As doenças das plantas não causam menos danos à agricultura do que as pragas. Eles podem destruir a cultura em pé ou danificá-la durante o armazenamento, inutilizando as reservas de sementes. As infecções fúngicas comuns são especialmente perigosas nesse aspecto. Para se proteger contra eles, são usados medicamentos especiais. Antes de pulverizar o produto, deve-se estudar atentamente as instruções de uso do fungicida de contato e sistêmico “Skor”.
- Forma de liberação, substância ativa e fabricante
- Finalidade e princípio de operação
- Vantagens e desvantagens
- Instruções de uso do medicamento, como diluir "Skor", dosagem
- Árvores frutiferas
- Uva
- Arbustos de frutas silvestres
- Vegetais
- Rosas
- Flores
- Tratamento de sementes
- Precauções de segurança ao trabalhar com fungicida
- Compatibilidade com outras substâncias
- Condições e prazo de validade do produto
- Análogos químicos droga "Skor"
Forma de liberação, substância ativa e fabricante
O medicamento é comercializado na forma de emulsão concentrada e é classificado como triazol. É um fungicida sistêmico e de contato, ou seja, começa a agir ao entrar em contato com a massa vegetativa das plantas ou sementes, e depois penetra com sucos em todos os órgãos, destruindo os patógenos. Skora contém difenoconazol na quantidade de 250 gramas por litro.
O fungicida é produzido pela Syngenta AG, empresa suíça líder na produção de produtos para plantas e sementes, com grande número de subsidiárias em todo o mundo.
Finalidade e princípio de operação
O fungicida "Skor" é um agente preventivo e terapêutico de plantas contra doenças fúngicas. Adequado para a produção de pesticidas combinados para combater infecções e pragas.
Ao pulverizar a composição nas áreas afetadas, o efeito ocorre 2 a 3 horas após o tratamento. Mantém suas qualidades na planta por uma a três semanas. Durante a precipitação, o “Skor” pode ser removido da superfície da massa verde, o que levará a uma diminuição da concentração da substância ativa e a uma diminuição das forças protetoras.
A penetração do fungicida na planta leva à supressão da divisão celular do patógeno, destruindo-o. Usar "Skora" de acordo com as instruções e fertilizar com fertilizantes pode salvar até mesmo uma planta gravemente danificada.
Vantagens e desvantagens
O pesticida altamente ativo "Skor" pode ser usado em uma ampla faixa de temperatura, mas provou ser melhor em +14...+25 ÓC. Em temperaturas mais baixas funciona muito pior, especialmente quando cai abaixo de 12 ÓC. Para obter o máximo resultado é necessário iniciar a pulverização nas primeiras fases do ciclo vegetativo da planta. Se o produto estiver fortemente contaminado com esporos de fungos, o produto pode ser ineficaz.
O fungicida "Skor" tem mais aspectos positivos do que desvantagens.
Instruções de uso do medicamento, como diluir "Skor", dosagem
Não use água quente ou fria para obter a mistura. Deve ter uma temperatura de cerca de 25 graus. O consumo da solução de trabalho é de até 1 litro por unidade.
"Skor" é adequado para plantas domésticas. Para isso, vale a pena adquirir em embalagens pequenas, de 2 mililitros. O consumo da composição acabada é de 0,1-0,5 mililitros por 1 mililitro. A concentração está relacionada ao tipo de doença.
Árvores frutiferas
O fungicida "Skor" é usado na jardinagem na primavera para pulverizar árvores frutíferas, como macieiras, peras, pêssegos e outras frutas com caroço e pomóideas. Atua sobre os patógenos da sarna, ondulação das folhas, oídio, ferrugem de Alternaria, ferrugem de Clusterosporia e coccomicose.
A pulverização é realizada durante o período vegetativo, antes e depois da abertura dos botões, o intervalo não é superior a 2 semanas. O consumo da mistura é de 2 a 5 litros por árvore, dependendo da idade, tamanho e grau de dano fúngico. Diluir 2 ml de CE em 10 litros de água. Processe duas vezes, em casos excepcionais 3-4 vezes. Você precisa esperar 3 semanas antes da colheita.
Uva
Para esta planta, o fungicida “Skor” é a melhor forma de proteção contra infecções fúngicas como oídio, phomopsis, rubéola e podridão negra. Diluir 5 mililitros da substância em um volume padrão de água, a dosagem pode ser duplicada. São tratados primeiro durante a floração, depois antes da formação dos cachos, depois mais duas vezes com intervalo de pelo menos 10 dias. A última pulverização deve ocorrer três semanas antes da colheita das uvas. Mais detalhes aqui.
