Muitos viticultores iniciantes não possuem totalmente as habilidades de cultivo de variedades e precisam de conselhos ou dicas. Não é fácil compreender os meandros do assunto, compreender todas as nuances. O material temático preparado irá ajudá-lo a dominar a arte de criar condições favoráveis para o amadurecimento das vinhas.
- Determinamos o período de maturação dos frutos por variedade
- Muito cedo
- Muito cedo
- Cedo
- Início-meio
- Média
- Tarde
- Fatores que influenciam o amadurecimento dos frutos
- Colocação correta das linhas de vinha
- Como acelerar o processo de amadurecimento das uvas
- Procedimentos de primavera
- Mistura de solo
- Aparar
- Toque de videira
- Beliscando enteados
- Quebrando brotos
- Tratamentos de verão
- Redução oportuna da rega das uvas
- Enteado
- Tratamento de verão
- Alimentação foliar para acelerar o amadurecimento da copa
- Perseguindo tiros
- Removendo o excesso de coroas
- Procedimentos de outono
- Remoção parcial de bagas
- Cobertura morta e isolamento
- Como fertilizar para acelerar o amadurecimento das colheitas
- Aplicação de fósforo
- Molibdato de amônio
- Como determinar se os frutos estão maduros
Determinamos o período de maturação dos frutos por variedade
A regra principal do viticultor é que cada variedade tenha seu período de maturação específico. Portanto, os tipos de arbustos são classificados de acordo com diversas características principais, das quais dependerão os cuidados, seu volume e época:
- Produtividade. Existem variedades de alto e baixo rendimento e que quebram recordes.
- Resistente ao tempo. As uvas cresceram originalmente no sul; a maioria das espécies continua a ser cultivada em climas quentes, embora existam híbridos adaptados artificialmente para as regiões do norte.
- Suscetibilidade a doenças e pragas. A maioria das variedades varia da extrema insensibilidade à delicadeza completa.
- Propósito. Uvas de mesa, técnicas e universais (inclui também uvas decorativas).
A lista pode ser continuada acrescentando métodos de criação, sabor do fruto, facilidade de transporte e outros. No que diz respeito ao momento de maturação, mês em que os cachos amadurecem, os bagos dividem-se em ultraprecoce, ultraprecoce, início-meio, médio, meio-tardio, tardio e muito tardio.
Cada tipo tem suas vantagens inegáveis: por padrão, as variedades intermediárias e tardias são mais doces que as primeiras. Mas às vezes os criadores desenvolvem híbridos que combinam excelente sabor e rápido amadurecimento.
A casta está “ligada” à região onde será cultivada: as uvas tardias nunca conseguirão amadurecer nas condições do curto verão siberiano e, além disso, não sobreviverão ao frio do inverno.
Das primeiras espécies, as mais populares são Aleshenkin, Arcadia, White Miracle, Zilga, Moscow White, Victoria, Early Vavilova, Kesha, Decorativa e Muscat Chasselas. Entre os médios estão Kishmish, Gift to Zaporozhye, Nadezhda AZOS. Variedades tardias - Moldávia, Dekabrsky, Karaburnu, Taifi e outras.
Um viticultor experiente varia as variedades da sua parcela, alternando-as para colher frutos de diferentes formatos, sabores, cores e finalidades ao longo da estação quente. Portanto, os residentes das regiões do sul da Federação Russa, com verões longos e invernos amenos, estão em uma posição mais vantajosa.
Muito cedo
Esta categoria inclui variedades que amadurecem em 105 dias. A contagem regressiva começa a partir do momento em que os botões centrais florescem; o período completo depende da temperatura do ar, do clima e da umidade. Em climas quentes e secos, os frutos amadurecem pior do que em climas relativamente frios. A principal vantagem dessas espécies é que elas têm garantia de amadurecimento e produção. E a maioria dos problemas (pragas e doenças) podem ser evitados com segurança.
Muito cedo
Amadurecem no período de 105 a 115 dias, adequado para a Zona Média. Essas variedades serão muito procuradas, pois estão entre as primeiras a frutificar, trazendo à mesa frutos silvestres saborosos e aromáticos.
Cedo
As uvas precoces têm um período vegetativo de 115-120 dias, o que é suficiente para que os cachos sejam enfeitados com frutos maduros e doces no final de julho. A variedade de cores, tamanho dos frutos e buquê é ótima - há muito por onde escolher.
Início-meio
Categoria intermediária, que inclui espécies com períodos de cultivo de 120 a 125 dias.Isto inclui Aleshenkin, Bogatyrsky, Karamol, Mascate de Bucareste e outros.
Média
Isso inclui variedades que amadurecem em um período de 125 a 135 dias. São Armênia, Aelita, Bege, Voskhod, Primorsky - mais de 5 dúzias de nomes no total.
Tarde
Vários tipos diversos e diferentes de uvas são cobertos por variedades tardias. Eles amadurecem mais lentamente - 135 dias ou mais. Existem muitas variedades saborosas, doces e únicas nesta categoria, mas são mais suscetíveis às doenças clássicas da uva e requerem cuidados cuidadosos.
