Como e quando tratar a podridão cinzenta das uvas, como combatê-la com medicamentos e remédios populares

A uva é uma fruta saborosa e saudável. Um verdadeiro armazém de vitaminas. Para colher uma colheita alta, é necessário proteger as uvas do cinza e de outras podridões; você precisa saber o que e quando tratar a videira. Quando infectados com um fungo, cachos inteiros sofrem. Até brotos e folhas jovens. A tarefa do viticultor é prevenir doenças ou combater eficazmente as enfermidades que aparecem na planta.


Que tipos de podridão existem?

Existem vários tipos de podridão.Os mais comuns são a podridão cinzenta, branca e preta.

processar uvas

A podridão cinzenta nas uvas é mais comum do que outros tipos. Pode afetar diferentes partes da planta. O fungo tem um efeito prejudicial na colheita. Bagas infectadas não são adequadas para alimentação ou processamento. Se a doença não for interrompida a tempo, pode afetar toda a vinha.

Não menos perigoso é o aparecimento de podridão branca nas uvas. Se o fungo não for detectado a tempo, destruirá a maior parte da colheita. Outro perigo reside na possibilidade de danificar outras plantas cultivadas e silvestres.

uvas estremecidas

A podridão negra que aparece nas uvas difere das outras porque hiberna na videira. Depois que os brotos começam a crescer, a planta fica infectada. Isso ocorre no final da primavera ou início do verão, quando está quente e úmido. Perto de corpos d'água esse processo ocorre mais rapidamente.

Razões para a aparência

As causas da infecção por podridão são diferentes. Por que as uvas apodrecem? Isso é amplamente influenciado pelas condições climáticas. Chuvas prolongadas favorecem o aparecimento de podridão cinzenta e negra. O branco ocorre após longos dias secos.

poeira branca

A podridão cinzenta afeta toda a planta. Mas é especialmente perigoso para frutos maduros. Se houver excesso de umidade, a pele se rompe e o fungo se multiplica rapidamente em condições favoráveis. O mesmo resultado ocorre após a queda de granizo, que fere a delicada casca dos frutos. Os danos são causados ​​por vespas e pragas de jardim.

Quando as bagas estão infectadas com podridão negra, parte da colheita morre. Os brotos e as folhas não correm esse perigo.

Na primavera, o fungo da podridão branca desperta, tendo hibernado na casca e nas folhas caídas, e ataca os brotos. As queimaduras solares são outra razão para a rápida propagação da doença. Se os frutos afetados não forem colhidos a tempo, os frutos saudáveis ​​​​infeccionam.

mofo cinza

Sinais de doenças

Os sinais de doenças de diferentes tipos de podridão diferem entre si.

Quando afetadas pela podridão cinzenta, as folhas ficam primeiro cobertas por manchas acastanhadas com uma camada cinza. Então eles secam. Quando a doença ocorre durante o período de floração, as inflorescências secam antes de terem tempo de crescer. Se os cachos já se formaram, então durante a infecção por este fungo nas bagas manchas escuras aparecem nas uvas, tornando-se marrom com o tempo.

sinais de doença

Um sinal de podridão branca é um mofo branco cobrindo os frutos afetados. Seu tamanho diminui. As folhas infeccionam, escurecem e secam. Menos comumente, aparecem manchas nos brotos.

Com a podridão negra, os bagos escurecem, perdem a elasticidade, murcham, enrugam-se e apodrecem ou ressecam. Este fungo aparece pela primeira vez nas folhas como pequenas manchas acastanhadas com bordas escuras.

as bagas estão escurecendo

Efeito prejudicial nas uvas

O ambiente tem um efeito prejudicial ou benéfico sobre o rendimento e a qualidade dos frutos. Somente sob condições climáticas ideais é possível obter uvas de alta qualidade. Depende das condições de cultivo da planta desde o plantio até a colheita.

