O mercado agrícola oferece uma ampla gama de diversos agentes químicos para o combate a doenças causadas por patógenos fúngicos, que diferem entre si na composição e mecanismo de ação. O uso de fungicida para pepino, conforme instruções de uso, é obrigatório nas fases iniciais, pois é extremamente difícil eliminá-los no futuro. Antes mesmo de plantar uma hortaliça, você deve se familiarizar com a lista dos melhores medicamentos e os princípios de seus efeitos.
Finalidade dos fungicidas e seus tipos
Os fungicidas são usados para eliminar a fonte de infecção fúngica e proteger ainda mais a planta cultivada. Com base na natureza do efeito, distinguem-se dois tipos de fungicidas: protetores e terapêuticos. Devem ser utilizados quando são detectados sintomas característicos, bem como para fins preventivos.
Princípio de influência e função
Os componentes ativos dos fungicidas penetram nas células vegetais e identificam microrganismos patogênicos. Em seguida, evitam a divisão celular adicional, inibem os processos metabólicos e subsequentemente promovem a eliminação de resíduos de patógenos decompostos. Muitos medicamentos também constroem imunidade na cultura contra esse tipo de infecção..
As melhores drogas
Entre a grande variedade de produtos existentes, podem ser identificados vários dos fungicidas mais eficazes para pepinos.
"Quadris"
Um remédio moderno e progressivo que pode proteger pepinos de infecções fúngicas. As principais vantagens do medicamento "Quadris" incluem:
- proteção contra as principais doenças do pepino, como o oídio e o míldio;
- garantir uma ação protetora sustentável e duradoura;
- aumento da produtividade devido ao aumento e prolongamento da fotossíntese;
- aumentando o nível de absorção de umidade pelas hortaliças;
- melhorando a qualidade do produto e a lucratividade do cultivo de hortaliças.
O fungicida "Quadris" é capaz de destruir o patógeno durante o período de incubação. Graças a este medicamento, você pode interromper rapidamente a propagação e o desenvolvimento de infecções no canteiro de pepino. Para fazer isso, pulverize as hortaliças durante a estação de crescimento, antes e depois da floração, com um intervalo de 7 a 14 dias.O consumo da solução de trabalho para pepinos em campo aberto é de 800 l/ha, e no cultivo de hortaliças em estufa - até 1.500 l/ha.
"Thanos"
Um meio eficaz de ação sistêmica de contato para o tratamento e prevenção de fungos nas diferentes fases do ciclo vegetativo de uma planta cultivada. Características distintivas do fungicida:
- resistência à lavagem;
- proteção produtiva contra a requeima e alternária;
- impacto instantâneo desde os primeiros minutos após a pulverização;
- duração da terapia para infecção fúngica;
- despesa lucrativa.
O fungicida Thanos mata todos os esporos em um minuto, penetra nas células vegetais e impede o desenvolvimento de infecções. As hortaliças são pulverizadas no máximo 5 vezes durante o verão chuvoso, na estação seca pode-se limitar a 2 procedimentos.
O consumo de fluido de trabalho é de 1 litro por 10 metros quadrados.
"Estroboscópio"
Um dos medicamentos da nova geração é o “Strobi”, que tem uma ampla gama de efeitos sobre os patógenos das doenças fúngicas do pepino. Benefícios do fungicida:
- Possibilidade de utilização durante a floração;
- resistência à chuva e mudanças bruscas de temperatura devido à alta taxa de penetração na planta;
- baixo nível de toxicidade para animais e segurança para abelhas;
- utilizado não só para o tratamento, mas também para a prevenção de doenças como oídio, peronosporose, requeima;
- o preço corresponde à eficácia do medicamento.
O tratamento do pepino com o fungicida Strobi deve ser realizado durante o período vegetativo, preparando uma solução na proporção de 2 g do produto para cada 10 litros de água. Recomenda-se realizar o procedimento em clima seco e sem vento.
"Infinito"
Produto de dupla ação utilizado na prevenção e em caso de infecção. As qualidades positivas do fungicida incluem:
- eliminação rápida de esporos, penetração instantânea do patógeno no corpo;
- parada completa do desenvolvimento de peronosporose e oídio no primeiro dia;
- proteção garantida e impacto adicional a longo prazo;
- efeito positivo no crescimento e desenvolvimento de plantas cultivadas.
