Diammofoska é um complexo de fertilizantes minerais necessários ao pleno crescimento e desenvolvimento de qualquer planta do jardim (árvores frutíferas e arbustos, canteiros, flores). Todos os componentes incluídos são combinados entre si, são eficazes e seguros. As propriedades do agroquímico não são afetadas pela composição do solo, podendo ser aplicado tanto antes do plantio quanto na fertilização posterior.
- Descrição e características
- Modo de aplicação
- Composição e forma de liberação
- Vantagens e desvantagens
- Instruções para preparar a solução
- Como usar no jardim
- Culturas de erva-moura
- Tomates
- Batata
- Repolho
- Morango
- Arbustos e árvores
- Plantinha
- Grama
- Colheitas de inverno
- Flores e plantas de interior
- Medidas de precaução
- Condições de armazenamento
Descrição e características
Fertilizante mineral é produzido na forma de grânulos com acidez neutra, que contêm uma proporção equilibrada de todos os elementos úteis. Após aplicação no solo, começa a agir quase imediatamente. Se você está interessado na pergunta: de que cor são os grânulos, então podemos dizer que são rosa ou vermelhos.
O fertilizante complexo é produzido em duas formas principais, cada uma das quais difere na porcentagem de componentes nitrogênio-fósforo-potássio. Adequado para uso em qualquer solo, especialmente em solo esgotado.
Modo de aplicação
Diammofoska pode ser usado para qualquer cultura de jardim.
- Se o solo for cultivado, a taxa de aplicação é de 20 g por metro quadrado. m.
- Solos não cultivados requerem mais fertilizantes. Consome 30 g por metro quadrado. m.
- Em uma estufa, o solo se esgota mais rápido, então a dosagem é de 40 g por metro quadrado. m.
- Para arbustos de frutos silvestres basta aplicar 15 g por metro quadrado. m.
- Para árvores frutíferas aplicar 25 g por metro quadrado. m.
- Se flores perenes forem cultivadas no jardim, ao soltar o solo, adicione 25 g por metro quadrado. m.
O principal período de aplicação da fertilização é a primavera, mas pode ser aplicada em qualquer fase do desenvolvimento da planta.
Composição e forma de liberação
O fertilizante mineral é produzido na forma de grânulos. A substância ativa é representada por três componentes. A fórmula básica do agroquímico é nitrogênio, potássio e fósforo. A composição também inclui microelementos adicionais (por exemplo, zinco, cálcio e ferro).
O fósforo ocupa cerca de 24% da massa total do fertilizante. É necessário para o desenvolvimento normal das plantas, mas em sua forma pura é pouco absorvido. O fósforo incluído no Diammofoska é dotado de oxigênio, portanto, ao interagir com a terra, os grânulos começam a se dividir em pequenas partículas.O oxigênio permite que os nutrientes sejam distribuídos uniformemente e absorvidos em quantidades suficientes pelas raízes.
As plantas precisam especialmente de potássio durante a floração e a formação dos frutos. Promove melhor fornecimento de nutrientes às raízes. Em combinação com fósforo e nitrogênio, melhora o sabor e a qualidade da colheita. A vida útil da safra colhida está aumentando.
O nitrogênio ajuda a ativar o crescimento das plantas e a formar ovários, dá energia vital e aumenta a resistência a doenças e pragas. O elemento é especialmente importante nos estágios iniciais de desenvolvimento de uma muda jovem.
Vantagens e desvantagens
O DAPC é caracterizado por uma grande lista de efeitos positivos nas condições das partes subterrâneas e aéreas da planta:
- o efeito ocorre quase imediatamente após a adição ao solo;
- pode ser usado para qualquer planta do jardim;
- melhora a conservação da qualidade da colheita colhida;
- adequado para qualquer composição de solo;
- a composição não contém aditivos prejudiciais;
- aumenta a quantidade da colheita e a sua qualidade;
- fácil de usar;
- pode ser combinado com ingredientes orgânicos.
As desvantagens do fertilizante complexo incluem a origem química da composição, é imprescindível seguir as taxas de aplicação recomendadas e observar as regras de armazenamento.
Instruções para preparar a solução
Diammofoska é utilizado não apenas na forma seca, mas também na forma de solução líquida. A dosagem do componente depende do tipo de planta. Instruções detalhadas sobre como diluir os componentes estão disponíveis em cada embalagem de fertilizante. Na maioria das vezes, é necessário dissolver 1–2 g da substância em um litro de água.
Como usar no jardim
O fertilizante pode ser utilizado durante o preparo primaveril do terreno para o plantio, ou na forma de solução líquida durante a rega em uma das fases de desenvolvimento da planta.
Se a fertilização for aplicada na forma seca, o solo deve primeiro ser regado. A taxa de aplicação da composição de nutrientes depende da cultura cultivada.
Recomenda-se aplicar a solução líquida sob a raiz pela manhã ou à noite. Vale proteger a parte verde da planta do contato com a solução, caso contrário pode causar queimaduras.