O volume da colheita é afetado pelo teor de umidade do solo e pelo número de dias de sol. As ameaças ao crescimento das mudas podem incluir seca, precipitação intensa, granizo e geadas precoces.

influência prejudicial

Durante as chuvas prolongadas torna-se mais fresco e as uvas amadurecem mal. Os bagos apresentam teor insuficiente de açúcar e excesso de ácido. Como resultado, sua qualidade é prejudicada. Se houver muita água, as uvas irão estourar, proporcionando um terreno fértil para doenças fúngicas.

Durante a seca prolongada, o crescimento e o amadurecimento dos frutos são retardados, os processos metabólicos são interrompidos, a umidade evapora mais rapidamente e a polpa perde a suculência. Isso leva à morte de mais de um pincel.

as uvas estão amadurecendo

Em altas temperaturas do ar, podem ocorrer queimaduras solares, afetando não só as folhas, mas também os frutos. As folhas danificadas ficam cobertas com placas e manchas marrons. Então eles secam e caem. Isto abre outras partes da vinha que também se deterioram. A queimadura aparece mais frequentemente após a rega, quando permanecem na superfície gotas de água, que funcionam como uma lente natural.

Para proteger as plantas das queimaduras solares, ao regar nos períodos de calor, é necessário evitar que a água caia nas folhas e frutos. No sol mais quente, cubra os arbustos com um pano macio.

As geadas também prejudicam a colheita. Mesmo depois de uma ligeira geada, a vinha não apresenta o seu melhor aspecto. O fornecimento de açúcar às bagas é limitado; elas não amadurecem. Quando as geadas se intensificam, os frutos caem. As folhas estão desaparecendo.

afeta bagas

Para alta produtividade, a vinha necessita de boa iluminação. Com a falta de luz, as folhas ficam menores e os brotos ficam mais finos. O desenvolvimento das inflorescências fica mais lento. Os cachos são menos formados e os botões dos frutos são mal formados. As flores caem e o rendimento diminui drasticamente. Os vinhedos que crescem em encostas e colinas são mais bem iluminados.

Com os devidos cuidados com a vinha, o volume da colheita e a sua qualidade aumentam. O plantio, preparo do solo, formação de arbustos, poda e pinçamento adequados desempenham um papel importante.

Se as vinhas não forem estaqueadas, entrarão em contacto com o solo, contaminando as uvas. Ao mesmo tempo, a baga apodrece e racha, fica infectada com mofo e desaparece.

produtividade da vinha

As variedades mais vulneráveis

Nem todas as variedades de uvas são suscetíveis ao apodrecimento, mas existem arbustos que são especialmente sensíveis a esta doença.

A podridão cinzenta afeta mais frequentemente as variedades de uvas com cacho denso e alto teor de açúcar.Por exemplo, variedades de uvas de maturação precoce como: Golubok, Zhemchug Saba, Rusbol, Muscat Tairovsky.

As seguintes variedades sofrem de podridão branca com mais frequência: Rhine Riesling, Seibel 1, Plavai, Alimshak.

As seguintes variedades são suscetíveis à podridão negra: Itália, Muscat Húngara, Chasselas Brancas, Pearl Saba.

variedades vulneráveis

Métodos e dicas para tratar a podridão

O principal é detectar sinais de infecção nos estágios iniciais. Isso ajudará a se livrar da doença e a salvar a maior parte da colheita.

Para tratar a podridão branca da uva, devem ser tomadas as seguintes medidas de controle.

Antes do tratamento com antifúngicos, o arbusto deve estar livre de partes infectadas. Se houver dois ou três bagos danificados pela podridão no cacho, é necessário retirar todo o cacho de uvas. Existe uma grande probabilidade de a infecção se espalhar para outras frutas.

tratamento de podridão

A mistura bordalesa é adequada para o processamento da vinha. A pulverização deve ser feita de manhã cedo ou à noite. As preparações contendo teofanato de metila ou penconazol são consideradas um remédio eficaz para livrar os arbustos da podridão.