Estes incluem Agadai, Dniester pink, Isabella, Tair, Jubileu da Moldávia. Podem crescer nas regiões sul, mas em outras não têm tempo suficiente para amadurecer.
Fatores que influenciam o amadurecimento dos frutos
Este é sem dúvida o sol, o ar e a água. Tudo deve ser feito com moderação, isso se aplica principalmente à rega e ao vento. As uvas são sensíveis ao encharcamento do solo, as raízes simplesmente apodrecem e as correntes de ar constantes fazem com que a videira fique com “nariz escorrendo” - os botões se desenvolverão mal. Sem o conhecimento dessas sutilezas, a colheita não pode ser feita.
Colocação correta das linhas de vinha
Durante o plantio em grande escala, os arbustos são colocados de forma que não interfiram no desenvolvimento uns dos outros nem sombreiem o sol. Variedades diferentes têm requisitos diferentes, pois podem crescer para cima, para os lados ou em ambas as direções ao mesmo tempo. Não existem soluções universais, será necessário buscar dicas em relação às espécies selecionadas para dotar a planta de ótimas condições de desenvolvimento.
Às vezes, a hortelã é plantada perto das uvas - seu cheiro azedo repele os pulgões. É permitida a colocação de arbustos próximos às paredes dos edifícios para proteger as mudas das correntes de ar.
Como acelerar o processo de amadurecimento das uvas
Esta seção não é para quem gosta de experimentos perigosos e todo tipo de “melhorias”. Não será possível transformar uma variedade tardia em ultraprecoce, caso contrário os criadores não teriam passado décadas trabalhando duro para criar híbridos adaptados através do cruzamento de diferentes variedades.
Você pode influenciar o processo de crescimento da videira se escolher sabiamente o local de plantio, alimentar o arbusto, podá-lo e impedir as tentativas de pragas de se instalarem nas uvas. Também são utilizadas cobertura morta, cobertura, anelagem, reposição de solo (parcial ou total) e pinçamento.
Procedimentos de primavera
Na primavera, os sucos se movem na videira, os botões acordam da hibernação do inverno. É muito importante “empurrar” a planta para um maior desenvolvimento, para ajudá-la a ganhar força e começar a se desenvolver ativamente. Nas regiões Sul começam no final de fevereiro e início de março, na Zona Média - em abril. Antes do escoamento da seiva é feita a poda, vale para variedades que não ficam cobertas para o inverno.
Nas regiões mais severas, em abril começam a abrir a videira, retirando-a de debaixo de uma camada de serragem, turfa e agulhas de pinheiro. Certifique-se de remover áreas mortas, fracas e antigas. Para as uvas com mais de 2 anos, a poda é realizada de forma radical, retirando mais da metade dos botões e brotos.
Deve haver vários brotos do ano passado com ovários saudáveis. Assim que estiver 10 graus “ao mar” por uma semana, a videira começará a “chorar” e a secretar suco ativamente. Isso vai durar de 14 a 21 dias. Quando o solo está congelado, o fluxo de seiva é prolongado ao longo do tempo e os processos de crescimento ficam mais lentos.
A conclusão bem sucedida do “choro” é indicada pela bicagem dos botões e pelo desenvolvimento dos primeiros rebentos. Se tiver experiência em poda, durante este período os botões “extras” são removidos impiedosamente para que a videira possa alimentar os restantes.Na segunda quinzena de abril começa a liga: as mangas são orientadas em ângulo, os brotos são orientados verticalmente.
No mesmo período, são plantados arbustos jovens. Em maio, a videira é novamente desbastada, quebrando-se os rebentos duplos e triplos (que crescem a partir de um botão) para que reste apenas um. O procedimento é repetido sequencialmente quando os brotos atingem um comprimento de 15 a 20 e depois de 35 a 40 centímetros.
Ao longo de maio, formam a copa, retirando os enteados e todos os brotos provenientes do rizoma: assim ficarão os mais viáveis, fortes deles, que darão cachos fortes e maduros. Além do acima exposto, são realizadas atividades de alimentação das vinhas com complexos minerais. O período adequado para isso é a primeira quinzena de abril.
Os orgânicos são adequados para futuras plantações de uvas jovens. A primavera é favorável para a prevenção de doenças: os arbustos são pulverizados com soluções químicas.
Mistura de solo
As uvas não gostam de solos argilosos e pesados. Por isso, no momento do plantio, praticam misturar solo com húmus, areia, composto, dependendo das condições do local. A drenagem deve ser feita no fundo - pedras, brita, tijolos quebrados. A “torta” resultante da mistura de terra deve ser permeável ao ar e à umidade - assim a videira crescerá melhor.
Aparar
Inclui “seleção” de brotos, cachos ou bagos individuais com sinais de imaturidade, doenças e defeitos. Permite aumentar as chances de sobrevivência dos restantes e acelerar sua maturação.
Toque de videira
O método de toque é usado para acelerar o amadurecimento dos frutos e estimular o fluxo de seiva. Consiste em fazer um corte transversal ao longo da videira em determinado local com uma faca afiada para obter uma estreita faixa de casca. Geralmente realizado no início da primavera, antes que o arbusto finalmente acorde.
