O perigo das doenças fúngicas reside na sua rápida propagação e manifestação repentina. Topázio é um produto químico desenvolvido para tratar e prevenir o desenvolvimento de mofo. As hortas e hortaliças, bem como as flores de interior, são tratadas com inseticida. Instruções detalhadas para o uso do fungicida Topaz o ajudarão a escolher uma dose eficaz do medicamento para culturas específicas.
- Descrição e propriedades do medicamento
- Forma de liberação e composição
- Mecanismo de ação
- Vantagens e desvantagens
- Preparação da solução de trabalho
- Dosagem e instruções de uso
- Para árvores frutíferas
- Para uvas
- Para produtores de frutas silvestres
- Para hortaliças
- Para rosas
- Para morangos
- Para flores em canteiros
- Para plantas de interior
- Classe de perigo e precauções ao trabalhar com o produto
- Compatibilidade com outras ferramentas
- Como armazenar o medicamento
- Pode ser armazenado diluído?
- Que análogos existem?
Descrição e propriedades do medicamento
O inseticida "Topázio" tem efeito sistêmico. É utilizado nos seguintes grupos de plantas:
- arbustos de bagas;
- árvores frutiferas;
- canteiros de flores, flores ampelosas;
- vegetais;
- videiras.
O produto é utilizado para as seguintes doenças:
- mancha marrom;
- ferrugem;
- podridão cinzenta;
- oídio.
A principal área de aplicação do medicamento é o tratamento do oídio. Ao trabalhar com Topaz, você deve seguir rigorosamente a dosagem. O excesso do produto prejudica os canteiros e as lavouras.
A prevenção com Topázio é feita na primavera e o tratamento durante todo o período de desenvolvimento da planta. O fungicida é combinado com agentes de controle de pragas. Mas não pode ser usado por mais de três anos. Os fungos tornam-se insensíveis ao pesticida após pulverização prolongada. Para evitar o vício, o produto é alternado com fungicidas à base de outra substância.
Forma de liberação e composição
Avard, ou penconazol, pertence à classe química dos triazóis. O pesticida funciona melhor no início da doença. Ele se espalha pela planta mais rápido que os esporos e o mofo não tem tempo de se multiplicar.
O "Topázio" é produzido nas seguintes embalagens:
- ampolas com volume de 2 mililitros;
- garrafas plásticas com capacidade para 1 litro;
- Sachês de 3ml.
Pequenos volumes do produto são convenientes para uso em chalés de verão, enquanto grandes volumes são projetados para hectares de fazendas e vinhedos.O penconazol em sua forma pura consiste em cristais insolúveis em água. Portanto, é convertido em uma suspensão que pode ser adicionada à água.
Mecanismo de ação
O penconazol interrompe a síntese de substâncias nas células dos esporos. A substância bloqueia a produção de micosteróis, derivados de esteróides.
Características do fungicida:
- não se fixa como uma película nas folhas;
- transportado para as raízes e inflorescências junto com o suco;
- A maior concentração de penconazol é formada após a quarta pulverização.
O fungicida evita a reinfecção. Novos esporos não se desenvolvem e as plantas superam sozinhas a placa antiga.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem do Topázio é a relativa segurança para a cultura. Frutas e vegetais podem ser colhidos na hora certa, o que é conveniente para proprietários de terrenos particulares. Nas fazendas, os níveis de pesticidas são verificados por meio de testes laboratoriais. Não é lucrativo para os residentes de verão solicitar pesquisas para uma pequena colheita.
Para preparar uma solução eficaz, é necessária uma pequena proporção de suspensão. Para usar o medicamento como pretendido, é necessário distinguir o oídio do oídio, caso contrário a vinha morrerá mesmo após o tratamento com fungicida. O penconazol em solução fraca se desintegra dentro de uma estação. Mas em pequenas áreas a taxa de decomposição da substância diminui.
