A beterraba sacarina é cultivada principalmente por empresas produtoras de açúcar e é utilizada para esta variedade com alto teor de açúcar nas raízes. Mas qualquer residente de verão pode cultivar a safra em casa. Se necessário e sujeito a todas as condições de cultivo, será possível fazer uma boa colheita.
Beterraba sacarina: descrição
A produção de açúcar depende do tipo de beterraba sacarina: quanto maior for o teor de sacarose nas raízes, melhor será para a empresa. Mas não são apenas as empresas industriais que estão empenhadas em cultivo de beterraba. Os residentes de verão também usam beterraba sacarina em suas fazendas. A beterraba sacarina é usada para fazer ração de inverno para o gado. As raízes são utilizadas na culinária para preparar diversos pratos.
A beterraba sacarina pertence à subespécie regular. No primeiro ano após o plantio das sementes no solo, forma-se uma raiz alongada com polpa branca. Uma exuberante roseta de folhas se forma na superfície do solo. Além da sacarose, as raízes contêm microelementos e vitaminas benéficas para o ser humano (magnésio, iodo, ferro, vitaminas C, PP e B). O uso de beterraba sacarina como alimento é contra-indicado apenas para pessoas que sofrem de diabetes.
Escolhendo solo para o cultivo de beterraba sacarina
A tecnologia de cultivo de beterraba sacarina em campo aberto depende principalmente da estrutura do solo. A beterraba sacarina pode crescer em qualquer tipo de solo, mas isso não significa que solo pobre e infértil seja adequado para ela. Pelo contrário, quando a composição do solo se deteriora, os arbustos reagem rapidamente e começam a piorar. Em solos arenosos e argilosos, as raízes crescem mal e ficam pequenas.
O nível de rendimento e produtividade depende principalmente da variedade; o segundo aspecto importante é o solo utilizado para o cultivo. O tipo ideal de solo para a cultura é considerado leve e ácido neutro. É importante que o solo tenha boa permeabilidade à água e ao oxigênio. É melhor que as sementes sejam semeadas em solo preto. Solos cinzentos e turfeiras secas são adequados para cultivo.
Outro aspecto importante do cultivo de uma cultura agrícola é a presença de uma camada de retenção de água no solo a uma profundidade de pelo menos 60 cm, o principal é que a água não fique muito próxima das raízes, caso contrário elas começarão a apodrecer e desaparecer. Se o líquido atingir as camadas inferiores do solo, o crescimento dos arbustos diminuirá.
Antecessores da beterraba na rotação de culturas
Ao cultivar variedades de beterraba doce, é importante seguir as regras de rotação de culturas. Este é um aspecto importante do cultivo de hortaliças, do qual depende o sucesso do cultivo. O cultivo de culturas que produzem raízes, principalmente beterraba, é proibido após as seguintes plantas:
- Acelga.
- Couves.
- Rabanete.
- Colza.
- Repolho de couve-rábano.
- Espinafre.
- Rutabagas.
- Legumes.
- Ryzhika.
- Nabo.
- Rabanetes.
- Mostardas.
Isto se deve ao fato de que as plantas acima mencionadas sofrem das mesmas doenças que a beterraba. E se o solo foi contaminado durante o cultivo, o risco de desenvolver doenças na beterraba sacarina é alto. Você não pode plantar a mesma safra em um terreno por vários anos consecutivos. O solo fica pobre e as plantações subsequentes não terão nutrientes suficientes para o crescimento normal.
Legumes e ervas são bons precursores da beterraba sacarina. É melhor plantar sementes depois do trigo e da cevada de inverno. As áreas onde as batatas costumavam crescer são adequadas. Desde que neste momento a área estivesse completamente limpa de ervas daninhas (beterraba e batata têm ervas daninhas comuns).
Para os residentes de verão, esta opção é a mais aceitável, porque o trigo e a cevada não são cultivados para uso doméstico.
Lavoura de outono e primavera
No primeiro ano de cultivo da beterraba sacarina, é importante preparar o solo para o plantio do material de plantio. Normalmente, o preparo do solo começa no outono, após a colheita no local.O solo está completamente limpo de ervas daninhas. Eles cavam a uma profundidade de pelo menos 20 cm. Os insetos nocivos geralmente preferem passar o inverno nesta camada e, com o início da primavera, depositam larvas. São eles que posteriormente prejudicam o rendimento.
