Quase todos os amantes de vegetais estão envolvidos no cultivo de batatas. Porém, nem todos conseguem uma colheita de qualidade, pois muitas vezes as batatas adoecem e são atacadas por pragas. Muitos produtores de vegetais não sabem o que fazer se as pontas das batatas ficarem amarelas. Para evitar que a planta fique amarelada, é preciso entender as causas desse problema e como eliminá-lo.
- Devo soar o alarme se as pontas das batatas ficarem amarelas?
- Causas
- Temperatura e umidade
- Escassez de fertilizantes
- Desenvolvimento da doença
- Doenças fúngicas e bacterianas da batata
- Doenças não parasitárias da batata
- Doenças virais
- Ataque de pragas
- Parasitas da batata
- Insetos nocivos
- Proteção de plantas
- Conselhos de um residente de verão experiente
- Conclusão
Devo soar o alarme se as pontas das batatas ficarem amarelas?
Algumas pessoas não sabem o que fazer se as folhas da batata secarem e se devem prestar atenção a este problema. Definitivamente vale a pena, pois a colheita futura depende da saúde dos arbustos cultivados. Se as folhas da batata começarem a amarelar, a probabilidade de perder quase toda a colheita aumenta 2 a 3 vezes.
Mesmo que sejam pequenas alterações na cor das flores ou topos de batata É necessário determinar imediatamente as causas de tais alterações e iniciar o tratamento das plantas.
Causas
É difícil para os horticultores inexperientes determinar de forma independente as razões do amarelecimento das folhas e, portanto, é recomendável familiarizar-se com antecedência com os principais fatores que causam o ressecamento das pontas.
Temperatura e umidade
Na maioria das vezes, as folhas inferiores das batatas ficam amarelas devido à falta de controle de temperatura durante o cultivo do vegetal. Devido à forte seca, as folhas localizadas na parte inferior dos arbustos ficam amarelas. Com o tempo, o amarelecimento se espalha para as folhas superiores. Às vezes, o ressecamento do solo provoca o aparecimento de doenças e alguns jardineiros têm que lidar com a requeima.
Quando a temperatura do ar excede 30-35 graus, as batatas apresentam dificuldades metabólicas. É por isso que a quantidade de colheita é reduzida várias vezes.
Ao cultivar esse tipo de vegetal, você precisa garantir que a umidade do solo seja de 60 a 80%. Portanto, antes de plantar batata, é instalado um sistema de irrigação no local. Além disso, para evitar o amarelecimento das folhas, é necessário afrouxar regularmente o solo.
Escassez de fertilizantes
Outra razão pela qual as folhas inferiores da batata ficam amarelas é a quantidade insuficiente de componentes nutricionais no solo. Muitas vezes as plantas carecem dos seguintes elementos:
- Azoto.Determinar a falta desta substância é bastante simples. Para fazer isso, basta examinar as folhas da batata. Com a falta de nitrogênio, ficam pálidos, amarelam gradativamente e caem. Para que os arbustos de batata voltem a crescer em massa verde, é necessário restaurar o fornecimento de nitrogênio ao solo. Para isso, são adicionados 50 gramas da substância por metro quadrado de área.
- Fósforo. Essa substância deve estar presente no solo, pois é responsável pela formação dos tubérculos e pelo desenvolvimento das raízes das plantas. Na falta desse importante microelemento, os arbustos toleram menos as altas temperaturas do ar, o que leva ao amarelecimento das folhas.
- Potássio. Substâncias contendo potássio encontradas no solo melhoram o sabor das batatas cultivadas e aumentam sua imunidade. Se a planta não tiver potássio suficiente, isso causará problemas na fotossíntese e as folhas começarão a murchar.
Desenvolvimento da doença
As razões pelas quais as folhas inferiores das batatas ficam amarelas incluem doenças comuns nas plantas. Essas doenças não apenas pioram a produtividade, mas também destroem completamente os arbustos de batata.
Doenças fúngicas e bacterianas da batata
Falando sobre por que as pontas das batatas secam e ficam amarelas, devemos mencionar as doenças fúngicas. Na maioria das vezes, as plantas sofrem de requeima, que pode destruir completamente as plantas. Os arbustos são infectados com esta doença fúngica de duas maneiras:
- através dos restos de vegetais infectados que permaneceram no solo desde a última temporada;
- através de material de plantio não tratado.
Para proteger as batatas de doenças fúngicas, todos os tubérculos são tratados com fungicidas antes do plantio.
Doenças não parasitárias da batata
Às vezes, as pontas e tubérculos das batatas murcham devido a doenças não infecciosas que aparecem devido a condições inadequadas de cultivo de vegetais.
