Os jardineiros novatos muitas vezes não conseguem distinguir mudas de culturas diferentes. As marcações de plantio ajudam a evitar esses problemas, mas às vezes também falham porque se perdem ou são levadas pela água. Por isso é tão importante saber distinguir mudas de abobrinha de abóbora. Isso pode ser feito com base em vários sinais - brotos e folhagens. Também existe alguma diferença entre as sementes.
Descrição das sementes de abobrinha
Para obter mudas da variedade desejada, é importante saber distinguir as sementes.As seguintes características são características dos grãos de abóbora:
- formato oval alongado com bico característico;
- tamanho pequeno - tem 1-2 centímetros;
- casca fina;
- tonalidade pálida sem cor amarelada;
- casca fina que pode ser facilmente separada em 2 metades com os dedos;
- uma pequena borda ao redor da borda.
Descrição das sementes de abóbora
Para obter brotos de abóbora é importante escolher as sementes certas. Suas principais características incluem o seguinte:
- formato redondo;
- cor amarela;
- casca áspera - difícil de esmagar com a pressão dos dedos;
- tamanhos grandes - o comprimento das sementes chega a 2-3 centímetros;
- germinação rápida.
Para não confundir as sementes, imediatamente após a coleta e secagem, elas devem ser colocadas em sacos individuais. Indicam o nome da cultura e a data da coleta. Este método simples evita qualquer confusão durante o plantio.
Características distintivas das mudas
Para determinar a variedade de mudas que crescem no local, vale a pena observar mais de perto o aspecto das culturas jovens. Cada um deles é caracterizado por características próprias.
Mudas de abobrinha têm longas folhas cotiledonares e caules alongados de cor verde claro. Os brotos de abóbora têm um caule mais grosso e atarracado. Eles são caracterizados por uma rica tonalidade verde. A abóbora também possui folhagem grande e áspera.
Características distintivas das folhas
As plantas podem ser facilmente distinguidas pela aparência de suas folhas.A abobrinha é uma planta arbustiva de caule reto e grosso. A folhagem forma uma roseta densa e espalhada sobre as flores e frutos. A abóbora tem uma parte aérea poderosa, que inclui um caule rasteiro principal e brotos laterais em forma de cílios.
No entanto, a folhagem apresenta algumas diferenças. A abóbora é caracterizada por folhas arredondadas de tonalidade verde brilhante. Mas às vezes eles têm formato de cinco lóbulos ou em forma de coração. Os pecíolos diferem em comprimento de 12 a 30 centímetros e são caracterizados por um arranjo alternado. Todo o órgão da planta está coberto de espinhos.
Para determinar a cultura, é importante conhecer a variedade da abóbora. Isso afeta o formato da lâmina foliar. Portanto, as seguintes opções são possíveis:
- as variedades de frutos grandes distinguem-se pela folhagem redonda e em forma de taça;
- a variedade de casca dura tem folhagem de cinco lóbulos;
- As variedades de moscatel são caracterizadas por folhas em forma de coração com cortes profundos.
A área total de folhagem de uma planta chega a 30 metros quadrados. Isso ajuda a acumular muita água e nutrientes.
As folhas de abobrinha são vários tons mais claras. Além disso, são caracterizados por venação pronunciada. A abobrinha é caracterizada por lâminas foliares de cinco lóbulos. Eles geralmente são bastante recuados. As bordas são irregulares. O topo da folhagem é coberto por uma penugem grossa.
As placas foliares da abobrinha são consideradas as mais dissecadas. Eles são caracterizados por um arranjo sequencial e pecíolos longos e retos. As placas são bastante grandes, chegando a 20 centímetros.
Uma diferença importante entre as culturas é o aparecimento nas axilas de 6 a 7 folhas de abóbora de gavinhas ramificadas que se espalham pela área. As variedades híbridas modernas de abobrinha e abobrinha são caracterizadas pela presença de manchas brancas e cinzentas na folhagem.
Como distinguir entre plantas maduras
Muitas pessoas estão interessadas em saber exatamente como uma planta difere da outra. Essas culturas têm características características. A abobrinha tem as seguintes características distintivas:
- formato de arbusto compacto;
- um pequeno número de cílios - são finos e curtos e não formam raízes;
- pequenas folhas esculpidas com cinco lóbulos;
- arranjo sequencial de folhas.