Se você pulverizar groselhas e groselhas que crescem no jardim com “Topázio” por mais de dois anos, uma dose tóxica do componente ativo fluirá do solo para as plantações que crescem nas proximidades.
Nas vinhas e nos pomares de maçã, uma concentração constante do medicamento, ao contrário, ajuda a prevenir a propagação repentina do oídio. Portanto, em áreas especializadas, o fungicida pode ser utilizado por até quatro anos seguidos. Na época normal ou chuvosa, a colheita é feita 2 semanas após o tratamento com Topázio. Se houver seca após a última pulverização, o período de espera aumenta para três a quatro semanas.
Preparação da solução de trabalho
Como preparar uma solução aquosa do medicamento “Topázio”:
- encha o tanque de mistura até um quarto;
- adicione a suspensão na concentração necessária;
- mexer;
- levar o volume total para dez litros, continuando a mexer.
O inseticida é dissolvido antes da pulverização. A droga é pulverizada uniformemente, em uma camada. Os horários e condições favoráveis para a desinfestação do local são o crepúsculo da manhã e da noite, com tempo calmo e claro.
Dosagem e instruções de uso
O volume inicial do fungicida é de 2 mililitros para cada 10 litros de água.
A tabela mostra o consumo aproximado da solução:
Plantar | Consumo de solução em litros por 100 metros quadrados |
pepinos | 5 |
Groselha preta | 2 |
Groselha | 2 |
Morango | 5 |
Framboesas | 1,5-2 |
Uva |
A dosagem varia dependendo do tipo de planta, mas o volume final do líquido é quase sempre de dez litros.
Para árvores frutíferas
Nos pomares, são realizados 2 a 4 tratamentos durante o período vegetativo. Para prevenção, as árvores são pulverizadas no início do inchaço dos botões e após a floração. Ao tratar plantações em tempo úmido, espere 14 dias entre as pulverizações e 21 dias em tempo seco.
Para desinfestar macieiras, recomenda-se dissolver 3 mililitros do produto.
Para uvas
Um grande problema na jardinagem é a infecção da vinha com oídio. Os bagos ficam brancos e cobertos por uma camada farinhenta. As vinhas perdem as folhas mais rápido e murcham. Para pulverização, a dose inicial de Topázio é diluída. Quando aparecem sintomas de mofo, a vinha é tratada 4 vezes, para prevenção - uma vez antes e depois da formação das flores.
Para produtores de frutas silvestres
Para a desinfestação de groselhas e frutos perenes, também é utilizada uma dose mínima. O produto é pulverizado no início da floração e antes da frutificação. O número total de pulverizações é quatro. No tratamento da groselha, utiliza-se 1 a 2 litros do produto por arbusto.
Para hortaliças
O “topázio” em estufas e no jardim é frequentemente utilizado para fins preventivos, antes do amadurecimento dos frutos. Os vegetais podem ser consumidos com segurança 2 semanas após a desinfestação. A dosagem para mudas em campo aberto é de 1,5 mililitros, para estufa – 2 mililitros. O fertilizante é aplicado de acordo com o esquema usual, quatro vezes por temporada.
Para rosas
As variedades padrão são pulverizadas com uma solução com uma dose mais alta do medicamento - 5 mililitros por 10 litros padrão ou 4 mililitros por 8 litros. A frequência de pulverização é de 3 com intervalo de 14 dias. Para medidas preventivas, o Topázio é usado durante o período de brotação e como medicamento - após o murchamento dos botões. Variedades com flores repetidas são tratadas após cada onda de floração.
Para morangos
Para tratar fungos em canteiros de morango, é necessário usar 2,5 mililitros do medicamento. O consumo de líquido é de 0,5 litros por metro quadrado. A primeira desinfestação é feita antes do aparecimento das flores e a segunda - após o amadurecimento e a colheita dos frutos. A pulverização preventiva de morangos é realizada a partir de 20 de maio, início de junho.
