A abóbora gimnosperma surgiu como resultado do trabalho de criadores americanos. A planta requer calor e umidade. A cultura hortícola distingue-se por um poderoso sistema radicular e um caule oco que pode atingir 12 metros de comprimento e formar vinhas ramificadas. A massa verde de um arbusto pode atingir o volume de 5 m³. Durante o período vegetativo de 3 meses de verão, a planta é capaz de crescer e ocupar uma área de 30 a 32 m².
Descrição da variedade Golosemyanki:
- tempo de maturação de 105 a 111 dias;
- o comprimento dos brotos chega a 5 metros;
- frutas achatadas;
- o peso médio dos vegetais é de 3 a 4 kg;
- o rendimento médio por arbusto é de 9 a 12 kg.
Durante o período de cultivo, a abóbora Holosemyanka é capaz de produzir cerca de 400 flores masculinas e 80 femininas. Com 20-30 dias de idade, a planta já consegue formar as primeiras flores. Os frutos são grandes, mas não comparáveis aos de uma abóbora normal. As qualidades nutricionais da maioria das variedades de abóbora pouco diferem das tradicionais, pois a seleção inicial da abóbora gimnosperma teve como objetivo obter o máximo de óleo das sementes.
Quais frutos a planta produz?
A abóbora gosemyanka de casca dura tem formato arredondado e casca amarela com listras verdes escuras. A casca, apesar da pequena espessura, é durável. O peso médio dos frutos da abóbora é de 5 a 8 kg. Alguns exemplares crescem até 16 kg.
O sabor da abóbora gimnosperma depende muito da variedade. Se você deseja obter frutas doces, é recomendável procurar os seguintes tipos:
- Abóbora Damasco.
- Abóbora bielorrussa.
Essas variedades de abóbora gimnosperma contêm de 5 a 8% de açúcar. A partir desses tipos de variedades você pode preparar purês, sucos, recheios para produtos farináceos e um aditivo para mingaus. O valor da maioria das variedades não reside no valor nutricional da polpa, mas no grande número de sementes. São consumidos frescos e fritos. Sementes de abóbora moídas podem ser usadas para adicionar sabor e sabor ricos a produtos de panificação e confeitaria. A farinha moída é utilizada como tempero para saladas e molhos.
Os frutos da abóbora contêm grande quantidade de antioxidantes, por isso são utilizados na fabricação de produtos antienvelhecimento. Devido ao teor de 55% de óleo na polpa vegetal, a abóbora gimnosperma é utilizada como matéria-prima.O valor para o homem reside no conteúdo equilibrado de ácidos graxos e em uma rica composição de nutrientes. Os vegetais são utilizados na indústria médica na fabricação de medicamentos.
Características de trabalhar com material de plantio
O material de plantio de abóbora requer pré-tratamento. Para isso, as sementes são aquecidas à temperatura de 40 °C por 8 horas, após as quais são embebidas em solução estimuladora de crescimento por 12 horas. Os seguintes medicamentos são adequados para esses fins:
- Micéfito.
- Galhardete.
- Vermiculita.
A semeadura começa quando não há risco de retorno da geada. Vale considerar que devido à falta de casca protetora na semente de abóbora, mesmo uma pequena diferença de temperatura tem impacto negativo na planta e as mudas podem morrer. Quando cultivada por meio de mudas, a época de plantio é calculada de forma que desde o momento da emergência das mudas até o transplante para campo aberto, passem de 3 a 4 semanas.
O segundo sinal de controle é quando os brotos atingem altura de 15 a 22 cm ou presença de duas folhas verdadeiras.
A variedade gimnospérmica é uma planta termofílica, portanto o cultivo requer um local aquecido e protegido de rajadas de vento, dando preferência às encostas meridionais. Os seguintes requisitos de solo são impostos:
- rico em oxigênio, facilmente arejado;
- contendo grande quantidade de matéria orgânica;
- não apresentar baixos níveis de acidez, pH variando de 6,5 a 7,5;
- enriquecido com nutrientes.
Os melhores antecessores da abóbora são batatas, repolho, cebola, beterraba e ervas picantes. Recomenda-se replantar a variedade na mesma área após 4 anos. O não cumprimento desta recomendação acarreta um risco aumentado de doenças e pragas de abóboras.O momento ideal para o plantio é considerado quando o solo atinge a temperatura de 15 °C.
