As doenças fúngicas freqüentemente afetam as plantas, mesmo que as culturas hortícolas sejam cuidadas de acordo com as regras estabelecidas. Nessas circunstâncias, recomenda-se a utilização de Teldor, ou fungicida, cujas instruções de uso indicam que este produto é mais eficaz contra a podridão branca e cinzenta. Este medicamento também pode ser usado para prevenir infecções.
- Composição, forma de liberação e finalidade do fungicida Teldor
- Como funciona o produto?
- Vantagens sobre análogos
- Taxas de consumo para diferentes culturas
- Regras para preparar a solução de trabalho
- Instruções para uso de fungicida
- Precauções para uso
- O grau de toxicidade da droga
- Compatibilidade com outras ferramentas
- Como armazená-lo corretamente?
- Análogos de fungicidas
Composição, forma de liberação e finalidade do fungicida Teldor
Teldor é baseado no princípio ativo fenhexamida, que destrói vários tipos de infecções fúngicas. Isso acontece porque esse componente impede o desenvolvimento de estireno. Cada quilograma de Teldor contém pelo menos 500 gramas de fenhexamida.
Este remédio é utilizado principalmente nos casos em que o tratamento da planta com outros fungicidas não deu resultado.
O Teldor é produzido na forma de grânulos solúveis em água, acondicionados em sacos de 1,5 ou quilograma. O produto é utilizado para suprimir localmente o desenvolvimento de patologias fúngicas nas plantas.
Como funciona o produto?
Conforme observado, a fenhexamida, na qual se baseia o fungicida, inibe a síntese do estireno, do qual depende a nutrição e o desenvolvimento das células da infecção fúngica. Isso acontece porque essa substância tem efeito inibitório sobre a C-3 redutase. Este último faz parte das células patogênicas das plantas. Este efeito impede o desenvolvimento de micélio fúngico.
Além disso, o medicamento contém substâncias que formam uma película na superfície da planta. Esta proteção evita a penetração da microflora patogênica na estrutura da planta por 1-2 semanas.
Vantagens sobre análogos
Comparado a outros meios de combate a doenças fúngicas, o Teldor apresenta as seguintes vantagens:
- suprime a atividade de patógenos mesmo nos casos em que outros fungicidas não ajudaram;
- fornece proteção duradoura contra infecções fúngicas;
- três horas após a pulverização, inicia-se o processo de inibição das funções dos patógenos;
- não tem impacto negativo no meio ambiente;
- pode ser usado simultaneamente com outros fungicidas.
Além disso, usar o Teldor é simples. Para tratar uma planta, basta diluir o produto em água e pulverizar a cultura afetada.
Taxas de consumo para diferentes culturas
Ao usar Teldor, devem ser observadas as seguintes taxas de consumo de medicamentos:
- Para uvas e cerejas. É necessário diluir 10 gramas do produto em 10 litros de água. As plantas devem ser pulverizadas 4 vezes por temporada, mas o mais tardar 15 dias antes da colheita.
- Para morangos. Você precisa pegar 8 gramas de Teldor e diluir em 5 litros de água. A planta é pulverizada uma vez por temporada, o mais tardar 10 dias antes da colheita dos frutos.
- Para árvores frutíferas com caroço. Pegue 8 gramas do produto e dilua em 10 litros de água. As árvores são pulverizadas uma vez por temporada e no máximo 20 dias antes da colheita.
As taxas de aplicação indicadas são calculadas levando em consideração o tratamento das plantas em uma área de cem metros quadrados.
Regras para preparar a solução de trabalho
Para preparar a solução, é necessário encher o recipiente preparado até a metade. Depois é necessário adicionar o fungicida à água morna, seguindo os padrões acima, e misturar bem. Depois disso, você pode adicionar o restante do líquido e começar a processar as plantas.
As colheitas só podem ser pulverizadas três horas após a preparação da solução. Recomenda-se realizar os trabalhos em dias claros.
Instruções para uso de fungicida
Pulverizar plantas com Teldor não causa dificuldades significativas. Recomenda-se tratar as lavouras aos poucos, tentando aplicar a solução nas folhas e galhos afetados. Mas para aumentar a eficácia do medicamento, é necessário pulverizar toda a planta com o produto.
