Ao escolher os fertilizantes para uma horta, o veranista avalia a composição do medicamento, seu efeito em todos os tipos de culturas e o preço. Ammofoska é um produto acessível que pode ser utilizado em qualquer solo (fertilização, aplicação direta no solo durante a aração).
- Composição e finalidade do Ammofoski
- Vantagens e desvantagens
- Comportamento no solo
- Íon amônio
- Íon sulfato
- Fosfatados
- Íon potássio
- Aplicação em vários tipos de solos
- Solos podzólicos
- Chernozems comuns, carbonato, sul
- Solos castanheiros, solos cinzentos
- Impacto nas plantas
- Flores
- Batata
- Pimentas
- Tomates
- Pera
- Plantinha
- Plantas ornamentais
- Legumes, beterraba sacarina
- Trigo
- Girassol, soja, colza
- Taxas de consumo
- Como usar?
- Como armazenar?
- Medidas de segurança
- Compatibilidade com outros fertilizantes
Composição e finalidade do Ammofoski
O fertilizante complexo (gordura) tem a forma de grânulos (6 mm), contém quatro elementos químicos:
- O primeiro e principal é o fósforo (fosfato de amônio, fosfato de potássio), é 15%, participa do processo de síntese de nucleotídeos, fornece energia aos processos metabólicos que ocorrem nas plantas.
- O segundo mais importante é o nitrogênio (sulfato de amônio) em termos percentuais é menor (12%). É necessário aumentar a produtividade.
- O sulfato de potássio (15%) estimula o sistema imunológico e afeta a produtividade.
- Os grânulos contêm enxofre (14%), o que facilita a absorção do nitrogênio pelas plantas.
Ammofoska é usado em todas as regiões da Federação Russa, mas existem zonas climáticas onde a gordura traz efeito máximo. Uma necessidade urgente de fósforo é sentida pelas plantas cultivadas em regiões onde a seca é comum. Agricultores e horticultores amadores usam este medicamento como meio de ressuscitação para sinais óbvios de deficiência de fósforo em culturas de qualquer tipo e para restaurar a fertilidade do solo.
Vantagens e desvantagens
Os fosfatos facilmente solúveis são o principal componente do Ammofoska, são responsáveis pelas propriedades benéficas do fertilizante:
- estimular a formação de um sistema radicular desenvolvido;
- melhorar o sabor das frutas;
- melhorar a resistência das plantas ao estresse;
- aumentar a produtividade;
- o período de armazenamento é estendido.
A ausência de compostos contendo cloro e sódio é uma clara vantagem. Eles são agressivos e várias culturas reagem mal a eles. Mais - a possibilidade de usar fertilizante em estufa.
Ajuda: O amophoska universal é aplicado ao solo no início da primavera e é eficaz em temperaturas abaixo de zero.
Existem desvantagens, você precisa conhecê-las na hora de comprar fertilizante:
- inadequado para fertilização no outono - estimula o rápido crescimento de ervas daninhas;
- perde rapidamente suas propriedades benéficas em embalagens não lacradas, após a abertura da embalagem, os grânulos devem ser despejados em um recipiente com tampa hermética.
Comportamento no solo
Ammofoska é caracterizado por uma ação duradoura. Após a adição dos grânulos ao solo, eles se dissolvem gradativamente, o que fornece nutrientes às plantas por muito tempo. No solo, o fertilizante é convertido em íons.
Íon amônio
Fórmula NH4+, após absorção de NH4+ com colóides do solo, formam-se sais de amônio. As plantas gastam menos energia absorvendo nitrogênio amoniacal do que nitrogênio nitrato. O amônio está envolvido na formação de aminoácidos necessários à síntese da clorofila e à formação de proteínas. As plantas que preferem solos ácidos absorvem melhor o NH4+.
Íon sulfato
A maior parte da gordura é composta de íons sulfato. Esses compostos de nitrogênio são menos eliminados das camadas férteis do solo.
Fosfatados
Esses compostos de fósforo são facilmente dissolvidos, são gradativamente convertidos em compostos químicos típicos de um determinado tipo de solo e são bem absorvidos pelas plantas.
Íon potássio
Um composto químico participa dos processos de absorção (trocável, não trocável).
Aplicação em vários tipos de solos
Pode ser usado em qualquer tipo de solo. Os melhores resultados são alcançados quando aplicados em solos arenosos, argilosos e turfosos.
Importante! Amofos é um excelente fertilizante para culturas cultivadas em condições de solo protegido.
Solos podzólicos
Ammophoska é aplicado durante o plantio como principal fertilizante. Um resultado positivo é observado quando aplicado a determinadas culturas:
- batata;
- culturas de grãos;
- beterraba sacarina;
- linho.
Chernozems comuns, carbonato, sul
Este tipo de solo é típico das zonas de estepe.O amofos é aplicado em chernozems de qualquer tipo, sem o uso de outros tipos de fertilizantes contendo nitrogênio. Isso se aplica à aplicação de fertilizante no solo e ao seu uso como cobertura (raiz, foliar).
Solos castanheiros, solos cinzentos
O efeito do uso dessa gordura é obtido em terras irrigadas. Os grânulos são aplicados na forma seca ou combinados com irrigação - método de fertirrigação.
