As doenças fúngicas começaram a progredir a cada ano e livrar-se delas está se tornando cada vez mais difícil. Os cientistas desenvolveram um remédio abrangente para resistir a infecções - “Skor” para uvas. As instruções de uso prometem não só proteção garantida contra fungos, mas também contra outras doenças comuns. Os produtores de uvas confiam cada vez mais nele com suas plantas.
- Formulário de liberação
- Finalidade e propriedades do fungicida
- Vantagens e desvantagens do medicamento
- O mecanismo de ação do "Skor"
- Instruções de uso para vinhas
- Proporções para diluir o líquido
- Tempos de processamento
- Tecnologia de pulverização
- Com que rapidez o efeito ocorrerá?
- Compatibilidade com outros medicamentos
- Grau de toxicidade
- Precauções de segurança ao trabalhar com produtos químicos
- Avaliações de jardineiros
- Análogos
Formulário de liberação
O “Skor” para uvas é produzido na Suíça na forma de emulsão, que é acondicionada em recipientes de diversos tamanhos. A substância ativa é o difenoconazol.
Finalidade e propriedades do fungicida
Ao usar "Skor" junto com "Topázio" e "Chorus", as infecções fúngicas não têm tempo de se adaptar. O produto penetra nos tecidos fúngicos e inibe sua viabilidade. Algumas horas após o tratamento com o medicamento, os fungos perdem a capacidade de reprodução.
Vantagens e desvantagens do medicamento
"Skor" tem muitas vantagens sobre os produtos concorrentes:
- substâncias nocivas não se acumulam nas frutas;
- afeta vários tipos de fungos;
- destrói o micélio jovem e maduro;
- neutraliza a formação de esporos;
- a eficiência máxima ocorre no momento em que a temperatura ambiente atinge +14...+25 °C;
- depois processamento de uva aumenta a produtividade;
- pode ser usado para tratamento de sementes pré-semeadura;
- é permitido o uso conjunto com inseticidas;
- ao cair no solo, decompõe-se em partículas elementares;
- não tem propriedade de oxidar no ar;
- Você pode usar o medicamento continuamente por 6 anos, após os quais é feita uma pausa de um ano.
Como qualquer produto, “Skor” tem suas desvantagens:
- os vinhedos não podem ser processados mais de 3 vezes em uma temporada;
- o fungo pode tornar-se resistente ao princípio ativo principal;
- Não se pode tratar arbustos durante a floração e quando os ovários se formam;
- não permite superar simultaneamente o oídio e a ferrugem;
- a eficácia do medicamento deteriora-se significativamente em temperaturas do ar abaixo de +12 °C e acima de +25 °C;
- alto custo.
O mecanismo de ação do "Skor"
O medicamento "Skor" retarda o crescimento e desenvolvimento dos fungos e também impede a sua posterior reprodução, impedindo-os de formar esporos.
Instruções de uso para vinhas
A utilização de um agente protetor na vinha tem subtilezas que proporcionam um resultado garantido.
Proporções para diluir o líquido
Para tratar a vinha, dilua 4 ml do medicamento “Skor” em 10 litros de água. O jardineiro controla visualmente as taxas de consumo, calculando aproximadamente 1 litro de solução preparada por metro quadrado de área.
Tempos de processamento
O primeiro tratamento é realizado após serem notados os primeiros sinais de desenvolvimento da doença ou após o término do primeiro período de incubação da infecção. Se for necessário pulverizar para fins de prevenção, faça-o depois que a videira tiver crescido 19-25 cm.
Tecnologia de pulverização
A preparação “Skor” diluída é colocada no tanque do pulverizador, bem misturada e pulverizada nos pés de uva.
Na falta dos equipamentos necessários, a pulverização pode ser feita com vassoura, porém o consumo do produto neste caso aumenta significativamente e o líquido se distribui de forma desigual nas uvas.
Com que rapidez o efeito ocorrerá?
O efeito do medicamento “Skor” dura cerca de 1 semana, mas o efeito positivo torna-se perceptível já no segundo dia.
Compatibilidade com outros medicamentos
"Skor" combina bem com outros agentes antifúngicos, por exemplo, "Chorus" e "Topázio". Também pode ser usado simultaneamente com inseticidas.
Grau de toxicidade
"Skor" tem uma classe de perigo 3 em relação ao impacto no corpo humano.Para os organismos vivos aquáticos, assim como para as abelhas e os peixes, a droga representa um perigo mortal.
Precauções de segurança ao trabalhar com produtos químicos
Ao trabalhar com o medicamento "Skor" é necessário usar traje de proteção e respirador. Durante o tratamento, você não deve fumar, comer ou beber líquidos. Pessoas que não possuem equipamentos de proteção individual e animais de estimação são retirados do local de trabalho.
Não permita que “Skor” entre em contato com a pele humana ou membranas mucosas. Quando são detectados os primeiros sinais de doença, todo o trabalho é interrompido e, se houver sintomas de envenenamento, deve-se beber imediatamente alguns copos de água e alguns comprimidos de carvão ativado. Você precisará induzir o vômito e consultar um médico qualificado.
O armazenamento do medicamento “Skor” é realizado exclusivamente em locais distantes de produtos alimentícios, onde o acesso de crianças e animais de estimação é limitado.
Avaliações de jardineiros
Alexander, 38 anos, residente de verão: “Há vários anos uso Skor para tratar uvas contra infecções fúngicas. O resultado me deixa feliz, mas meus vizinhos dizem que depois de 6 anos de uso terei que fazer uma pausa. Ainda não encontrei uma alternativa e continuarei a usar este produto.”
Anna, 43 anos, proprietária de uma casa particular: “Cultivo diversas variedades de uvas no meu terreno. Depois de uma longa busca por um remédio eficaz contra fungos, escolhi Skor. A droga é eficaz, não causa danos significativos e me cai muito bem. Com certeza irei recomendá-lo aos meus vizinhos e amigos.”
Vitalina, 54 anos, residente de verão: “Comecei a usar o medicamento “Skor” para tratar diversas variedades das minhas uvas por recomendação do meu afilhado.Estou muito satisfeito com o efeito do seu uso, mas o preço é bastante alto, então comprá-lo me custa um bom dinheiro.”
Análogos
Nossos fabricantes não ficaram de lado e lançaram análogos do popular agente antifúngico. Esses incluem:
- "Discórdia";
- "O guardião";
- "Flor pura."
Estão em andamento trabalhos para encontrar novos medicamentos similares que não sejam de forma alguma inferiores em preço e qualidade ao protótipo estrangeiro.