Teldor é recomendado para processamento:
- repolho;
- tomates;
- pêssego;
- uvas;
- groselhas;
- morangos;
- plantas ornamentais;
- beringela.
Teldor é eficaz como profilático contra as seguintes infecções:
- podridão úmida, cinzenta e branca;
- antracnose;
- mancha marrom;
- oídio;
- coccomicose;
- crosta.
Durante o processamento, não é recomendado aplicar muita solução em uma área. Se o produto escorrer pelo tronco ou pelas folhas, reduzirá a eficácia do fungicida. O Teldor não pode ser usado mais do que quatro vezes por temporada. O tratamento deve ser realizado no máximo a cada 10-15 dias, independentemente do grau de dano fúngico à planta.
Ao usar Teldor para tratar plantações, lembre-se de que este medicamento foi criado para prevenir infecções. O fungicida é mais eficaz apenas no início do desenvolvimento da doença. Portanto, é recomendado tomar outros medicamentos para tratar as plantas afetadas.
Precauções para uso
Ao usar fungicida para prevenir doenças e tratar plantas, você deverá observar os seguintes cuidados:
- não processar colheitas em tempo ventoso (a velocidade do vento não deve exceder 7 m/s);
- Antes de cada procedimento, deve-se usar óculos de proteção, luvas, roupas resistentes à umidade e demais equipamentos de proteção individual;
- Ao engolir a solução, você precisa beber a quantidade adequada de carvão ativado ou outro sorvente.
Se o fungicida entrar em contato com mucosas, estas devem ser lavadas com água. Se necessário, um anti-histamínico deve ser tomado após isso para prevenir o desenvolvimento de uma reação alérgica. Se a solução entrar em contato com a pele, a área de contato também deve ser enxaguada com água e depois tratada com um creme rico.
O grau de toxicidade da droga
A substância ativa do Teldora pertence à terceira classe de toxicidade. Isso significa que a droga não faz mal ao organismo de pessoas ou animais, mas pode causar intoxicação e uma série de outras consequências negativas.
Este produto, apesar dessa característica, não só suprime a atividade da microflora fúngica, mas também aumenta a vida útil dos frutos das plantas tratadas.
Compatibilidade com outras ferramentas
Teldor pode ser usado simultaneamente com outros fungicidas e inseticidas. Em parte, isso se deve ao fato de esse medicamento ter sido criado para prevenir infecções fúngicas, e não para tratar a planta. No entanto, antes do primeiro uso, recomenda-se que o Teldor seja testado quanto à compatibilidade com outros produtos.
Como armazená-lo corretamente?
A solução preparada deve ser usada dentro de três horas. Durante este tempo, a eficácia do medicamento diminui. A embalagem de Teldora granulado deve ser armazenada fechada, em local escuro e seco, longe do alcance de animais de estimação e crianças.
Caso sejam encontrados insetos na mistura, o produto deve ser descartado de forma adequada. Esta última recomendação se deve ao fato de que o contato com determinados organismos pode alterar as propriedades do medicamento. Teldor deve ser armazenado a uma temperatura de 35 graus. Sujeito às recomendações acima, o prazo de validade do medicamento é de 36 meses. Ao final deste período, o produto também deverá ser descartado.
Análogos de fungicidas
Em vez de Teldor, os seguintes fungicidas podem ser adquiridos para tratamento de plantas:
- Rovral. A droga é usada principalmente no processamento de vegetais e girassóis.
- Bayleton. Possui amplo espectro de ação e é utilizado na prevenção de diversas doenças.
- Euparen.Recomendado para o tratamento de plantas gravemente afetadas por infecções fúngicas.
- Ronilan. Utilizado para processamento de videiras.
- Sumilex. O produto é recomendado para tratamento de plantas contra fungos fitopatogênicos.
- Tricodermina. É altamente eficaz e também é usado para prevenir infecções.
- Tecto. Um medicamento eficaz com amplo espectro de ação.
Para prevenir a infecção por oídio e ácaros, são usados Cumulus e Tiovit.