As características de cultivo incluem a preparação de canteiros na primavera para a semeadura. Depois que toda a neve derreteu e o solo aqueceu, ela é desenterrada novamente e aplicados fertilizantes orgânicos ou minerais. Na primavera não é aconselhável introduzir esterco fresco e não decomposto. A palha seca das culturas de grãos é usada como cobertura durante o preparo do solo na primavera.
Fertilizantes para beterraba
A tecnologia de cultivo de beterraba sacarina em campo aberto depende da frequência de aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos. No outono, durante o período de escavação do solo, é aplicada fertilização. Para 1 hectare você precisa usar 35 kg de esterco e 2 kg de fertilizantes com potássio e fósforo. Neste momento ou duas semanas após a primeira alimentação, são aplicados fertilizantes nitrogenados na quantidade de 1 kg. Você precisa ter cuidado ao usar fertilizantes contendo nitrogênio, pois o nitrogênio tende a se acumular nas raízes.
Fertilizantes para beterraba na primavera, no momento da semeadura, elas são introduzidas 4 cm mais profundas que elas. Durante a estação de crescimento, os arbustos precisam de fertilizantes com especial urgência para um crescimento e desenvolvimento ativo. Use fosfato ou superfosfato. O boro é usado como fertilizante foliar durante este período. Eles trazem isso três vezes. A primeira vez no início da estação de crescimento. A segunda alimentação é aplicada após 25–30 dias. E a última aplicação de fertilizantes é feita um mês antes da colheita.
Ao usar fertilizantes no outono, você poderá cultivar mais raízes. Uma mistura de uréia e amônia é usada como alimentação foliar. 1,5 litros é suficiente para cem metros quadrados.A fertilização é interrompida um mês antes da colheita prevista.
Seleção de variedades de beterraba
A principal diferença entre todas as variedades é o nível de sacarose nas raízes.
Entre as variedades de beterraba sacarina, existem vários tipos:
- Produtivo (o teor de açúcar das raízes é de 16,5%, o rendimento dessas variedades é alto).
- Alto rendimento e açucarado (o teor de açúcar chega a 18,5%, o rendimento é médio).
- Açucarado (as variedades menos produtivas pertencem à subespécie açucarada da beterraba, o teor de sacarose chega a 21,5).
Não há uma dependência clara entre esses tipos. A beterraba sacarina é frequentemente usada como ração para o gado, então você pode escolher qualquer variedade. O principal é que o comprimento das sementes seja de pelo menos 3,5 cm, caso contrário corre-se o risco de ficar sem colheita.
Entre as variedades de beterraba sacarina, destacam-se:
- Bohemia - caracterizada por raízes com alto teor de sacarose. Excelente como ração para gado. O peso médio de uma raiz é de 2 kg. De cada cem metros quadrados de plantio, são colhidos 3 centavos de safra. O período de maturação dos tubérculos é de até 80 dias. adequado para armazenamento a longo prazo; as raízes não apodrecem por muito tempo após a colheita.
- Bona é uma raiz pequena, de 300 g cada, o que facilita muito a colheita. O nível de sacarose está próximo de 12%. Do momento em que as sementes são plantadas até a estação de cultivo, decorrem 84 dias. A principal diferença entre a variedade Bona e outras variedades de beterraba sacarina é a sua resistência à seca.
- Araksia é uma variedade que se caracteriza pela alta produtividade. 800 unidades de ração são coletadas em 1 hectare. Em casos raros, formam-se cavidades nas raízes.
- Bigben é uma variedade de criadores alemães que não tem tendência a formar cavidades nas raízes.O rendimento é alto, 700 centavos por 1 ha. O nível de sacarose chega a 15,7%.
Nas famílias, a beterraba sacarina não é plantada em hectares, então o principal é escolher sementes de qualidade. Esta é a única maneira de fazer uma colheita pequena, mas de alta qualidade.
Semeando beterraba
A semeadura da beterraba sacarina é uma etapa importante à qual recomendamos prestar atenção. Sementes de variedades de beterraba sacarina requerem pré-tratamento antes de serem plantadas no solo. Isso aumentará o rendimento. O material de plantio é semeado na primavera. Depois que o solo aquece a uma profundidade de 5 cm por 6–8 graus, o plantio é interrompido.
A semeadura é precedida da imersão em solução de cinza de madeira. Assim a beterraba brotará mais rápido. A profundidade de plantio das sementes é de 2 a 4 cm, deixando espaços de 45 cm entre as fileiras (dependendo da estrutura do solo). São feitos sulcos no solo e as sementes, previamente misturadas com areia, são despejadas em um jato fino. Depois disso, a vala é preenchida com terra.
