Ao planejar o cultivo de videiras em uma horta, eles estudam as características e características das variedades. Com base na descrição, é selecionada uma variedade que atenda aos requisitos de uma determinada região. Se você levar em consideração todas as regras de cultivo e cuidado da videira com antecedência, poderá fazer a colheita declarada pelo fabricante e manter a planta saudável. A casta Atos pertence à espécie híbrida de maturação precoce. Suas vantagens são óbvias e suas desvantagens podem ser eliminadas com a ajuda de tecnologia agrícola bem executada.
- História da criação da espécie
- Características das uvas
- Aplicação da casta Atos
- Descrição botânica
- Arbustos e brotos
- Produtividade e descrição da fruta
- Resistência a doenças
- Lugar de crescimento
- Regras de pouso
- Como escolher uma muda
- Requisitos do solo
- Esquema de plantio, dimensões da cova de plantio
- Aplicação de fertilizante após o plantio
- Regras de cuidados para um bom crescimento e produtividade
- Regularidade de rega
- Afrouxando o solo
- Fertilizando
- Beliscar e aparar
- Formação de uma videira frutífera
- Preparando a videira para o inverno
- Período de amadurecimento e colheita dos frutos
- Doenças fúngicas e infecciosas da uva
- Métodos de controle e prevenção de doenças e pragas
História da criação da espécie
Uma variedade de uva com o nome de um dos mosqueteiros nasceu na região de Lugansk. Seu autor é o criador Starobelsky Bondarchuk V.K. Ele cruzou duas variedades populares de uvas: Kodryanka e Talisman e ofereceu mudas para cultivo experimental. Em 2012, foram colhidos os primeiros frutos de Athos, e descobriu-se que o híbrido confirma plenamente as características declaradas pelo criador.
Hoje ocupa uma posição de liderança entre os viticultores e é cultivada na Ucrânia, nas regiões do sul da Rússia e na Crimeia.
Características das uvas
A casta Athos é ideal para quem gosta de apreciar os frutos da videira no verão. O híbrido é um híbrido de maturação precoce: os primeiros frutos amadurecerão nos arbustos em meados de julho se o tempo estiver favorável. O tempo médio antes da colheita é de até 110 dias.
Além desta vantagem, destaca-se também o sabor adocicado e o aroma rico dos frutos silvestres.
Aplicação da casta Atos
Embora o híbrido pertença a variedades de mesa, devido à sua composição equilibrada de açúcares e ácidos é utilizado com sucesso na elaboração de vinhos aromáticos. As donas de casa fecham sucos de uva e compotas para o inverno, e as crianças gostam de comer frutas maduras durante quase toda a segunda metade do verão.
Descrição botânica
Antes de adquirir uma muda de Athos, vale a pena estudar sua descrição botânica. Isso o ajudará a fazer a escolha certa e a levar em consideração todas as nuances do cuidado do arbusto.
Arbustos e brotos
Os arbustos são vigorosos e, quando totalmente maduros, os rebentos são castanhos com entrenós avermelhados. Vinhas poderosas são caracterizadas por quase 100 amadurecimentos por temporada.
Produtividade e descrição da fruta
Athos também pode se orgulhar de alta produtividade: com tecnologia agrícola adequada, até 120-130 centavos de frutas são colhidos em 1 hectare. O cacho de uvas tem formato cônico e o peso chega a 1,5 quilo. Ao contrário da variedade parental (Kodryanka), Athos praticamente não tem tendência para ervilhas.
Os frutos híbridos são grandes (até 12 g), em formato de dedo. A polpa é cor de vinho e a pele é azul escura. O sabor dos frutos Athos é doce, crocante à mordida e nota-se um ligeiro azedume. Os jardineiros unanimemente consideram a vantagem das bagas de Athos a capacidade da fruta ficar pendurada nos arbustos por muito tempo, sem esfarelar ou rachar. Além disso, as vantagens incluem boa transportabilidade dos cachos.
Resistência a doenças
O híbrido Athos apresenta um nível de resistência de 7 pontos às doenças fúngicas mais comuns da videira. A variedade raramente é afetada pelo oídio, mas deverá ser feita prevenção regular contra a podridão cinzenta.
Lugar de crescimento
Para cultivar Athos, selecione uma área ensolarada e protegida de correntes de ar. Este pode ser um local ao longo de edifícios, mas é necessário recuar pelo menos 1,5 metros da parede. Num local sombreado, os frutos híbridos não amadurecem a tempo e terão sabor azedo e tamanho pequeno.
Regras de pouso
Antes de plantar um híbrido, estudam as regras de plantio para evitar erros e não prejudicar o arbusto jovem. Jardineiros experientes costumam plantar Athos a partir de mudas, e aqueles que decidem iniciar esse negócio pela primeira vez são recomendados a comprar mudas anuais em viveiros especiais.
Como escolher uma muda
Antes de comprar material de plantio, inspecione cuidadosamente seu sistema radicular:
- Não deve haver danos ou crescimentos nele.
