Para aumentar rendimento de batata em solo de baixa qualidade, utiliza-se senicação e dessecação. As técnicas agronômicas ajudam a aumentar a massa dos tubérculos de batata e a qualidade das raízes. A dessecação e a senicação de batatas são utilizadas tanto em escala industrial quanto em chalés de verão.
Senicação de batata, o que é?
O procedimento de senicação é o tratamento das copas com produtos químicos na preparação para a colheita.O produto químico não tóxico utilizado é uma solução de fosfato duplo ou fertilizante complexo líquido. Os principais motivos para a realização da recepção agrícola são os seguintes:
- A pulverização das plantas interrompe completamente o crescimento dos caules, devido ao qual a saída dos produtos da fotossíntese das copas para as raízes é ativada e elas amadurecem mais ativamente.
- A proporção de amido e proteína nos tubérculos aumenta e o teor de nitrato é reduzido a um nível seguro para a saúde humana.
- Ao adquirir uma casca mais densa após o processamento, os tubérculos são menos danificados durante a colheita e o rendimento geral aumenta em 15–20%.
- Sob a influência de uma solução química, o risco de contaminação do solo e da vegetação com requeima e rizoctonia é reduzido.
- As soluções utilizadas para senicação das culturas de batata contêm elementos biogênicos necessários para o metabolismo adequado das plantas.
A senicação é muito útil se você deseja armazenar a colheita para armazenamento a longo prazo. Como resultado do processamento, o amido dos tubérculos aumenta e o tecido da cortiça fica mais espesso. A safra colhida não só recebe macro e microelementos úteis, mas também adquire uma apresentação atraente.
Como realizar a senicação?
Caso seja necessário processar rapidamente uma grande área industrial, utiliza-se o método de aviação. Para trabalhar em jardim ou casa de veraneio, basta um pulverizador e uma roupa de proteção química. Ao pulverizar topos com pulverizadores manuais, o consumo da solução de trabalho deve ser de 10 litros por 50–60 m de terreno.
Você pode iniciar a senicação apenas no início da manhã ou à noite, em clima quente e sem vento. O tratamento das copas terá maior efeito 20-25 dias antes da colheita, quando é observado o período de floração em massa.
O método de processamento é simples - você precisa colocar a solução preparada no pulverizador e aplicá-la uniformemente no topos de batata. Se chover imediatamente após o tratamento, o procedimento deve ser repetido quando o orvalho secar.
Senicação com superfosfato
Usando o superfosfato como produto químico, você deve primeiro preparar a solução. Para isso, 2 kg de fosfato duplo são diluídos em 10 litros de água e infundidos ao longo do dia, mexendo ocasionalmente. Quando a solução assenta um pouco, a parte leve do produto é drenada e utilizada para pulverizar pontas de batata na proporção de 2 litros por 100 metros quadrados. m.
Além disso, para cada litro de água deve-se adicionar 0,1 g de herbicida, que inicia o processo de liberação de carboidratos e substâncias nitrogenadas das folhas e ajuda a saturar os tubérculos com eles. A mistura de superfosfato deve ser preparada um dia antes do uso. Durante este período, todos os grânulos terão tempo para se dissolver e a solução resultante receberá quantidade suficiente de componentes ativos.
Desde que o procedimento seja realizado corretamente e as condições climáticas e de solo sejam favoráveis, a senicação pode levar à morte total das copas. Isso eliminará a necessidade de removê-lo manualmente antes de colher as raízes.
Outras preparações para tratamento
Com exceção do superfosfato, para a pulverização química das copas pode-se usar um fertilizante complexo que contém polifosfato de amônio. Antes do uso, deve-se adicionar ao fertilizante um herbicida com concentração de 0,01%. Cem metros quadrados de terreno exigirão 30 litros de fertilizante líquido e 10 g de herbicida.
Para aumentar o rendimento da batata jovem, recomenda-se a utilização de uma solução mais complexa, incluindo superfosfato, sulfato de potássio e nitrato de amônio. Cada componente é necessário em uma concentração de 2–5%.O consumo total da solução de trabalho será de 10 litros por 60–75 metros. O tratamento com esta solução também é realizado durante o período de floração.