Plantar e cultivar beterraba sacarina em terreno aberto envolve desbastar os brotos depois que eles brotam. O número de plantas deve ser tal que não interfira no crescimento umas das outras. Desbaste os brotos duas vezes. Na primeira vez, os brotos são desbastados a uma distância de 5–7 cm um do outro. A segunda - a uma distância de 15 a 18 cm Imediatamente após o plantio, os canteiros são regados generosamente com água morna. No futuro, a beterraba sacarina precisará de umidade suficiente das chuvas.
Proteção contra ervas daninhas
As condições de cultivo da beterraba sacarina exigem a remoção regular de ervas daninhas. No cultivo industrial, os herbicidas são usados para produzir açúcar porque a área de plantio é muito grande. Nas parcelas domiciliares, o método manual é utilizado principalmente.Os canteiros são capinados ou as ervas daninhas são removidas manualmente, se houver poucas.
A remoção de ervas daninhas de grandes áreas, assim como a remoção de ervas daninhas de batatas, é um processo longo e trabalhoso. Durante a temporada, as áreas são capinadas diversas vezes. Especialmente no início da estação de crescimento, quando os arbustos jovens rapidamente ficam cobertos de ervas daninhas e morrem.
O uso de herbicidas não é aconselhável, a menos que seja absolutamente necessário. O uso de herbicidas é seguro somente após a germinação, até este ponto é aconselhável utilizar o método manual de remoção de ervas daninhas. Os arbustos são processados de manhã ou à noite, quando a temperatura do ar está entre +15 e +25 graus. Você deve primeiro verificar a previsão do tempo para que não chova dentro de 6 a 7 horas após a pulverização. Depois de processar e limpar os canteiros de ervas daninhas, o solo é regado.
Pragas e doenças
Pragas e doenças que prejudicam a colheita e contribuem para a morte das plantas podem causar muitos problemas aos veranistas.
Dicas úteis de pragas e doenças da beterraba sacarina:
- Como medida preventiva, os arbustos são inspecionados regularmente em busca de danos e insetos.
- Não se pode regar os arbustos com água fria da torneira, ela deve aquecer ao sol antes de regar.
- Cavar o solo no outono ajudará a prevenir o aparecimento de pragas na primavera.
Uma doença comum da beterraba sacarina é a podridão parda ou tardia. Os fungos contribuem para o desenvolvimento da doença. Pulgões e nematóides da beterraba também costumam se espalhar em canteiros de beterraba. Para eliminar os insetos, as plantações são pulverizadas com Fitosporin ou Fitoverm durante o período de cultivo. Estas preparações são biologicamente puras, não poluem o solo e não se acumulam nas raízes.Ao mesmo tempo, o uso desses produtos químicos não afeta negativamente o rendimento. Além disso, a Fitosporina é usada na primavera para soltar o solo para o plantio de sementes.
Três semanas antes da colheita, mesmo que haja insetos nos canteiros, não é recomendado o uso de herbicidas.
O uso de tubérculos tratados com produtos químicos para alimentação ou ração animal é repleto de envenenamento em humanos e morte de gado.
Colheita
Os vegetais começam a ser colhidos na horta em agosto-setembro. A beterraba sacarina é colhida na parcela no final de setembro. Ao colher, você precisa ter cuidado com raízes alongadas, que quebrarão imediatamente se forem movidas incorretamente. Isso ajuda a reduzir o prazo de validade.
A temperatura ideal de armazenamento para raízes é considerada +1–5. As frutas podem ser armazenadas em temperaturas abaixo de zero. Mas isso só é possível em climas frios, quando há geadas durante todo o inverno. Uma queda acentuada na temperatura leva ao apodrecimento das raízes.
Se não houver instalações de armazenamento, são construídos edifícios ou trincheiras especiais. Eles são isolados com materiais isolantes de calor (palha, serragem ou neve cuidadosamente compactada).
A beterraba sacarina é frequentemente usada na culinária. É utilizado no lugar do açúcar para fazer pastéis doces, previamente picados. As raízes são adequadas para fazer saladas. Também é usado para preparar medicamentos. Não é recomendado comer beterraba apenas para pessoas com diabetes.
As raízes são boas para galinhas e patos de quintal. Se você adicionar pequenos pedaços de raízes à ração junto com os grãos, a ave começará a crescer mais rápido e a ganhar carne. É útil dar beterraba picada ao gado.