- A muda deve ter pelo menos 3 raízes.
- A ausência de manchas nas folhas e brotos é sinal de uma muda saudável.
- Não compre material de plantio com raízes secas.
Requisitos do solo
Um local com lençóis freáticos próximos não é adequado para o cultivo do híbrido Athos. A planta ficará doente e não produzirá uma boa colheita. Caso não seja possível selecionar um local adequado, prepare drenagem para o sistema radicular e ranhuras de drenagem para que a água não fique estagnada perto da muda. Athos frutifica bem em solos arenosos e leves.
Esquema de plantio, dimensões da cova de plantio
A profundidade da cova de plantio deve ser em torno de 70 cm, no fundo a drenagem deve ser feita com brita de tijolo vermelho quebrado, cascalho também serve. Para evitar que os arbustos adultos interfiram uns nos outros e retirem componentes úteis do “vizinho”, mantenha uma distância de 2,5 metros no momento do plantio.
As mudas podem criar raízes na primavera e no outono. Na primavera, isso é feito quando a terra está completamente aquecida e no outono, o mais tardar na terceira semana de outubro.
Aplicação de fertilizante após o plantio
Estrume podre misturado com terra preta e fertilizantes minerais é adicionado à cova de plantio. Esse alimento será suficiente para a muda de Athos na primeira safra. Posteriormente, alimente anualmente três vezes por temporada:
- Na primavera, são adicionados fertilizantes minerais contendo nitrogênio.
- Antes da frutificação, dá-se preferência aos componentes de potássio e fósforo.
- Antes de se preparar para o inverno, a matéria orgânica será útil.
Regras de cuidados para um bom crescimento e produtividade
Athos não exige muito cuidado, por isso é cultivado com sucesso até mesmo por viticultores novatos. Afrouxar o solo e tirar ervas daninhas, regar e adubar, formar cipós e podar são as principais medidas agrotécnicas do híbrido.
Regularidade de rega
A regularidade da umedecimento depende das características climáticas da região e do clima predominante. Não se deve regar demais os pés de uva, pois isso causará o apodrecimento do sistema radicular, mas Athos também não gosta de solo seco.
Normalmente, a irrigação é realizada 4 vezes por temporada:
- Na primavera, antes que os botões se abram.
- No momento da floração.
- Durante o período de frutificação.
- No complexo de medidas preparatórias para o inverno.
Afrouxando o solo
Para melhorar o fornecimento de oxigênio às raízes da videira, afrouxe o solo após cada rega. Se necessário, aplique cobertura morta e remova as ervas daninhas.
Fertilizando
A fertilização da primavera é combinada com a rega. Espalhe grânulos de fertilizante no círculo do tronco da árvore e umedeça o solo. Juntamente com a água, os componentes nutricionais chegarão às raízes. No verão e no outono, são utilizados fertilizantes diluídos em água. É realizada alimentação foliar e radicular das plantas.
Beliscar e aparar
Poucos dias antes da floração, retire (remova os pontos de crescimento) os brotos verdes. Isso permitirá que os brotos frutíferos recebam mais componentes nutricionais para a plena formação dos cachos. Os enteados também são removidos.
Na primavera, corte de 6 a 8 olhos para melhor frutificação. Antes do inverno é realizada poda sanitária.
Formação de uma videira frutífera
Ao formar uma videira frutífera, não deixe mais do que 35 olhos por arbusto ou 20-22 brotos.
Preparando a videira para o inverno
Antes do inverno, as vinhas são retiradas dos suportes, divididas ao meio e amarradas. O solo sob o arbusto é coberto com feltro e brotos são colocados sobre ele. Uma moldura é instalada na parte superior e coberta com filme plástico.
É importante garantir que o filme não toque nas vinhas, pois isso pode causar queimaduras na planta.
Período de amadurecimento e colheita dos frutos
O período de maturação das uvas Athos começa no final de julho e vai até meados de agosto. Não há necessidade de pressa na colheita, pois o sabor dos frutos silvestres não sofre por ficarem muito tempo pendurados nos arbustos. Além disso, não racham e não atraem vespas.
Mesmo depois de retirado o cacho do arbusto, os bagos seguram-se bem e não caem, o que permite o seu transporte por longas distâncias.
Doenças fúngicas e infecciosas da uva
O problema mais comum no cultivo do híbrido Athos é a podridão cinzenta. Se a doença afetar o híbrido, o tratamento levará pelo menos 2 a 3 anos. São utilizados medicamentos fungicidas, como Topsin, Boskalid, Kaptan. O míldio e o oídio raramente causam a morte das videiras Athos.
Métodos de controle e prevenção de doenças e pragas
Como medida preventiva, os arbustos híbridos são tratados três vezes por temporada: na primavera, antes da floração e após a colheita. Utilizam produtos biológicos e remédios populares, por exemplo, infusão de casca de cebola ou alho, cinza de madeira. Para evitar que os pássaros danifiquem as bagas de Athos, são usadas redes com células pequenas e armadilhas para vespas e outras pragas de insetos.