O cuidado dos pepinos em estufa e em campo aberto deve levar em consideração as normas agrotécnicas. Se você deseja obter rendimentos vegetais ideais, precisa ter uma ideia de como beliscar pepinos em uma estufa. O procedimento é especialmente importante para formação de pepino trepadeiras.
- Benefícios dos pepinos para humanos
- Características da estrutura e desenvolvimento da planta
- Benefícios de beliscar pepinos
- Como beliscar pepinos adequadamente em uma estufa
- Características do procedimento para variedades autopolinizadoras
- Espécies partenocárpicas: é necessário beliscar pepino em estufa?
- Como cuidar de vegetais em estufa
Benefícios dos pepinos para humanos
Entre os vegetais dos canteiros, os pepinos são os primeiros a amadurecer. Embora o conceito de amadurecimento seja bastante relativo para eles.Assim que aparecem pequenas verduras, a pessoa as colhe imediatamente para consumo. E isso é correto, porque os frutos da planta contêm muitas substâncias úteis que ajudam:
- matar a sede;
- remover toxinas do corpo;
- fortalecer o sistema imunológico;
- digerir proteínas animais.
Mas não pensamos apenas na saúde quando aparecem saladas frescas de pepino na mesa, mas também no quão saboroso é este produto. É impossível imaginar um cardápio de verão sem pepino. Eles são bons em marinada e salmoura para o inverno. Somente uma rica colheita de vegetais permitirá estocá-los para o inverno. Para fazer isso, você precisa beliscar os pepinos adequadamente e cuidar deles na estufa.
Características da estrutura e desenvolvimento da planta
Como a pátria do pepino são os trópicos, grande parte da estrutura do vegetal vem de plantas semelhantes a cipós:
- O sistema radicular do vegetal é caracterizado por ramificações. Ao mesmo tempo, a profundidade das raízes é pequena, cerca de trinta centímetros. Quando o solo está suficientemente úmido, o crescimento vegetativo dos pepinos se reflete no desenvolvimento de brotos de raízes adicionais.
- O caule do vegetal é rasteiro, ramificando-se com muitas gavinhas, com as quais se prende a suportes e cresce para cima.
- No caule são formadas flores masculinas e femininas, coletadas em inflorescências de cinco a seis pedaços. Eles são formados nas axilas das folhas rudimentares superiores. A maioria das flores femininas não se forma nos brotos centrais, mas nos brotos laterais de primeira e segunda ordem.
- Se a polinização cruzada for necessária para este tipo de planta, existem variedades partenocárpicas que se desenvolvem sem polinização. Eles têm mais flores femininas do que masculinas.
- Os frutos da planta podem amadurecer logo, duas a três semanas, após a pega. Eles são de formato oval e de cor verde.Dentro dos pepinos existem sementes que não estão maduras no início, mas à medida que a estação de crescimento avança, as plantas estão prontas para a reprodução.
Para obter pepinos saudáveis e saborosos é necessário criar condições favoráveis ao seu desenvolvimento. O vegetal dará frutos a uma temperatura constante de 25 a 30 graus acima de zero durante o dia e à noite - 15 a 18 graus.
As geadas são destrutivas para os pepinos. Portanto, é melhor cultivar pepinos em estufa. A temperatura do ar não oscilará muito ali, haverá luz e ar suficientes. No interior, o vegetal desenvolve-se com sucesso se for cultivado de acordo com as exigências da tecnologia agrícola. Em regiões com climas frios, o plantio de vegetais em solo de estufa é a única oportunidade de cultivar uma horta que adora o calor.
Cuidar dos pepinos consiste em:
- regar com água morna;
- fertilização com fertilizantes de nitrogênio e fósforo-potássio;
- afrouxando o solo;
- beliscando o topo dos brotos.
Beliscar pepinos em estufa é um procedimento importante que tem um efeito positivo no rendimento das hortaliças e no sabor das verduras.
Benefícios de beliscar pepinos
Pelas características estruturais e pelo desenvolvimento da cultura do pepino, fica claro que os brotos precisam ser pinçados antes que a planta floresça na estufa. Caso contrário, o crescimento das vinhas será caótico e a planta não ficará satisfeita com os frutos. As vantagens do procedimento incluem:
- estimulando a formação de ovários frutíferos;
- aumentar o nível e a qualidade das colheitas de pepino;
- aquisição de sabor delicado pelo pepino, sem amargor;
- criação de condições para melhorar o crescimento vegetal em estufa.
Mas é preciso saber que a pinça do pepino deve ser feita de acordo com as normas, pois um procedimento realizado incorretamente acarretará na perda da colheita.
Como beliscar pepinos adequadamente em uma estufa
Para cuidar adequadamente de uma planta em estufa e contribuir para a obtenção de uma colheita de qualidade, é necessário:
- remova parcialmente as flores masculinas;
- remova as gavinhas amarrando os cílios nas treliças;
- arrancar brotos e folhas, criando condições para ramificação dos caules.