Para aumentar a quantidade de potássio e nutrientes benéficos nos tubérculos, você pode tratar as plantas com cinzas. Os canteiros de batata devem ser cobertos com uma camada densa uma semana e meia após o início da fase de floração. Durante o período de maturação das raízes, você pode pulverizar as partes aéreas da cultura com uma solução concentrada de humato, que é usada como alimentação foliar de mudas.
Dessecação: descrição da técnica
No cuidado dos canteiros, jardineiros experientes realizam, além da senicação, tratamento químico, que leva ao ressecamento das copas. O princípio de ação é alterar os processos de metabolismo e fotossíntese em caules e folhas. Isso torna o amadurecimento mais uniforme e melhora o conteúdo bioquímico das substâncias da cultura.
Quando o tratamento é aplicado?
A dessecação das plantas é necessária quando a cultura é severamente afetada pela requeima durante o processo de crescimento. O resultado da pulverização será perceptível após 10–14 dias - os topos começarão a secar e a desmoronar. A técnica agrícola também pode ser utilizada nos casos em que as copas não estão infectadas com a doença, mas sua abundância dificulta a colheita. Também é necessário tratar a colheita com dessecantes se as raízes forem cultivadas em clima úmido e frio e quando as colheitas amadurecerem de forma irregular.
Como é feita a dessecação?
Para realizar a dessecação basta colocar o produto em um borrifador e tratar toda a superfície dos topos. O trabalho no processamento das copas começa uma semana antes da colheita para culturas alimentares e 10 a 12 dias antes variedades de batata-semente. No processamento, é importante manter a pulverização uniforme para que todas as pontas fiquem cobertas com uma quantidade proporcional do medicamento.
Dessecantes
Os dessecantes comuns incluem clorato de magnésio com concentração de 60% para batatas de consumo (taxa de aplicação por hectare - 25-30 kg), uma solução de Reglon com concentração de 20% para plantio de sementes (taxa de aplicação - 2 litros por hectare). Também adequada para dessecação é a preparação universal Harveyd 25 F, adequada para todas as variedades de batatas. Por hectare de terra você precisará de cerca de 3 kg de Harveyde.
Removendo topos
A remoção pré-colheita das copas usando produtos químicos não tóxicos é uma prática agrícola importante e necessária em um terreno de qualquer tamanho. Cortar as pontas murchas ajuda a melhorar o solo, acelerar o amadurecimento das raízes, melhorar a qualidade da colheita e secar os canteiros para o próximo plantio. A vegetação pode ser removida antes mesmo do tratamento com solução química se houver caules altos.
A eliminação do excesso de pontas garante uma boa absorção do herbicida e evita o crescimento das folhas.
Se as copas forem removidas após a dessecação, a vegetação verde também será destruída e seus restos secos deverão ser removidos após uma semana. Isto é mais importante quando há caules grossos que criam um obstáculo para o equipamento de colheita de batata. A remoção oportuna das pontas acelera o crescimento da pele nas raízes e permite que você obtenha a quantidade máxima possível de vitaminas e componentes nutricionais.
Ao remover as pontas das batatas, é importante seguir a lista de regras:
- A vegetação não deve ser cortada ou removida antes de uma semana antes da colheita, pois a presença prolongada de tubérculos no solo sem copas externas pode levar à infecção por doenças perigosas.Uma prática agrícola posterior, pelo contrário, não permitirá que as cascas das raízes se tornem suficientemente fortes.
- Se as copas foram infectadas com a requeima antes do tratamento, devem ser queimadas para evitar a propagação da doença.
- O procedimento pode ser realizado em duas etapas sucessivas - primeiro, corte apenas a parte superior das copas com o grosso das folhas e, após uma semana, faça outro corte.
- Não é recomendável remover completamente os caules e cortá-los até o nível do solo, pois isso interferirá na localização visual dos ninhos dos frutos das raízes. O tamanho ideal das hastes cortadas é de cerca de 20–25 cm.
Para limpar a vegetação, você pode usar métodos manuais e equipamentos especializados. Máquinas de remoção de topo equipadas com lâminas de corte ajudam a acelerar o processo. O equipamento corta as tampas, amassa e envia para o compartimento interno. Para facilitar o processo de trabalho, você pode combinar os dois métodos e técnicas alternativas, dependendo do estado atual do solo e da vegetação.