Arbustos de frutas silvestres
Groselhas e groselhas são pulverizadas pela primeira vez durante a formação dos botões e novamente imediatamente após a floração das plantas. O último tratamento é realizado 70 dias antes da colheita dos frutos.Composição: 4 mililitros por 10 litros, consumo: 1-1,5 litros de solução de trabalho por arbusto.
Vegetais
O produto ajuda a combater a requeima, alternária, cercospora em batata, cenoura, beterraba, tomate e outras hortaliças. É utilizada uma solução de 2 a 5 mililitros do medicamento para cada 10 litros de água, tratamento 2 a 4 vezes com intervalo de duas semanas. Você precisa parar de pulverizar pelo menos 20 dias antes de colher os vegetais.
Rosas
A “Rainha do Jardim” está ameaçada por infecções fúngicas, como mancha preta e oídio. Pulverizar com “Skorom” na forma de uma solução de 2-5 mililitros de emulsão concentrada por 10 litros de líquido com 2-4 repetições durante a estação de crescimento funciona contra eles. O intervalo entre os tratamentos é de 14 dias.
Flores
Numerosas doenças fúngicas podem se instalar nas plantas, o que pode levar à morte de todo o jardim. “Skor” nas flores atua na podridão cinzenta e no oídio. Diluir 2 a 4 mililitros para cada 10 litros de água, tratar quando surgirem os primeiros sinais da doença com intervalo de 14 dias, podendo repetir duas vezes.
Tratamento de sementes
O tratamento do material da semente não apenas mata os patógenos fúngicos adormecidos, mas também promove uma germinação mais amigável das sementes durante a semeadura. Para isso, o tratamento pré-semeadura é realizado com uma solução padrão “Skora”.
Para armazenamento, as sementes são processadas após coleta e secagem, antes do armazenamento para semeadura. Isso os salva da morte e pode economizar até 30% do material.
Precauções de segurança ao trabalhar com fungicida
O fungicida sistêmico de contato "Skor" exige o cumprimento das medidas básicas de segurança que são utilizadas ao trabalhar com produtos similares:
- Utilize equipamentos de proteção individual: óculos especiais, máscara ou respirador, luvas.
- Use roupas fechadas: calças e camisas de mangas compridas.
- Pulverize o produto apenas em clima calmo e sem vento.
- Não aplique o produto em plantas sob luz solar direta.
- Durante a pulverização é proibido comer, beber ou fumar.
- Os animais de criação e domésticos devem ser retirados da área tratada.
- Mantenha crianças e estranhos afastados da área de pulverização.
- Tenha cuidado próximo a corpos d'água, pois o produto pode prejudicar a fauna aquática.
Se o fungicida entrar acidentalmente no corpo, é necessário induzir o vômito, enxaguar o estômago com bastante água ou uma solução fraca e rosa claro de permanganato de potássio e, em seguida, entrar em contato com um centro médico. O mesmo deve ser feito se o produto entrar em contato com a pele, olhos ou mucosas.
Após o trabalho, é necessário lavar bem o rosto e as mãos, tomar banho, trocar de roupa e colocar na lavagem a roupa com que foi feito o tratamento. A embalagem e o recipiente do medicamento não devem ser jogados no lixo comum, devem ser reciclados.
Compatibilidade com outras substâncias
O fungicida "Skor" pode ser combinado com vários outros produtos. Você deve primeiro misturar uma quantidade mínima dos medicamentos a serem combinados e monitorar a reação. Se se formar um precipitado, a solução ficar turva com flocos ou coágulos, ou se for libertado gás, a composição não pode ser utilizada. "Skor" foi testado quanto à compatibilidade com os seguintes medicamentos:
- "Summi-Alfa."
- "Karatê."
- "Aktellik".
- "Zênite".
- "Touro".
- "Arrivo".
- "Decis".
- "Topázio".
- "Falcão".
- "Tzimbush".
A mistura preparada deve ser utilizada em até 2 horas.Você não pode deixar o produto ligado por um período mais longo.
Condições e prazo de validade do produto
O prazo de validade do medicamento é de 36 meses a partir da data de lançamento. Guarde o "Skor" em local especial, longe de alimentos e remédios, fora do alcance de crianças e animais de estimação. Faixa de temperatura: de -5 a +35 ÓC. Proteja da alta umidade e da luz solar direta.
Análogos químicos droga "Skor"
Este medicamento possui os seguintes análogos:
- "Flor pura."
- "O guardião".
- "Discor".
São utilizados da mesma forma que o "Skor", porém é necessário estudar as instruções individuais de cada um dos medicamentos e segui-las. Este fungicida tem efeitos protetores e terapêuticos pronunciados, é utilizado em muitas plantas, tem impacto mínimo no meio ambiente, o que o torna muito procurado na agricultura e nas hortas caseiras.