Existem muitas regiões cujas condições climáticas não são muito adequadas para o cultivo de pepinos. Nesses casos, é necessário plantar pepinos em estufa. Só assim é possível obter uma boa colheita em condições climáticas desfavoráveis. Antes de começar a cultivar, você precisa se familiarizar com como plantar pepinos em uma estufa de policarbonato e decidir a que distância plantar pepinos na estufa.
Semeando sementes
Nem todo mundo planta pepinos em estufas com sementes. Um grande número de horticultores não planta pepinos em estufas com sementes, mas germina as mudas com antecedência.Primeiro você precisa descobrir quando plantar pepinos para produzir mudas jovens. As sementes podem ser plantadas na primavera, na primeira quinzena de março, para que no final de maio já seja possível plantar mudas de pepino em uma estufa.
Preparação de sementes
Antes de semear pepinos, é necessário preparar o material de plantio. Primeiro você precisa começar a calibrar o material da semente. Afinal, a calibração correta ajudará a selecionar sementes da mais alta qualidade. Ao plantar pepinos, não é recomendado o uso de sementes com cor não natural ou formato deformado.
É melhor livrar-se deles imediatamente e deixar apenas sementes leves e uniformes.
No plantio de pepino, recomenda-se a utilização de sementes calibradas com solução salina. Para prepará-lo, mistura-se um litro de água morna com 30-40 gramas de sal. Todas as sementes são colocadas em um recipiente com líquido e bem misturadas. Após 5 a 10 minutos, todas as sementes que não conseguem crescer subirão ao topo.
Antes de plantar mudas de pepino, todas as sementes devem ser desinfetadas. Cada semente deve ser desinfetada para que no futuro não seja infectada por nenhuma doença. Primeiro é preciso selecionar todas as sementes que serão plantadas e colocá-las em solução de manganês por meia hora. Então todas as sementes são lavadas e secas.
Você também pode aquecer para desinfecção. Porém, é muito importante determinar antecipadamente a que temperatura este procedimento deve ser realizado. O aquecimento deve ser feito no forno. Para isso, todas as sementes são colocadas nele e aquecidas por 24 horas a uma temperatura de cerca de 70-80 graus Celsius. O aquecimento deve ser feito com muito cuidado, pois esse tratamento pode prejudicar as sementes.
Preparação do solo
Antes de transplantar mudas de pepino para a estufa, você deve preparar o solo para as sementes. Afinal, só os arbustos plantados no solo mais adequado podem trazer muita colheita. O substrato para pepinos é feito de turfa e serragem. Também é recomendado adicionar 20-50 gramas de nitrato de amônio à mistura.
Todos os componentes são bem misturados e infundidos por vários dias. Em seguida, é adicionado nitrato de potássio e a mistura é infundida novamente, mas não por vários dias, mas por 2 a 3 semanas. Pepinos não podem ser plantados em solos muito frios e por isso é recomendável aquecê-los com antecedência. A temperatura do solo deve ser de pelo menos 15-18 graus.
Pousar
Depois de preparar a mistura de solo, você pode começar a plantar as sementes. O plantio de pepinos com sementes em uma estufa começa com a escolha de um recipiente para o cultivo de pepinos. Para isso, são ideais pequenas caixas com cerca de 10-15 cm de profundidade, onde se despeja a mistura de solo previamente preparada e são feitos furos para as sementes. É muito importante determinar a distância ideal entre os pepinos na estufa. A densidade de plantio não deve ser muito grande, por isso recomenda-se fazer covas a uma distância de cerca de 5 a 7 cm.
Depois de plantadas todas as sementes, as caixas devem ser cobertas por cima com filme plástico, que pode ser retirado após a germinação dos primeiros brotos. As mudas devem ser cultivadas em ambientes com luz suficiente e temperatura de pelo menos 20 graus.
Plantando mudas
O plantio de pepinos em estufa deve ser feito 2 a 3 meses após o plantio das sementes. É muito difícil plantar mudas sozinho e, portanto, é recomendável que você se familiarize com antecedência sobre como plantar pepinos corretamente.
Preparação de estufa
Antes de plantar pepinos em uma estufa de policarbonato, você deve preparar o espaço da estufa.Recomenda-se plantar pepino em estufa de policarbonato. É com a ajuda deste material que você pode facilmente criar um clima ideal para o cultivo de pepinos.