Ao mesmo tempo, as abóboras são caracterizadas pelas seguintes características:
- forma espalhada do arbusto;
- cílios longos com formação de raízes;
- grandes folhas de formato oval.
Você também pode distinguir uma planta da outra na fase de floração. As flores de abobrinha estão sempre localizadas na parte central do arbusto. Neste caso, as flores de abóbora são colocadas ao longo do caule principal. Existem algumas diferenças no tamanho das flores. Na abóbora eles são muito maiores do que na abobrinha.
Maneiras de não confundir as frutas
As plantas têm frutos completamente diferentes. As abóboras são caracterizadas por frutos redondos e grandes. Eles se distinguem pela cor amarela ou laranja. O topo da abóbora é coberto por uma casca dura e muitas vezes texturizada. Dentro há uma polpa suculenta e adocicada. Tem uma cor mais saturada em comparação com a pele. A cavidade seminal está solta.
A abobrinha tem frutos ovais, em formato de pêra ou cilíndricos. A abóbora é caracterizada por um formato incomum. A tonalidade padrão é verde claro. No entanto, existem variedades que apresentam casca amarela e verde escura. A polpa é sempre leve. Os vegetais têm sabor inexpressivo e consistência elástica. Na fase de maturação técnica, os frutos apresentam casca fina e facilmente cortada.
Erros comuns de jardineiros novatos e como evitá-los
O erro mais comum que os jardineiros novatos cometem é plantar abobrinhas e abóboras uma ao lado da outra. É melhor colocar as plantas a uma distância de pelo menos 20 metros uma da outra. Neste caso, é aconselhável colocar uma terceira colheita entre eles. Se você usar sementes de plantas plantadas nas proximidades, frutos de formato e sabor diferentes aparecerão no próximo ano. Isso fará com que a abobrinha fique mais redonda e com a pele mais firme. A cor da sua carne também pode mudar. A abóbora, ao contrário, ficará mais clara e oval. Além disso, adquirirá um sabor neutro.
Para preservar a variedade, é importante seguir rigorosamente as regras de plantio e evitar cruzamentos. Graças a isto, poderá sempre obter vegetais saudáveis, com o sabor e a cor pretendidos.
Outro problema para os jardineiros novatos é a confusão durante o plantio. Muitas pessoas simplesmente rotulam os vasos quando cultivam mudas. Porém, quando expostas à água, as inscrições são apagadas. Para não confundir os arbustos, deve-se seguir as seguintes regras:
- As sementes coletadas de forma independente devem ser acondicionadas em sacos de papel e rotuladas com o tipo de hortaliça, sua variedade e ano de coleta. As sementes são adequadas para plantio por 6 a 8 anos.
- Assine os potes. Isto é especialmente verdadeiro quando se cultivam mudas em uma sala.
- Plante mudas de abobrinha e abóbora em recipientes de aparência diferente. A abóbora é caracterizada por um sistema radicular mais forte. Portanto, é permitido o uso de copos plásticos para isso. Neste caso, recomenda-se plantar abobrinha em pastilhas ou vasos de turfa.
- É possível identificar os vegetais com a maior precisão possível na fase de formação das folhas dos cotilédones. Se ocorreu um erro na seleção da semente, vale a pena alterar a rotulagem dos vasos.
- Para evitar misturar as plantas, plante as sementes em um vaso, uma de cada vez. Se for cometido um erro na fase de seleção, isso evitará posteriormente o aparecimento de plantas diferentes no mesmo recipiente.
- Mesmo em casa, é proibido colocar mudas de culturas nas proximidades. Antes do transplante para solo aberto, pode ocorrer polinização cruzada. Graças à rotulagem é possível evitar confusões e manter a pureza da variedade.
Abobrinha e abóbora são consideradas plantas comuns e úteis que muitos jardineiros cultivam. Ao mesmo tempo, é importante saber distinguir as culturas umas das outras para não plantá-las uma ao lado da outra. Isso pode ser feito pelo aparecimento de arbustos, lâminas de folhas e flores. Também há diferença no formato e na cor da fruta.