Características do esquema de pouso:
- diâmetro do furo 30-40 cm;
- a profundidade de imersão das sementes não deve ultrapassar 6 cm;
- O plantio recomendado de espécies arbustivas é 70x70 cm, espécies de escalada média - 70x140 cm.
Cada cova é derramada com 2 litros de água antes do plantio. O local é abundantemente fertilizado com húmus, uma pequena quantidade de superfosfato, potássio e cinzas. Na cova são colocadas 3 a 4 sementes de abóbora e os brotos mais fortes ficam após as entradas. Os primeiros brotos aparecem em 5-8 dias. Os brotos não toleram falta de umidade, por isso a planta deve receber regas regulares. O aparecimento das primeiras flores masculinas é observado nos dias 25-30, após os quais as inflorescências femininas se formam dentro de uma semana. A partir deste momento você pode esperar o aparecimento dos primeiros frutos.
Recomendações para cultivo
No cultivo de abóbora gimnospérmica, para obter bons indicadores de rendimento, a planta deve receber alimentação regular. A primeira aplicação de nutrientes ao solo é realizada 7 dias após o plantio. Para fazer isso, você pode preparar os seguintes meios:
- excrementos de frango diluídos na proporção de 1:20;
- esterco de vaca na proporção de 1:10;
- infusão à base de ervas daninhas na proporção de 1:5.
Ao mesmo tempo, são adicionadas preparações especiais, que são utilizadas na alimentação semanalmente. Os mais populares incluem:
- Azofoska.
- Sulfato de potássio.
- Uniflor-micro.
Além disso, é necessário adicionar um complexo mineral ao solo durante a floração e a frutificação. Ao crescer, os brotos laterais precisam ser pinçados. Quando os brotos das raízes se formam nos nós, eles precisam ser borrifados com terra.Para evitar que os frutos entrem em contato com o solo, é necessário colocar papelão, linóleo ou outro material para evitar o apodrecimento da colheita.
O maior risco para as culturas de melão são os seguintes tipos de doenças:
- oídio;
- podridão de frutas;
- vermes;
- pulgão.
As medidas de prevenção de doenças estão relacionadas com a calagem do solo, a tecnologia de aragem de outono, a remoção oportuna de ervas daninhas e o cumprimento das regras de rotação de culturas. A planta necessita de rega abundante, a umidade deve variar em torno de 70% para obter um alto rendimento.
Durante o período de maturação dos frutos, é necessário pinçar os brotos, o que permitirá à planta distribuir de forma ideal os nutrientes.
Um sinal de fruta acabada é o ressecamento do caule e do rebento, bem como a mudança da cor da abóbora para a sua cor característica. É necessário fazer a colheita antes das primeiras geadas. Em média, os vegetais podem ser armazenados por 2 meses sem perder o sabor ou a aparência. Posteriormente, as sementes começam a germinar e o produto torna-se impróprio como alimento ou material de plantio. As condições ideais de armazenamento são consideradas umidade ambiente de 75% e temperatura de 13 a 15 °C.
Em quais sementes você deve prestar atenção?
As principais variedades de abóbora gimnosperma foram criadas para fins industriais e destinadas à produção de petróleo. As culturas para fins gastronômicos foram desenvolvidas posteriormente e hoje apresentam muitas variedades. As melhores variedades de abóbora gimnosperma são:
- Danae - a frutificação ocorre após 120 dias, os frutos arredondados atingem o peso de 5 a 7 kg, dá uma boa colheita com calor suficiente.
- Damasco - a primeira colheita é colhida no 100-105º dia, uma variedade única de sobremesa que tem maior doçura e sabor de damasco, era a partir desta espécie que se fazia o suco na época soviética.
- Altai - possui chicote de comprimento médio e maturação precoce, os frutos são de cor amarelo brilhante e atingem peso de 2,5 a 5 kg, possui polpa de sabor moderadamente adocicado com teor de açúcar de 6%.
Dessas variedades, as sementes e a polpa são próprias para consumo, ideal para fazer suco de abóbora, purês e mingaus. A polpa vegetal pode ser usada no preparo de comida para bebês. As qualidades especiais dos vegetais permitem que os pacientes se recuperem rapidamente durante o pós-operatório. O valor nutricional e a utilidade da polpa de abóbora são preservados mesmo quando o produto é congelado.