Afinal, você pode fazer uma estufa de policarbonato, na qual não haverá vãos e haverá um bom sistema de ventilação. Outra vantagem do policarbonato é que ele não precisa ser retirado no inverno, o que simplifica muito o processo de preparação da estufa na primavera. No entanto, mesmo uma estufa de policarbonato deve ser preparada antes de semear pepinos nela.
Recomenda-se iniciar a preparação desinfetando a estufa. A esterilização de pepinos em estufa é um procedimento obrigatório com o qual é possível proteger as plantas da ocorrência de certas doenças. Para isso, é necessário utilizar uma conhecida solução de cloro preparada com 10 litros de água e 500 gramas de cal. Toda esta mistura deve ser aplicada nas paredes internas da estufa.
Preparando as camas
Para descobrir como plantar pepinos adequadamente em uma estufa, você deve se familiarizar com os recursos de preparação de canteiros. O plantio de mudas de pepino em estufa deve ser feito em canteiros pré-preparados. Mudas de pepino devem crescer em canteiros com baixo nível de acidez. Portanto, é necessário verificar este indicador com antecedência. A acidez do solo não deve exceder 6 pH. No entanto, se você souber o que colocar na cova ao plantar pepinos, poderá cultivá-los em solos ácidos.
Antes do plantio, recomenda-se adicionar calagem para reduzir o nível de acidez.
É necessário que o solo para o cultivo seja bem solto e contenha grande quantidade de nutrientes.Por isso é necessário adicionar composto com esterco ao solo. Não devem ser usados mais de 10 quilos de fertilizante por metro quadrado. Recomenda-se fazer este tipo de alimentação no outono.
Além disso, ao semear, você pode adicionar os seguintes fertilizantes ao solo:
- 400 g de superfosfato;
- 350g de cinza;
- 3 kg de misturas especiais para fertilização de pepinos.
Todos os fertilizantes devem ser distribuídos uniformemente pela área. Quando distribuídos na superfície, devem ser cavados no solo até uma profundidade de 15 cm, para melhores resultados pode-se regar o solo com uma mistura para estimular o crescimento. Com a sua ajuda, o solo é enriquecido com húmus, de que os arbustos jovens necessitam para o seu pleno desenvolvimento e crescimento.
Esquema de desembarque
O esquema de plantio de pepinos em estufa ajudará a plantá-los corretamente e a determinar a distância entre os arbustos. A maioria dos horticultores os semeia a uma distância de 45 cm um do outro. Neste caso, a largura de cada canteiro deve ser de 100 cm, e a distância entre eles deve ser de 50 cm.Se forem plantadas mudas de variedades trepadeiras curtas, a distância entre os pés de pepino pode ser de 10-15 cm.
Plantando
Recomenda-se estudar com antecedência as regras básicas para o plantio de pepino em estufa, para que não surjam problemas durante o plantio.
Primeiro você precisa regar o solo com água aquecida e fazer buracos. Eles devem ser colocados em um padrão xadrez para que no futuro os arbustos não possam sombrear uns aos outros. Neste caso, a profundidade dos furos não deve ultrapassar 15 cm, devendo-se adicionar um pouco de adubo orgânico diluído em vários litros de água em cada furo criado. Todas as mudas devem ser plantadas em posição vertical. Se os brotos de alguns arbustos forem muito grandes, será necessário borrifá-los com uma mistura de serragem e turfa.
Quando tudo estiver plantado, as mudas semeadas são borrifadas com terra e regadas com água. Deve ser usado pelo menos um litro de líquido para cada planta.
Cuidado
Ao cultivar pepinos, você deve cuidar bem deles. Recomenda-se regar cada arbusto de pepino com efeito de estufa cerca de uma vez por semana. Neste caso, deve-se utilizar apenas água aquecida e bem sedimentada. É aconselhável inundar a planta de forma que a umidade não entre nas folhas.
Recomenda-se cuidar das gavinhas dos arbustos. O excesso de gavinhas deve ser descartado imediatamente, pois pode consumir nutrientes necessários à formação dos frutos. É necessário inspecionar os arbustos cultivados quanto à presença de bigodes uma vez a cada poucas semanas.
Conclusão
Todo produtor de vegetais pode começar a cultivar pepinos. No entanto, primeiro você deve se familiarizar com como plantar pepinos em uma estufa e quais métodos de plantio existem.