Impacto nas plantas
O uso de fertilizante multicomponente é recomendado para culturas de qualquer tipo. Um fertilizante universal torna as plantas resistentes a infecções, aumenta sua produtividade e melhora a polinização.
Flores
Todos os tipos de flores são alimentados com Ammophoska na primavera. Os grânulos não se espalham pela superfície, mas são enterrados no solo durante o afrouxamento a uma profundidade de 2 a 5 cm.
Batata
Ao plantar batatas, os grânulos são adicionados à cova de plantio (1 colher de sopa) de acordo com a taxa especificada nas instruções. Antes de colocar o tubérculo, o fertilizante é levemente misturado ao solo. Ammofoska substitui perfeitamente a matéria orgânica (húmus) e facilita muito o trabalho dos veranistas. Cem metros quadrados de campo de batata requerem 2,5 kg de fertilizante.
Pimentas
O fertilizante é adicionado ao solo no preparo do canteiro para o plantio, e as plantas adultas são alimentadas com uma solução preparada de acordo com as instruções. Para um balde de 10 litros, leve 10 colheres de sopa. eu. grânulos
Tomates
Os tomates podem ser alimentados com Ammophoska de várias maneiras:
- na hora do transplante das mudas para o solo;
- no início da floração;
- 2 semanas após a formação dos primeiros ovários.
Pera
O fertilizante deve ser aplicado nas pereiras na primavera. Ao longo da safra, os grânulos, dissolvendo-se no solo, alimentarão o sistema radicular com os nutrientes de que a árvore frutífera necessita: no início da safra - nitrogênio, e durante a frutificação - potássio e fósforo.Graças ao Ammofoska, o processo de amadurecimento dos frutos é acelerado e o seu sabor melhora.
Plantinha
Ao cultivar mudas de hortaliças e flores, é recomendável adquirir Ammofoska universal. Para preparar uma solução líquida, dissolva 3 a 5 g de fertilizante em 1 litro de água. Ao transplantar as mudas para o solo, os grânulos (1 colher de chá) são despejados na cova, misturando-os com o solo.
Plantas ornamentais
A grama e as plantas com folhagem decorativa devem ser alimentadas com Ammophoska na primavera. Os arbustos ganham massa verde mais rapidamente. Os grânulos devem ser adicionados ao solo; se você espalhá-los pela superfície, a maior parte do nitrogênio irá evaporar. A profundidade máxima de plantio é de 5 cm.Um gramado bem regado é fertilizado simplesmente espalhando grânulos sobre sua superfície (25 g/m²).
Legumes, beterraba sacarina
No plantio da beterraba, o granulado é aplicado no sulco de plantio, a taxa de aplicação é de 10 g/m. A alimentação no verão aumenta o tamanho das raízes e seu teor de açúcar.
Trigo
Quando o Ammophoska pré-semeadura é adicionado ao solo, a porcentagem de glúten de trigo aumenta. Ao cultivar grãos intensamente, a fertilização com fertilizante multicomponente pode ser realizada no verão, durante a estação de crescimento ativa.
Girassol, soja, colza
Essas culturas, quando fertilizadas com Ammophoska, aumentam a produtividade e aumenta o percentual de teor de óleo na colheita. Tanto a fertilização é usada durante o período de crescimento ativo quanto a fertilização é aplicada durante a aração.
Taxas de consumo
Você pode conhecer as taxas de consumo na tabela que consta na embalagem.
Cultura | Norma (g por m²) |
vegetais | 25–30 |
bagas | 15–30 |
flores e plantas ornamentais | 15–25 |
árvores frutiferas | 50–100 |
Como usar?
As instruções de uso impressas na embalagem trazem recomendações precisas para o uso do medicamento.Existem taxas de aplicação para cada cultura. Ao preparar o solo para o plantio na primavera, adicione 25 g/m2 ao solo cultivado.², ao arar solo virgem adicionar 35 g/m², a norma para solo protegido é 40 g/m².
Como armazenar?
Após a abertura da embalagem, o fertilizante deve ser utilizado imediatamente. Se após a alimentação sobrarem grânulos não utilizados no saco, eles devem ser colocados em um recipiente com tampa hermética, que deve ser armazenado em local escuro. Ao armazenar o fertilizante em um saco aberto, o nitrogênio evapora e o medicamento perde algumas de suas propriedades benéficas.
Medidas de segurança
Ao utilizar um produto químico, é necessário observar medidas básicas de segurança e utilizar equipamentos de proteção individual simples:
- respirador ao trabalhar com grandes volumes de fertilizante;
- roupas de trabalho em tecido grosso;
- luvas de borracha.
Após terminar o trabalho de alimentação das plantas, deve-se usar sabonete para lavar as mãos e o rosto. Se um produto químico entrar em contato com a membrana mucosa do olho, lave imediatamente os olhos com água corrente e consulte um especialista (oftalmologista).
Compatibilidade com outros fertilizantes
Ao restaurar a fertilidade do solo empobrecido, Ammofoska é usado junto com fertilizantes de potássio e nitrogênio. Não misture gordura com fertilizantes alcalinos:
- cinzas;
- nitrato de cálcio;
- nitrato de sódio.
Quando combinados, a maior parte do nitrogênio é perdida e os compostos de fósforo não são absorvidos.
Ammofoska é um fertilizante acessível, fácil de usar e que proporciona um bom aumento na produtividade.