Durante a estação de crescimento, não é permitido processar mais do que 2 vezes. Para preparar a solução de trabalho, é necessário diluir 15 ml do fungicida Infinito em 5 litros de água. A colheita só pode ser feita 10 dias após a pulverização.
"Topázio"
Um fungicida eficaz de nova geração que é usado ativamente para destruir patógenos fúngicos em um curto espaço de tempo. A droga tem muitas vantagens:
- a duração do efeito protetor excede 2 semanas;
- destruição do patógeno do oídio em 3 horas;
- resistência à rega e chuva;
- resistência às mudanças de temperatura.
Ao cultivar pepinos em estufa, a concentração do fluido de trabalho deve ser de 2,5 ml por 10 litros de água. Ao usar o medicamento para hortaliças cultivadas em campo aberto, a mesma quantidade é diluída em 8 litros. Esse volume é suficiente para processar cem metros quadrados de vegetais.
"Kurzat"
Um agente de contato eficaz para proteger muitas culturas contra infecções fúngicas. Difere de outras drogas:
- capacidade de resistir à requeima, manchas secas e míldio;
- duração e ação rápida dos principais componentes da composição;
- segurança para animais, humanos e muitas plantas cultivadas.
A droga cria uma camada protetora na superfície dos órgãos vegetativos e penetra nas células vegetais, identifica o patógeno e o destrói. O fungicida "Kurzat" está disponível na forma de pó solúvel, embalado em sacos de papel.Para 1 hectare de plantio serão necessários cerca de 2 kg de produto dissolvido em 400-600 litros de líquido.
"Acrobata"
Um fungicida exclusivo destinado ao tratamento da requeima, oídio e peronospora. As vantagens do medicamento incluem:
- proteção por 20 dias contra reinfecção;
- falta de toxicidade para organismos vivos;
- Possibilidade de utilização em combinação com outros produtos químicos;
- a permissibilidade de utilização de corpos d'água e zonas sanitárias próximas.
A pulverização de pepinos é realizada na primeira detecção de sintomas de infecções fúngicas. Para 1 hectare de plantas cultivadas são necessários 7 litros de solução de trabalho. Durante 1 temporada, o número mínimo de tratamentos não ultrapassa 5.
"Hometzin"
Um medicamento de contato forte e de ação rápida à base de cobre que previne o aparecimento de infecções fúngicas. Tem uma série de vantagens:
- acessibilidade, versatilidade e facilidade de uso;
- toxicidade reduzida;
- Possibilidade de utilização em combinação com outros produtos químicos;
- viabilidade de uso como agente protetor e profilático.
O fungicida "Homecin" lida bem com doenças como peronosporose, bacteriose e antracnose.
Para preparar uma solução de trabalho, é necessário diluir 35 g da substância em uma pequena quantidade de água, misturando bem. Em seguida, adicione líquido até encher o recipiente de 10 litros.
Fungicida "Bravo"
Herbicida de contato que previne o desenvolvimento de infecções nas fases iniciais. A substância envolve as superfícies dos órgãos vegetativos e impede o desenvolvimento de patógenos. Tem muitas vantagens:
- versatilidade no uso contra uma ampla gama de lesões;
- possibilidade de combinação com outros produtos químicos;
- resistência à lavagem;
- previne a resistência em patógenos fúngicos;
- Se a dosagem for observada, não apresenta toxicidade para todos os tipos de plantas.
Para proteger os pepinos, o consumo de fluido de trabalho por 1 ha é de 3 litros.
O tratamento repetido é permitido após 10 dias, durante os quais é necessário reduzir a quantidade da substância ativa para 400-600 ml.
"Poliram"
Fungicida de contato destinado à prevenção de doenças fúngicas em hortaliças. Vantagens de usar o medicamento:
- baixa toxicidade;
- possibilidade de utilização durante a floração;
- comodidade, versatilidade de uso;
- proporciona um efeito rápido e garantido.
A pulverização com o fungicida "Poliram" é realizada no máximo 4 vezes com intervalo de 10 dias. Encha o tanque até a metade com água, dissolva os grânulos e misture bem, adicione o volume necessário de líquido.
Qual produto devo escolher?
Ao escolher um medicamento, deve-se estudar cuidadosamente suas características e características, bem como as finalidades para as quais é utilizado. Com base nisso, determine o fungicida apropriado.
Como usar fungicidas para pepinos corretamente
Antes de usar, você deve estudar cuidadosamente as instruções de uso do medicamento e seguir rigorosamente as instruções.