Para flores em canteiros
Concentração de “Topázio” no tratamento de mofo em plantas ornamentais:
- 2 mililitros - contra o oídio;
- 4 mililitros - antiferrugem.
O aumento da dosagem só é permitido em canteiros de flores do jardim, perto dos quais não crescem arbustos de frutas ou vegetais. O jardim de flores é cultivado à noite. Para plantas herbáceas e arbustos baixos, 1,5 litros por metro quadrado é suficiente. Ao pulverizar petúnias, é aconselhável evitar que a solução caia nas flores. Muita irrigação deixa manchas permanentes nas pétalas.
Para plantas de interior
“Topázio” pode ser usado em flores caseiras que ficam ao ar livre. É melhor não pulverizar as plantas que estão constantemente na sala ou levá-las para o jardim. Você pode trazê-los de volta 4 horas após o tratamento.
Para combater o mofo nas plantas de interior, um mililitro a cada 10 litros é suficiente para as exuberantes e meio mililitro para as espécies pequenas. O medicamento é pulverizado em pequenas quantidades a cada 2 semanas até que os sinais da doença desapareçam.
Classe de perigo e precauções ao trabalhar com o produto
A droga "Topázio" foi atribuída à classe 3 - perigo moderado para os seres humanos. O produto químico é mortal para abelhas, pássaros e peixes.
Distâncias permitidas da área de processamento:
- para reservatórios, playgrounds, áreas de parques - a partir de 150 metros;
- para ruas pedonais, aviários e celeiros com gado - 50 metros;
- para edifícios residenciais - 15 metros;
- até o apiário - 2,5 quilômetros.
As abelhas não devem ser permitidas sobre as plantas pulverizadas por 72 horas.
É seguro trabalhar com o medicamento por seis horas usando equipamento de proteção individual:
- sapatos impermeáveis, capa de chuva ou avental;
- em um cocar;
- óculos de segurança;
- respirador tipo "Pétala".
Como neutralizar a suspensão limpa derramada:
- Limpe a superfície dura com solvente orgânico;
- retire a terra e queime no forno;
- Recolher da pele com um algodão embebido em álcool e depois enxaguar as mãos com água;
- Enxágue os olhos generosamente com água.
Após a ingestão, é necessário beber uma solução rosa de manganês. O permanganato de potássio neutraliza o efeito do penconazol.
Compatibilidade com outras ferramentas
O “Topázio” está incluído em misturas preventivas complexas contra fungos e pragas.
O penconazol é adicionado aos seguintes medicamentos:
- “Ridomil Gold” - para tratamento de uvas;
- "Kuprostat" - contra a requeima, cercospora;
- "Tiovit Jet" - para destruir carrapatos;
- "Aktara" - contra insetos;
- "Zircon" - para acelerar o crescimento.
O penconazol não reage com os componentes ativos dos medicamentos, não havendo necessidade de reduzir sua concentração.
Como armazenar o medicamento
Regras para armazenamento do fungicida Topaz:
- em local escuro e seco, longe de aparelhos de aquecimento e da luz solar direta;
- em temperaturas de -10 a +35 graus.
O prazo de validade do medicamento na embalagem original lacrada é de 4 anos. É aconselhável utilizar o produto na primeira metade do semestre. A substância ativa torna-se mais agressiva próximo da data final de utilização.
Pode ser armazenado diluído?
A solução de trabalho não pode ser armazenada. O intervalo entre as pulverizações é de 10 a 14 dias. Durante este tempo, o penconazol desintegra-se na água e a mistura perde as suas propriedades protetoras. Portanto, antes de cada pulverização, é preparada uma nova porção do medicamento.
Que análogos existem?
O "Topázio" pode ser substituído pelos seguintes medicamentos com o mesmo princípio ativo:
- "Diamante";
- "Tiofeno Extra";
- "Jack Pot"
Um medicamento com efeito semelhante é preparado a partir de meios improvisados - leite e sal diluídos em água.Os esporos secam em ambiente salgado e o fungo não se reproduz.