Beliscando enteados
Para evitar o crescimento de ramos “extras” e para rejuvenescer a videira, utiliza-se o pinçamento dos enteados. O procedimento é realizado imediatamente após seu aparecimento, retirando os brotos selecionados. Adequado para castas médio-rápidas.
Quebrando brotos
Não estamos falando de destruição total, mas de remoção de brotos fracos e inviáveis. Caso contrário, tirarão o suco da videira e interferirão no desenvolvimento de outras partes da planta. Para espécies posteriores, é uma etapa integral do processamento.
Tratamentos de verão
Em julho, e principalmente em agosto, continuam a cuidar ativamente das uvas, regulando as regas, utilizando pinçamento, fertilização e tratamento químico contra pragas e doenças.
Redução oportuna da rega das uvas
A quantidade de líquido é reduzida a partir dos primeiros dez dias de julho: isso pode acelerar significativamente o amadurecimento dos frutos e aproximar a colheita. Caso contrário, a planta formará ovários e frutos aos poucos, aos poucos, guiada pelo seu calendário interno.
Enteado
Quando a videira brota brotos frescos que cresceram e se transformaram em brotos, eles começam a desbastar. Remova todos os brotos que não estejam envolvidos no desenvolvimento da cultura. Isso é feito entre julho e agosto.
Tratamento de verão
O verão é uma época de reprodução ativa de pragas e aparecimento de doenças nas folhas e frutos. O tratamento inclui tratar as uvas aos primeiros sinais de podridão cinzenta, oídio, míldio e insetos. São usados remédios químicos e populares: refrigerante, permanganato de potássio.
Alimentação foliar para acelerar o amadurecimento da copa
Muitos viticultores experientes utilizam com sucesso a alimentação da zona radicular e a adição de fertilizantes sob o caule.Nem todo mundo sabe que a pulverização no final do verão (em agosto) com uma infusão fraca de cinza de madeira ou uma solução de monofosfato de potássio atua como estimulante do amadurecimento dos cachos.
Perseguindo tiros
Para impedir o crescimento dos verdes e deixar os sucos fluirem para o desenvolvimento dos bagos, utiliza-se o perseguimento dos rebentos: para isso, cortam-se as pontas dos mesmos (aproximadamente ao nível da 15ª folha).
Removendo o excesso de coroas
Nas castas de frutificação abundante, como medida necessária, utiliza-se a retirada dos cachos “extras” - sombreados, doentes, pouco desenvolvidos. Caso contrário, a planta-mãe tentará alimentar todos os grãos e cultivar todos os frutos, o que, infelizmente, nem sempre é possível.
Procedimentos de outono
Jardineiros iniciantes costumam perguntar o que fazer no outono, além da colheita. Nos últimos dias quentes, a vinha é coberta com cobertura morta, libertada das uvas pesadas, os ramos mortos são retirados e preparados para o inverno. Durante o mesmo período, para variedades tardias, são utilizados estimulantes de crescimento para acelerar o amadurecimento dos frutos.
Remoção parcial de bagas
A medida é forçada, mas necessária. Principalmente para a Zona Média, onde o clima não é quente. Em brotos individuais, os cachos superiores são removidos para que permaneçam os mais poderosos e pesados. A seguir, os bagos são examinados cuidadosamente nas vassouras e cortados os fracos e informes.
Cobertura morta e isolamento
É muito importante que as uvas mantenham um equilíbrio constante de temperatura na zona radicular. Portanto, é coberto com turfa, húmus, folhas, coberto com uma película espessa (possivelmente preta) ou serapilheira.
Como fertilizar para acelerar o amadurecimento das colheitas
Para um amadurecimento rápido mas uniforme dos frutos silvestres, nada melhor do que sol, clima quente e rega moderada.Caso não seja possível garantir a presença de todos esses componentes na íntegra, utilizam-se estimulantes minerais. Eles serão úteis para obter uma colheita mais rápida no clima rigoroso da Sibéria ou dos Urais.
Aplicação de fósforo
O fósforo é muito importante para a nutrição da videira, é um dos principais componentes que garantem o seu crescimento. O equilíbrio do mineral no solo é a chave para a floração e o amadurecimento normal dos frutos nos cachos. Um complexo mineral comum contendo fósforo é o superfosfato. É usado no outono regando o arbusto com uma solução aquosa de fertilizante.
Molibdato de amônio
A solução de molibdato de amônio é usada para alimentação foliar e radicular. Estimula o crescimento e a formação dos ovários, pois carrega ligado um dos principais componentes de extrema importância para a uva - o nitrogênio.
Como determinar se os frutos estão maduros
Para compreender que os frutos estão maduros, não é necessário calcular com precisão o período de cultivo. Basta fazer uma degustação: as uvas maduras devem ter um sabor rico e adocicado, sem qualquer mistura de componentes parasitas. Bagas verdes podem ser amargas, ácidas e excessivamente azedas.
O grau de maturação pode ser facilmente reconhecido pela cor: para os frutos totalmente formados, corresponde totalmente à descrição do catálogo ou diretório de castas.