O esgotamento do solo é considerado um processo natural no cultivo de qualquer planta. As culturas extraem muitos nutrientes do solo. Quanto maior o rendimento das variedades cultivadas, mais rapidamente o solo se esgota. Para repor as reservas de elementos valiosos na estrutura do solo, são utilizados fertilizantes minerais ou orgânicos. Com o uso correto desses produtos, é possível manter as propriedades normais do solo.
O que é isso?
Os fertilizantes são substâncias necessárias para saturar as plantas de jardim e de interior com nutrientes. Graças ao seu uso é possível tornar o solo mais fértil. Com a ajuda de fertilizantes especiais, é fácil saturar o solo com substâncias importantes que são necessárias para o crescimento e desenvolvimento normal das culturas. Isso inclui nitrogênio, fósforo, zinco e manganês.
Se não houver fertilizante suficiente, existe o risco de vários problemas:
- enfraquecimento dos brotos;
- falta de floração;
- amarelecimento e morte da folhagem;
- a ocorrência de podridão;
- eliminação de ovários;
- propagação de infecções;
- murchando.
Que tipos de fertilizantes existem para as plantas?
Hoje existem vários tipos diferentes de fertilizantes à venda. Eles diferem em composição, mecanismo de ação e métodos de aplicação.
Por origem
Todos os nutrientes das plantas são divididos de acordo com sua composição. Dependendo da origem, a fertilização pode ser dividida em 2 grandes categorias:
- Os minerais são microelementos liberados em uma forma conveniente para absorção.
- Orgânico são os resíduos de plantas e animais. Também estão incluídos nesta categoria os restos apodrecidos. Eles se decompõem no solo em componentes individuais e, portanto, são bem absorvidos pelas culturas.
Os fertilizantes minerais podem conter um componente ativo ou uma combinação deles. No primeiro caso, são utilizados medicamentos para compensar a falta de determinados elementos. Medicamentos complexos devem ser administrados de acordo com um cronograma para evitar problemas. Os suplementos minerais geralmente contêm potássio, fósforo e nitrogênio. Também podem conter outras substâncias, mas em quantidades menores.
As preparações orgânicas são utilizadas na agricultura com muito mais frequência.Você pode fazê-los facilmente ou comprá-los prontos.
Por estado de agregação
Os fertilizantes podem diferir na forma de liberação. Para escolher a composição ideal, é recomendável levar em consideração sua conveniência e a área de processamento. Para flores de interior, deve-se usar uma composição líquida ou bastões. Se for necessário tratar um campo inteiro, é melhor usar soluções aquosas ou pós. Eles precisam ser adicionados usando equipamento especial.
Dependendo da forma de liberação, os fertilizantes são divididos em 2 grandes categorias:
- Líquido - usado para aplicação no solo ou pulverização de folhagens.
- Sólidos - são grânulos, pós, bastões, comprimidos. Devem ser adicionados ao solo na forma seca ou utilizados para fazer soluções aquosas.
Por modo de ação
Dependendo do método de ação, distinguem-se os seguintes tipos de fertilizantes:
- Direto – destinado à nutrição direta de plantas. Eles contêm nitrogênio, fósforo, potássio e enxofre. Além disso, os medicamentos podem incluir ferro, magnésio e fósforo. Tais soluções podem ser simples ou complexas.
- Indireto - utilizado para influenciar o solo a fim de melhorar as condições de fertilização. Assim, calcário moído ou dolomita ajudam a neutralizar os parâmetros de acidez. Para acidificar o solo é necessário o uso de hidrossulfito de sódio.
Por método de aplicação no solo
Dependendo do método de aplicação da composição ao solo, distinguem-se os seguintes tipos de fertilização:
- básico - este método visa saturar o solo com os nutrientes necessários para uma determinada cultura;
- pré-semeadura - envolve o processamento da semente antes do plantio;
- alimentação - repõe a deficiência de certos elementos;
- intrasolo - envolve a incorporação na zona radicular;
- superfície - neste caso, o fertilizante é espalhado pela superfície do solo.
Regras de seleção
Quaisquer substâncias devem ser adicionadas ao solo estritamente de acordo com as instruções. É importante escolher o conjunto certo de nutrientes e levar em consideração uma série de fatores.
Na hora de escolher o fertilizante, é recomendável levar em consideração a acidez do solo. Normalmente, os parâmetros de pH devem ser 6-6,5. Com esses indicadores, as plantas se desenvolvem normalmente. Se estiverem acima de 7, indica que o solo é alcalino. Neste caso, são necessárias preparações de nitrato. Se a acidez do solo for inferior a 5,5, o potássio, o magnésio e o enxofre são mal absorvidos. Neste caso, as substâncias de amônio são mais adequadas.
Na hora de escolher o fertilizante, é importante levar em consideração o tipo de cultura. Eles são divididos em interior, jardim, frutas e frutos silvestres e decorativos. Cada variedade tem necessidades nutricionais específicas. Dependendo disso, o tipo de fertilizante difere. É importante considerar que o excesso de determinados elementos no solo pode levar a consequências imprevisíveis. Se você tiver dúvidas sobre a necessidade do uso de determinados medicamentos, pode usar medicamentos universais.
Além disso, a necessidade das plantas por substâncias específicas pode ser determinada pela sua aparência:
- Com a deficiência de nitrogênio, a folhagem torna-se pequena e opaca, adquire tonalidade amarelada e esfarela.Ao mesmo tempo, há um atraso no crescimento das culturas.
- A falta de fósforo é acompanhada pelo aparecimento de manchas opacas nas folhas. Eles podem ter uma tonalidade avermelhada ou roxa. Há também um atraso na floração e no amadurecimento dos frutos.
- Se as plantas carecem de potássio, as folhas ficam pálidas e adquirem uma tonalidade azulada. Além disso, existe o risco de desbaste dos rebentos.
- A deficiência de cálcio manifesta-se pelo aparecimento de folhas esbranquiçadas e pela morte dos rebentos.
- A falta de magnésio é acompanhada pela queda das folhas. Além disso, adquire tonalidade avermelhada ou amarela.
Fabricantes populares
Hoje, muitas empresas estão envolvidas na produção de fertilizantes. As marcas mais populares incluem:
- FosAgro;
- EuroChem;
- Uralkali;
- Akron.
Como usar fertilizantes de jardim corretamente
Para que o uso de fertilizantes no jardim tenha sucesso, é importante escolher a composição correta e seguir as recomendações para sua aplicação:
- Nos solos pesados, a fertilização é feita no outono, nos leves - antes do plantio, para que os nutrientes não sejam eliminados do solo.
- É importante usar fertilizantes líquidos após a chuva ou uma boa rega. É importante evitar que caiam na folhagem.
- É melhor aplicar fertilizante nas entrelinhas.
- Recomenda-se pulverizar as plantações pela manhã ou à noite. Durante o dia isso só pode ser feito em tempo seco e nublado.
O uso correto de fertilizantes permite saturar o solo com nutrientes e tornar as plantas mais fortes e saudáveis. É importante estar atento à escolha da composição do medicamento e seguir rigorosamente as instruções de uso.