As batatas são cultivadas hoje por uma parcela significativa dos cidadãos russos. Um grande aumento na massa do solo da planta nem sempre permite contar com tubérculos grandes. Bons topos grandes têm um efeito negativo na produtividade e, na maioria dos casos, indicam técnicas de cultivo incorretas. Por que as batatas crescem no topo e o que precisa ser feito, você precisa saber para obter a colheita adequada.
Razões para o crescimento intensivo dos topos
Os topos altos da batata nas variedades tradicionais têm um efeito negativo nos indicadores de rendimento.Isso se deve ao fato de a planta dedicar toda a sua energia à formação da massa verde, não sobrando alimento para o crescimento dos tubérculos. Vários fatores podem levar a uma situação em que os brotos comecem a se esticar muito. Os principais motivos são:
- plantar uma planta em área sombreada;
- aplicação excessiva de fertilizantes no solo;
- rega excessiva ou plantio abundante.
O crescimento excessivo da massa verde e a falta de medidas oportunas indicarão que o tempo já foi perdido e será impossível influenciar os indicadores de rendimento a partir de certo ponto.
Excesso de nitrogênio
Muitas vezes, as pontas das batatas se desenvolvem devido à aplicação excessiva de fertilizantes no solo, que estimulam o crescimento da massa verde. Excelente crescimento das copas é observado quando o solo é excessivamente enriquecido com esterco e fertilizantes contendo nitrogênio. Nesse caso, a altura dos arbustos chega a 80 cm ou mais. Nesse caso, a taxa de aplicação de nutrientes é ajustada e são tomadas medidas para impedir o crescimento das copas.
Nos locais onde são plantados tubérculos, sugere-se o seguinte esquema de fertilização com fertilizantes:
- a primeira é feita após a emergência das mudas, caso não tenha sido adicionado esterco ao solo no outono ou primavera, utiliza-se salitre ou uréia na proporção de 10 g para cada 10 litros de água;
- a segunda é feita após o amontoamento e quando a altura dos topos é de 20 a 25 cm, espalham-se 25-30 g de nitrofosfato entre as fileiras.
Durante o verão, é necessário fertilizar várias vezes com fertilizantes complexos, saturando o solo com potássio, fósforo, magnésio e outros tipos de microelementos.
Tubérculos grandes
A aplicação excessiva de fertilizantes nem sempre leva ao crescimento de copas altas e, neste caso, vale atentar para as características da batata. A razão pode estar escondida nos tubérculos.O motivo pelo qual as batatas têm topos altos é muitas vezes determinado pelas qualidades reprodutivas da variedade, por isso, antes de plantar, vale a pena estudar as características e características da cultura da horta.
Um arbusto alto de batata é característico de espécies como Nakra e Impala.
Um erro comum que os jardineiros novatos cometem é o desejo de escolher tubérculos grandes para plantar. Como resultado, devido à grande quantidade de nutrientes, observa-se um rápido crescimento dos brotos, e o fornecimento em grandes raízes é suficiente para formar um grande volume de vegetação. Para o plantio, recomenda-se a utilização de tubérculos não maiores que o tamanho de um ovo de galinha.
Falta de luz
A falta de luz afeta negativamente a colheita da batata. Nos casos em que não há espaço suficiente no terreno, os jardineiros começam a “cortar” o terreno e a plantar tubérculos à sombra das árvores. Essas plantações distinguem-se pelos topos alongados das raízes e pelo seu alto crescimento. Quanto mais baixas as copas das árvores, mais densa e sombreada se torna a área de plantio. A este respeito, é recomendável escolher locais abertos e ensolarados para o cultivo de batata.
Muitas vezes o problema da iluminação insuficiente surge devido ao não cumprimento do esquema de plantio e ao plantio dos tubérculos muito próximos uns dos outros. Ao mesmo tempo, os brotos começam a se esticar e há um espessamento das plantações, o que leva à má ventilação e às doenças das plantas.
Muitos jardineiros recorrem a truques plantando arbustos com formação de plantações de norte a sul. Este método permite fornecer aos brotos o máximo de luz 24 horas por dia, pois na primeira metade do dia a luz solar atinge um lado dos arbustos e na segunda metade o segundo lado da planta fica totalmente iluminado.
Clima
As condições meteorológicas muitas vezes causam colheitas fracas.Quanto maior o nível de precipitação e mais significativo o seu excesso acima da norma, mais altos se formam os arbustos. Esta situação é típica de um verão chuvoso, com falta de dias de sol e clima quente.
Muitos jardineiros acreditam erroneamente que quanto mais regam, maior será o rendimento. A umidade excessiva do solo leva ao efeito oposto: observa-se o crescimento progressivo das copas e o esmagamento dos tubérculos. Uma desvantagem adicional da rega frequente é a fraca capacidade de armazenamento dessas batatas, pelo que terá de se desfazer de parte da planta.
Que medidas tomar se os topos forem altos
Para impedir o crescimento das copas, muitos veranistas utilizam o tratamento do local de plantio com uma solução preparada a partir de 100 g de superfosfato e 10 litros de água para cada cem metros quadrados de área. O produto preparado deve ser derramado sobre cada arbusto de batata. Este método é utilizado na maioria dos casos quando há aplicação excessiva de fertilizantes nitrogenados no solo e há necessidade urgente de interromper o crescimento da massa verde.
Os componentes ativos da droga aceleram a formação tubérculos de batata devido ao fluxo de nutrientes ou folhas para as raízes.
Você pode recorrer a um método em que os topos são cortados. Só se aplica após o término completo do período floração de batata. Jardineiros experientes aconselham cortar a grama 2 semanas antes da colheita.
Ao utilizar o método de corte, vários resultados positivos são alcançados e a probabilidade de obter uma boa colheita é bastante elevada. Os pontos positivos incluem:
- estimulação dos processos de formação de raízes;
- melhorar o sabor e as características externas das frutas;
- melhor evaporação da umidade, reduzindo o risco de alagamento;
- prevenção de vários tipos de doenças da batata, que muitas vezes afetam os tubérculos pela parte superior;
- aumentando a capacidade de armazenamento a longo prazo.
Quando as pontas das batatas são aparadas, a colheita é bastante simplificada. Após o término da obra, a vegetação cortada deve ser retirada e o solo tratado com fungicidas, o que reduzirá o risco de infecção das raízes.
O que fazer se os topos estiverem baixos
O tamanho dos topos é influenciado por vários fatores, as características da variedade são fundamentais. Para algumas culturas, a altura de 45 a 50 cm é considerada a norma, por isso antes de plantar um novo tipo de batata deve ler a descrição. Você precisa se preocupar quando uma variedade plantada há muitos anos começa a crescer de forma anormal e o crescimento das copas para.
A razão mais comum para tops baixos é devido à imprópria cuidado de batata.
Na maioria dos casos, esta situação ocorre quando há falta de nutrientes no solo. A deficiência de fósforo leva a copas subdesenvolvidas e fraco crescimento das plantas. Um sinal de deficiência desse elemento é a aquisição de uma tonalidade roxa em um tubérculo cortado ao meio. Nesse caso, basta borrifar as plantas com uma solução de superfosfato para solucionar o problema. Para um bom crescimento da batata, é importante excluir doenças das plantas, seguir o esquema de plantio e as recomendações de rega.