Ao cultivar pepinos em uma estufa, você precisa entender como a pinça afetará a condição da planta e sua estação de crescimento. O esquema de pinçamento é construído de acordo com a variedade da planta vegetal. Se os pepinos forem espécies partenocárpicas, não é necessário deixar flores masculinas na videira. Para os pepinos polinizados por insetos ou de forma independente, é necessária a mesma proporção de flores masculinas e femininas.
Veja como beliscar pepinos em uma estufa:
- Assim que a quinta folha verdadeira aparece, flores, gavinhas e brotos laterais são removidos das axilas inferiores.
- No futuro, eles começarão a beliscar pepinos na estufa assim que a sétima ou oitava folha crescer. Em seguida, dois brotos são removidos da lateral do caule principal.
- Após a décima primeira folha, é importante retirar a parte superior dos brotos principais para que os brotos laterais comecem a crescer ativamente e novos frutos se formem.
- Para vegetais partenocárpicos, após o plantio, forme um arbusto com um caule. Assim que atinge meio metro de comprimento, todos os outros ramos, flores e gavinhas da parte inferior do caule central são cortados. E então os brotos laterais devem ser pinçados na primeira folha.
Pepinos em estufa geralmente crescem rapidamente e a primeira colheita não precisa esperar muito. Um fator importante para o seu cultivo será a densidade de plantio e o grau de iluminação das plantações. Para garantir condições favoráveis ao crescimento vegetativo, o conhecimento de como beliscar pepinos na estufa passo a passo. É melhor usar ferramentas de corte especiais para realizar o procedimento.
Características do procedimento para variedades autopolinizadoras
As plantas, polinizadas por abelhas ou de forma independente, começam a ramificar-se tarde, por isso demorará muito para esperar pelos pepinos em uma estufa de policarbonato. Se você apertar o topo do broto principal, a planta começará a crescer ativamente, formando ovários. Portanto, a primeira pinça dos pepinos é feita sobre a segunda folha verdadeira, deixando um toco de meio centímetro. Depois disso, aparecem brotos com flores femininas nas laterais.
Beliscá-los ativa o aparecimento de ramos de segunda ordem. São eles que produzirão quarenta por cento dos ovários femininos.
É necessário cegar os pepinos, beliscá-los, retirando todas as flores e folhas localizadas nas axilas abaixo da sexta folha. Então eles não consumirão os nutrientes necessários para a frutificação.. Ao realizar o procedimento em casa de vegetação, é importante lembrar que para um ovário de pepino são necessárias uma ou duas folhas verdes.
Espécies partenocárpicas: é necessário beliscar pepino em estufa?
Para híbridos cultivados em interior com predominância de flores femininas, também é necessário pinçar. É realizado de acordo com um esquema ligeiramente diferente:
- Quando o caule da videira preso à treliça atinge a altura de cinquenta centímetros, começam a retirar todos os brotos, ovários e flores da parte inferior. Isso cria uma zona cegante.
- Mais acima no caule, retire os brotos laterais, mantendo um ovário e um par de folhas.
- A uma altura de um a um metro e meio, em dois a quatro nós pode-se deixar dois ovários com duas a três folhas.
- Se o crescimento do caule do pepino continuar, já a uma altura superior a um metro e meio, pode-se arrancar as vinhas acima da terceira folha, preservando até três ovários.
- Todos os brotos alongados de pepino são então jogados sobre a treliça, permitindo que desçam. Assim que a distância até o solo atingir vinte centímetros, o ponto de crescimento do caule central deve ser removido.
Com a pinça adequada, os vegetais em estufa produzirão mais pepinos do que em terreno aberto.
Como cuidar de vegetais em estufa
Se você plantar pepinos em terreno fechado, eles amadurecerão quinze a vinte dias após a fertilização do ovário.
Para fazer isso, eles precisam organizar:
- Rega. É melhor regar os vegetais à noite, todos os dias. Assim que aparecerem flores, reduza a frequência de rega. Durante o procedimento, tente molhar a camada de solo o mais profundamente possível.
- Banho. Nos dias quentes, as plantas são pulverizadas, mantendo a umidade do ar na estufa em cerca de noventa por cento.
- Alimentando. Primeiro, regue os pepinos com solução de verbasco na proporção de 1:8 e depois aumente a concentração para 1:4. Entre os fertilizantes minerais, ajuda o uso de nitrato de amônio (quinze gramas), superfosfato (quarenta gramas) e cloreto de potássio (dez gramas). A concentração de substâncias aumenta durante o período de frutificação do vegetal. Fertilize uma vez a cada duas semanas.
- Rejuvenescimento. Os caules do pepino, nus por baixo, são baixados ao solo e enrolados em um anel. Uma semana depois, eles estão cobertos de terra.
Para aumentar o nível de dióxido de carbono na estufa, pilhas de verbasco fresco são colocadas entre as fileiras ou são colocados barris cheios de solução orgânica. Se você seguir as regras da tecnologia agrícola, não poderá fazer isso sem beliscar. cultivar pepinos em uma estufa. E não deveria haver dúvidas se isso deveria ser feito ou não. Você pode ver como beliscar pepinos em uma estufa na foto passo a passo. Os jardineiros acreditam que o procedimento deve ser realizado, mas não de forma caótica, mas obedecendo às normas.