod"
Uma solução aquosa de “Farmayod” para plantas é preparada imediatamente antes do uso, pois não pode ser armazenada por muito tempo. O padrão de diluição é de cerca de 3-5 gramas de concentrado por 10 litros de água. A solução finalizada é aplicada de diferentes maneiras:
- Pulverização com pulverizador - manual ou automatizado. Consumo – 1 litro de composição de trabalho por 10 metros quadrados de plantio.
- Regar o solo na proporção de meio litro por planta (na raiz).
- Irrigação por gotejamento. Ao mesmo tempo, as instruções exigem que o sistema não contenha peças metálicas que corroam ao entrar em contato com iodo e produtos que o contenham.
O tratamento de equipamentos e instalações é realizado com uma solução de “Farmayod” a um ou dois por cento. Os equipamentos e ferramentas são desinfetados com pano embebido em solução do produto, pisos e mesas são lavados com solução a 2%, na estufa as paredes, tetos, pisos, vidros e equipamentos são pulverizados com a mesma concentração do medicamento. Nesse caso, a sala deve ficar bem fechada por 1 a 2 semanas.
As culturas agrícolas são processadas de acordo com o seguinte esquema:
- Abóbora - com desenvolvimento de 2-4 e 5-7 folhas verdadeiras, com solução 0,03%, conforme necessidade.
- Solanaceae - tratamento com solução 0,05-1%, três vezes durante o período vegetativo.
- Árvores, arbustos, jardins de frutas silvestres, vinhedos - pulverizar com uma solução de 0,05-1% 3-5 vezes.
- Rosas, bulbosas e outras plantas ornamentais - tratamento de rizomas e bulbos com solução 0,05% antes do plantio, rega do solo e pulverização nas plantações vegetativas.
Além disso, o “Farmayod” é utilizado para desinfetar instrumentos utilizados para poda e enxertia.
Medidas de segurança
A solução estoque a 10% e o preparado de trabalho “Farmayoda” na concentração de 1% não causam danos ao entrar em contato com a pele, mas a mancham, como o iodo medicinal. Se entrar em contato com as mucosas, a substância causa queimadura e, se ingeridos 3 gramas de iodo ativo, causa a morte.
"Farmayod" pertence à classe de perigo 3 e requer as seguintes precauções:
- Usar óculos de segurança, respirador e luvas de borracha.
- Em caso de contato com os olhos e mucosas, lavar com água abundante e consultar um médico.
- Se você não se sentir bem após usar Farmayod ou ingeri-lo acidentalmente com sinais de envenenamento por iodo, é necessária hospitalização urgente.
Após usar o Farmayod, você deve tomar banho e vestir roupas limpas, além de descartar os recipientes e recipientes usados. É proibido jogá-los no lixo.
Compatibilidade com outras substâncias
O iodo é um halogênio que destrói agressivamente a microflora prejudicial e benéfica indiscriminadamente. Portanto, muitas vezes é combinado com substâncias como soro de leite ou “Fitoplasmina”, e o solo também é povoado com microrganismos benéficos após a pulverização do solo. Para estes fins, são frequentemente utilizadas diferentes versões de “Baikal”.
Se quiser combinar “Farmayod” com outros inseticidas e fungicidas, deve-se levar em consideração que isso é impossível com medicamentos com reação alcalina pronunciada.
O produto é bastante compatível com outros pesticidas.
Regras de armazenamento
A solução principal do medicamento pode permanecer ativa por até 3 anos, observadas as regras de uso e armazenamento. Neste caso, a quantidade necessária de produto para preparar a solução de trabalho pode ser retirada repetidamente do recipiente base. Porém, se houver ar disponível para a solução de trabalho, ela não poderá ser armazenada por mais de 24 horas, pois os complexos de iodo e surfactante se decompõem rapidamente.
Estranhos, crianças, animais de estimação e animais de fazenda não devem ter acesso à área de armazenamento do Farmayod.Os recipientes do produto devem ser etiquetados e hermeticamente fechados, pois o iodo tem capacidade de evaporar. Tal “Farmayod” perde as suas qualidades positivas e não pode ser utilizado como um produto fitofarmacêutico eficaz.
Existem análogos?
Você pode substituir “Farmayod” por medicamentos de ação semelhante:
- "Betadina."
- "Fitalovin".
- "Fitosporina M".
- "Fitoplasmina".
O uso adequado do medicamento "Farmayod" pode ter um efeito positivo na segurança da cultura, no seu pleno desenvolvimento e no armazenamento a longo prazo.