Você pode pulverizar uvas contra a podridão cinzenta com as seguintes preparações: Smilix, Switch, Ronilan. O tratamento é realizado quatro vezes por temporada. O tratamento também pode ser realizado com sulfato de cobre. 15 gramas do medicamento são diluídos em dez litros de água.

Mistura bordalesa

O que fazer se a vinha for afetada pela podridão negra? Em primeiro lugar, é necessário remover as partes danificadas da bucha. Então processar uvas preparações especiais, como: Antrakol, Topaz, Bayleton. A primeira pulverização é realizada após o florescimento das folhas, depois antes do início da floração e a terceira durante o crescimento dos frutos.

A pulverização final é realizada no outono, após a colheita. Se chover depois de tratar as uvas com os preparados, é necessário repetir a pulverização.

Os métodos para combater e proteger as uvas do apodrecimento incluem a pulverização preventiva do arbusto uma vez por mês. As condições favoráveis ​​para o desenvolvimento das uvas também desempenharão um papel importante. Como você sabe, é mais fácil prevenir uma doença do que curá-la.

maneiras de lutar

Métodos populares de luta

Muitos residentes de verão têm medo de tratar uvas com produtos químicos. Eles se perguntam: como combater fungos com remédios populares? Existem várias soluções eficazes que ajudarão no combate ao apodrecimento:

mostarda em pó

  1. Dissolva 50 gramas de mostarda em pó em 5 litros de água quente. Deixe em local escuro por dois dias. Antes de pulverizar, dilua a solução de mostarda preparada com água 1:1.
  2. Adicione dez gotas de iodo a um balde de água e mexa. Trate a vinha com a solução uma vez por semana.
  3. É necessário diluir 70 gramas de refrigerante em dez litros de água. Pulverize os frutos e folhas das uvas com a solução resultante em caso de infecção leve.
  4. Dilua um pedaço de sabão em pó de cem gramas em dez litros de água. Pulverize as uvas com uma solução de sabão em tempo nublado, mas não chuvoso.
  5. Dissolva 50 gramas de carbonato de sódio em um balde de água e coloque 40 gramas de óleo. Trate os arbustos com esta solução uma vez a cada dez dias.
  6. Dilua um litro de kefir ou leite azedo em cinco litros de água, adicione vinte gotas de iodo. Pulverize uma vez a cada dez dias.
  7. Despeje 100 gramas de cavalinha seca em um balde com água e deixe em local escuro por 24 horas. Em seguida, cozinhe por duas horas em fogo baixo. Coe o caldo acabado. Após resfriamento, diluir com água 1:5. A decocção é armazenada por sete dias em local fresco.

Mas não se esqueça que os remédios populares podem ser usados ​​​​para formas leves de infecção ou como prevenção de doenças.Em caso de infecção grave, vale a pena usar fungicidas.

sabão em pó

Medidas de prevenção

Antes de cultivar a uva, é necessário selecionar uma casta adequada de acordo com as condições climáticas do seu posterior crescimento. Para proteger e prevenir doenças, é necessário criar condições normais para o crescimento e desenvolvimento da videira:

poda de videira

  1. Em primeiro lugar, existe iluminação suficiente.
  2. Poda oportuna da videira.
  3. Fertilizante adequadamente selecionado.
  4. Não é recomendado adicionar fertilizante orgânico ao arbusto.
  5. Produza todas as iscas de acordo com o cronograma.
  6. Mantenha limpo o solo sob o arbusto, evitando o apodrecimento das folhas e frutos caídos.
  7. Rega moderada, soltura do solo, boa ventilação dos cachos, fiscalização e pulverização constante da planta.

O agente preventivo pode ser usado quando os brotos atingirem quinze centímetros e no outono, após a colheita. O arbusto deve ser tratado com preparações contendo cobre ou iodeto de potássio.

rega moderada

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim