Universal, desenvolvido para drupas, plantas ornamentais, vegetais e flores, o fungicida Topázio (com instruções de uso para uva) combate eficazmente o micélio de fungos patogênicos, sendo um preventivo contra patógenos. Protege mais as uvas do oídio e da ferrugem.
Que tipo de droga é essa?
É produzido um componente, constituído pela substância ativa penconazol
o medicamento "Topázio" na forma líquida, em frascos de 100 ml e ampolas de 2 ml.Quando usado nas doses recomendadas, o medicamento não é fitotóxico, representa ameaça apenas para fungos. A taxa de absorção no tecido vegetal é rápida, o consumo é econômico.
A ação do fungicida Topázio limita-se à destruição de patógenos de dois tipos de oídio - americano e ferrugem. É inofensivo para outros fungos, o que torna necessário seu uso em combinação com outras marcas de fungicidas.
Quais são os prós e contras?
Você pode trabalhar com o princípio ativo penconazol em quaisquer condições naturais. A qualidade da destruição fúngica não pode ser afetada por temperaturas acima de -10 °C. Durante o processo de pulverização, o produto é instantaneamente absorvido pelo tecido vegetal, o que possibilita sua utilização em tempo chuvoso. Para obter o efeito máximo, é ainda melhor aguardar o tempo seco e sem vento para o processamento.
De todas as doenças possíveis, o “Topázio” é capaz de proteger a uva das mais comuns em climas temperados:
- ódio;
- oídio;
- podridão de frutas.
A proporção de água com a substância ativa durante o tratamento preventivo é a mesma - 2 ml do produto para cada 10 litros de água.Se houver risco de podridão dos frutos, as plantas são tratadas uma vez a cada 10 dias, até que os frutos estejam totalmente maduros.
O oídio e o oídio regridem, via de regra, após dois tratamentos planejados realizados com intervalo de 2 semanas.
Jardineiros e jardineiros valorizam o Topázio pela capacidade de usá-lo em qualquer estágio do desenvolvimento da planta, pois não tornará os frutos maduros tóxicos. Pode ser usado como produto independente ou em combinação com outros produtos.
Aplicação e princípio de operação
O princípio de sua ação é bloquear esporos de fungos patogênicos. Incapaz de crescer em madeira, as folhas e os fungos morrem.O “Topázio” também ajuda quando as plantas são afetadas pelo míldio. Uma dose profilática do medicamento não ajuda contra doenças, para o tratamento será necessária uma solução medicinal; dilui-se 3-4 ml de Topázio em 10 litros de água.
Como usá-lo corretamente?
O tempo de espera para que o Topaz se dissolva em água à temperatura ambiente é limitado pelo tempo de mistura completa. A pulverização dos arbustos é realizada em conjunto com o cultivo de uma área de solo dentro do raio do sistema radicular da planta, o que também é uma medida preventiva contra esporos de fungos que hibernaram próximo à planta cultivada.
O primeiro tratamento é realizado antes da abertura dos botões e do aparecimento das folhas. Na primavera, a doença da videira não pode ser detectada até que as folhas floresçam. Prevenir a infecção fúngica de uma muda é sempre mais fácil do que tratar a planta. A doença tira a força da planta, o que afeta o sabor das uvas e o tamanho da colheita.
Atenção! Para tratar plantas de 1 acre de terreno são necessários 1,5 a 2 litros de produto dissolvido, o que depende da altura das culturas a serem tratadas.
Se a doença não puder ser prevenida numa fase inicial, o próximo tratamento deve ser realizado 10 dias após o primeiro. Além disso, a pulverização preventiva antifúngica de todas as partes do arbusto é realizada a cada dez dias, enquanto as instruções indicam apenas 2 tratamentos obrigatórios - na primavera (antes do florescimento do arbusto) e no outono (após a colheita, poda do arbusto e queda das folhas ).
Apesar de o produto não estar sujeito a perdas de suas propriedades devido a mudanças de temperatura ou ondas repentinas de frio, não adianta utilizá-lo para tratamento de arbustos no inverno.
O “topázio” é seguro para o micélio dormente, porque o crescimento dos esporos dos fungos começará apenas com o início dos dias quentes e o agente antifúngico expirará após 2 semanas. O número recomendado de pulverizações de árvores frutíferas por temporada não é superior a 4 vezes. Se uma planta for danificada, mais tratamentos serão permitidos para salvá-la.
Compatibilidade com outros medicamentos
Considerando o espectro de ação muito limitado, os fungicidas podem ser usados simultaneamente com o Topaz para proteger as plantas de outros patógenos:
- "Kuprosat" contra a requeima, circosporose;
- “Topsin-M” para sarna, moniliose, podridão cinzenta, antracnose;
- "Kinmiksom" de larvas de pragas;
- “Chorus” para a prevenção de todas as infecções fúngicas numa fase inicial do desenvolvimento da folhagem.
Em combinação com fungicidas, a dosagem de Topázio não precisa ser reduzida. Cada medicamento desempenhará sua função sem reagir com os componentes ativos de outra substância.
A peculiaridade do penconazol, substância ativa de um produto monocomponente, é que ele se dissolve igualmente bem em água, álcalis e ácidos, sem entrar em reação química com essas bases. Isto faz do Topaz um produto que pode ser combinado com quase todos os fertilizantes para videiras e outras frutas e vegetais.
Medidas de segurança
Para guardar produtos em pó, envasados ou ampolas, é preciso reservar um lugar na despensa, na prateleira de cima, para que não caia nas mãos das crianças. Não deve ser armazenado próximo a alimentos e medicamentos.Após a utilização do produto, o recipiente deve ser descartado para que os restos do produto não caiam em corpos d'água naturais e água potável. O produto em altas concentrações é tóxico, assim como seus vapores.
Ao trabalhar com Topaz, você deve seguir as precauções de segurança ao trabalhar com compostos químicos:
- as mãos devem ser protegidas com luvas de borracha;
- trato respiratório com respirador;
- olhos fechados com óculos de carbono.
Não deve haver pessoas ou animais por perto durante a pulverização. Ao planejar trabalhar com produtos químicos, mesmo soluções fracas como o Topázio, você precisa ter certeza de que seu kit de primeiros socorros contém carvão ativado, um agente antialérgico e cicatrizante.