O tomate é uma cultura vegetal cultivada por quase todos os produtores de vegetais. Cultivá-los é bastante difícil e, portanto, você precisa descobrir como plantar tomates em uma estufa para obter uma boa colheita.
- Preparação de estufa
- Lavando
- Desinfecção
- Como plantar tomate em estufa: plantando sementes
- Preparação de sementes
- Preparação do solo
- Seleção de capacidade
- Plantando
- Como plantar tomates em estufa: plantar mudas no solo
- Preparação do solo
- Como plantar tomate em estufa: regras gerais
- Como plantar tomate corretamente: diagrama de plantio
- Cuidado
- Rega
- Cobertura
- Conclusão
Preparação de estufa
Não é recomendado plantar mudas de tomate em estufa despreparada.Portanto, antes de plantar tomates em uma estufa, é necessário fazer alguns preparativos preliminares da estufa.
Lavando
Primeiro você precisa lavar bem tudo na estufa. Para lavar vidro ou filme, você pode usar uma solução comum com sabão. Para lavar os elementos metálicos da estufa, recomenda-se preparar uma solução de vinagre. As estufas de policarbonato são lavadas com líquido de manganês. Neste caso, você precisa preparar uma solução muito fraca com um tom rosa claro.
Desinfecção
Para garantir que, após o plantio, os tomates da estufa não sejam infectados por nenhuma doença, é recomendável desinfetar todo o ambiente. Para fazer isso, você pode usar uma bomba de enxofre, que liberará gás quando queimada. Penetra em quase todas as fissuras da estufa e portanto, após esse tratamento, não restarão parasitas ou mofo.
A estufa deve ser mantida na fumaça por cerca de uma semana, após a qual é aberta e ventilada.
Você também pode proteger os tomates plantados de doenças tratando a estufa com água sanitária. Para preparar uma solução de trabalho, adicione 500 gramas de cal a 10 litros de água fervida. Em seguida, a mistura preparada é pulverizada na estufa com um borrifador.
Como plantar tomate em estufa: plantando sementes
Antes de plantar tomates em uma estufa, você precisa descobrir como plantar sementes de tomate para mudas de maneira adequada. Isso deve ser feito em fevereiro, para que em março seja possível iniciar o transplante de mudas de tomate.
Preparação de sementes
Para cultivar mudas saudáveis, é recomendável tratar a semente antes do plantio. Primeiro você precisa escolher sementes que germinem bem.Na hora de escolher as sementes de tomate, é necessário preparar uma solução salina composta por um litro de água e 50 gramas de sal. Todas as sementes que precisam ser plantadas são colocadas em um recipiente com líquido. Literalmente após 5 a 10 minutos, sementes de baixa qualidade e inadequadas para o plantio começarão a flutuar na superfície.
Após selecionar o tomate para plantio em estufa, é necessário desinfetar o material de plantio. Na maioria das vezes, uma solução fraca de manganês é usada para isso. Todas as sementes ficam embebidas nele por cerca de meia hora, após a qual a semente precisa secar. Você também pode usar água oxigenada aquecida para desinfecção. Os tomates devem ficar de molho por cerca de 10 minutos.
Preparação do solo
A semeadura de tomate só deve ser feita em solo preparado. Portanto, antes de começar a cultivar mudas, é necessário preparar o solo.
Para preparar uma mistura de solo na qual você possa cultivar mudas de tomate saudáveis, você precisa adicionar um pouco de areia e turfa em parte do solo da grama. Todos os componentes acima são cuidadosamente misturados e preenchidos com líquido nutriente. Para prepará-lo, adicionam-se 10 gramas de uréia e superfosfato a 5 a 8 litros de água.
Além disso, as mudas crescerão bem em solo misturado com húmus e turfa. Se desejar, você pode adicionar 400 gramas de cinza a esta mistura de solo para acelerar um pouco o crescimento dos tomates.
Seleção de capacidade
É necessário escolher um recipiente onde possa plantar sementes de tomate. Para plantar material de plantio, você pode usar cassetes ou caixas. Esses contêineres são muito econômicos e convenientes, pois não ocupam muito espaço e podem sempre ser movidos para outro local. A principal desvantagem desses recipientes é a pouca profundidade, por isso será necessário colher as mudas.
Muitos horticultores cultivam mudas em vasos fundos para não perder tempo na colheita. Recomenda-se plantar sementes em recipientes de turfa, pois neles se desenvolvem mais rapidamente.