A doença não parasitária mais comum é a ferrugem glandular, devido à qual as folhas e frutos da batata começam a amarelar rapidamente. A doença ocorre e se desenvolve ativamente em baixa umidade e altas temperaturas do ar. Também durante o desenvolvimento da planta, a doença surge por falta de alumínio ou fósforo.
Doenças virais
As doenças virais são as doenças mais comuns que podem fazer com que as pontas das batatas fiquem amareladas. Para identificar uma doença viral, é necessário se familiarizar com os principais sinais dessas doenças. Isso inclui murchamento, amarelecimento e ondulação das folhas. No entanto, os sintomas podem variar dependendo do tipo de doença e da variedade de batata.
As batatas estão infectadas com vírus devido a parasitas ou ao contato com vegetais já infectados. Freqüentemente, o material de plantio saudável fica infectado com alfafa em mosaico, devido ao qual a quantidade de clorofila nas copas diminui. Para evitar que a planta seja infectada com alfafa em mosaico, todos os tubérculos são desinfetados antes do plantio.
Ataque de pragas
As principais razões pelas quais os arbustos de batata ficam amarelos incluem o ataque de insetos nocivos.
Os jardineiros costumam encontrar nematóides que atacam as plantas que cultivam. Essas pragas vivem no solo e se alimentam do suco de batata dos tubérculos. Quando os insetos sugam grandes quantidades de seiva, as plantas ficam amarelas e morrem gradualmente.
Outra praga que todo horticultor deve combater é o besouro da batata do Colorado. Esse inseto também vive no solo e se alimenta da parte superior da planta. Se você não se livrar do besouro da batata do Colorado em tempo hábil, os arbustos morrerão por murchar.
Parasitas da batata
Os parasitas da batata são muito perigosos para este vegetal, pois podem reduzir a produção em duas vezes e meia.O parasita mais comum é o nematóide dourado, que penetra nas raízes dos arbustos. Por causa disso, as pontas das batatas desbotam gradualmente e ficam amarelas. É muito difícil detectar um nematóide, pois com uma infecção fraca, os sinais visíveis nas plantas não aparecem imediatamente. Nas primeiras 2-3 semanas os arbustos parecem absolutamente saudáveis.
Existe também um nematóide do caule que ataca as plantas através dos caules. Após a infecção, os frutos da batata escurecem e aparecem rachaduras.
Insetos nocivos
As causas do amarelecimento das folhas dos vegetais são insetos nocivos que freqüentemente atacam as plantas.
Se não houver umidade suficiente no solo, aparecem vermes e atacam o sistema radicular com tubérculos. As raízes afetadas por vermes apresentam imunidade reduzida e, por isso, as plantas ficam suscetíveis a doenças bacterianas, que são acompanhadas pelo amarelecimento das folhas.
As plantas também são atacadas pela traça da batata, que penetra nas folhas. A principal diferença dessa praga é que ela estraga a planta mesmo após a colheita.
Proteção de plantas
Para proteger os primeiros brotos de pragas e doenças, é preciso cuidar com antecedência de sua proteção. Para fazer isso você precisa:
- Variedades de plantas com imunidade às doenças mais comuns e insetos perigosos.
- 15 dias após o plantio dos tubérculos no solo, trate a área com solução de alho para preservar a massa verde. Para prepará-lo, 350 gramas do vegetal são passados por um moedor de carne e despejados em um litro de água aquecida. A solução resultante é infundida por pelo menos um dia, após o qual é filtrada com gaze. Antes de usar o líquido, são adicionados mais 10 litros de água para tornar a solução menos concentrada. Você precisa borrifar os arbustos com mistura de alho três vezes por mês.
- Durante a floração dos arbustos, fungicidas podem ser usados para prevenção. Ditamina, oxicloreto de cobre e Kuproxato são adequados para isso.
Conselhos de um residente de verão experiente
Nem todo mundo sabe o que fazer se as batatas ficarem amarelas e secarem. Para obter uma colheita de qualidade, você precisa se familiarizar com as dicas básicas para o cultivo desta hortaliça:
- Plante malmequeres, ervilhas, aveia, beterraba e repolho perto de arbustos de batata para repelir as pragas das batatas.
- Antes do plantio, são adicionados fertilizantes com uréia ao solo. Não são consumidos mais de 700–800 gramas de fertilizante por cem metros quadrados de terra.
- Durante o plantio, as covas devem ser tratadas. Eles adicionam excrementos de pássaros com esterco maduro misturado com solo.
- Após o plantio, a área deve ser tratada com excremento líquido de galinha. São consumidos pelo menos dez litros de solução por metro quadrado.
Conclusão
Todo produtor de vegetais que cultiva batatas encontrou o problema das folhas amarelas. Para se livrar do amarelecimento, é preciso entender os motivos de seu aparecimento e se familiarizar com os métodos de tratamento dos arbustos.