Culturas de erva-moura
A família de culturas da beladona inclui pimentões, batatas, tomates e berinjelas. Durante toda a estação de crescimento, eles precisam de alimentação adicional. Diammofoska é ideal. O fertilizante fortalece as raízes e a parte verde da planta, aumenta a quantidade e a qualidade da colheita.
Durante o preparo primaveril do terreno, são aplicados 48 g por metro quadrado. m (na estufa um pouco menos - 35 g). Ao transplantar mudas, coloque 4 g de pó no buraco embaixo de cada arbusto.
Para irrigação, você pode preparar uma solução líquida com componentes orgânicos. Adicione 12 g de Diammofoska e 500 g de esterco podre a um balde de água. A solução deve ser colocada sob a raiz, evitando o contato com as folhas. Basta aplicar este fertilizante duas vezes por temporada.
Tomates
O fertilizante complexo ativa o crescimento da massa verde da planta, fortalece o caule e o sistema radicular. Os frutos ficam densos, suculentos, doces, não quebram e ficam armazenados por muito tempo.
Ao preparar o terreno na primavera, é necessário aplicar 28 g por metro quadrado. m (em estufa a taxa de consumo aumenta para 50 g). Você pode colocar na cova antes de plantar, coloque 4 g de fertilizante embaixo de cada raiz (até 6 g em terreno fechado).
Batata
Diammofoska é especialmente necessário para batatas. O fertilizante ajuda a aumentar o rendimento e melhorar o sabor dos vegetais. Durante o plantio, são adicionados 5 g de componentes em cada poço.Você pode simplesmente distribuir o pó na área onde planeja plantar batatas. Taxa de consumo 20 g por metro quadrado. M. Depois disso, o solo deve ser solto e regado.
Repolho
A fertilização mineral após aplicação no repolho garante o crescimento ativo da massa verde e a formação de uma densa espiga de repolho. O fertilizante ajuda a prevenir rachaduras e aumenta a resistência da planta a muitas doenças e algumas pragas.
Ao cavar o solo na primavera, adicione 27 por metro quadrado. m, você pode aplicar os grânulos imediatamente antes do plantio, 4 g são despejados no buraco. Durante a escavação no outono, a quantidade de fertilizante aumenta para 34 g por metro quadrado. m.
Morango
Se você adicionar Diammofoska ao solo onde crescem os morangos, notará que os arbustos ficarão mais poderosos e fortes, e os frutos serão suculentos, doces e grandes. No cultivo do solo na primavera, basta adicionar 15 g da substância por metro quadrado. M. Recomenda-se aplicar a solução líquida durante o aparecimento dos ovários.
Arbustos e árvores
Árvores frutíferas e arbustos também precisam de alimentação adicional. Assim, para framboesas, groselhas, amoras, ameixas e damascos, basta adicionar 22 g de pó por metro quadrado ao solo. M. Para macieiras e pereiras é necessário adicionar mais substância - 30 g Para videiras, os grânulos são distribuídos sobre a cobertura de neve. Durante a fusão, os grânulos se dissolverão e serão absorvidos pelo solo.
Plantinha
A chave para uma boa colheita são mudas fortes e saudáveis, por isso é necessário fornecer fertilização adequada e oportuna. A primeira fertilização é realizada quando o primeiro par de folhas verdadeiras se desdobra, a uréia é a mais adequada. A segunda alimentação é realizada duas semanas depois, 1 g de Diammofoska é dissolvido em um litro de água.
Grama
Para que a grama cresça bem, seja suculenta e tenha uma rica cor verde, o fertilizante é aplicado no meio do verão na proporção de 280 g por metro quadrado. m, e no outono a dosagem é reduzida para 140 G. Na primavera é aconselhável adicionar nitrato de amônio ao solo.
Colheitas de inverno
Diammofoska também é aplicado durante o cultivo de culturas de inverno. Para o trigo e a cevada de inverno, aplique 7 centavos de fertilizante por hectare, plantando-o a uma profundidade de 8 cm.Na escavação de outono, basta aplicar 3,5 centavos por hectare.
Flores e plantas de interior
Diammofosk é adequado para alimentar canteiros de flores ao ar livre, bem como para flores de interior. Eles precisam de um complexo de componentes minerais e rosas. É necessário preparar uma solução líquida para irrigação. 3 g da substância são dissolvidos em três litros de água. Recomenda-se regar as flores com esta solução uma vez a cada duas semanas.
Medidas de precaução
É necessário adicionar componentes e preparar soluções de acordo com as dosagens recomendadas. Todos os componentes são seguros para os seres humanos e para o meio ambiente, mas durante o uso é necessário usar luvas de borracha; um respirador ajudará a evitar a inalação de vapores. As roupas são imediatamente retiradas e lavadas após o trabalho. Não permita que a pele exposta entre em contato com o pó. Depois de tratar o solo com fertilizante, é necessário lavar o rosto e as mãos com sabão.
Condições de armazenamento
O fertilizante mineral complexo deve ser armazenado em embalagens, longe da luz solar direta e de alimentos, em ambiente com boa ventilação e umidade do ar não superior a 50%. A temperatura do ar pode ser de 0 a +30 graus. O prazo de validade do Diammofoska, sujeito a todas as regras de armazenamento, é de 5 anos.