Plantando
Muitas pessoas estão interessadas no plantio correto de sementes para o cultivo de mudas. Para isso, a mistura de solo previamente preparada é adicionada a cada recipiente. Em seguida, os furos são feitos com no máximo um centímetro de profundidade. Em cada cova são adicionadas 2 a 3 sementes, e a distância entre as sementes deve ser de 1 a 2 cm.Todas as sementes plantadas são cobertas com terra e regadas com água em temperatura ambiente. Recipientes com tomates são cobertos com filme e transferidos para uma sala com temperatura de cerca de 25 graus.
Nem todos os horticultores sabem quanto tempo esperar até que apareçam os primeiros brotos. Em condições ideais, as primeiras mudas começarão a aparecer 8 a 10 dias após o plantio.
Como plantar tomates em estufa: plantar mudas no solo
Quando as mudas tiverem mais de 2 a 3 semanas, elas poderão ser transplantadas. Neste caso, o plantio do tomate em estufa deve ser feito após o fim das geadas, para que não haja mudanças bruscas de temperatura na estufa.
Preparação do solo
O transplante de mudas de tomate para estufa é realizado após preparo preliminar do solo. Primeiro você precisa desinfetá-lo. Existem várias maneiras de desinfetar o solo. Muitas pessoas usam uma mistura feita de sulfato de cobre e cal. Para prepará-lo, adicione 75 gramas de limão e 5 gramas de vitríolo a um litro de água. Depois disso, cada metro quadrado da área é tratado com um litro da mistura criada.
Para que o plantio de tomate em estufa traga muita colheita, é necessário plantar as mudas em solo fertilizado.Portanto, húmus fresco com superfosfato e cinzas deve ser adicionado antecipadamente ao solo da estufa. Também é necessário adicionar cálcio ao solo, pois sua deficiência prejudica o rendimento do tomate em estufa.
Como plantar tomate em estufa: regras gerais
Plantar tomates em estufa requer uma abordagem competente. Portanto, antes de plantar mudas, é necessário estudar as seguintes recomendações:
- Escolhendo o dia certo. O plantio do tomate só deve ser feito em dias nublados, pois nas primeiras horas após o transplante as mudas ficam muito sensíveis à luz solar. Claro, você pode plantá-los em dias ensolarados. Nesse caso, você terá que saber a que horas o sol se põe para poder plantar as mudas depois de ele se pôr.
- Profundidade de plantio. Antes de plantar tomate em estufa, é necessário determinar a profundidade ideal de plantio. As mudas são colocadas no solo de forma que a raiz fique totalmente coberta com terra. É melhor plantá-los em ângulo até uma profundidade de 15 cm, para não cobrir completamente o ponto de crescimento.
- Rega. Quando todas as plantas forem replantadas, todos os arbustos devem ser regados generosamente.
Como plantar tomate corretamente: diagrama de plantio
Antes de plantar mudas, você precisa descobrir como colocá-las na estufa. O esquema de plantio de tomate em estufa ajudará a plantar adequadamente as mudas e a determinar a densidade ideal de plantio. Existem várias maneiras de organizar as mudas:
- Esquema de plantio de tomate em duas fileiras. Muitos horticultores utilizam-no em estufas de 6x3 ou 3x8 metros. Neste caso, a largura da linha é de um metro e meio e o comprimento pode ser arbitrário. No plantio em duas fileiras, a distância entre cada muda deve ser de no mínimo 55 cm.
- Padrão de pouso de xadrez.Também plantamos as mudas em duas fileiras, mas ao mesmo tempo os arbustos de cada fileira são deslocados 30-40 cm para a frente. Recomenda-se usar um arranjo de arbustos em tabuleiro de xadrez ao cultivar pés de tomate de baixo crescimento.
Cuidado
Depois de concluído o plantio de mudas de tomate na estufa, você precisa se familiarizar com as características de cuidar dos arbustos.
Rega
Você só pode obter uma boa colheita se fizer certo regue os tomates. A cada 3 ou 4 dias, cada arbusto deve ser enchido com um litro de água. Ao mesmo tempo, não é recomendável ultrapassar a rega diária, pois grande quantidade de umidade pode levar ao apodrecimento das raízes.
Cobertura
Os tomates são conhecidos por consumir grandes quantidades de potássio durante o cultivo. Eles precisam disso para formar o sistema radicular e as raízes. Portanto, para que a planta fique forte, é necessário adicionar regularmente potássio ao solo. Além disso, para o desenvolvimento normal dos arbustos, deve-se alimentar o solo com cinzas e húmus, que contêm muitos componentes minerais. A fertilização regular do solo promove o crescimento normal das mudas e acelera o processo de formação dos frutos.
Conclusão
Um grande número de produtores de vegetais está empenhado no plantio de mudas de tomate em estufa. Ao mesmo tempo, nem todos sabem plantar tomate em estufa para uma grande colheita. Para entender isso, é recomendável se familiarizar com as características do plantio de mudas de tomate em estufa.