A Fitosporina é um remédio moderno e eficaz no combate a doenças fúngicas e virais de plantas. A droga é adequada para qualquer cultura - tanto flores quanto frutas e vegetais, por isso é muito popular entre jardineiros e jardineiros. Vejamos as instruções de uso do fungicida Fitosporin e descubramos como e em quais casos é mais eficaz o uso deste produto.
- Descrição, forma de liberação e princípio de ação do medicamento
- Vantagens e desvantagens do fungicida Fitosporin M
- Area de aplicação
- Dosagem e horário de aplicação
- flores do jardim
- Para repolho
- Para batatas
- Para pepinos
- Para tomates
- Preparação da solução de trabalho
- Recursos de uso
- Para flores de interior
- Para vegetais
- Para árvores e arbustos
- Para mudas
- Desinfecção de estufa
- Tratamento do solo
- Precauções de segurança
- Toxicidade da droga
- Compatibilidade com outras substâncias
- Termos e condições de armazenamento do produto
- Análogos
Descrição, forma de liberação e princípio de ação do medicamento
A Fitosporina é um dos fungicidas mais poderosos utilizados no tratamento de plantas. O medicamento pertence à classe dos fungicidas bacterianos. Contém apenas componentes inofensivos para as plantas..
Depois de tratar a planta com a droga, o esporo da bactéria é ativado, começa a se alimentar e a produzir resíduos. Estes, por sua vez, têm um efeito prejudicial sobre fungos e microorganismos nocivos. O fungicida está disponível na forma de pó, pasta e suspensão líquida.
Vantagens e desvantagens do fungicida Fitosporin M
A principal vantagem do produto é a segurança para as plantas, bem como a capacidade de manter suas propriedades em baixas e altas temperaturas do ar. Sob condições desfavoráveis à vida das bactérias esporas, que são a base do medicamento, elas suspendem sua atividade, mas quando as condições melhoram, continuam a agir.
Area de aplicação
O produto é utilizado no combate e prevenção de quase todas as doenças das culturas vegetais causadas pela ação de fungos e bactérias nocivas. Ajuda bem no combate a qualquer tipo de podridão, bacteriose, oídio, mofo, ferrugem e assim por diante.
Dosagem e horário de aplicação
A dosagem e o momento de aplicação da Fitosporina dependem da cultura específica, método de processamento e doenças para a prevenção ou tratamento das quais o medicamento é utilizado.
flores do jardim
Para prevenir doenças das flores de interior, use a dosagem de meia colher de chá do preparado em pó para cada dois litros de água.
Para tratar flores contra doenças, a proporção de pó para água deve ser duplicada.
Para repolho
Para tratar o repolho, utiliza-se a dosagem de seis gramas de fungicida para cada dez litros de água. O repolho é tratado por pulverização nas folhas, o procedimento é repetido após duas semanas.
Para batatas
Para batatas, a dosagem ideal é de dez gramas por cinco litros de líquido.
Para pepinos
A dosagem é semelhante à usada para batatas. Pulverize três vezes, em intervalos de aproximadamente duas semanas.
Para tomates
Para a cultura do tomate, use uma dosagem de cinco gramas por dez litros.
Preparação da solução de trabalho
A solução deve ser preparada imediatamente antes do uso, no máximo duas horas, pois perde rapidamente suas propriedades. Ao usar pó, uma colher de chá contém aproximadamente três gramas do produto. Use água macia em temperatura ambiente, não inferior a quinze e não superior a trinta e cinco graus Celsius.
Recursos de uso
Existem certas características de utilização do produto para diferentes tipos de culturas.
Para flores de interior
As flores de interior são tratadas por pulverização. O tratamento deve ser realizado durante o período vegetativo. As proporções ideais para processamento são dez gotas por litro.
Para vegetais
Ao processar hortaliças para a maioria das variedades, o procedimento deve ser repetido aproximadamente uma vez por mês.
Para árvores e arbustos
Para pulverizar árvores frutíferas, utiliza-se a dosagem de quatro colheres de chá por litro de líquido.
Para mudas
A Fitosporina é usada no tratamento de mudas.Pode ser utilizado tanto no tratamento de sementes como na fase em que as plantas apresentam as primeiras folhas. No combate a doenças fúngicas, o primeiro resultado torna-se perceptível após alguns dias.
Desinfecção de estufa
O preparo pode ser utilizado no tratamento da estufa em qualquer época do ano, antes do plantio. As paredes são borrifadas com a solução e o solo é desinfetado.
Tratamento do solo
Recomenda-se arar o solo na primavera, antes do plantio. Cinco gramas de pó por litro de água são suficientes para tratar um metro quadrado de área.
Precauções de segurança
Ao realizar o procedimento de processamento, certifique-se de usar roupas especiais, máscaras e luvas de borracha. Evite o contato da solução com a pele e os olhos expostos. A droga pode causar erupções cutâneas e danos às membranas mucosas humanas. Se o medicamento entrar em contato com a pele, lave bem a área afetada com água limpa. Se o medicamento entrar no esôfago, deve-se realizar lavagem gástrica.
Toxicidade da droga
A fitosporina pertence à quarta classe de perigo para os humanos. Se entrar em contato com áreas expostas do corpo, a solução pode causar erupções cutâneas e danificar as mucosas.
Compatibilidade com outras substâncias
A Fitosporina é compatível com quase todos os fungicidas, inseticidas e estimulantes de crescimento de plantas. No entanto, a Fitosporina em forma de pasta não é recomendada para ser combinada com estimulantes. Isso é causado pelo conteúdo de ácidos húmicos na pasta, que entram em conflito com as substâncias ativas dos estimulantes.
Para verificar a compatibilidade, é necessário misturar os dois medicamentos em pequenas quantidades.
Se nenhum precipitado se formar na solução, os produtos podem ser considerados compatíveis.
Termos e condições de armazenamento do produto
O pó deve ser armazenado em local seco, fora do alcance das crianças, em temperatura de zero a trinta graus Celsius.
A solução deve ser preparada imediatamente antes do tratamento das plantas, calculando cuidadosamente a quantidade necessária, pois os restos da solução preparada não poderão ser aproveitados na próxima vez.
Análogos
Os análogos mais próximos do fungicida Fitosporin são os medicamentos Alirin e Gamair. Eles contêm os mesmos esporos de bactérias que a Fitosporina, portanto o princípio de ação e eficácia dos produtos são semelhantes.